O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » É uma boa fazer investimento em franquias? Qual o segmento mais promissor?

É uma boa fazer investimento em franquias? Qual o segmento mais promissor?

Sumário

Optar pelo investimento em franquias é um grande passo para o empreendedor. Isso porque, é um modelo de negócio bastante lucrativo. Vamos lhe apresentar aqui algumas vantagens deste formato.

Primeiramente, vale ressaltar que o setor de franquias é muito amplo e lucrativo. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou R$ 211 bilhões em 2022.

Esteja preparado para tomar decisões estratégicas e dar o próximo passo rumo ao sucesso empresarial. Aproveite a leitura e descubra como investir em franquias pode ser uma excelente oportunidade para lucrar e realizar seus objetivos empreendedores.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Vantagens de fazer um investimento em franquias

Agora que você já sabe alguns números do setor, vamos mostrar as vantagens de fazer um investimento em franquias.

Vale lembrar que, de acordo com o segmento que você escolher, as características do negócio podem mudar.

Modelo de negócio predefinido da franquia

Uma das preocupações de todo empreendedor ao buscar seu primeiro negócio é: fazer investimento em franquias ou abrir uma marca do zero.

É claro que ambos possuem pontos fortes e fracos. Contudo, para quem está começando, uma franquia pode ser uma boa opção.

Isso porque, a franquia se baseia em um modelo de negócio já existente. Ao assinar o contrato com a franqueadora, você adota o sistema que ela irá utilizar e reproduzir também no seu negócio. É nisso que se baseia o modelo de franquias.

Assim, o franqueado vai reproduzir um modelo de negócio já testado e que já deu resultados. De modo geral, isso reduz as chances de erros.

Afinal, você não vai precisar montar um plano de atuação nem testar algo para saber se vai dar certo.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Além disso, não existe apenas um modelo de negócio. Cada franquia conta com seu sistema e sua forma de atuação.

Portanto, ao analisar a franquia na qual pensa em investir, pesquise sobre seu modelo de negócio e verifique se o mesmo combina com o que você espera.

Além disso, todos os modelos de negócio das franquias são amparados pela Lei de Franquias. No mais, cada um deles possui suas obrigações jurídicas e suas variações.

Inclusive, se você é iniciante e tem dúvidas sobre o que é uma franquia e como fazer para abrir a sua, o curso Guia Para Iniciantes pode ajudar. Com aulas inteiramente online, para assistir quando e onde quiser, você fica por dentro do mundo do empreendedorismo. Clique aqui para acessar o curso.

Suportes da franqueadora

Outra vantagem do investimento em franquias é o suporte da franqueadora. A marca auxilia seus franqueados em todas as etapas do processo.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

De acordo com a empresa, estes suportes podem variar, mas é comum que em alguns aspectos sejam semelhantes.

Em primeiro lugar, a franqueadora presta suporte para a escolha do ponto físico. Além disso, o franqueado vai receber ajuda para reformar e personalizar o espaço, dando ao ambiente a identidade da marca.

Além disso, a franqueadora oferece suporte jurídico, administrativo e financeiro. Desse modo, o franqueado não fica desamparado em relação à burocracia que envolve o negócio.

Afinal, mesmo depois de abrir a franquia, você vai precisar administrar, prestar contas e muito mais.

Assim, o franqueado recebe suporte para colocar o negócio em prática e aprender a administrá-lo. É por isso que não é necessário ser um especialista na área em que vai abrir seu negócio.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Com os suportes da franquia torna-se mais simples aprender a administrar e gerir o empreendimento.

O suporte também é essencial para aprender a escolher fornecedores. A franqueadora orienta os franqueados sobre como comprar insumos, fazer as cotações, valores e demais informações.

Ainda, muitas franquias contam com fornecedores fixos, o que facilita no funcionamento do negócio.

Além de todos esses suportes, algumas franqueadoras possuem responsáveis técnicos. Esses profissionais acompanham os primeiros dias da franquia para orientar os colaboradores e solucionar as dúvidas comuns neste começo.

Treinamentos para o franqueado

Para que uma franquia funcione, a franqueadora deve transmitir seu know-how. Isso acontece por meio de de treinamentos pelos quais os franqueados passam. Eles também recebem manuais da marca para aprender a rotina do trabalho.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

As franquias funcionam por meio de processos padronizados e bem estruturados. Assim, os treinamentos são uma forma de transmitir esses processos e ensinar aos franqueados e colaboradores o modo de atuar da marca.

O treinamento é, sem dúvidas, um dos grandes diferenciais de se investir em franquias. Isso porque, a franqueadora se compromete em oferecê-los. Dessa forma, o franqueado se sentirá amparado, pois terá apoio sempre que precisar.

Contudo, é preciso que seja uma via de mão dupla. O franqueado precisa se comprometer em fazer todos os treinamentos. Isso porque, nem todas as formações são feitas no começo ou de forma presencial.

