Você sabe dizer quais são as maiores franquias do mundo? Nomeie três marcas que estão nesse ranking — valendo! Aqui, mostraremos algumas delas e também sobre o formato de franquias.
Provavelmente você achou essa uma tarefa fácil. Afinal, existem redes com tantas unidades e destaque que nem precisa de muito tempo para lembrar delas. Só no Brasil são mais de 2,8 mil marcas atuando no mercado.
Separamos as maiores franquias do mundo para você conhecer o poder das principais empresas no mercado hoje. Acompanhe!
Como as maiores franquias do mundo são avaliadas?
São analisados, por exemplo, o faturamento das marcas e o número de lojas espalhadas pelo planeta. Esses pontos são considerados pelas instituições responsáveis pelo levantamento.
No entanto, cada marca tem suas particularidades, o que acaba comprometendo o levantamento por faturamento. O resultado? Algumas empresas não tão bem posicionadas no ranking possuem faturamento melhor que suas superiores, por causa do número de unidades.
Isso já que outros fatores, como o modelo de negócio, aceitação do público e fama, são considerados. As franquias são modelos rentáveis e seguros. Isso porque, as empresas abrem com uma marca já conhecida no mercado, com uma série de suportes, previsão de gastos e ganhos.
Enquanto isso, para as franqueadoras, essa é a chance de expandir a sua área de atuação e ser uma empresa mundialmente conhecida.
Assim, esse é o caso do McDonald’s. A marca tem o melhor faturamento dentre as franqueadoras. Porém, é a 3º em número de unidades. De qualquer forma, nós apresentamos abaixo o ranking das maiores franquias do mundo atualmente.
9 maiores franquias do mundo com atuação no Brasil
Com base no que apresentamos no tópico anterior, separamos algumas das principais franquias do mundo. Inclusive, os gastos necessários para fazer o investimento em uma unidade.
Desse modo, vale a pena reparar que quase todas estão ligadas ao segmento alimentício. Outra curiosidade é o fato da maioria delas ser estadunidense.
1º. 7-Eleven
Considerada a maior rede de franquias do mundo, a 7-Eleven é uma loja de conveniência que está no mercado desde 1927. Devido ao sucesso rápido, a marca estadunidense iniciou sua jornada no mundo do franchising já na década de 1960.
Dessa forma, ela passou a oferecer condições para os empresários usufruírem do modelo de negócio que estava fazendo a marca ter fama. No Brasil, as primeiras unidades chegaram em 1995.
Porém, a 7-Eleven não conseguiu repetir o mesmo sucesso em território brasileiro. Dentre todas as franquias deste nosso ranking, a rede é a única que não tem unidades no país. Mas é importante citá-la, já que ela tem enorme destaque no resto do mundo.
Atualmente, são mais de 55 mil franqueados espalhados pelo globo, sendo que a maior concentração de unidades está nos Estados Unidos e Canadá.
Para quem deseja fazer parte do projeto, é bom ir se preparando. Além do valor de investimento na empresa ser em dólar, a marca exige que o candidato tenha residência fixa nos EUA.
- Investimento inicial: a partir de 50 mil dólares
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
2º. Subway
A Subway surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960. Desde o começo, o objetivo da marca era oferecer uma alimentação mais saudável para seus consumidores. Assim, desenvolveu o modelo internacionalmente conhecido como os sanduíches “submarinos”.
Além disso, ao montar o lanche conforme seus clientes desejavam, a Subway passou a se desenvolver mais que seus principais concorrentes. Do mesmo modo, seu modelo de negócio flexível favoreceu este crescimento.
Nesse sentido, a Subway se tornou o maior sistema de franquias de fast-food do mundo. São mais de 42 mil unidades franqueadas, espalhadas em 110 países. No Brasil, a marca chegou na década de 1990 e, atualmente, soma quase 2 mil unidades.
- Investimento inicial: a partir de R$ 447 mil a R$ 975 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil a R$ 100 mil
- Prazo de retorno: de 24 e 36 meses
3º. McDonald’s
Talvez a rede de sanduíches mais famosa no mundo, e quase um ponto obrigatório para cidades médias e grandes. Logo, McDonald’s aparece em terceiro lugar neste ranking e são aproximadamente 33 mil lojas.
Fundada em 1940, no estado da Califórnia, nos EUA, a marca dos irmãos Dick e Mac McDonald passou a fazer sucesso nacional apenas em 1953. Isso depois da chegada do sócio Neil Fox. Desde então, a rede vem crescendo e fazendo história.
Embora não tenha um número próximo de franqueados como a Subway e a 7-Eleven, a McDonald’s é a maior em faturamento, com folga. Só em 2018, o lucro global da empresa chegou perto dos R$ 25 bilhões.
- Investimento inicial: a partir de R$ 1,6 milhão a R$ 2,5 milhão
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 560 mil
- Prazo de retorno: até 60 meses
4º. KFC
Uma das maiores franquias do mundo, com quase 21 mil lojas, a Kentucky Fried Chicken ou KFC é reconhecida mundialmente pelos seus frangos fritos no balde.
Criada pelo Coronel Harland Sanders, dono da receita e representado na logo da empresa, sua primeira loja foi inaugurada em 1952. O sucesso da companhia foi tão meteórico que, em apenas dez anos, existiam 600 restaurantes abertos nos EUA.
A partir daí, não demorou muito para que a KFC ganhasse o mundo. Atualmente, 75% das franquias estão espalhadas em 124 países.
No Brasil, hoje são 50 unidades, espalhadas principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste. Dessa forma, o foco da marca é expandir ainda mais o seu alcance no território brasileiro. Não à toa, o plano da franqueadora é atingir as 500 unidades por aqui nos próximos anos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 1,850 milhão
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 380 mil
- Prazo de retorno: de 42 a 48 meses
5º. Burger King
Principal concorrente do McDonald’s no mundo, a Burger King aparece apenas em 5º lugar neste ranking. Fundada em 1954, o BK, como também é conhecido, nasceu no estado da Flórida, nos EUA.
Com o sucesso do seu principal sanduíche, o Whopper, presente no cardápio até hoje, a marca iniciou seu processo de franqueamento em 1961. Assim, no final da década, já eram 275 restaurantes espalhados em território estadunidense.
Alguns anos mais tarde, em 1975, foi inaugurada a primeira loja internacional na cidade de Madrid, na Espanha. No Brasil, a marca chegou em 2004. Desde então, já foram inauguradas mais de 800 lojas, entre unidades próprias e franquias. No mundo, já são cerca de 15 mil.
- Investimento inicial: a partir de R$ 2,5 milhões a R$ 5 milhões
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 400 mil
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
6º. Domino’s Pizza
Primeira pizzaria entre as maiores franquias do mundo, a Domino’s é uma rede com um dos maiores faturamentos da lista. Muito desse sucesso financeiro se dá pela sua estratégia de ser um empreendimento de pequeno porte, ou seja, para bairros.
Além disso, graças ao seu formato, a marca já conta com mais de 16 mil unidades espalhadas por diversos países. A empresa surgiu em 1960 nos EUA, no estado do Michigan, e logo passou a fazer sucesso entre seus consumidores.
No Brasil, a história da Domino’s começa em 1993, com sua primeira loja na cidade do Rio de Janeiro. Após o sucesso, a empresa logo se espalhou pelo país e soma 200 unidades.
- Investimento inicial: a partir de R$ 699 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 170 mil
- Prazo de retorno: de 36 a 482 meses
7º. Pizza Hut
Quando se fala de pizzaria, logo vem à cabeça da maioria das pessoas a Pizza Hut. Afinal, além de ser uma referência no Brasil, a marca é reconhecida em diversos países.
Fundada na década de 1950, no Kansas, Estados Unidos, a empresa caiu no gosto popular rapidamente. Dessa forma, ainda no primeiro ano de fundação, a Pizza Hut já tinha a sua primeira franquia.
Porém, apenas dez anos mais tarde, em 1968, a empresa começou a alçar territórios internacionais. Foi quando inaugurou a sua primeira unidade no Canadá.
A partir daí, passou a se espalhar pelo mundo. Em seguida, apenas três anos após a primeira franquia em outro país, a marca já possuía mil lojas espalhadas em dezenas de países. Atualmente, são mais de 14 mil.
- Investimento inicial: a partir de R$ 850 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 200 mil
- Prazo de retorno: até 36 meses
8º. Dunkin’ Donuts
Se você não conhece a Dunkin’ Donuts, não se assuste. A marca, que já esteve no Brasil em outra oportunidade, está voltando agora com um novo modelo de negócio. Ele é focado em expandir a Dunkin’ pelo território nacional.
Típica cafeteria norte-americana, a empresa é conhecida pelos seus tradicionais Donuts, ou rosquinhas. Hoje, a marca, criada em 1950, busca se consolidar ainda mais entre as maiores do mundo. São mais de 12,2 mil unidades em 33 países.
Dessa maneira, entre a sua nova aposta para o mercado brasileiro está um cardápio mais tradicional da rede.
- Investimento inicial: a partir de R$ 295 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
9º. Dia%
Uma das poucas marcas europeias entre as maiores franquias do mundo, a Dia% é uma rede de supermercados que trabalha com esse modelo de negócio. Graças aos preços baixos praticados, conseguiu se fortalecer e crescer.
A empresa nasceu em 1979, na Espanha, e começou a se espalhar por meio das franquias em 1989. Porém, no Brasil, só chegou no início dos anos 2000. Embora marque presença em cinco países, a Dia% conta com mais de 7 mil unidades.
Segundo informações da companhia, são atendidos, aproximadamente, 155 milhões de pessoas por ano. Sendo assim, com mais de 34 anos de operação, a empresa tem um modelo de franquia muito atrativo para os empreendedores.
A empresa trabalha com um modelo de conversão, no qual empreendedores donos de supermercados entram para a rede. Nele, o investimento inicial é menor. No outro formato, o empreendedor abre um novo supermercado, já com a marca da franquia.
- Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 240 mil
- Prazo de retorno: de 8 a 36 meses
Agora que você já conhece algumas das principais franquias do mundo, que tal investir na sua? Conheça agora a maior franquia do Brasil e aprenda um pouco mais sobre o modelo de franchising.
A Brasileira mais bem posicionada – O Boticário
A O Boticário é uma das maiores franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Embora não esteja no Top 10 mundial, ela é a melhor representante brasileira no ranking. Fundada em 1977, a marca registra um dos maiores faturamentos do país.
Mas além do Brasil, a O Boticário está presente em outros países, somando 170 lojas no exterior. São mais de 3,7 mil unidades que representam a marca.
- Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
- Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
Qual a franquia mais famosa do mundo?
A franquia mais famosa do mundo é difícil de definir, mas com certeza o McDonald’s está entre elas. Como mostrado, algumas franquias já estão no mercado há décadas, com milhares de unidades espalhadas pelo mundo.
Logo, algumas delas fazem parte do dia a dia das pessoas em muitos países. Assim, são marcas fortes junto aos clientes. A rede de franquias é vista há muitos anos em filmes e sempre esteve no centro das discussões sobre o sucesso do franchising no mundo todo.
Da mesma forma, ela pode ser considerada uma marca que influenciou alguns hábitos. Bem como popularizou o estilo fast-food, mesmo em países onde não se fala a língua inglesa.
Outra grande marca presente em muitos filmes, e que popularizou um “jeito norte-americano de comer” é a KFC. A franquia de frango frito no balde também é um ícone entre as grandes marcas de franquias.
Ainda no setor de alimentação, temos duas marcas que estão entre as mais famosas: a Subway e o Burguer King. Ambas já estão enraizadas no cenário mundial e principalmente no Brasil.
Nesse sentido, também é difícil encontrar alguém que não conheça a franquia Pizza Hut. Isso porque, já esteve no seu auge no Brasil, mas perdeu um pouco de espaço nos últimos anos.
No entanto, não dá para dizer que ela não esteja presente no imaginário dos brasileiros quando falamos em franquias de pizzaria.
Maiores franquias do Brasil segundo a ABF
Em primeiro lugar no número de unidades temos O Boticário, uma das marcas mais famosas do país. Isso porque, recentemente, a Associação Brasileiras de Franquias (ABF) divulgou uma relação das 50 maiores franquias do Brasil.
Entre o Top 10, podemos destacar algumas marcas que fazem parte do dia a dia do brasileiro há muitos anos. Ainda entre as 15 maiores franquias, temos três delas atreladas as mais famosas do mundo. A McDonald’s, Subway e Burguer King, em 3º, 7º e 15º lugares, respectivamente.
Uma franquia brasileira que ocupa o 2º lugar é a Cacau Show, presente seja nos grandes centros ou em pequenas cidades do interior.
Duas franquias do setor de postos de gasolina estão também entre as maiores redes em unidades, a Am/Pm e a Lubrax+, com serviços de conveniência e de troca de óleo.
O Top 10 fica completo com as marcas Gazin, Ortobom, Pit Stop Skol, e Seguralta – Bolsa de Seguros. Todas são marcas que grande parte dos brasileiros já se depararam nas ruas e em shoppings.
Fora desse ranking, mas apresentando o maior índice de crescimento geral, temos a Acquazero. A rede de serviços de limpeza automotiva aumentou em 152% o seu número de unidades entre 2019 e 2020.
A marca chegou a 43º posição no ranking, com 388 unidades entre Brasil, Estados Unidos e na República Dominicana. Já no último levantamento, ocorrido em 2022, a rede terminou o ano com mais de 800 unidades em operação.
Enfim, este ranking da ABF ajuda o empreendedor a escolher uma marca de renome para investir. Mas é preciso considerar outras características além desses números, como veremos.
As maiores franquias são as melhores franquias?
Nem sempre as maiores franquias são os melhores negócios. Como já explicamos, alguns fatores são levados em consideração no momento de avaliar as maiores franquias do mundo. Sendo assim, é o caso do faturamento e do número de unidades.
Nesse sentido, as franquias grandes possuem uma boa estrutura. Porém, franquias menores também podem contar com uma organização favorável para o desenvolvimento e bons lucros.
Na hora de avaliar as melhores franquias, você deve analisar qual modelo de negócio realmente se encaixa ao seu perfil e expectativas.
Até porque, investir em uma franquia pode trazer ainda mais tranquilidade e segurança para começar a empreender. Independentemente do tamanho do negócio. Afinal, as franquias têm várias vantagens, como as que separamos a seguir. Acompanhe!
Modelo de negócio preestabelecido
Começar um negócio totalmente do zero não é nada simples. Existem inúmeras etapas, testes e processos que precisam ser seguidos para colocar em prática todos os planejamentos.
Por outro lado, para quem está começando e busca por mais segurança, as franquias oferecem uma grande vantagem: um modelo de negócio previamente estabelecido.
Ou seja, você irá trabalhar seguindo um modelo construído, testado e atualizado constantemente, e que outros franqueados também usam.
Além disso, tem produtos ou serviços que já caíram no gosto popular, diminuindo seus riscos ao empreender. Portanto, a rede tem suas receitas que são um caminho a seguir.
Desse modo, você irá seguir um plano que realmente funciona. Então, as chances de manter bons resultados, de você conseguir se desenvolver com mais tranquilidade, são ainda maiores.
Por exemplo, sabe antes de começar quanto precisa investir e esperar de lucro. Isso permite que você como empreendedor se planeje e busque uma franquia compatível com sua capacidade financeira.
Do mesmo modo, para empreendedores iniciantes isso é ainda melhor. Até porque não precisará planejar cada etapa do negócio, pois a franquia tem isso delimitado.
Suportes da franqueadora
Seja em qualquer tipo de investimento, você irá encontrar vários obstáculos pelo caminho. Ou seja, será preciso lidar com áreas diversas para conseguir manter seu negócio funcionando.
Mas ao fazer parte de uma franquia, você tem a certeza de receber a ajuda de profissionais preparados para enfrentar essas adversidades.
Isso porque, as franquias oferecem vários tipos de suporte aos seus franqueados. Essa é uma forma de manter os responsáveis pelas unidades preparados para administrar bem o negócio. Inclusive, manter o padrão de qualidade da marca.
Sendo assim, em várias atividades, projetos e até problemas, você pode solicitar o auxílio da franqueadora para conseguir resolvê-los.
Estas maiores franquias têm uma preocupação com sua localização, pois precisam de exposição. Assim, é comum que ao começar uma unidade, o franqueado seja direcionado para um local predeterminado.
Do mesmo modo, exigem estruturas bem padronizadas, pois é este padrão que as fizeram ser reconhecidas no mercado de franchising.
Além dos treinamentos iniciais, as empresas podem contar com softwares próprios de funcionamento, apoio em questões jurídicas, marketing e mais.
Reconhecimento pelos consumidores
Conquistar a confiança dos clientes demanda esforço e dedicação por parte de qualquer marca. Dessa maneira, quando temos uma que ainda está começando no mercado, esse processo pode ser ainda mais difícil.
Afinal, como consumidores, temos a tendência a desconfiar e pesquisar antes de consumir qualquer tipo de serviço ou produto.
Mas se você está começando em uma franquia, ou seja, com uma unidade de uma marca reconhecida no mercado, o caminho para alcançar esses clientes fica ainda mais fácil.
Com uma marca com credibilidade, mesmo que sua unidade seja nova naquele local, as pessoas irão identificar facilmente a empresa que está por trás de tudo.
Por último, é normal que a inauguração das franquias mais conhecidas seja um acontecimento importante para a região. Enfim, é algo que impulsiona suas vendas logo nos primeiros passos.
Marketing mais amplo do negócio
Divulgar o negócio de forma correta e contar com bons materiais para a publicidade da marca exige o trabalho de pessoas preparadas. Sendo assim, as franquias oferecem suporte de marketing para o franqueado.
Logo, com peças e campanhas bem configuradas, planejadas e desenvolvidas conforme o público certo, é possível expandir ainda mais o seu negócio.
Contando com o auxílio da franqueadora, você pode ter um marketing assertivo para alcançar cada vez mais clientes.
Sejam as grandes franquias ou marcas mais modestas, ou iniciantes, investir no franchising é algo atrativo. Porém, é importante pesquisar as oportunidades e entender com o que você deseja trabalhar.
Por último, analise bem cada franquia que mais chamou sua atenção para com isso, investir com segurança e assim ter sucesso na sua jornada.