Negócio próprio: onde investir? Franquia loja física ou franquia digital?

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Você que está pensando em abrir um negócio próprio já sabe que existem vários modelos para investir. Contudo, se ainda tem dúvidas sobre os formatos de franquias, confira as informações que reunimos neste post.

Apostar em franquias pode ser uma ótima opção para quem deseja começar a empreender. Com um mercado tão vasto, o que não falta são ideias de negócios.

Inclusive, é possível encontrar franquias que exigem pouco investimento e contam com modelos mais enxutos.

Isso porque, no setor de franchising, é possível trabalhar com modelos de franquia diferentes. Existem as unidades com loja física e as franquias on-line, por exemplo, em que o franqueado pode trabalhar de casa.

Sendo assim, é possível escolher entre setores distintos, levando em consideração o investimento inicial e o formato mais atrativo para o seu perfil de investidor.

Qual o melhor negócio para ganhar dinheiro?

Todo mundo que deseja começar um negócio próprio pensa em conseguir um bom retorno e as possibilidades de sucesso.

Mas para além desses dois pontos, é fundamental se atentar a outros detalhes de vital importância.

A princípio, o investidor precisa buscar por um negócio que combine com seu próprio perfil. Afinal de contas, ele precisa estar alinhado com o empreendimento e ter prazer com as tarefas que estará desempenhando.

Levando isso em consideração, é possível avaliar as opções de segmentos e modelos de negócios que são atrativos e possuem um bom desempenho.

Se avaliarmos os setores que mais faturam no Brasil, percebemos que lojas de materiais de construção e departamento são negócios fortes na economia. As informações são de um levantamento da Elo, feito em 2020.

Além disso, temos outros empreendimentos que se destacam. É o caso de supermercados, drogarias, farmácias e as lojas de vestuário.

Por outro lado, quando pesquisamos sobre o mercado das franquias, percebemos que determinados setores possuem números de faturamento mais elevados. Para mais detalhes, basta conferir os dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

É possível notar, a partir desta amostragem, a força dos segmentos de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-estar e o de Moda. Também vale destacar que os setores de Serviços e Outros Negócios e o de Casa e Construção apresentam um bom desempenho.

Vemos a imagens de papeis com gráficos coloridos em cima de uma mesa (imagem ilustrativa). Texto: negócio próprio.
É sempre bom avaliar os desempenhos dos mercados antes de fazer um investimento.

Negócio próprio ou franquia?

No momento de começar um negócio próprio, é comum que o investidor tenha dúvidas sobre abrir uma empresa totalmente do zero ou optar por uma franquia. Pois saiba que uma franquia pode ser algo bem vantajoso.

Isso porque, em franquias, você irá trabalhar seguindo um modelo de negócios que já foi desenvolvido pela marca. Ou seja, terá como base um formato de negócio testado e que realmente funciona no mercado.

Além disso, as franqueadoras costumam oferecer treinamentos iniciais que ajudam seus franqueados com todas as informações necessárias para conduzir a empresa.

Assim, mesmo que a pessoa não tenha uma experiência prévia, ela pode aprender, na teoria e na prática, tudo o que precisa saber para o trabalho diário em uma unidade franqueada.

Ao mesmo tempo, os franqueados contam com uma série de suportes diários que vão ajudá-los em detalhes distintos do negócio.

É comum que a marca franqueadora ofereça apoio na parte jurídica, em marketing, gestão de qualidade, vendas e outros.

Entenda como funciona uma franquia

As franquias são consideradas opções de investimento seguras, principalmente para quem deseja ter um negócio próprio, mas nunca empreendeu.

Isso acontece, pois uma franquia consiste na réplica de um modelo de negócios que já funciona em novas unidades. Desse modo, uma marca aposta no modelo de franquias para aumentar sua área de atuação.

Essa é, portanto, uma forma bem prática e em conta de abrir novas unidades, uma vez que isso vai depender do investimento do franqueado.

E para garantir que o padrão de qualidade seja mantido, a marca oferece treinamentos, manuais e suportes para ajudar o novo investidor.

Por outro lado, temos uma forma de empreender facilitada para esse novo investidor. Já que ele não precisará desenvolver um modelo de negócios e nem terá que enfrentar períodos de testes complexos.

Afinal, ele irá seguir o modelo proposto pela marca, trabalhar com produtos ou serviços que já são conhecidos pelo público, e com um negócio bem estruturado. Além disso, ele tem total suporte para conseguir um bom desempenho.

A seguir, separamos um ebook gratuito com mais sobre as vantagens de abrir uma franquia.

Ebook gratuito "As vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo".

Franquias de loja física para abrir

Agora você já entende como as franquias podem ser boas opções de investimento para quem deseja ter um negócio próprio.

Sendo assim, separamos alguns exemplos para você que planeja ter um empreendimento com uma loja física.

Escolhemos opções em segmentos variados. Dessa forma, avalie com calma aqueles que mais chamarem a sua atenção.

1. Acquazero

A Acquazero é uma franquia de limpeza ecológica, considerada a maior do mundo, que trabalha com soluções para automóveis e residências. Assim, a marca oferece soluções sustentáveis de limpeza e outros serviços de conservação e proteção.

Os franqueados Acquazero podem escolher entre os modelos de loja física standard ou prime, contando com uma estrutura padronizada e um catálogo variado de serviços.

O carro-chefe da marca é a limpeza ecológica, processo de higienização externa completa do carro com apenas 300 ml de água. Ou seja, o equivalente a um copo americano.

Além da limpeza, outros serviços da marca são feitos com quantidades mínimas de água e produtos biodegradáveis.

Inclusive, o catálogo da Acquazero é bem amplo e os franqueados podem optar por trabalhar com serviços automotivos, residenciais, para aeronaves e até embarcações.

Em uma loja física, o franqueado precisa estar preparado para todos os custos que uma unidade requer. Portanto, é preciso lidar com os gastos do projeto visual, da montagem da loja, kit com equipamentos, produtos, uniformes e mais.

Os clientes podem contar com o agendamento por telefone, pelo e-commerce ou aplicativo próprio da marca. Com isso, o franqueado tem mais facilidade para fechar negócio.

A franqueadora também oferece vários suportes como em vendas, marketing, gestão de qualidade e outros, fator que colabora para o desenvolvimento da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil.
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Quer mais sobre a franquia Acquazero e seu modelo de negócios? Então confira o vídeo a seguir.

2. Cream Berry

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A franquia Cream Berry é mais uma opção no mercado de Alimentação, mas dessa vez, com o famoso açaí e outros cremes de frutas. A marca trabalha com o creme de açaí de receita própria e mais de 70 combinações.

Assim, os clientes podem optar pelo açaí com várias coberturas e guloseimas, ou outros cremes como o de cupuaçu e pitaya.

Além disso, existem opções de barcas e taças prontas que podem ser bem atrativas para o público-alvo das unidades.

Foto de uma tigela de açaí com morangos (imagem ilustrativa). Texto: negócio próprio.
O açaí é refrescante, saboroso e nutritivo, ou seja, uma boa pedida.

Os franqueados Cream Berry podem escolher entre dois modelos de negócio, o express e o convencional. No express, existe uma estrutura própria para o atendimento self-service, logo, os processos podem ser mais ágeis.

Nesse sentido, temos as taxas que são comuns em franquias e os custos com o projeto arquitetônico, adequação do imóvel, instalações, equipamentos e mobílias.

Da mesma forma, o modelo convencional oferece uma boa infraestrutura para receber e atender os clientes, contando com mesas para o consumo no local. Além disso, todas as unidades podem atender pelo delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

3. Mardelle

A Mardelle é uma franquia do ramo de Moda, especializada em lingeries. A marca trabalha com peças para o público feminino, masculino e infantil. Além disso, os clientes encontram peças plus size e para gestantes (inclusive, em momentos de amamentação).

Todas as peças da Mardelle são desenvolvidas especialmente para unir beleza e conforto.

São produtos que agradam facilmente um público bem amplo. Por isso, as peças são mais do que úteis, pois contribuem diretamente para o bem-estar de quem as utiliza.

