O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Negócio sustentável: o que é e como investir nessa opção?

Negócio sustentável: o que é e como investir nessa opção?

Sumário

Investir em um negócio sustentável é uma forma das finanças e o meio ambiente caminharem lado a lado. Por isso, preparamos este texto com tudo que você precisa saber sobre um investimento como esse.

Até porque, a sustentabilidade é um fator decisivo para a decisão na hora de escolher um negócio. Uma pesquisa mostrou, por exemplo, que 87% dos brasileiros preferem consumir de empresas comprometidas com o meio ambiente.

Mas um negócio sustentável é muito mais do que discurso. Na prática, é preciso cumprir alguns requisitos. Dessa forma, investir em um negócio sustentável é muito mais que uma forma de empreender. Afinal de contas, reforça o comprometimento com o meio ambiente e com um futuro mais ecológico.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Quais as características de um negócio sustentável?

Os negócios são considerados sustentáveis ​​quando minimizam os impactos negativos na cadeia produtiva, social ou ambiental. Ou seja, quando sua estrutura, seus produtos e serviços visam diminuir os impactos no meio ambiente.

Dessa forma, o desenvolvimento dos negócios precisa estar alinhado aos conceitos de negociações sustentáveis. Então, uma empresa sustentável não se preocupa somente com o lucro.

Assim, as empresas verdes, também conhecidas como ecológicas, são aquelas que adotam uma postura sustentável em seus processos. O principal objetivo de uma empresa verde é, sem dúvida, reduzir os impactos do negócio no meio ambiente. 

Para uma empresa ser verde, é importante que ela siga os três pilares da sustentabilidade. Em outras palavras: reduzir, reutilizar e reciclar.

Logo, quando a marca coloca em prática esses princípios, é um sinal de que ela é comprometida com o meio ambiente. Outras características desse modelo de negócio são: uso racional dos recursos naturais, diminuir o impacto da extração de matéria-prima e descartar resíduos de forma correta.

Vantagens de investir em um negócio sustentável

Há muitas vantagens de investir em um negócio sustentável. O mais óbvio deles é a possibilidade de contribuir com o meio ambiente. Na realidade, essa é uma obrigação de todos e deveria pautar a atuação de todas as empresas.

Do mesmo modo, investir em iniciativas sustentáveis ​​ajudará a se tornarem mais conhecidas no mercado, por exemplo, PABX em nuvem. Ou seja, empresas que estão se destacando pela digitalização de documentos e promovendo menos uso de papel.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Além disso, quando uma marca é sustentável, ela ganha alta reputação e maior engajamento. Logo, isso motivará os profissionais a se dedicarem ao negócio.

Empresários e profissionais raramente percebem hábitos nocivos que possuem. Então, uma forma eficaz de identificá-los e corrigi-los é por meio da filosofia sustentável. 

Sendo assim, se a sustentabilidade é a missão da sua empresa, você descobrirá que a produtividade melhora significativamente ao estabelecer diretrizes e melhores práticas. 

Além disso, algumas reduções precisam ser feitas para melhorar o uso dos recursos naturais e produtivos.

Do mesmo modo, as gerações X e Y estão mais preocupadas com a sustentabilidade do que seus antecessores. Por isso, a sustentabilidade deve ser vista como parte integrante da gestão empresarial, para conseguir dialogar com esse público.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

A gestão que não acontece de forma social, econômica e sustentável tende a não conversar com as novas gerações. O importante é colocar a mão na massa e tratar esse assunto com a seriedade que ele merece.

Pensando na importância desses negócios, vamos mostrar um meio de investir nas empresas verdes. Então, continue lendo e se surpreenda!

Como investir em um negócio sustentável?

Uma das formas de investir em um negócio sustentável é abrir uma franquia. Afinal de contas, esse modelo de negócio é muito mais simples do que iniciar uma empresa do zero. Do mesmo modo, esse empreendimento tem muitas vantagens.

Isso porque, as franquias funcionam por meio de um padrão que você vai replicar na sua unidade. Então, você não precisa criar todo o conceito da empresa do zero.

Hoje, existem muitas alternativas de franquias para quem quer atuar com esse tipo de negócio. Sendo assim, podem ser o caminho mais simples entre você e um empreendimento sustentável.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Ao comprar uma franquia, você passa a representar uma marca que já existe. Por outro lado, a franqueadora realiza a transferência do know-how para os investidores.

Ou seja, transmite o conhecimento acumulado nos anos de empreendedorismo para que todas as unidades da rede tenham sucesso. Dessa forma, o franchising é uma forma mais simples de entrar para o mercado.

Além disso, esse modelo de negócio apresenta diversas vantagens para os franqueados. Eles podem, por exemplo, recorrer a treinamentos e capacitações por parte da franqueadora.

Por último, aprendem tudo que precisam sobre o negócio, o mercado, como conduzir a franquia e muito mais. Então, você consegue investir mesmo se não tiver experiência. Afinal de contas, vai receber todas as informações e treinamentos.

Melhores franquias sustentáveis para você abrir

Agora vamos apresentar as melhores opções de franquias sustentáveis para quem quer ter um negócio com foco no meio ambiente. Assim, analise as nossas opções e considere as marcas que mais combinarem com seus objetivos.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!
[raio_x]

Para quem um negócio sustentável é indicado?

Um negócio sustentável é recomendado para quem tem afinidade com sustentabilidade. Porém, existem vários tipos de franquias sustentáveis e cada uma delas possuem suas características de empreendedor desejadas.

Uma das possibilidades de negócio sustentável é uma franquia de limpeza ecológica para carros. Nesses casos, é importante gostar do setor automotivo, por exemplo.

Mas para quem prefere a questão da moda sustentável, existem as franquias de brechó. Do mesmo modo, existem outros negócios como anúncios em sacos de pão, energia solar e muito mais.

Passo a passo para abrir sua franquia de sucesso

Para abrir sua franquia de sucesso, você deve, primeiramente, escolher o melhor negócio. Assim, é preciso saber tudo sobre a marca antes de bater o martelo. Então, solicite a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Por meio dela, é possível analisar diversas informações relevantes sobre o negócio. Portanto, você pode conferir, por exemplo, investimento inicial, tempo de retorno, regras e muito mais.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Quando tiver certeza do negócio, entre em contato com a franqueadora. Então, aproveite para conversar e tirar suas dúvidas. Depois, é o momento de assinar o contrato e fazer o pagamento. Logo, já pode cuidar dos primeiros passos de abertura da empresa e da inauguração.

Pronto! Já sabe tudo sobre como funciona um negócio sustentável e como fazer para investir. Agora é com você! 

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje