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Qual o processo de implantação de franquia? Veja os passos

Sumário

A implantação de franquia é um dos processos mais importantes para uma rede. Logo, se você quer abrir o seu próprio negócio, confira aqui dicas práticas que irão lhe ajudar nesse processo.

Sendo assim, vale ressaltar que as franquias experimentaram um aumento de 8,8% no primeiro trimestre de 2022. Portanto, essa pode ser a escolha perfeita para você que almeja realizar seus sonhos empreendedores.

Empreender com uma franquia pode ser muito mais prático se comparado abrir um negócio do zero. Isso porque você pode contar com o suporte da franqueadora. Dessa forma, preparamos o texto a seguir com algumas dicas para você empreender e ter sucesso. Acompanhe a leitura.

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Implantação de franquia: franqueadora deve definir processo detalhado

Todo o processo de implantação de franquia é de responsabilidade da empresa que deseja entrar no sistema de franchising. Para que isso possa acontecer, ela deve desenvolver todas as estratégias e oferecer ao futuro franqueado as condições necessárias para fazer o negócio acontecer da melhor forma possível.

Entre as questões que envolvem esse processo de expansão, por exemplo, está a porcentagem do faturamento que deve ser arrecadado para a empresa por meio dos royalties. Inclusive, se essa taxa será ou não cobrada de acordo com a sua estratégia de negócio.

Todas essas informações devem ser registradas em um documento que será a base para o desenvolvimento da Circular de Oferta de Franquia (COF), e o contrato para firmar a parceria. Portanto, tudo isso funciona como uma garantia de segurança para desenvolvimento do novo projeto.

5 passos para implantação de uma franquia

O processo de implantação de franquia é de responsabilidade da marca. Sendo assim, listamos 5 passos essenciais para montar um conteúdo completo e com o máximo de informações possíveis.

Mas, é importante não deixar de lado as suas obrigações como futuro franqueado. A seguir, confira as dicas que separamos!

1. Pesquisa do mercado local

O primeiro passo para fazer a implantação de franquia é realizar uma pesquisa sobre o mercado local. Embora você tenha um levantamento sobre os seus concorrentes na hora de montar o plano de negócio, nesse caso, você precisa ser mais específico.

Aqui, entram áreas que você pode considerar na hora de abrir uma unidade franqueada. Isso levando em consideração a sua estratégia de crescimento, ao apontar quais os mercados potenciais que condizem com o público-alvo da franquia. Nada é feito antecipadamente, afinal cada cidade, bairro, rua tem um comportamento diferente.

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Resumidamente, no momento em que você optar por abrir uma unidade de franquia e escolher onde deseja atuar, cabe à franqueadora dar o aval necessário para a continuidade do processo. E isso é feito por meio de estudos e da coleta de dados relevantes sobre a região.

2. Definição do ponto comercial

Após determinar qual o local ideal para a sua franquia, chegou o momento de definir as questões relacionadas ao ponto comercial. Ou seja, quantos metros quadrados ele deve ter, o tipo de estrutura; se será uma loja convencional, qual o modelo de negócios etc.

Tudo isso você pode analisar no documento disponibilizado pela franqueadora. Até porque, serve como um guia na hora de tomar a sua decisão. Além disso, graças ao plano já estabelecido, é possível saber os valores que serão cobrados em cada formato. Mas lembre-se de considerar tudo, inclusive se o seu negócio precisa ou não de um estoque, por exemplo.

Agora, caso você tenha uma empresa que permita o trabalho por meio do home office, esse tópico pode passar despercebido. Afinal, você precisará apenas da estrutura da sua própria casa para fazer a franquia funcionar. Geralmente, é necessário apenas um computador e acesso à internet.

Mesmo que não tenha um processo que exija um ponto comercial, não deixe de analisar as questões relacionadas ao home office. Em alguns casos, se for prestar serviço, é importante ter um meio de locomoção próprio para chegar até o cliente.

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3. Treinamento do franqueado

Para que uma franquia possa funcionar, é fundamental que a franqueadora lhe ofereça treinamentos de qualidade. Por meio dessa ação, é possível transmitir todo o know-how e especialização da marca para auxiliar no desenvolvimento das novas unidades. Isso é algo fundamental.

Então, é mportante destacar que de acordo com a Lei de Franquias, esse processo é obrigatório, assim como o suporte. Logo, verifique quais as responsabilidades da marca e do franqueado no que diz respeito à rotina do trabalho, das atuações como gerente e outros pontos relacionados ao negócio.

4. Marketing para inauguração e atração

As estratégias de marketing são fundamentais para o crescimento de qualquer franquia. Assim, você precisa entender que essa é uma função exclusiva da franqueadora. Existe toda uma linguagem própria, design, um estudo prático para atrair o cliente.

Portanto, para você que quer empreender, será muito essencial pensar a questão antes de iniciar o processo de implantação de franquia.

Por outro lado, lembre-se que, você como franqueado não está autorizado a fazer a divulgação ou a publicidade da maneira que bem entender. Isso pode colocar em risco toda a sua rede de franquias. Desse modo, esse ponto fica bem claro na COF, no contrato e nas conversas entre você e a franqueadora.

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A partir dessa estratégia de comunicação, você receberá a orientação sobre como será feito o processo de atração dos futuros clientes. Para isso, a franqueadora costuma disponibilizar um cronograma que traça todo o caminho da publicidade até a inauguração.

5. Orientação para gestão da franquia

Um manual de qualidade fornece orientações para que o empresário consiga fazer um bom gerenciamento da sua unidade. Embora existam algumas limitações estabelecidas pela franqueadora em relação a sua franquia, a gestão e administração de cada unidade fica por conta do franqueado.

Tendo isso em vista, você também terá acesso aos fornecedores parceiros para que os leve em consideração e os treinamentos específicos para as funções dentro da unidade. Ainda, dicas de gerenciamento e qualquer outra informação que considerar essencial para o bom funcionando da sua unidade franqueada.

O papel do franqueado na implantação

No processo de implantação de uma franquia, o franqueado desempenha um papel crucial. Sua participação ativa e comprometida é vital para o sucesso inicial do empreendimento.

Inicialmente, o franqueado deve absorver e aplicar as diretrizes fornecidas pela franqueadora de forma eficiente. Além disso, é fundamental engajar a equipe local, garantir a compreensão e aderência aos padrões estabelecidos.

A comunicação transparente com a franqueadora, reportando desafios e sugerindo melhorias, contribui para um processo de implantação mais suave. Por fim, a atuação proativa e alinhada do franqueado é essencial para estabelecer uma base sólida na fase inicial da franquia.

Qual a importância de uma boa implantação da franquia?

A correta implantação de uma franquia é fundamental para o êxito do negócio. Inicialmente, estabelecer uma base sólida assegura a conformidade com os padrões da marca, preservando sua identidade.

Uma implementação eficaz minimiza riscos, garante a consistência operacional e a qualidade dos serviços desde o início. Além disso, contribui para a rápida integração no mercado local e fortalece a reputação da franquia.

O sucesso a longo prazo depende da solidez do processo inicial, evidencia a importância estratégica de uma implantação bem-sucedida para a prosperidade contínua da unidade.

Ao longo do texto, você pôde entender a importância de seguir as dicas que preparamos com as ações estratégicas para abrir a sua franquia. Agora que está por dentro do assunto, empreenda com seu próprio negócio e lucre.

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