Sendo assim, o franqueado da marca pode optar por uma unidade em loja de rua ou de shopping. Mas para isso, ele precisa investir no projeto arquitetônico, mobiliário e equipamentos, reformas, obras e estoque.

Ambos os modelos possuem boas chances de desempenho, já que são voltados para pontos movimentados. O franqueado poderá contar ainda com o auxílio da marca para encontrar um bom local, aquele que será o ideal para chegar até seu público-alvo.

Ao mesmo tempo, o franqueado terá todo tipo de suporte para lidar com questões como o marketing, gestão de qualidade, vendas e outros. E claro, podendo contar com um software próprio para conseguir um suporte rápido.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 205.492
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

4. Fórmula Pizzaria

a Fórmula Pizzaria é uma franquia do ramo de Alimentação, sendo uma das principais marcas no mercado. A empresa é conhecida por seu catálogo amplo, oferecendo aos clientes mais de 40 sabores de pizza.

Desse modo, os franqueados podem trabalhar com uma variedade de produtos, entre pizzas doces e salgadas, além de calzones e sobremesas.

A Fórmula Pizzaria é uma opção muito vantajosa para os franqueados, pois conta com uma Cozinha Central que agiliza todos os processos.

Sendo assim, a massa chega pré-pronta nas unidades e todos os ingredientes são embalados à vácuo.

O atendimento também consegue ser bem ágil, uma vez que os lanches podem ser montados rapidamente. E com a embalagem bem feita, os ingredientes não perdem a qualidade e se mantêm saborosos e frescos.

Portanto, se um franqueado deseja ter um negócio próprio com a unidade física da franquia, ele precisa estar preparado para custear a adequação das instalações, móveis, utensílios e mais.

Além disso, o franqueado conta com boas opções de atuação. Isso porque, a unidade física da loja comporta o espaço para o atendimento no local, com mesas para os clientes, mais o delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 175 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

5. KNN Idiomas

Vemos uma pessoa com um caderno, fazendo anotações em uma mesa, enquanto segura um celular.
Também é possível atuar no ramo da educação por meio de franquias.

A KNN Idiomas é uma franquia de educação voltada para o aprendizado de idiomas. A marca conta com um material exclusivo e oferece aos seus alunos transporte gratuito até a unidade.

Sendo assim, o franqueado da KNN Idiomas recebe treinamento da marca e suporte comercial para o marketing e desenvolvimento pedagógico. Ele também tem acesso a um portal com dicas de atuação e outros matérias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

6. Animal Place

A franquia Animal Place é um centro de cuidados para animais de estimação que está no mercado há mais de 20 anos. Assim, os clientes podem encontrar serviços de pet shop, clínica veterinária e centro estético em um só lugar.

Além disso, a franqueadora oferece uma série de suportes ao franqueado, desde o momento de implantação da unidade, assim como no decorrer da operação do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

7. Ágil Copiadoras

Já a Ágil Copiadoras é uma opção para quem quer ter um negócio próprio de gráfica rápida. A marca possui um público-alvo amplo, podendo atender empresas, estudantes, escolas, clínicas e mais.

Isso porque a gráfica oferece vários serviços, como de cópia, impressão, encadernação, plastificação, banner, convites e outros. O franqueado precisa ter um espaço físico mínimo de 35 m².

  • Investimento inicial: a partir de R$ 34 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24  meses

Franquia digital: 5 opções para abrir um negócio próprio

Depois de tantas dicas de franquias com unidades físicas, é interessante que você também conheça opções de franquias digitais antes de começar um negócio próprio.

Neste momento, você deve avaliar todas as informações das marcas e características dos formatos para optar por aquele que será o mais adequado ao seu perfil de empreendedor.

1. Quisto Corretora de Seguros

Vemos duas pessoas apertando mãos enquanto vemos uma mesa ao fundo. Nela, temos uma planta, uma casa em miniatura, papeis e calculadora (imagem ilustrativa). Texto: negócio próprio.
Side view hands of agent and client shaking hands after signed contract buy new apartment.

A Quisto Corretora de Seguros é uma franquia que nasceu em 2012, em Belo Horizonte (MG), e trabalha oferecendo opções de seguros e soluções financeiras. A marca possui parceria com várias seguradoras renomadas do país.

Os franqueados Quisto podem trabalhar com o formato home office, uma alternativa mais em conta. Neste formato, o corretor pode realizar todas as operações de casa, usando apenas um computador e um telefone.

A grande vantagem da Quisto é que ela possui muitas parcerias. Com isso, a empresa consegue oferecer um catálogo bastante amplo para seus clientes.

Logo, um franqueado tem mais chances de fechar negócio, seja com mais de um contrato para um mesmo cliente, ou para clientes variados. Os serviços são voltados tanto para pessoas físicas, quanto para empresas.

Além disso, o corretor Quisto conta com um software próprio e muito eficiente. Com ele, é possível realizar várias cotações simultaneamente, fator que agiliza o atendimento e facilita o trabalho diário. São mais de 90 opções disponíveis.

Com a possibilidade de trabalhar de casa, o empreendedor não só economiza nos valores de investimento, como também possui menos custos em relação a uma sede física. Afinal, em um ponto comercial ele terá gastos com aluguel e funcionários.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

2. Encontre Sua Viagem

Outra possibilidade para quem pensa em trabalhar de casa é a franquia Encontre Sua Viagem. A marca é uma agência de viagens que reúne em um só lugar vários serviços para facilitar a experiência dos clientes.

Dessa maneira, o franqueado poderá trabalhar com a oferta de passagens aéreas, rodoviárias, hotelaria, pacotes de viagens, locação de carros, intercâmbios e mais.

A Encontre Sua Viagem tem parceria firmada com mais de 1.500 empresas no ramo de turismo, com acesso a mais de 400 mil opções de hotelaria e por volta de 130 companhias aéreas ao redor do mundo.

Portanto, o franqueado tem um catálogo bem amplo de serviços a oferecer.

Vemos a imagem de de um mapa-múndi ao fundo com um passaporte e uma câmera em cima.
Trabalhar com turismo é sempre uma boa oportunidade de negócio.

Para trabalhar, o franqueado irá precisar apenas de um computador e um telefone para entrar em contato com os clientes e realizar as cotações. Além disso, ele conta com um software próprio que agiliza todo o processo.

Assim como em outras franquias home based, na Encontre Sua Viagem o franqueado pode fazer uma série de economias, sem precisar manter uma loja física. Logo, é possível ter um negócio rentável e com gastos reduzidos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

3. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é uma franquia que trabalha com a venda de suplementos alimentares, vitaminas, produtos terapêuticos, alimentos funcionais e mais.

A vantagem desse negócio é que o franqueado pode trabalhar de casa, gerenciando um site e realizando a venda dos produtos.

No entanto, ele não precisa se preocupar com a entrega ou estoque, pois essa parte é responsabilidade da própria marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10.900,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

4. Franquias do Futuro

A Franquias do Futuro é um startup que reúne vários modelos de franquias de baixo custo e em segmentos diferentes.

Assim, o franqueado pode escolher opções de franquias virtuais que trabalham com produtos distintos, sejam eles fitness, cosméticos, semijoias e mais.

Dessa forma, o franqueado tem a opção de escolher o segmento no qual deseja atuar. No dia a dia, ele precisará trabalhar com site para divulgar e realizar vendas.

Neste modelo, as entregas também são responsabilidade das franqueadoras.

  • Investimento inicial: de R$ 9 mil até R$ 16.900,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil  a R$ 10 mil 
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

5. Mazze Semijoias

Por fim, a franquia Mazze é outra possibilidade para o franqueado que deseja trabalhar on-line. Com esta marca, é possível comercializar joias contemporâneas em um site personalizado.

Dessa forma, o franqueado já recebe o site com produtos cadastrados e precisa trabalhar com a divulgação e a venda. Neste caso, a marca também é responsável pelas entregas e o estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 10 e 18 meses

Viu como existem várias opções de franquias para você que deseja ter um negócio próprio?

Para conhecer outras opções de franquias, você pode acessar o nosso artigo com dicas de franquias baratas para investir em 2021.

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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