O franchising conta com modelos de nanofranquias. São formatos mais simples de negócios, com menores investimentos. Aqui trazemos informações importantes para você saber mais sobre elas.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), aproximadamente 557 marcas trabalham com pelo menos um modelo de franquia home office no país
Dessa forma, mesmo com pouco dinheiro, é possível investir em uma franquia. Vamos lhe mostrar como.
O que é uma nanofranquia?
Uma nanofranquia é um tipo de franquia que possui um investimento inicial de até R$ 25 mil. Isso não significa que seja um tipo de negócio pior do que os outros, já que conta com os mesmos suportes.
Nesse sentido, este modelo de negócio é voltado para trabalhos em home office ou home based, o que não obriga o empreendedor a ter um ponto comercial.
Dessa forma, o empresário pode abrir o próprio empreendimento com um baixo investimento e custos menores ao longo do tempo.
Com este modelo, o franqueado realiza vendas ou atendimentos pela internet, sem necessidade de deslocamento ou pode levar os serviços até os consumidores.
Além disso, para diminuir os custos, este tipo de negócio não conta com estoque na casa do franqueado. Desta forma, é possível baratear a operação da franquia.
É um modelo voltado para empreendedores que sonham em investir em um negócio próprio. Sendo assim, este formato faz com que muitas pessoas consigam se realizar em um novo empreendimento.
Em outras palavras, é um formato que populariza o empreendedorismo e oferece opções baratas para todos os tipos de empreendedores.
Qual a diferença entre nanofranquias e microfranquias?
Conforme falamos, as nanofranquias são negócios com investimento inicial até R$ 25 mil reais.
Apesar de as nanofranquias estarem em alta no mercado de franchising há pelo menos dois anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) não reconhece o termo e insere essas empresas no grupo de microfranquias
A ABF delimita as franquias mais baratas como microfranquias, que são negócios com até R$ 135 mil de investimento inicial total.

Nesse sentido, o cálculo define o valor máximo de investimento das microfranquias com base no Produto Interno Bruto Per Capita, representando três vezes o seu valor.
Uma grande diferença entre estes modelos, é que as nanofranquias não possuem um ponto comercial nem estoque.
Já as microfranquias, contam com um investimento maior, com formatos voltados para pontos físicos de atendimento.
Além disso, o tempo de retorno dos dois modelos de negócios é diferente. Com as nanofranquias, por serem mais baratas, em vários casos o retorno do investimento é de até um ano.
Por outro lado, as microfranquias podem exigir um pouco mais de tempo para que o investimento retorne para o empreendedor.
Enfim, há também diferenças mais específicas que variam entre alguns tipos de negócios. Por isso, cabe ao empreendedor analisar bem a Circular de Oferta de Franquia(COF) das marcas.
Vantagens de abrir uma nanofranquia
Uma vantagem bem característica do modelo de nanofranquias é o pouco dinheiro necessário para iniciar um negócio próprio.
Além disso, com um tempo de retorno menor, é uma forma mais segura de investir aquela economia que estava guardada na poupança.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Do mesmo modo, este modelo de negócio conta com uma marca reconhecida, o que facilita a captação de clientes.
E ainda, este negócio conta com suportes variados da franqueadora. Seja por meio de treinamentos, auxílio para o marketing ou para a gestão da unidade.
Como as nanofranquias costumam ser em formato home office ou modelo home based, o franqueado pode trabalhar na sala de sua casa.
Dessa forma, este tipo de negócio permite uma flexibilidade de horário de trabalho e ajuda a fugir do trânsito das grandes cidades.
Enfim, o modelo permite que o franqueado fique mais perto da família, o que é importante para empreendedores que tenham filhos.

Opções de nanofranquias para você abrir
Falamos um pouco sobre os investimentos das nanofranquias e as vantagens deste modelo de negócio.
O mercado de franchising é amplo e oferece muitas opções de negócio. Contudo, cabe ao empreendedor avaliar qual franquia que atende melhor o seu perfil e seus objetivos.
Além disso, é importante verificar os mercados que estão em alta, os nichos que podem apresentar melhores retornos ou que não tenham muitos concorrentes em sua região de atuação.
Enfim, veja aqui algumas nanofranquias que separamos para você conhecer mais sobre estas marcas.
Aqui apresentamos apenas algumas das nanofranquias presentes no mercado, pois são muitas marcas que atuam com este modelo mais enxuto.
Para fazer uma escolha consciente, leia o nosso conteúdo com dicas de como escolher a franquia mais indicada para o seu perfil.
Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Se ainda está com dúvidas, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar na escolha da melhor franquia para você. Acesse: henriquemol.com.br.
*Informações publicadas em OUTUBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.