Assim, o franqueado deve se organizar para continuar atualizado e fazer todos os treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Além dos aspectos operacionais, o treinamento também é importante para transmitir a cultura da organização.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Por fim, toda empresa possui seus valores. Por se tratar de uma rede de franquias, é natural que os franqueados também tenham que respeitar algumas regras relacionadas a este tópico.

Marca já reconhecida no mercado

Outra vantagem do investimento em franquias é contar com uma marca já conhecida no mercado. Isso porque, para vender, é preciso conquistar o cliente. Mas quando você abre uma franquia, há mais chances de as pessoas já conhecerem aquela empresa.

Mesmo que uma loja seja a primeira daquela franquia na cidade, a marca em si já está consolidada. Assim, a sua franquia vai estar especificada no site da marca, por exemplo.

O simples fato de ter um negócio padronizado já chama a atenção do consumidor. Assim, o cliente pode pesquisar sobre determinada marca e encontrar muitas informações sobre aquela rede de franquias.

Dessa forma, mesmo se nunca tiver consumido, ele vai sentir mais segurança para comprar da sua franquia. Isso é ainda mais relevante para os pequenos empresários e para quem está abrindo o primeiro negócio.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Portanto, essa é a chance do empresário iniciante representar uma grande empresa. Assim, o empreendedor se insere no mundo dos negócios com boas chances de sucesso.

Além disso, tendo uma franquia consolidada, é mais fácil abrir outros negócios posteriormente.

Financiamento mais simples

O que muitos empresários não sabem, é que franqueados possuem mais chances de conseguir linhas de financiamento e crédito. Isso porque, o franqueador conta com um cadastro financeiro respeitável.

Assim, o franqueado passa a ter acesso a descontos nos juros, prazos mais longos e pagamentos com condições facilitadas.

Além dos serviços oferecidos a todas as empresas, as instituições financeiras contam com produtos próprios destinados às franquias.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

De modo geral, as franquias também podem solicitar serviços financeiros em bancos e em outras instituições. Como antecipação de recebíveis, capital de giro e credenciamento para uso de cartões de crédito e débito.

Assim, o franqueado pode conseguir crédito especial para compra do estoque ou mesmo financiamento para abrir o negócio.

Este último caso pode ser interessante para empreendedores que buscam abrir seu primeiro negócio, mas não contam com o investimento em mãos.

Por conta da pandemia, muitos bancos estão com linhas de crédito com juros baixos para micro e pequenas empresas.

Sendo assim, pegar um financiamento para abrir uma franquia que exige baixo investimento pode ser uma boa opção.

Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possui linhas de crédito próprias para pagar as taxas de franquia.

Dessa forma, os franqueados também podem recorrer à instituição para comprar máquinas e equipamentos que sejam de origem nacional.

Ainda, a ABF conta com a parceria de diversas instituições financeiras e agências de fomento. Assim, as franquias afiliadas à associação podem recorrer a linhas de financiamento para implantação, modernização e expansão de seus negócios.

Menor risco de investimento

O risco de investimento é uma preocupação de todo empreendedor. Neste sentido, o investimento em franquias pode ser uma boa opção. Isso porque, este modelo de negócio é bem mais seguro.

Em primeiro lugar, ao abrir uma franquia você sabe qual vai ser o investimento inicial. Toda franqueadora oferece um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF) em que consta todos os valores que você deverá investir.

Neste documento também consta a previsão de retorno. Assim, é possível que você se programe de acordo com o tempo de retorno e planeje suas finanças. Afinal, até seu negócio deslanchar, suas contas vão continuar chegando.

Além disso, as estatísticas mostram que a durabilidade das franquias é maior. Assim, o seu investimento a longo prazo estará mais seguro.

De acordo com uma pesquisa Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cinco primeiros anos. No entanto, quando falamos de franquias, esse número cai para 15%.

Marketing para a marca

Além de todas as vantagens descritas até aqui, o marketing também é muito importante. Em meio a um cenário tão competitivo, se destacar é essencial. Para isso, franquias precisam investir em marketing.

E aqui entra uma outra vantagem de investir em franquias. Em primeiro lugar, as franqueadoras oferecem suporte para o marketing.

Assim, as marcas contam com logomarca, artes e outros materiais de publicidade já prontos que os franqueados podem usar.

Além disso, as franqueadoras costumam trabalhar no marketing e divulgação de suas franqueadas. Muitas vezes, é possível encontrar as franquias no site e nas redes sociais da marca, e isso faz toda a diferença.

Franqueadoras possuem também um fundo de propaganda. De modo geral, esta é uma taxa paga por todos os franqueados por meio de um valor fixo.

O franqueador recebe o fundo de propaganda e administra esse valor. Assim, cabe à marca criar e propor ações de marketing que vão ser implantadas por todas as franquias.

Para que isso aconteça, os franqueados recebem subsídios da franqueadora.

Por exemplo, quando uma rede de franquias organiza uma ação de marketing que envolve promoção, as franquias são obrigadas a oferecer o desconto aos seus clientes.

Previsão de gastos e ganhos

Fazer investimento em franquias também significa ter previsão de gastos e ganhos. Para se tornar uma franqueadora, uma empresa precisa se organizar em diversos aspectos. Um deles é justamente estabelecer um teto para investimento e retorno financeiro.

Assim, ao analisar a COF, você vai saber quanto precisa desembolsar para poder se tornar um franqueado. Isso é extremamente importante caso precise recorrer a um financiamento, por exemplo.

Ao abrir um negócio do zero, pode ser que o valor do empréstimo não seja suficiente. É claro que sempre é possível realizar uma estimativa. Contudo, quando se trata de uma franquia, este valor é muito mais preciso, pois já foi testado e aprovado.

O sistema de franchising também permite ter uma noção sobre os lucros. Isso porque, as franquias informam a faixa de retorno que os franqueados vão ter mensalmente. Mais uma vez, estes números podem sofrer variações.

No entanto, por se tratar de uma série de procedimentos padronizados e já testados, há mais chances de dar certo.

Além disso, a franquia não inventou aquele número. A previsão de lucro é baseada em uma estimativa de ganho dos franqueados.

Assim, é mais fácil planejar gastos, investimentos e lucro. Sobretudo para empreendedores de primeira viagem, pois essa parte pode ser um pouco complicada.

Por isso, contar com a ajuda de uma franqueadora experiente poupa tempo, dinheiro e dor de cabeça.

Melhores setores para investir em uma franquia

Ao considerar investir em uma franquia, é importante escolher o setor que apresenta maior potencial de retorno. Assim, é possível aumentar as chances de sucesso e obter resultados expressivos.

Primeiro, o setor de alimentação saudável tem se destacado cada vez mais. Com o crescente interesse das pessoas por uma vida mais saudável, investir em franquias que oferecem opções de refeições balanceadas, sucos naturais e alimentos orgânicos pode ser uma aposta certeira.

Desse modo, você atende a uma demanda em ascensão e aproveita o apelo de um estilo de vida saudável.

Outro setor promissor é o de tecnologia e serviços digitais. Com a transformação digital em pleno desenvolvimento, há uma crescente demanda por serviços relacionados à tecnologia, como marketing digital, desenvolvimento de aplicativos e consultoria em TI.

Inclusive, muitas franquias nesse segmento oferecem modelos de negócio enxutos e de baixo investimento inicial.

Além disso, o setor de cuidados e bem-estar também tem se mostrado bastante promissor. Com a busca por qualidade de vida e autocuidado, investir em franquias de clínicas de estética, academias ou spas pode ser uma excelente escolha.

As pessoas estão dispostas a investir em seu próprio bem-estar, e esse setor oferece oportunidades interessantes de negócio.

Enfim, ao considerar investir em uma franquia, é importante avaliar as tendências e as demandas do mercado. Setores como alimentação saudável, tecnologia e serviços digitais, e cuidados e bem-estar têm se destacado como excelentes opções de investimento.

Analise as oportunidades disponíveis a seguir, conheça as franquias e faça uma escolha estratégica que esteja alinhada aos seus objetivos e ao potencial de retorno.

Franquias para você abrir e conquistar sua independência financeira

Conheça agora a lista das franquias mais lucrativas do mercado! Descubra oportunidades de investimento com retorno expressivo e explore setores promissores. Não perca a chance de obter sucesso em seu negócio próprio. Confira a lista completa das franquias que podem transformar sua vida financeira.

[raio_x]

Como fazer um investimento em franquias?

Como já citado anteriormente, ter o próprio negócio é uma decisão que requer pesquisa e conhecimento de mercado. E um desses aspectos inclui conhecer também os melhores setores para se investir no mercado.

Apesar disso, as franquias oferecem uma gama diversificada de modalidades de atuação. Entre os segmentos existem opções de investimentos variados. Para decidir entre eles é importante ter o perfil de franqueado bem definido.

Assim, é preciso conhecer suas preferências para o trabalho. Caso você prefira trabalhar em casa, por exemplo, existem franquias em que é possível fazer home office. Para isso, pesquise bastante sobre opções de franquias antes de tomar qualquer decisão.

Desse modo, tendo em mente uma área em que você deseja trabalhar, busque por franquias nesse setor. Além disso, saiba que cada segmento terá suas particularidades. 

Outro fator essencial na hora de escolher uma franquia é saber tudo sobre o negócio. Afinal, são muitos elementos envolvidos: responsabilidades, investimento, tempo de retorno, treinamentos, uso da marca etc.

Todos esses tópicos estão especificados na COF, da qual já falamos. Mas vale a pena reforçar que ler este documento com muita atenção é indispensável.

Você pode, por exemplo, solicitar várias COF’s e comparar as características das franquias nas quais está interessado.

À primeira vista, pode parecer algo muito trabalhoso. Mas esteja certo de que isso vai lhe ajudar a escolher o melhor investimento em franquias de acordo com o seu objetivo.

Com tudo isso pronto, chegou a hora de assinar o contrato! Então, não perca tempo e boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje