O que são nanofranquias? Saiba tudo sobre esse modelo de negócio

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Imagem de duas mulheres em uma mesa na sala de casa trabalhando. Imagem ilustrativa texto nanofranquias.
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O franchising conta com modelos de nanofranquias. São formatos mais simples de negócios, com menores investimentos. Aqui trazemos informações importantes para você saber mais sobre elas.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), aproximadamente 557 marcas trabalham com pelo menos um modelo de franquia home office no país. Hoje muitas empresas oferecem este modelo enxuto.

Dessa forma, mesmo com pouco dinheiro, é possível investir em uma franquia. Vamos lhe mostrar como.

O que é uma nanofranquia?

Uma nanofranquia é um tipo de franquia que possui um investimento inicial de até R$ 25 mil. Isso não significa que seja um tipo de negócio pior do que os outros, já que conta com os mesmos suportes.

Nesse sentido, este modelo de negócio é voltado para trabalhos em home office ou home based, o que não obriga o empreendedor a ter um ponto comercial.

Dessa forma, o empresário pode abrir o próprio empreendimento com um baixo investimento e custos menores ao longo do tempo.

Com este modelo, o franqueado realiza vendas ou atendimentos pela internet, sem necessidade de deslocamento ou pode levar os serviços até os consumidores.

Além disso, para diminuir os custos, este tipo de negócio não conta com estoque na casa do franqueado. Desta forma, é possível baratear a operação da franquia.

É um modelo voltado para empreendedores que sonham em investir em um negócio próprio. Sendo assim, este formato faz com que muitas pessoas consigam se realizar em um novo empreendimento.

Em outras palavras, é um formato que populariza o empreendedorismo e oferece opções baratas para todos os tipos de empreendedores.

Qual a diferença entre nanofranquias e microfranquias?

Conforme falamos, as nanofranquias são negócios com investimento inicial até R$ 25 mil reais.

Apesar de as nanofranquias estarem em alta no mercado de franchising há pelo menos dois anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) não reconhece o termo e insere essas empresas no grupo de microfranquias

A ABF delimita as franquias mais baratas como microfranquias, que são negócios com até R$ 105 mil de investimento inicial total.

Imagem de um homem usando um computador sentando em frente uma mesa de casa. Imagem ilustrativa texto nanofranquias.
Com as nanofranquias o empreendedor pode abrir uma empresa na sala de casa.

Nesse sentido, o cálculo define o valor máximo de investimento das microfranquias com base no Produto Interno Bruto Per Capita, representando três vezes o seu valor.

Até 2020 este valor era de R$ 90 mil e passou para R$ 105 em 2021.

Uma grande diferença entre estes modelos, é que as nanofranquias não possuem um ponto comercial nem estoque.

Já as microfranquias, contam com um investimento maior, com formatos voltados para pontos físicos de atendimento.

Além disso, o tempo de retorno dos dois modelos de negócios é diferente. Com as nanofranquias, por serem mais baratas, em vários casos o retorno do investimento é de até um ano.

Por outro lado, as microfranquias podem exigir um pouco mais de tempo para que o investimento retorne para o empreendedor.

Enfim, há também diferenças mais específicas que variam entre alguns tipos de negócios. Por isso, cabe ao empreendedor analisar bem a Circular de Oferta de Franquia(COF) das marcas.

Vantagens de abrir uma nanofranquia

Uma vantagem bem característica do modelo de nanofranquias é o pouco dinheiro necessário para iniciar um negócio próprio.

Além disso, com um tempo de retorno menor, é uma forma mais segura de investir aquela economia que estava guardada na poupança.

Do mesmo modo, este modelo de negócio conta com uma marca reconhecida, o que facilita a captação de clientes.

E ainda, este negócio conta com suportes variados da franqueadora. Seja por meio de treinamentos, auxílio para o marketing ou para a gestão da unidade.

Como as nanofranquias costumam ser em formato home office ou modelo home based, o franqueado pode trabalhar na sala de sua casa.

Dessa forma, este tipo de negócio permite uma flexibilidade de horário de trabalho e ajuda a fugir do trânsito das grandes cidades.

Enfim, o modelo permite que o franqueado fique mais perto da família, o que é importante para empreendedores que tenham filhos.

Imagem de uma mulher usando um computador na sala de casa. Imagem ilustrativa texto nanofranquias.
O modelo de nanofranquias tem um investimento baixo, o que é vantajoso para o empreendedor.

5 opções de nanofranquias para você abrir

Falamos um pouco sobre os investimentos das nanofranquias e as vantagens deste modelo de negócio.

O mercado de franchising é amplo e oferece muitas opções de negócio. Contudo, cabe ao empreendedor avaliar qual franquia que atende melhor o seu perfil e seus objetivos.

Além disso, é importante verificar os mercados que estão em alta, os nichos que podem apresentar melhores retornos ou que não tenham muitos concorrentes em sua região de atuação.

Enfim, veja aqui algumas nanofranquias que separamos para você conhecer mais sobre estas marcas.

1. Quisto

Uma das nanofranquias mais atrativas no mercado é a Quisto. A rede atua no setor de seguros com um modelo enxuto, que pode ser em home office ou em loja física.

A franquia tem como um de seus diferenciais, a grande variedade de opções de contratos. Ao todo são mais de 100 tipos.

Entre eles, a franquia trabalha com financiamento de imóveis, de carros, planos de saúde, previdência privada, rastreamento veicular, crédito consignado, entre outros.

Seu modelo de negócio de baixo investimento foi destaque na revista eletrônica SEGS, por conta da expansão da marca.

Além do amplo catálogo de contratos, o franqueado ainda recebe suportes variados da franqueadora para o desenvolvimento do negócio.

Por exemplo, o investidor vai contar com treinamentos para conhecer a operação da franquia, o mercado de seguros e aprender como realizar o marketing de sua unidade.

Um ponto a se destacar, é que o franqueado não precisa ter licença de corretor para trabalhar com a Quisto em um primeiro momento. Ele pode atuar por dois anos antes de tirar esta licença.

Dessa forma, consegue avaliar se o seu perfil se adéqua ao mercado de seguros. E só depois, buscar esta licença de corretor.

Além disso, a Quisto conta com um software exclusivo que faz mais de 20 cotações para um mesmo tipo de contrato. Com isso, o franqueado consegue oferecer produtos com preços adequados para cada perfil de cliente.

Imagem do chaveiro da quisto em uma mesa. Imagem ilustrativa texto nanofranquias.
O mercado de seguros é uma boa opção para iniciar um negócio investindo pouco.

Por fim, com um investimento inicial baixo e sem custos com aluguel ou ponto comercial, o modelo home office é ideal para empreendedores com pouco capital.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

2. Acquazero

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A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil. Conta atualmente com quase 500 unidades franqueadas pelo Brasil, no Estados Unidos e República Dominicana.

A rede trabalha com diversos serviços de limpeza e outros cuidados para o carro, como enceramento, polimento, entre outros.

Da mesma forma, a franquia apresenta um modelo de negócio enxuto e atrativo para os empreendedores. E isso é demonstrado por meio de números.

Entre 2019 e 2020, a franquia cresceu 152% o seu número de unidades, impulsionados principalmente por seus modelos em home based.

Segundo o diretor da Acquazero, Henrique Mol, o franqueado recebe um negócio que está em evidência e a marca chama a atenção no mercado. Ainda, não exige muito investimento do empresário.

O franqueado conta com suportes da franqueadora que ajudam no desenvolvimento do negócio, principalmente para empreendedores sem experiência.

Nesse sentido, ele recebe treinamento para realizar os serviços do portfólio da Acquazero. Estas técnicas ficam disponíveis em uma plataforma para serem acessadas sempre que o franqueado desejar.

Do mesmo modo,  a Acquazero conta com um aplicativo onde os clientes podem agendar os serviços com a unidade mais próxima. Isso facilita para os clientes e ajuda os franqueados.

Além disso, a franqueadora orienta para as ações de marketing para que o franqueado realize este trabalho de forma eficiente e direcionada para o seu público-alvo.

Por fim, além dos três modelos em home based da franquia, ela possui dois modelos em formato loja e um de Desenvolvedor de Área.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Veja abaixo um vídeo que separamos falando mais da Acquazero e os detalhes do negócio.

3. Camerite

A Camerite é uma das nanofranquias do mercado que atua com soluções de videomonitoramento por meio da Inteligência Artificial.

A rede oferece a instalação de câmeras de monitoramento em ruas e condomínios, e ainda, conta com um aplicativo onde os clientes podem acompanhar a movimentação.

Por fim, para o franqueado, é um modelo enxuto, de baixo investimento e que permite trabalhar de casa. Ele fica responsável pela captação e suportes comerciais aos clientes de sua região.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 MIL
  • Faturamento médio mensal: de R$ 2,3 mil até R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

4. Ceofood

A Ceofood é uma plataforma de delivery que conecta bares, restaurantes, farmácias, pet shops, supermercados e outros lojistas com os seus clientes.

A rede conta com mais de 300 franquias espalhadas por 20 estados do Brasil.

O franqueado faz a prospecção de parceiros em uma determinada área e conta com suportes variados da franqueadora. Por exemplo, um importante auxílio para o marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

5. Saborea Té y Ca

A Saborea Té y Café é uma das nanofranquias no mercado de Alimentação. A rede de cafeteria é especializada em cafés e chás especiais inspirados em modelos da Europa.

Além disso, o franqueado conta com quatro modelos de negócios que variam de acordo com a metragem do espaço escolhido.

Assim, o estabelecimento deve ter no mínimo 20m2 até mais de 100m2, variando o modelo de acordo com a região onde será instalada.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 11 e 30 meses

Aqui apresentamos apenas algumas das nanofranquias presentes no mercado, pois são muitas marcas que atuam com este modelo mais enxuto.

Para fazer uma escolha consciente, leia o nosso conteúdo com dicas de como escolher a franquia mais indicada para o seu perfil.

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Se ainda está com dúvidas, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar na escolha da melhor franquia para você. Acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em OUTUBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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