Investimentos a longo prazo: vale a pena esperar para ganhar dinheiro? Ou é melhor investir para retorno rápido?

Por
em
Imagem de uma pilha de moedas com um relógio ao fundo. Imagem ilustrativa texto investimentos a longo prazo.
Advertisement

Fazer um investimentos a longo prazo ou optar por modalidades de retorno mais rápido exige bastante cuidado. Isso porque, o que é mais indicado para um, pode não ser para o outro. Sendo assim, uma forma de fazer um investimento seguro é por meio de franquias.

O mercado de franchising é sólido e tem se recuperado rápido após a pandemia. No segundo trimestre de 2021 faturou mais de R$ 41 bilhões, chegando perto dos R$ 43 bilhões do mesmo período de 2019. Estes dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Contudo, não é apenas o tempo para o retorno do investimento que deve ser levado em consideração. Diversos aspectos podem influenciar nesta escolha, como mostraremos a seguir.

Quando vale a pena fazer investimentos a longo prazo?

Os investimentos a longo prazo podem variar entre a compra de um imóvel, ações, fundos de investimento etc.

Contudo, uma forma atrativa para você investir, é abrir uma unidade de franquia. Empreender é uma forma de aumentar o dinheiro aplicado ao longo do tempo.

O prazo de retorno das franquias varia muito. Isso porque, muitas delas possuem um investimento a longo prazo. Dessa forma, o empreendedor demora um tempo para conseguir recuperar todo o capital que investiu.

Porém, este tipo de franquia com prazo de retorno mais longo, chegando a alguns anos, pode ser sim uma boa opção para empreender.

Nesse sentido, essas franquias são mais sólidas e, mesmo que não tenham uma lucratividade tão alta, possuem um rendimento constante. Um exemplo, são os mercados já consolidados de marcas reconhecidas.

Além disso, essas franquias são investimentos que podem dar retorno por mais tempo ainda. Cabe ao empreendedor analisar os detalhes do modelo de negócio da marca.

Dessa forma, é importante estudar bem as Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Neste documento estão informações sobre a rentabilidade do negócio, custos de implantação e manutenção, além de todos os suportes oferecidos pela franqueadora.

Ainda, o empreendedor deve analisar sua própria situação financeira, para avaliar se pode esperar com tranquilidade o retorno financeiro da sua franquia.

Imagem de uma pessoa contando dinheiro em uma mesa com um caderno e uma caneta. Imagem ilustrativa texto investimentos a longo prazo.
Investindo em um negócio sólido os ganhos do empreendedor podem se prolongar no tempo.

Vale a pena abrir uma franquia com retorno rápido?

Se ao analisar a sua necessidade de retorno financeiro ao investir em uma franquia e achar que precisa de menos tempo para ter o capital de volta, saiba que existem opções de franquias com retorno rápido.

Um atrativo dessas marcas é que elas são mais baratas. Dessa forma, o dinheiro investido acaba voltando em menos tempo.

Contudo, para escolher a franquia na qual vai investir é preciso avaliar diversos aspectos. Um deles é o seu próprio perfil. Decida por um modelo de negócio que combine com você e que vai lhe render um bom lucro.

Existem franquias menores em formato home office, que exige menos custos de manutenção, pois não contam com um ponto físico. Porém, este modelo é indicado para pessoas proativas e organizadas em seu dia a dia.

Da mesma forma, outros tipos de franquias contam com estabelecimentos físicos, mas são enxutos em sua estrutura. Assim, possuem boa lucratividade, acelerando o retorno do capital investido.

No entanto, este modelo exige mais dedicação, já que o horário de trabalho é menos flexível e por isso, o empreendedor precisa ter esta disponibilidade.

Além disso, é preciso escolher uma marca atrativa. Pesquise bem o histórico da franqueadora, converse com os franqueados e ex-franqueados da marca para ter diversas opiniões sobre a franquia.

Do mesmo modo, é importante estudar bem o mercado local, saber quais são as lacunas que o seu novo negócio poderá explorar.

Ainda, avalie se a sua região conta com o público-alvo da franquia na qual você deseja investir e se o segmento de mercado está em alta ou em viés de crescimento.

Como pode ver, são diversos aspectos que podem facilitar o seu dia a dia, além de direcionar o seu processo de empreendimento para o caminho mais adequado para você.

Dicas para garantir o sucesso da franquia

Ao fazer investimentos a longo prazo em uma franquia, o empreendedor deve assegurar que fez a escolha certa neste processo.

Por isso, separamos aqui algumas dicas que vão lhe ajudar no sucesso da sua franquia, desde a escolha até os detalhes do dia a dia do negócio.

Imagem de um empresário sorrindo falando ao telefone. Imagem ilustrativa texto investimentos a longo prazo.
O empreendedor deve saber escolher bem onde investir o seu dinheiro.

Seguir as orientações da franqueadora

Uma das grandes vantagens de abrir uma unidade franqueada é poder começar com uma fórmula que já é um sucesso comprovado.

Nesse sentido, um dos motivos por trás do fechamento de tantas empresas é justamente uma administração que não dá certo, que pode acontecer por diferentes motivos.

Ao optar por uma franquia, essa preocupação acaba sendo muito menor. Isso porque, você recebe um manual com todas as orientações. Basta seguir as recomendações da franqueadora, cujo funcionamento já foi testado, para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.

Com a experiência da marca comprovada por meio de outras unidades, o franqueado deve levar a sério as orientações da franqueadora. Ela pode dar um direcionamento que pode lhe poupar problemas no futuro.

Do mesmo modo, até por questão contratual, o franqueado deve seguir várias diretrizes da franqueadora. Com isso, caso haja alguma mudança na estrutura da unidade, pode acarretar multa ao franqueado.

Fazer os treinamentos da marca

Advertisement

As orientações da franqueadora costumam ser em forma de manuais e principalmente treinamentos.

A franqueadora ensina o novo franqueado como funciona sua estrutura, como lidar com os clientes, apresenta o mercado e o modo de operar todas as atividades da franquia.

Nesse sentido, é importante realizar estes treinamentos da forma mais séria possível, absorvendo o máximo de informações e conhecimentos que lhes serão úteis.

Do mesmo modo, é o momento de tirar dúvidas, conhecer detalhes que antes não lhe tinham sido passados, por conta do segredo do know-how da marca.

Algumas franquias contam também com treinamentos “in locu” que acontecem em uma unidade da marca que já está em operação.

Assim, o empreendedor consegue ter um contato mais real de como será o seu dia a dia de trabalho na sua própria unidade.

Executar uma estratégia de marketing

Imagem de uma vitrine com manequins e imagem de desconto. Imagem ilustrativa texto investimentos a longo prazo.
Um bom marketing é o grande diferencial para um negócios dar certo.

Em investimentos a longo prazo em franquias, o trabalho de marketing do franqueado deve ser constante. Mesmo que conte com uma marca reconhecida, a divulgação da sua unidade é importante.

Nesse sentido, o franqueado conta com um suporte da franqueadora para realizar este trabalho. É comum a empresa contar com um setor especializado para isso.

Por exemplo, a franqueadora produz materiais de divulgação, seja para as redes sociais da franquia ou para outros meios de comunicação.

No modelo de franquia, a franqueadora costuma cobrar uma taxa de propaganda de seus franqueados para o custeio deste trabalho de marketing.

Com isso, este trabalho é feito de forma eficiente e profissional, e por isso, o franqueado deve seguir as orientações da franqueadora.

Dessa forma, em conjunto com a franqueadora, você deve organizar uma estratégia de marketing voltada para a sua unidade. Seja para a inauguração como também ao longo do tempo.

Assim, cabe ao franqueado aproveitar este suporte da franqueadora para realizar este trabalho de marketing da forma mais eficiente possível.

Trabalhar para fidelizar os clientes

Por serem investimentos a longo prazo, as franquias mais caras exigem um trabalho constante para a captação de clientes.

O empreendedor não pode achar que seu negócio será sólido sempre, que não passará por problemas e que os seus clientes estarão o tempo todo lá.

Nesse sentido, deve-se trabalhar em duas frentes principais. A primeira, captar consumidores que não conheçam a sua marca, seus produtos ou serviços.

Do mesmo modo, investir na fidelização de clientes para que eles possam ser a sua propaganda e a sua base de rendimentos.

Assim, buscar a satisfação de cada consumidor que utilize da sua unidade, entender como atendê-los cada vez melhor para que não pensem em te deixar para trás.

Enfim, seguindo algumas destas dicas o mercado de franchising será promissor para você fazer os seus investimentos a longo prazo.

Ainda, separamos um conteúdo com diversas franquias baratas para você conhecer no link abaixo.

Ao optar por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Contudo, se ainda está em dúvida sobre qual franquia escolher, conte com uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar neste processo. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement