As maiores franquias do mundo: conheça 9 marcas de sucesso

Por
em
Maiores franquias do mundo: franquia 7eleven é a maior do mundo
Advertisement

Você sabe dizer quais são as maiores franquias do mundo? Nomeie três marcas que estão nesse ranking — valendo!

Provavelmente você achou essa uma tarefa fácil. Afinal, existem marcas com tantas unidades e destaque que nem precisa de muito tempo para lembrar delas.

As franquias são modelos rentáveis e seguros. Isso porque as empresas abrem com uma marca já conhecida no mercado, com uma série de suportes, previsão de gastos e ganhos.

Enquanto isso, para as franqueadoras, essa é a chance de expandir a sua área de atuação e ser uma empresa mundialmente conhecida.

Separamos as maiores franquias do mundo para você conhecer o poder das principais marcas no mercado hoje. Acompanhe!

Como as maiores franquias do mundo são avaliadas?

Para determinar quais as maiores franquias do mundo, alguns pontos são levados em consideração pelas instituições responsáveis pelo levantamento.

São analisados, por exemplo, o faturamento das marcas e o número de lojas espalhadas pelo planeta.

No entanto, cada marca possui suas particularidades, o que acaba comprometendo o levantamento por faturamento. O resultado? Algumas empresas não tão bem posicionadas no ranking possuem faturamento melhor que suas superiores, por causa do número de unidades.

Isso já que outros fatores, como o modelo de negócio, aceitação do público e fama, são levados em consideração.

É o caso do McDonald’s. A marca possui o melhor faturamento dentre as franqueadoras. Porém, é a 3º em número de unidades.

De qualquer forma, nós apresentamos abaixo o ranking das maiores franquias do mundo atualmente.

Mas que tal, antes de seguir, saber um pouco mais sobre o sistema de franchising? Basta assistir ao vídeo abaixo!

9 maiores franquias do mundo com atuação no Brasil

Com base no que apresentamos no tópico anterior, separamos algumas das principais franquias do mundo e os gastos necessários para fazer o investimento em uma unidade.

Desse modo, vale a pena reparar que quase todas estão ligadas ao segmento alimentício. Outra curiosidade é o fato de a maioria delas ser estadunidense.

1º. 7-Eleven

Considerada a maior rede de franquias do mundo, a 7-Eleven é uma loja de conveniência que está no mercado desde 1927. Devido ao sucesso rápido, a marca estadunidense iniciou sua jornada no mundo do franchising já na década de 1960.

Dessa forma, ela passou a oferecer condições para os empresários usufruírem do modelo de negócio que estava fazendo a marca ter fama. No Brasil, as primeiras unidades chegaram em 1995.

Porém, a 7-Eleven não conseguiu repetir o mesmo sucesso em território brasileiro. Dentre todas as franquias deste nosso ranking, a marca é a única que não tem unidades no país. Mas é importante citá-la, já que ela tem enorme destaque no resto do mundo.

Atualmente, são mais de 55 mil franqueados espalhados pelo globo, sendo que a maior concentração de unidades está nos Estados Unidos e Canadá.

Mas para quem deseja fazer parte do projeto, é bom ir se preparando. Além do valor de investimento na empresa ser em dólar, a marca exige que o candidato tenha residência fixa nos EUA.

  • Investimento inicial: 50 mil dólares
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2º. Subway

Advertisement

A Subway surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960. Desde o começo, o objetivo da marca era oferecer uma alimentação mais saudável para seus consumidores. Assim, ela desenvolveu o modelo internacionalmente conhecido como os sanduíches “submarinos”.

Além disso, ao montar o lanche de acordo com o que seus clientes desejavam, e com um modelo de negócio flexível, a Subway passou a se desenvolver mais que seus principais concorrentes.

Dessa forma, a Subway se tornou o maior sistema de franquias de fast-food do mundo. São mais de 42 mil unidades franqueadas, espalhadas em 110 países.

No Brasil, a marca chegou na década de 1990 e, atualmente, soma quase duas mil unidades.

  • Investimento inicial: de R$ 350 mil a R$ 700 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

3º. McDonald’s

Foto de um hambúrguer, com pão, carne, molho, queijo e salada. O pão está em uma superfície de madeira e temos um fundo branco (imagem ilustrativa). Texto: maiores franquias do mundo.
A McDonald’s é a franquia mais famosa quando o assunto é fast food.

Talvez a rede de sanduíches mais famosa no mundo, e quase um ponto obrigatório para cidades médias e grandes, a McDonald’s aparece em terceiro lugar neste ranking. São aproximadamente 33 mil lojas.

Fundada em 1940, no estado da Califórnia, nos EUA, a marca dos irmãos Dick e Mac McDonald passou a fazer sucesso nacional apenas em 1953, com a chegada do sócio Neil Fox. Desde então, a marca vem crescendo e fazendo história.

Apesar de não ter um número próximo de franqueados como a Subway e a 7-Eleven, a McDonald’s é a maior em faturamento, com folga. Só em 2018, o lucro global da empresa chegou perto dos R$ 25 bilhões.

  • Investimento inicial: de R$ 1,6 milhão a R$ 2,5 milhão
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 560 mil
  • Prazo de retorno: 60 meses

4º. KFC

Uma das maiores franquias do mundo, com quase 21 mil lojas, a Kentucky Fried Chicken ou KFC é reconhecida mundialmente pelos seus frangos fritos no balde.

Criada pelo Coronel Harland Sanders, dono da receita e representado na logo da empresa, sua primeira loja foi inaugurada em 1952.

O sucesso da companhia foi tão meteórico que, em apenas 10 anos, existiam 600 restaurantes abertos nos EUA.

A partir daí, não demorou muito para que a KFC ganhasse o mundo. Atualmente, 75% das franquias estão espalhadas em 124 países.

No Brasil hoje são apenas 50 unidades, espalhadas principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste. Dessa forma, o foco da marca é expandir ainda mais o seu alcance no território brasileiro. Não à toa, o plano da franqueadora é atingir as 500 unidades por aqui nos próximos anos.

  • Investimento inicial: R$ 1,850 milhão
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 380 mil
  • Prazo de retorno: entre 42 e 48 meses

5º. Burger King

Principal concorrente do McDonald’s no mundo, a Burger King aparece apenas em 5º lugar neste ranking. Fundada em 1954, o BK, como também é conhecido, nasceu no estado da Flórida, nos EUA.

Com o sucesso do seu principal sanduíche, o Whopper, presente no cardápio até hoje, a marca iniciou seu processo de franqueamento em 1961. Assim, no final da década, já eram 275 restaurantes espalhados em território estadunidense.

Foto de um hambúrguer com molho e queijo, ao lado de batatas fritas, embaixo temos uma tábua de madeira e fundo preto (imagem ilustrativa). Texto: maiores franquias do mundo.
A Burger King é uma das franquias famosas que trabalham com hambúrgueres.

Alguns anos mais tarde, em 1975, foi inaugurada a primeira loja internacional na cidade de Madrid, na Espanha.

No Brasil, a marca chegou em 2004. Desde então, já foram inauguradas mais de 800 lojas, entre unidades próprias e franquias. No mundo, já são 15 mil.

  • Investimento inicial: de R$ 2 milhões a R$ 5 milhões
  • Faturamento médio mensal: R$ 400 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

6º. Domino’s Pizza

Primeira pizzaria entre as maiores franquias do mundo, a Domino’s é uma rede que possui um dos maiores faturamentos da lista. Muito desse sucesso financeiro se dá pela sua estratégia de ser um empreendimento de pequeno porte, para bairros.

Além disso, graças ao seu formato, a marca já conta com mais de 16 mil unidades espalhadas por diversos países. A empresa surgiu em 1960 nos EUA, no estado do Michigan, e logo passou a fazer sucesso entre seus consumidores.

No Brasil, a história da Domino’s começa em 1993, com sua primeira loja na cidade do Rio de Janeiro. Após o sucesso, a empresa logo se espalhou pelo país e soma 200 unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 840 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 170 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 482 meses

7º. Pizza Hut

Quando se fala de pizzaria, logo vem à cabeça da maioria das pessoas a Pizza Hut. Afinal, além de ser uma referência no Brasil, a marca é reconhecida em diversos países.

Fundada na década de 1950, no Kansas, Estados Unidos, a empresa caiu no gosto popular rapidamente. Dessa forma, ainda no primeiro ano de fundação, a Pizza Hut já possuía a sua primeira franquia.

Porém, apenas dez anos mais tarde, em 1968, a empresa começou a alçar vôos internacionais, inaugurando a sua primeira unidade no Canadá.

Foto de uma pizza com queijo e tomates, em cima de uma mesa de madeira. Ao lado vemos uma toalha branca e pequenos vidros com tempero (imagem ilustrativa).
Trabalhando no modelo de franquia, a Pizza Hut está presente em vários países.

A partir daí, passou a se espalhar pelo mundo. Logo em seguida, apenas três anos após a primeira franquia em outro país, a marca já possuía mil lojas espalhadas em dezenas de países. Atualmente, são mais de 14 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 850 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

8º. Dunkin Donuts

Se você não conhece a Dunkin’ Donuts, não se assuste. A marca, que já esteve no Brasil em outra oportunidade, está voltando agora com um novo modelo de negócio focado em expandir a Dunkin pelo território nacional.

Típica cafeteria norte americana, a empresa é conhecida pelos seus tradicionais Donuts, ou rosquinhas.

Hoje, a marca, criada em 1950, busca se consolidar ainda mais entre as maiores do mundo. São mais de 12,2 mil unidades em 33 países.

Dessa maneira, entre a sua nova aposta para o mercado brasileiro está um cardápio mais tradicional da Dunkin Donuts.

  • Investimento inicial: R$ 339 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

9º. Dia%

Uma das poucas marcas europeias entre as maiores franquias do mundo, a Dia% é uma rede de supermercados que trabalha com esse modelo de negócio. Graças aos preços baixos praticados, a marca conseguiu se fortalecer e crescer.

A empresa nasceu em 1979, na Espanha, e começou a se espalhar por meio das franquias em 1989.

Porém, no Brasil, a marca só chegou no início dos anos 2000. Apesar de estar presente em apenas cinco países, o Dia% conta com mais de 7 mil unidades.

Segundo informações da companhia, são atendidos, aproximadamente, 155 milhões de pessoas por ano. Sendo assim, com mais de 34 anos de operação, a empresa possui um modelo de franquia muito atrativo para os empreendedores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 615 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 891 mil
  • Prazo de retorno: entre 30 e 36 meses

Agora que você já conhece algumas das principais franquias do mundo, que tal investir na sua?

Baixe agora o nosso ebook sobre como abrir uma franquia de sucesso e descubra as vantagens de fazer parte desse sistema.

ebook como abrir uma franquia de sucesso

A Brasileira mais bem posicionada – O Boticário

A O Boticário é uma das maiores franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Apesar de não estar no Top 10 mundial, ela é a melhor representante brasileira no ranking. Fundada em 1977, a marca registra um dos maiores faturamentos do país.

Além do Brasil, a O Boticário está presente em outros países, somando 170 lojas no exterior. São mais de 3,7 mil unidades que representam a marca.

  • Investimento inicial: R$ 500 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

Qual a franquia mais famosa do mundo?

Como mostramos, algumas franquias já estão no mercado há décadas, com milhares de unidades espalhadas pelo mundo.

Algumas delas fazem parte do dia a dia das pessoas em muitos países. Ademais, são marcas fortes junto aos clientes.

Saber qual a franquia mais famosa do mundo é difícil, mas com certeza o McDonald’s está entre elas.

A rede de franquias é vista há muitos anos em filmes e sempre esteve no centro das discussões sobre o sucesso do franchising no mundo todo.

Da mesma forma, ela pode ser considerada uma marca que influenciou alguns hábitos, bem como popularizou o estilo fast-food, mesmo em países onde não se fala a língua inglesa.

Outra grande marca presente em muitos filmes, e que popularizou um “jeito americano de comer” é a KFC. A franquia de frango frito no balde também é um ícone entre as grandes marcas de franquias.

Ainda no setor de alimentação, temos duas marcas que estão entre as mais famosas: a Subway e o Burguer King. Ambas já estão enraizadas no cenário mundial e principalmente no Brasil.

Nesse sentido, também é difícil encontrar alguém que não conheça a franquia Pizza Hut, que já esteve no seu auge no Brasil, mas perdeu um pouco de espaço nos últimos anos.

No entanto, não dá para falar que ela não esteja presente no imaginário dos brasileiros quando falamos em franquias de pizzaria.

Caderno com desenho sobre franchising em uma mesa com óculos, lapiseira e uma xícara de café.
O mercado de franquias possui marcas muito famosas em todo o mundo.

Maiores franquias do Brasil segundo a ABF

Recentemente, a Associação Brasileiras de Franquias (ABF) divulgou uma relação das 50 maiores franquias do Brasil em 2020.

Entre o Top 10, podemos destacas algumas marcas que fazem parte do dia a dia do brasileiro há muitos anos. Em primeiro lugar no número de unidades temos O Boticário, uma das marcas mais famosas do país.

Ainda entre as 10 maiores franquias, temos três delas entre as mais famosas do mundo: McDonald’s, Subway e Burguer King, em 2º, 4º e 10º lugares, respectivamente.

Uma franquia brasileira que ocupa o 3º lugar é a Cacau Show, presente seja nos grandes centros ou em pequenas cidades do interior.

Duas franquias do setor de postos de gasolina estão também entre as maiores redes em unidades, a Am/Pm e a Lubrax+, com serviços de conveniência e de troca de óleo, respectivamente.

O Top 10 fica completo com as marcas CVC Brasil, Óticas Carol e a Seguralta – Bolsa de Seguros. São marcas que grande parte dos brasileiros já se depararam nas ruas e em shoppings.

Fora do Top 10, mas apresentando o maior índice de crescimento geral, temos a Acquazero. A rede de serviços de limpeza automotiva aumentou em 152% o seu número de unidades entre 2019 e 2020.

A marca agora ocupa a 43º posição no ranking, com 388 unidades entre Brasil, Estados Unidos e na República Dominicana.

Enfim, este ranking da ABF ajuda o empreendedor a escolher uma marca de renome para investir. No entanto, é preciso levar em consideração outras características além desses números, como veremos.

As maiores franquias são as melhores franquias?

Como já explicamos, alguns fatores são levados em consideração no momento de avaliar as maiores franquias do mundo. É o caso do faturamento e do número de unidades pelo mundo.

Entretanto, quando você pensa em empreender e decide investir em uma franquia, é preciso entender que nem sempre as maiores franquias são os melhores negócios.

Pois apesar de as franquias grandes possuírem uma boa estrutura, franquias menores também podem contar com uma organização favorável para o desenvolvimento e bons lucros.

Na hora de avaliar as melhores franquias, você deve analisar qual modelo de negócio realmente se encaixa ao seu perfil e expectativas.

Até porque investir em uma franquia pode trazer ainda mais tranquilidade e segurança para começar a empreender. Independentemente do tamanho do negócio. Afinal, as franquias possuem várias vantagens, como as que separamos a seguir. Acompanhe!

Modelo de negócio preestabelecido

Começar um negócio totalmente do zero não é nada simples. Existem inúmeras etapas, testes e processos que precisam ser seguidos para colocar em prática todos os planejamentos.

Entretanto, para quem está começando e busca por mais segurança, as franquias possuem a grande vantagem de já operarem com um modelo de negócio preestabelecido.

Ou seja, você irá trabalhar seguindo um modelo construído, testado e atualizado constantemente, e que outros franqueados também utilizam.

Desse modo, você irá seguir um plano que realmente funciona. Portanto, as chances de manter bons resultados, de você conseguir se desenvolver com mais tranquilidade, são ainda maiores.

Suportes da franqueadora

Foto de um homem de blusa cinza, utilizando um computador branco em cima de uma mesa preta.
Ao se tornar um franqueado, você recebe ajuda da marca para vários tipos de operações.

Seja em qualquer tipo de investimento, você irá encontrar vários obstáculos pelo caminho. Ou seja, será preciso lidar com áreas diversas para conseguir manter seu negócio funcionando.

Mas ao fazer parte de uma franquia, você tem a certeza de receber a ajuda de profissionais preparados para enfrentar essas adversidades.

Isso porque as franquias oferecem vários tipos de suporte aos seus franqueados. Essa é uma forma de manter os responsáveis pelas unidades preparados para administrar bem o negócio, e claro, manter o padrão de qualidade da marca.

Sendo assim, em várias atividades, projetos e até problemas, você pode solicitar o auxílio da franqueadora para conseguir resolvê-los.

Além dos treinamentos iniciais, as empresas podem contar com softwares próprios de funcionamento, apoio em questões jurídicas, marketing e mais.

Reconhecimento pelos consumidores

Conquistar a confiança dos clientes demanda esforço e dedicação por parte de qualquer marca. E quando temos uma que ainda está começando no mercado, esse processo pode ser ainda mais difícil.

Afinal, como consumidores, temos a tendência a desconfiar e pesquisar antes de consumir qualquer tipo de serviço ou produto.

Mas se você está começando em uma franquia, ou seja, com uma unidade de uma marca reconhecida no mercado, o caminho para alcançar esses clientes fica ainda mais fácil.

Com uma marca com credibilidade, mesmo que sua unidade seja nova naquele local, as pessoas irão identificar facilmente a empresa que está por trás de tudo.

Marketing mais amplo do negócio

Divulgar o negócio de forma correta e contar com bons materiais para a publicidade da marca exige o trabalho de pessoas preparadas.

Sendo assim, as franquias oferecem suporte de marketing para o franqueado.

Logo, com peças e campanhas bem-feitas, planejadas e desenvolvidas de acordo com o público certo, é possível expandir ainda mais o seu negócio.

Contando com o auxílio da franqueadora, você pode ter um marketing assertivo para alcançar cada vez mais clientes.

Então, gostou de conhecer as maiores franquias do mundo? Quer ficar por dentro de outras novidades e listas como essa? Assine nossa newsletter e receba artigos completos sobre o universo do franchising!

*Informações publicadas em Março/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement