Investimento em franquias: vale a pena? GUIA COMPLETO para lucrar

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Fazer um investimento em franquias é uma das opções que o empreendedor tem para ser dono do próprio negócio.

Este modelo possui diversas vantagens em relação às empresas comuns. Ele ainda pode ser o ideal para empreendedores com pouca experiência ou menor capital para investir.

Contudo, apesar de ser um tipo de negócio com ampla atuação no mercado, muitas pessoas ainda não sabem como ele funciona. Por isso, temos este conteúdo para lhe ajudar a entender melhor sobre o franchising.

Como funciona uma franquia?

Uma franquia é um negócio em que a empresa “mãe” abre possibilidade para outros empreendedores possuírem uma unidade da marca.

Dessa forma, cada unidade oferece os mesmos produtos e serviços da matriz. Além disso, é preciso seguir um padrão, com o mesmo modo de fazer em todos os estabelecimento.

No modelo de franquia, o empreendedor recebe um negócio estruturado, uma réplica da empresa franqueadora. Nesse sentido, ao fazer o investimento em franquias, ele investe neste know-how da empresa.

Dessa forma, ele também contará com o reconhecimento da marca para poder captar clientes.

Além disso, o conceito de franquia dado pela Lei 13.966/19, norma que regulamenta a atividade do franchising, dá uma boa ideia sobre este modelo de negócio.

Nela diz que a franqueadora autoriza o uso da propriedade intelectual pelos franqueados, bem como o uso de sistemas e métodos desenvolvidos pela marca mediante uma remuneração.

Assim, conserva-se um padrão de atuação, que é uma das principais características do modelo de franquias.

Vemos algumas caixas com desenhos relacionados a lojas (imagem ilustrativa). Texto: investimento em franquias.
O modelo de franchising possui muitas vantagens para os empreendedores.

Vantagens de fazer investimento em franquias

Conforme falamos, o modelo de franquias é uma réplica da marca em cada uma das unidades em operação. Isso traz uma série de vantagens para o empreendedor, tornando este tipo de negócio bastante atrativo.

Por exemplo, uma vantagem do investimento em franquias é receber um negócio já estruturado, com produtos ou serviços testados e aprovados pelo público.

Da mesma forma, investir em uma franquia é saber que o negócio terá alta rentabilidade, pois para a marca ter se tornado uma franqueadora, ela precisou conquistar credibilidade no mercado.

Com isso, mantém-se a confiança das pessoas em relação ao produto ou serviço oferecido onde quer que a sua unidade esteja instalada.

Outra vantagem é a experiência da marca no mercado, o que ajuda na consolidação do negócio. O empreendedor conta com um plano que orienta o desenvolvimento da unidade.

Do mesmo modo, ao se torna dono de uma franquia, todo o tipo de auxílio é oferecido para que você adquira a expertise necessária para administrar o negócio.

Mesmo com pouco conhecimento sobre alguma área de atuação, as franqueadoras oferecem um material completo.

Assim, é possível contar com todo tipo de informação para que o seu negócio seja um sucesso, dando-lhe a direção certa.

Por fim, antes de falarmos um pouco mais sobre algumas marcas para quem deseja fazer investimento em franquias, separamos um vídeo que explica, em detalhes, como funciona este modelo de negócio.

40 opções de investimento em franquias para escolher

O investimento em franquias deve ser algo feito com segurança, sem que o empreendedor se deixe levar por modismos ou propagandas enganosas.

Dessa forma, buscar marcas conceituadas no mercado é importante para fazer um investimento. Assim, separamos algumas marcas, em diferentes nichos de mercado, que podem ser boas opções.

1. Acquazero

A Acquazero é uma rede de franquias voltada para serviços automotivos, principalmente de higienização.

A marca oferece diversos cuidados para o carro, como polimento, higienização interna, cristalização e vitrificação de pintura, entre outros.

Da mesma forma, a empresa possui uma ideia de serviços que sejam ecologicamente corretos, com baixo desperdício de água e produtos de limpeza biodegradáveis.

Nesse sentido, o carro-chefe da Acquazero é o serviço de limpeza ecológica. Nele, utiliza-se apenas 300 ml de água para lavar um carro por fora.

Além desta preocupação com o meio ambiente, a marca também oferece aos franqueados modelos de negócios atrativos. Por conta disso, a franquia tem tido um crescimento considerável nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Acquazero aumentou em 152% o número de unidade entre 2019 e 2020.

Dessa forma, a rede passou a integrar o ranking da ABF das 50 maiores franquias do Brasil, ocupando o 43º lugar.

Um dos pilares deste crescimento são os modelos home office da marca, que possuem investimento inicial baixo. Assim, os empreendedores podem ser donos do próprio negócio investindo pouco.

São seis modelos de franquia da Acquazero, sendo três deles em home office, dois de loja e um de Desenvolvedor de Área.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento mensal médio: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

2. Quisto

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A franquia Quisto é uma corretora de seguros fundada em 2012, em Belo Horizonte (MG), que oferece diversos serviços financeiros na área.

Atualmente, a rede conta com mais de 90 tipos de contratos. Ela possui parceria com diversas instituições seguradoras, por exemplo, a Allianz, Itaú, Liberty, Mapfre, Zurich, Porto Seguro, Bradesco, entre outros.

Para conhecer um pouco mais sobre os números atraentes do mercado de seguros, confira o infográfico abaixo que separamos para você.

Infografico setor seguros. Imagem ilustrativa investimento em franquias.

Uma das vantagens de ter uma franquia como a Quisto é que ela possui um software eficiente, que possibilita que o franqueado ofereça vários orçamentos para o cliente. Dessa forma, ele terá mais subsídios para negociar as melhores opções.

Da mesma forma, o franqueado da Quisto conta com uma série de suportes da rede. Por exemplo, treinamento para o empreendedor entender o mercado e como funciona o trabalho de um corretor.

Além disso, a empresa oferece uma boa política de comissionamento, além de também auxílio para a gestão comercial da unidade.

A Quisto Corretora de Seguros conta dois modelos de negócios para os empreendedores optarem. Um home based e outro modelo de unidade física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento mensal médio: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

3. Encontre Sua Viagem

O investimento em franquias de turismo pode ser uma boa opção para os empreendedores que se identificam com a área.

Esse é um mercado de grande faturamento, que teve um momento de queda com a pandemia do novo coronavírus, mas que deve se reerguer em pouco tempo.

Uma das franquias da área é a Encontre Sua Viagem (ESV). A rede de agências de turismo possui dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja.

A Encontre Sua Viagem possui em seu catálogo diversos produtos e serviços para os clientes. A franquia conta com mais de 2 mil parceiros para oferecer produtos e serviços com preços competitivos e atrativos.

Do mesmo modo, além dos diversos serviços, a ESV ainda oferece aos franqueados diversos suportes para o bom desenvolvimento do negócio.

Ao se tornar um franqueado, o empreendedor passa por treinamentos para conhecer o mercado de turismo, bem como o modelo de operação da franquia.

Da mesma forma, a franqueadora auxilia com a gestão da unidade, questões burocráticas e de administração.

Vemos uma loja da Encontre Sua Viagem com cadeiras e mesas.
O modelo de loja da ESV pode ser uma boa opção para o empreendedor.

Além disso, o franqueado conta com a ajuda da empresa para a escolha do melhor ponto para a instalação da unidade. Assim, a franqueadora orienta para regiões com maior possibilidade de captação dos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento mensal médio: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

4. PremiaPão

Para quem busca um empreendimento inovador, a franquia PremiaPão é uma das boas opções disponíveis no mercado. 

A sua estratégia visa entregar uma maneira única de fazer publicidade no Brasil, por meio dos tradicionais sacos de pães das padarias. Afinal, estamos falando de algo que entra na casa da maioria dos brasileiros.    

Com sacos sustentáveis, a franqueadora consegue criar espaços publicitários para que empresas da sua região possam aproveitar a grande circulação da embalagem. 

Caso você queira se tornar um franqueado, o seu papel será conseguir clientes. Ou seja, os anunciantes, além de estabelecimentos parceiros, que vão usar os sacos de pão. 

As demais questões do negócio, como design, entrega do material, logística e outros, são de responsabilidade da PremiaPão. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 3 meses

5. Monitorias

Para o empresário que busca uma chance na área de educação, uma das melhores opções disponíveis no mercado é a franquia Monitorias.

Atualmente, a marca trabalha com sua própria metodologia e auxilia os alunos a conseguir grandes resultados na vida estudantil. 

O franqueado que se interessar pelo negócio pode ir além das aulas particulares, atuando também no acompanhamento pedagógico, psicopedagógico etc. 

Ao todo, são mais de cinco anos de história e cerca de 20 unidades compondo a rede. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.990,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

6. Yes Cosmetics

Para os empresários que estão atrás de um bom investimento na área de produtos de beleza, uma das melhores opções é a franquia Yes Cosmetics. 

A marca está a mais de 20 anos no mercado, levando o que há de melhor em produtos para o seu público. E o melhor: com preços acessíveis. 

Para se ter uma noção da variedade no catálogo da franqueadora, você poderá vender desde perfumes, a hidratante corporais, maquiagens, itens de higiene pessoal, acessórios etc. Mas as vantagens da marca não param por aí. 

Ela oferece um modelo que consegue englobar três em apenas um. Ou seja, o empresário consegue fazer suas vendas na unidade física, por e-commerce da Yes Cosmetics e por meio das redes sociais. 

O franqueado ainda conta com um suporte diferenciado, permitindo que qualquer pessoa, inclusive quem nunca teve experiência como empreendedor, possa ter uma empresa de sucesso. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

7. Pede.ai

Quer faturar com delivery? Conheça o aplicativo Pede.ai, uma plataforma que congrega diversos tipos de estabelecimentos, como restaurantes, pet shop, farmácias, entre outros.

Para os estabelecimentos, é uma forma de divulgar seus produtos e realizar a venda por meio do aplicativo.

Do mesmo modo, para os empreendedores, o Pede.ai oferece um modelo de licenciamento onde o licenciado atua em uma determinada região para captar parceiros.

Além disso, o licenciado deve acompanhar o dia a dia do aplicativo na região, como pedidos cancelados, reclamações, e dar suportes para os parceiros. Ainda, realizar as campanhas de marketing em parceria com a licenciadora.

  • Investimento inicial: de R$ 5 mil a R$ 14 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 2 mil até R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

8. Farmácias São Rafael

Um amplo mercado para investir é o de farmácias, e no franchising, uma das marcas é a Farmácias São Rafael.

A empresa foi fundada em 1997, na cidade de Chapecó, no estado de Santa Catarina, e entrou para o mercado de franquias em 2016. Atualmente, são 36 unidades da marca pelo Brasil.

A franquia conta com um amplo mix de produtos para suas lojas, bem como um e-commerce para ampliar as vendas de seus parceiros.

Ainda, para os franqueados, a rede oferece uma série de suportes, como para a escolha do ponto. Do mesmo modo, auxílio com diversos treinamentos para o franqueado e seus funcionários.

  • Investimento inicial: R$ 169 mil até R$ 657 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 239 mil até R$ 522 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 38 meses

9. Fábrica de Placa

Você já deve ter notado que as placas mais novas estão com um padrão diferente. É que desde o dia 31 de janeiro de 2020 as placas dos carros devem vir no padrão Mercosul.

Por conta disso, a franquia Fábrica de Placa está no mercado de produção destas novas placas, tendo em vista a ampla necessidade que surgiu por este produto.

A franquia apresenta um modelo de negócio atrativo, sem a necessidade de muitos funcionários.

Ainda, para abrir uma unidade, o franqueado conta com treinamentos para a fabricação destas placas, auxílio na gestão do negócio, bem como matérias de marketing e para o layout do estabelecimento.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 6 até 10 meses

10. Casa Prado

A moda masculina é a especialidade da franquia Casa Prado. A empresa foi criada no estado do Mato Grosso, no ano de 1955, e depois de algumas lojas próprias inauguradas, entrou para o franchising.

A franquia possui produtos voltados para um segmento mais refinado da moda, com ternos, bermudas e camisas, muitas delas da marca exclusiva da rede, a CP Premium, entre outros produtos.

Para a implementação da unidade, o franqueado conta com suporte para o projeto arquitetônico do ponto e programas de treinamentos. Além disso, consultoria de campo para escolher o melhor lugar para se instalar, entre outros auxílios.

  • Investimento inicial: de R$ 600 mil até R$ 700 mil 
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 36 a 42 meses

11. AEBPO Financeiro

Terceirize a gestão financeira de sua empresa com a franquia AEBPO Financeiro. A rede oferece diversos tipos de serviços para ajudar sua empresa a se organizar.

A franquia oferece elaboração do fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, gestão de indicadores, entre outros cuidados para as finanças da empresa.

Nesse sentido, a marca é focada em pequenas e médias empresas, e conta com uma equipe técnica de qualidade para cuidar do financeiro da sua empresa.

Ao franqueado cabe a parte comercial da unidade, com a prospecção e atendimento de suporte estratégico no dia a dia dos clientes de sua região.

  • Investimento inicial: até R$ 2,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 10 a 12 meses

12. Orgânica

O mercado de Beleza é amplo, e possui um nicho cada vez mais forte que é o de produtos ecologicamente corretos.

A preocupação com a natureza é um dos pilares da Orgânica, marca de cosméticos 100% de origem vegetal que atua neste mercado há mais de 30 anos.

Durante muito tempo a Orgânica fornecia produtos para os grandes varejistas. No entanto, desde 2016 atua com sua marca própria. E ainda, em 2019 entrou para o franchising com dois modelos de negócios.

A marca possui produtos variados, como shampoos, cremes, esponjas, entre outros, que além de totalmente naturais, não são testados em animais.

  • Investimento inicial: de R$ 34,4 mil a R$ 99,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 9,2 mil até R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 4 a 5 meses

13. Top English

A franquia Top English é uma escola de inglês online que possui um método baseado 100% na conversação. Dessa forma, os alunos aprendem de maneira mais rápida o idioma americano.

Além de uma metodologia diferenciada, a franquia oferece um modelo de negócio enxuto, no qual o empreendedor não precisa de um ponto físico para ministrar as aulas. Elas são de forma online e também na casa ou no trabalho dos alunos.

Para o desenvolvimento do negócio, o franqueado conta com um suporte contínuo da franqueadora. Por exemplo, treinamento para o método de ensino da franquia.

Ademais, tem acesso a materiais de marketing, sistema de gestão online, divulgação por redes sociais, entre outros suportes.

  • Investimento inicial: de R$ 30 mil a R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil 
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

14. 1 Lavanderia

O mercado de serviços de lavanderia está em crescimento. Segundo levantamento do Sebrae, houve aumento de 25% na demanda por este tipo de serviço em 2019.

Uma das marcas presentes neste segmento do franchising é a #1 Lavanderia, rede que possui um modelo enxuto de empreendimento.

A franquia possui três modelos de negócio, o de quiosque, container e loja, sendo necessário no mínimo 45m2 para instalação da unidade.

Ao se tornar um franqueado, o empreendedor recebe treinamentos e diversos suportes da franqueadora. Ainda, conta também com fornecedores homologados para fornecimento dos insumos biodegradáveis.

Ainda, pode ter exclusividade regional ou territorial para sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 7 mil 
  • Prazo de retorno: 18 meses

15. YouPlay

No amplo mercado de Entretenimento, o empreendedor possui diversas opções de franquias para investir. Uma delas é a YouPlay, rede de espaços de recreação infantil e confraternizações.

A franquia conta, entre seus serviços, com brinquedos para as crianças, acompanhamento de monitores, atividades de música e artísticas, entre diversos outros.

Além disso, a YouPlay possui modelos de assinatura, onde os pais deixam a criança sempre que necessário, pagando um valor fixo por mês. Por outro lado, também disponibiliza o atendimento avulso, esporádico.

A YouPlay possui quatro modelos de negócios para os empreendedores, desde os mais simples, em quiosque, até os mais complexos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil até R$ 300 mil 
  • Prazo de retorno: de 9 a 30 meses

16. Velocity

O mercado fitness está em alta, com um público amplo e engajado em levar para o cotidiano práticas saudáveis. Neste setor trabalha a franquia Velocity, especializada em aulas de bicicleta e treinamento funcional.

A rede trabalha em dar aos alunos um ambiente atrativo para a prática física, bem como equipamentos de qualidade e professores treinados.

Para os franqueados, são dois modelos de negócios interessantes, um voltado para aulas funcionais, e o outro exclusivo para aulas de bike.

Além disso, os franqueados contam com suportes para a gestão da unidade, um marketing atuante, por meio de parcerias com artistas e engajamento pelas redes sociais.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil a R$ 650 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
QUERO SABER MAIS DESSA FRANQUIA

17. Sucão

No setor de franquias de Alimentação, o empreendedor pode investir na rede Sucão, especializada em sucos naturais e lanches saudáveis, como saladas e açaí.

A empresa foi fundada em 1975, na cidade de Campinas, em São Paulo, e no ano de 2014 entrou para o franchising. Atualmente, conta com mais de 30 unidades pelo Brasil.

Para os franqueados, a rede possui quatro modelos de negócios: loja de shopping, de rua, container e quiosque.

Além disso, o franqueado conta com diversos suportes, como auxílio para a escolha do ponto e para a montagem do layout. Da mesma forma, ajuda para as ações de marketing e para a gestão da unidade.

  • Investimento inicial: de R$ 180 mil a R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 14 a 34 meses

18. Clever Idiomas

No mercado de Educação existem diversas franquias para investir, seja com redes de ensino online ou presencial.

Uma destas franquias é a Clever Idiomas, especializada no ensino de Inglês para adultos, que possui um método próprio, propiciando o aprendizado em até 15 meses.

Além disso, a franquia é voltada para cidades menores, com modelos de negócios para cidades com até 30 mil habitantes, com até 150 mil, ou para mais moradores.

Da mesma forma, a franquia oferece suporte para instalação da unidade, recrutamento de colaboradores, treinamentos para a gestão do negócio, entre outros. Ainda, auxilia o franqueado com as estratégias de marketing de divulgação.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 26 mil a R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 13 a 16 meses

19. Croasonho

O mercado de Alimentação é um setor atrativo para empreendedores, pois são muitos segmentos para investir. Ademais, conta com um público amplo, com diferentes gostos.

Um setor interessante é o de lanches, como os croissants da marca Croasonho. A franquia trabalha com esta iguaria de origem francesa nas modalidades doces e salgadas.

A franquia possui um cardápio amplo, com mais de 40 produtos, abarcando assim diversos tipos de clientes. Por isso é um tipo de negócio no qual o empreendedor deve prestar atenção.

Além da variedade e qualidade dos produtos, a franquia também oferece outras vantagens para os franqueados, como diversos suportes para o fortalecimento da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

20. Griletto

O empreendedor que deseja atuar no mercado de Alimentação deve procurar uma marca de renome para se destacar em um segmento tão competitivo.

Por isso, uma das boas opções é a franquia Griletto, especializada em pratos executivos com carnes grelhadas que atua no setor há mais de 20 anos.

A franquia iniciou suas atividades em 2006 e no ano seguinte entrou para o franchising. Atualmente, são mais de 170 unidades espalhadas pelo Brasil.

Além dos pratos executivos, a Griletto possui em seu cardápio pratos infantis, lanches, porções, bebidas e sobremesas. Ainda, a qualidade reconhecida pelos clientes em todos estes anos de atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

21. Montana Grill

Com um amplo cardápio, voltado principalmente para carnes diferenciadas, a franquia Montana Grill atua no segmento de Alimentação há mais de 20 anos.

A rede conta com um cardápio variado, com pratos executivos, grelhados especiais, linhas de baixa caloria, entre outros produtos. O modo de preparo das carnes é um dos maiores atrativos da franquia.

Para os empreendedores, o modelo de negócio da rede também é interessante. Exige um investimento maior, por ser voltado para shopping ou praças de alimentação em hipermercados.

Contudo, o franqueado recebe, além da marca de renome, um know-how no preparo dos alimentos, bem como para a gestão e desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

22. Jin Jin

Especializada em comida asiática, a franquia Jin Jin é uma das marcas que atuam no segmento de Alimentação. A rede possui mais de 70 unidades em 12 estados brasileiros.

Fundada em 1992, a Jin Jin começou com apenas comida chinesa em seu cardápio, mas com o tempo, foi adicionando novas opções para os clientes.

Hoje em dia possui um amplo cardápio, com opções de comida japonesa e outros pratos asiáticos. Assim, consegue atender ao grande público consumidor que há neste nicho de mercado.

Por fim, oferece aos franqueados uma série de suportes e um modelo de negócio atrativo, voltado para centros comerciais de hipermercados e shoppings.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

23. Odontoclinic

Uma das primeiras franquias de odontologia do Brasil, a rede Odontoclinic é uma empresa de renome no mercado, e atua com diversos tipos de serviços odontológicos.

Possui um modelo atrativo de negócio, com boa lucratividade, além de vários suportes da franqueadora para os franqueados.

Ao longo dos anos, a franquia ganhou diversos prêmios da Associação Brasileira de Franchising (ABF), se consolidando no mercado.

Por conta disso, a franquia possui atualmente mais de 200 unidades espalhadas pelo Brasil. Ainda, oferece aos empreendedores um modelo de negócio enxuto, com dois tipos: um voltado para cidades menores, com até 50 mil habitantes, e outros, para cidades maiores.

  • Investimento inicial: de R$ 350 mil a R$ 550 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

24. Detroit

O mercado de franquias de Alimentação é amplo, com diversas redes para o empreendedor investir. Por ser um modelo já consolidado, o franchising atrai a atenção de quem deseja ser dono do próprio negócio.

Uma das opções neste mercado é a rede Detroit Steakhouse, franquia de restaurantes com temática americana, que possui um amplo cardápio para os clientes.

Além dos tradicionais hambúrgueres, a Detroit também trabalha com cortes especiais de carnes, porções, entre outros produtos.

Nas unidades, a temática é voltada para a diversão em família, com transmissão de jogos, sejam eles brasileiros ou tipicamente americanos, com baseball ou hóquei.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil até R$ 580 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 100 mil  a R$ 400 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

25. X Costela & Cia

Uma boa opção de franquia para investir com pouco dinheiro é a rede X Costela & Cia, especializada em sanduíches artesanais.

A franquia atua em dois modelos, um em food truck, que exige um menor capital inicial, e o modelo loja física, instalado em um espaço de cerca de 40 metros quadrados.

Para ser um franqueado, não é necessário ser um exímio cozinho, tendo em vista que os insumos para os sanduíches chegam prontos e porcionados para a unidade.

Da mesma forma, o empreendedor recebe treinamentos para a operação da unidade e para a gestão do negócio. Ainda, conta com um trabalho de marketing da franqueadora.

  • Investimento inicial: de R$ 80 mil até R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil  a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

26. Timol

Já pensou em ter o seu negócio próprio que além de lucrar com as suas próprias vendas você também ganha com a venda de outros franqueados? É esse o modelo de negócio da Timol.

A franquia Timol é especializada na produção e venda de produtos magnéticos específicos para o tratamento da água.

A rede, que começou sua atuação em 2004, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, conta atualmente com mais de 100 unidades franqueadas.

Dessa forma, com um modelo de multinível, o franqueado ganha de acordo com suas vendas e também uma porcentagem sobre as vendas dos franqueados que ele trouxe para a rede.

  • Investimento inicial: de R$ 1.350,00 até R$ 7,5 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil  a R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

27. Visão Total Vistoria

Um grande mercado para empreender é o de serviços ligados a carros. Um destes nichos é o de vistorias, onde atua a franquia Visão Total Vistorias.

A rede trabalha com a emissão de laudos e vistorias obrigatórias, necessárias para se fazer o seguro do carro ou para contratar um seguro.

Dessa forma, possui um amplo público em potencial, tendo em vista a grande quantidade de veículos nas ruas do Brasil.

Para o franqueado, é a possibilidade de um negócio enxuto, sem muitos funcionários. Ainda, a rede é credenciada junto a diversos órgãos de trânsito pelo país, tornando o empreendimento ainda mais atrativo.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

28. Omie

A franquia Omie trabalha com a automatização da operação das empresas na nuvem, ou seja, orientando o processo através da internet.

Os franqueados da Omie devem ter um perfil de vendedor, pois são os responsáveis pela parte comercial da rede.

O empreendedor que se torna franqueado recebe treinamentos diversos da franqueadora para melhor desempenhar o trabalho de prospecção de clientes.

Além disso, a franqueadora oferece consultorias para o empreendedor, bem como suporte para o marketing da unidade.

O modelo de negócio da franquia exige um ponto comercial para captação de clientes, e a rede possui atualmente quase 70 unidades pelo Brasil.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

29. Bioflora

O mercado de franquias de Alimentação é amplo, com diversos nichos de atuação. Um destes segmentos é o de suplementos alimentares, onde está a franquia Bioflora.

A franquia possui um catálogo grande de produtos, com complexos de vitaminas, chás, produtos para auxiliar no emagrecimento, entre diversos outros. São produtos de origem natural para oferecer nutrientes para uma vida saudável.

Para os franqueados, o modelo de negócio é atrativo, pois é em home office, onde o franqueado é responsável pela divulgação da marca pelas redes sociais.

Além disso, o franqueado realiza a venda direta dos produtos ou por meio do e-commerce da rede.

  • Investimento inicial: de R$ 9.990 a R$ 19.990
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

30. Twice

A Twice é uma franquia de educação que oferece para os alunos o ensino bilíngue, assim, ela atua com materiais próprios e uma metodologia exclusiva, com resultados comprovados. 

Dessa forma, se você deseja se tornar um franqueado, terá como função prospectar clientes. Ou seja, encontrar escolas interessadas na parceria com a marca. Além disso, terá que acompanhar a implantação do sistema e conferir os resultados. 

Mas claro, você receberá todo o suporte para isso, como apoio em gestão de pessoas, parte comercial, administrativa, marketing e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5,5 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

31. Koinz

Em atividade desde 2014 e com a proposta de facilitar os processos de pagamentos e ajudar na fidelização de clientes, a Koinz é uma franquia que trabalha com soluções financeiras. 

Para isso, ela oferece soluções tecnológicas vantajosas para seus comércios parceiros e oferece aos franqueados a possibilidade de atuar em home based. 

Nesse sentido, a função do franqueado Koinz é prospectar clientes e incentivar o uso do sistema. Assim, ele poderá lucrar com os percentuais das movimentações desses parceiros, por meio de várias formas de ganho. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses

32. Bar do Urso 

A franquia Bar do Urso trabalha com cervejas artesanais que fazem parte da Cervejaria Colorado. Por isso, nas unidades os clientes podem encontrar uma variedade de produtos da marca. A franquia está em atividade desde 2017 e possui 20 unidades. 

Para quem deseja se tornar franqueado, a franquia oferece três modelos de negócio, como a loja de rua, o quiosque e o contêiner. Além disso, os franqueados irão receber treinamentos, apoio para inauguração da unidade e apoio contínuo para a gestão da unidade, divulgação e vendas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

33. Pit Stop

Por meio de espaços refrigerados, a franquia Pit Stop conta com unidades que trabalham com a comercialização de cervejas e outras bebidas geladas. Assim, os clientes encontram facilidade para comprar os produtos, inclusive por delivery. 

As unidades podem ser instaladas em espaços como postos de gasolina, estacionamento de centros comerciais, shoppings e afins. 

Como franqueado, você deve cuidar da unidade, tomando conta do estoque, divulgação e operação. E claro, pode contar com o apoio do time de consultoria da marca. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil 
  • Prazo de retorno: entre 10 e 15 meses 

34. Linked

Tem aptidão com a parte comercial? Com a franquia Linked você pode trabalhar com a prospecção de clientes. A marca oferece um sistema completo para negócios como restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e mais. 

Logo, as plataformas da Linked são ideais para quem busca soluções práticas para gestão do negócio, e agilidade em etapas como delivery, registro de pedidos e mais. 

Desde 2016 no mercado, a franquia oferece treinamentos e suporte contínuo aos franqueados. Inclusive, a administração da franquia pode ser feita de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 8 meses 

35. Valor Operações Financeiras

Quer empreender no ramo de soluções financeiras? Com a Valor Operações Financeiras você pode. Isso porque, a franquia oferece um modelo home office, com treinamento e suporte para seus franqueados. 

Dessa forma, ao trabalhar com a marca, sua função é encontrar clientes que estejam interessados em seus serviços. Assim, é possível oferecer consórcios, empréstimos com garantia imobiliária e mais. 

A Valor Operações Financeiras está no mercado desde 2016, com 35 unidades espalhadas pelo Brasil, e possui parceria com várias instituições financeiras renomadas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses

36. Beetools

Com a franquia Beetools você pode trabalhar com o ensino de inglês, por meio de uma metodologia própria e uso de ferramentas digitais. 

Isso porque, a marca utiliza de games, inteligência artificial, realidade virtual e outros para o aprendizado diário de seus alunos. 

Desse modo, para quem tem interesse em abrir uma franquia, é possível começar com a unidade virtual e depois inaugurar uma unidade física. Atualmente, a Beetools possui mais de 20 franquias em operação, com experiência no mercado desde 2018.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 24 meses

37. Come Come Delivery 

Desde 2020 no mercado, a franquia Come Come Delivery tem como objetivo ajudar micro e pequenas empresas que precisam de plataformas de delivery mais acessíveis. Dessa forma, ela conta com taxas mais justas e um sistema seguro. 

A franquia faz parte do Grupo RDCommerce, que está em atividade desde 2009 e possui quatro marcas. Inclusive, a marca oferece aos comerciantes parceiros uma plataforma com cursos gratuitos. 

Assim, para quem deseja se tornar franqueado é possível contar com treinamento, um negócio de fácil operação e suportes, como na parte comercial e de divulgação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 299,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 1,5 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

38. Kaz

Quer começar um negócio próprio? A franquia Kaz oferece um negócio voltado para a troca de permuta entre empresas. Logo, seus franqueados precisam encontrar negócios que vão se beneficiar com a troca de serviços e produtos. 

Nesse sentido, é possível trabalhar com a unidade padrão, ou mesmo em um escritório, com formato mais enxuto. Toda a parte de configuração da plataforma fica por conta da marca, e os franqueados precisam encontrar as empresas parceiras. 

Além disso, a franqueadora oferece apoio em marketing, parte jurídica, operacional e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 9 e 12 meses

39. Cebrac

A franquia Cebrac é um negócio para quem quer trabalhar com cursos profissionalizantes. Cebrac significa “Centro Brasileiro de Cursos”, e é um negócio que atua desde 1995.

Um atrativo da Cebrac para os alunos é seu aplicativo exclusivo. Por meio dele, é possível acessar materiais para estudo, facilitando o aprendizado.

Os cursos que você poderá oferecer na sua unidade incluem, por exemplo, Criação de Aplicativos, Criação de Games, Logística, Cuidador e outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

40. UniAteneu

A UniAteneu é uma universidade EAD, que oferece vários tipos de cursos. Há aulas para graduação e pós-graduação, cursos técnicos e EJA. Assim como cursos profissionalizantes, para capacitação profissional.

No caso dos cursos técnicos há, por exemplo, as opções de estudo em Massoterapia, Veterinária e Gastronomia.

Além das aulas EAD, os alunos podem optar pelo modelo híbrido na sua franquia. Ou seja, terão algumas aulas online e outras presenciais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Qual é a melhor franquia para investir?

Escolher a franquia na qual irá investir é uma tarefa difícil, pois o empreendedor deve levar em consideração uma série de fatores.

Primeiramente, ele deve conhecer o seu próprio perfil para buscar marcas e modelos de negócios que se adéquem às suas características.

Dessa forma, o empreendedor deve buscar atuar no segmento com o qual se identifica. Para isso, ele pode levar em conta suas experiências anteriores, ou até mesmo o momento do mercado.

Do mesmo modo, o empreendedor deve analisar a franquia que melhor se encaixa em sua capacidade financeira.

O investimento inicial em uma rede de franquias é amplo, variando de R$ 5 mil até mais de R$ 1 milhão. Assim, o empreendedor deve buscar uma rede de acordo com o capital disponível para investir.

Além disso, pesquise bem a reputação da marca. Converse com os franqueados e ex-franqueados da empresa para saber mais detalhes da operação.

Os contados dos parceiros da marca costumam estar na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importante na relação de franchising, do qual falaremos mais a frente.

O empreendedor deve saber se os produtos e serviços da franquia possuem boa aceitação entre os consumidores. Da mesma forma, se a empresa possui os suportes que os franqueados precisa, além de um bom atendimento.

Pela importância do investimento em franquias, o empreendedor deve analisar os mais variados aspectos do negócio para investir com segurança.

Passo a passo para abrir uma franquia

Como vimos, são muitos fatores a se levar em conta antes de abrir uma franquia. Por isso, separamos um passo a passo para quem deseja ter um negócio próprio no franchising.

Análise do seu perfil

Um dos primeiros passos para o empreendedor começar o seu próprio negócio é conhecer a si mesmo. Ou seja, analisar suas características, pontos fortes, fracos e momento de vida.

Pessoa usando um computador, um celular e escrevendo em um caderno (imagem ilustrativa). Texto: investimento em franquias.
O empreendedor deve pensar bem antes de escolher em qual franquia investir.

O perfil do empreendedor deve orientar a escolha da franquia na qual ele irá investir. Por exemplo, uma pessoa mais comunicativa pode ter mais sucesso em uma rede de vendas diretas.

Por outro lado, uma pessoa mais introspectiva deve optar por modelos home office, bem como serviços mais técnicos, sem muito contato com as pessoas.

Da mesma forma, existe um perfil de empreendedor que prefere trabalhar com franquias de Alimentação, ou de Serviços Automotivos.

Nesse sentido, também é válido o empreendedor buscar aliar suas paixões e experiências anteriores com o investimento em franquias.

Assim, será mais estimulante se dedicar ao novo negócio, e com isso, aumentar as chances de sucesso.

Pesquisa de marcas

Outro ponto importante antes do investimento em franquias é fazer uma boa pesquisa das marcas presentes no mercado.

O setor de franchising é amplo, com muitas opções de franquias dos mais variados modelos de negócios. Dessa forma, o empreendedor deve conhecer bem como funcionam as marcas que mais combinam com o seu perfil.

Do mesmo modo, entender como funciona a empresa, suas operações interna, como está a reputação da marca no mercado. Ou, por exemplo, saber se a marca é filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), e se sim, há quanto tempo.

É fundamental também buscar informações no mercado, saber se os consumidores estão satisfeitos com os produtos e serviços da marca.

Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher uma franquia para investir. Dessa forma, você evita ser surpreendido com um modelo ultrapassado ou uma operação em decadência.

Comparação das franquias

Para ter um maior leque de opções para o investimento em franquias, é bom que o empreendedor pesquise diversas franqueadoras.

Dessa forma, delimite o tipo de negócio no qual deseja investir, se é em um mercado específico, ou então um modelo home office ou de ponto comercial.

Imagem de duas pessoas trabalhando e analisando uma folha com escritos.
Faça uma comparação detalhada entre as franquias, seus custos, modelos de negócios etc.

Em seguida, pesquise as franquias que atuam no nicho de mercado no qual deseja atuar.

Coloque no papel todos os pontos positivos e negativos de cada uma, além de informações pertinentes. Por exemplo, quais são as taxas de franquia, o capital de giro necessário, entre outros.

Da mesma forma, veja qual delas terá menos concorrência, ou então, melhores diferenciais em relação às outras marcas.

Assim, nesta comparação entre as franquias, você terá um olhar mais amplo sobre as possibilidades de investimento. Só assim é possível chegar a uma conclusão de qual é a melhor franquia para atuar.

Contato com a franqueadora

Após a pesquisa em relação às marcas, e saber quais delas combinam melhor com o seu perfil, o empreendedor deve entrar em contato com a franqueadora.

Neste primeiro contato, normalmente por meio do site da marca, ele pode solicitar mais informações sobre a franquia.

Nesse sentido, a franqueadora pode enviar uma cópia da Circular de Oferta de Franquia (COF) para o investidor estudá-la.

Além disso, o empreendedor entra em contato com a franqueadora para saber se existe a possibilidade de abrir uma unidade da marca na sua região.

Isso é importante, pois as franquias evitam concorrência entre franqueados, e por isso, pode não ser possível abrir uma unidade naquela região.

Por outro lado, neste primeiro contato, o interessado também é avaliado pela franquia para saber se ele possui o perfil que a marca procura.

Conhecimento da franquia

Como falamos, o contato entre o interessado e a franqueadora é uma forma de as duas partes se conhecerem melhor.

Além disso, é o momento de troca de informações que irão orientar as relações entre as partes caso elas venham a fechar negócio.

Nesse sentido, o empreendedor receberá a COF para analisar, conhecer mais detalhes sobre a marca e a franqueadora.

Assim, neste documento, devem constar os direitos e deveres das partes nesta relação de empreendimento.

Além disso, no documento constam os suportes dados pela franqueadora para os franqueados, como treinamentos e auxílio na gestão e marketing.

Da mesma forma, faz parte deste processo uma entrevista da franqueadora com o interessado. Ela irá avaliar se o empreendedor possui o perfil que a marca busca para suas unidades franqueadas.

Imagem de mãos e de um contrato. Imagem ilustrativa texto investimento em franquias.
Analise a COF para entender bem os detalhes do modelo de negócio da franquia.

Vale ressaltar que algumas marcas são rigorosas nestas entrevistas, pois elas buscam um perfil ideal de franqueado.

Contudo, novas marcas ou alguns modelos de negócios são mais receptivos aos diversos tipos de empreendedor.

Conversa com os franqueados

Na COF, o interessado pode conseguir os contatos dos franqueados e ex-franqueados da empresa para poder conversar com eles.

Nesse sentido, cabe ao empreendedor buscar informações mais detalhadas junto aos parceiros da marca para conhecê-la melhor.

Assim, o interessado pode saber por meio de pessoas que já estão há mais tempo no negócio outras informações sobre a marca.

Por exemplo, se a franqueadora cumpre com os deveres que constam na COF e, da mesma forma, se ela oferece um suporte eficiente para os franqueados.

Do mesmo modo, ao conversar com os franqueados da marca, o empreendedor fica sabendo mais sobre o dia a dia de cada unidade.

Ou seja, se o modelo de negócio é rentável como a franqueadora diz que é, bem como e se a operação da marca é eficiente e ocorre sem problemas.

Análise da reputação com os consumidores

O investimento em franquias possui como uma grande vantagem: a reputação da marca da franquia.

Dessa forma, enquanto analisa as melhores franquias para investir, o empreendedor também deve estar atento à reputação da marca junto aos consumidores.

Nesse sentido, busque informações sobre a qualidade dos produtos e serviços da marca, se os consumidores estão satisfeitos com o trabalho da empresa.

Da mesma forma, procure saber se há problemas de qualidade, como produtos defeituosos ou serviços mal feitos. Uma pesquisa no site Reclame Aqui pode lhe dar alguns destes parâmetros.

Além disso, ao entrar em contato com os franqueados e ex-franqueados, o empreendedor também deve buscar estas informações.

Pois entender se a marca está em alta junto aos consumidores pode ser um diferencial na escolha entre as franquias nas quais deseja investir.

Imagem de uma pessoa comprando uma fruta em uma barraca (imagem ilustrativa). Texto: investimento em franquias.
O consumidor é parte importante para entender o sucesso ou declínio de uma franquia.

Negociação de uma unidade

Após todas as etapas importantes para a escolha da franquia, o processo está quase no final. Contudo, agora resta as tratativas diretas com a franqueadora.

Nesse sentido, o futuro franqueado realiza algumas negociações junto a franqueadora, como a escolha do local do ponto comercial.

Do mesmo modo, antes da assinatura do contrato, o franqueado também pode negociar o pagamento da taxa de franquia, buscando algum desconto ou parcelamento, caso necessário.

Depois de tudo alinhado entre empreendedor e franqueadora, chegou a hora de assinar o contrato de franquia.

Assinatura do contrato de franquia

Estando tudo certo entre as partes da relação de franquia, chegou a hora de assinar o contrato. Este contrato deve ser claro, para que franqueadora e franqueado tenha segurança jurídica na relação.

Ademais, com a assinatura do contrato, o empreendedor é oficialmente um franqueado. A partir de agora, ele terá acesso ao know-how da marca.

Portanto, ele passará por treinamentos, sejam presenciais ou de maneira on-line, para conhecer detalhadamente a operação da empresa.

Além disso, a franqueadora auxilia na busca pelo melhor local para a instalação do novo estabelecimento. Para isso, muitas marcas fazem um estudo de geomarketing para avaliar a melhor região para a unidade.

Algumas marcas também possuem um treinamento para que o empreendedor conheça melhor o nicho de mercado no qual irá atuar.

Assim, a marca prepara até os empreendedores mais inexperientes para que possam ter sucesso com a unidade.

Enfim, há também o auxílio para o marketing de inauguração da unidade, seja com divulgação na região do estabelecimento ou ações por meio de mídias sociais para modelos home office.

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Separamos também um texto com diversas opções de franquias baratas para você, clicando aqui.

*Informações publicadas em Maio/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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