Negócios que dão certo em cidades pequenas: você vai se surpreender! Veja

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Imagem de um vendedor em uma pequena loja. Imagem ilustrativa texto negócios que dão certo em cidades pequenas.
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O empreendedor que busca negócios que dão certo em cidades pequenas deve ficar atento a marcas que possam se adequar a estas regiões. Uma forma interessante de empreender nesta situação é por meio de franquias.

Segundo a consultoria IPC Marketing, o consumo nas 50 maiores cidades do Brasil subiu perto de 15% entre 2015 e 2020. Por outro lado, em outros 5.520 municípios, o crescimento foi de 23%.

Dessa forma, as pequenas cidades estão em ritmo atrativo de crescimento, e por isso, o empreendedor deve ficar ligado para escolher a melhor forma de investir.

Franquia é opção de negócio para cidade pequena

Para iniciar um negócio em cidade pequena, o formato de franquia pode ser um projeto mai vantajoso para o empreendedor.

Nesse sentido, o modelo de franquia possui algumas vantagens sobre iniciar um negócio do zero. A principal delas é receber um modelo de negócio com produtos ou serviços já testados e aprovados pelo público.

Com isso, o empreendedor já inicia em uma rede de negócios inovadores com segurança, maiores chances de sucesso e previsibilidade do retorno.

Ainda, o franqueado recebe um plano de negócios da franquia, no qual ele consegue prever os custos do novo empreendimento. Dessa forma, fica mais fácil planejar a execução e a lucratividade do negócio.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF), o franqueado tem estes custos detalhados, para que possa se programar.

A COF é um importante documento emitido pela franqueadora que permite ao futuro franqueado conhecer todas as informações referentes a marca que ele pretende investir.

Por exemplo, a taxa de franquia paga na assinatura do contrato e as taxas mensais de royalties e de propaganda.

Do mesmo modo, o franqueado conta com uma série de suportes dados pela franqueadora. Ela ajuda na escolha do local para instalação da loja, montagem do espaço com a identidade da marca, bem como treinamento para a execução e operação da franquia.

13 negócios que dão certo em cidades pequenas

Imagem de uma cidade vista de longe entre as montanhas.  Imagem ilustrativa texto negócios que dão certo em cidades pequenas.
O interior do Brasil conta com cidades que estão em crescimento.

São muitas as opções de negócios que dão certo em cidades pequenas, mas o empreendedor deve ficar atento nesta escolha.

Assim, buscar por franquias que possuem um negócio com o qual o empreendedor se identifique, em um mercado que queira atuar. Dessa forma, será mais prazeroso o tempo  que ele terá que dedicar a este negócio.

Do mesmo modo, é importante pesquisar as lacunas de mercado, ou seja, tipos de produtos ou serviços que não tenham outras empresas concorrentes.

Enfim, isso é importante para que seu negócio possa suprir uma carência nestas cidades pequenas, e com isso, se expandir de forma sólida.

1. Cream Berry

Um negócio para cidades pequenas é a Cream Berry, franquia de açaí que nasceu justamente em uma pequena cidade no interior de Minas Gerais, Varginha.

A franquia possui uma receita exclusiva do creme de açaí que é fabricado de forma centralizada pela franqueadora. Dessa forma, mantém o padrão de qualidade pra todas as unidades da rede.

A empresa iniciou seus trabalhos com o nome de Akasa do Açaí e recentemente alterou seu nome para Cream Berry, após entrar para o grupo Encontre Sua Franquia. Esta nova parceria foi destaque no site Empreendedor.com.

O modelo de negócio da franquia é simples, com a venda do açaí acompanhado de diversos itens, à escolha do cliente.

Além disso, a Cream Berry possui um formato focado no atendimento self-service. Assim, os clientes podem fazer as combinações do açaí da maneira que quiserem.

Por exemplo, a franquia possui cremes variados de frutas, cereais, chocolates, frutas frescas para combinarem com o creme de açaí.

Da mesma forma, para o franqueado, é um tipo de negócio atrativo para abrir em uma cidade pequena, pois não precisa de uma grande estrutura e nem de muitos funcionários.

Ademais, o franqueado recebe treinamentos para conhecer a operação do negócio,o padrão de atendimento e armazenamento, entre outros detalhes.

Foto de um copo transparente de açaí com frutas picadas o topo. Imagem ilustrativa texto negócios que dão certo em cidades pequenas.
O açaí é um produto que caiu no gosto popular brasileiro em todas as cidades.

Do mesmo modo, a franqueadora orienta para as ações de marketing e para a gestão administrativa do negócio.

Estes suportes são o grande diferencial para o desenvolvimento do negócio, principalmente para empreendedores sem experiência neste mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

2. Quisto

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O mercado de seguros é um dos negócios que dão certo em cidades pequenas, pois pode oferecer um grande leque de produtos, bem como trabalhar com diversos perfis de clientes.

Uma forma de atuar em cidades menores é com a Quisto Corretora de Seguros. A franquia nasceu em Belo Horizonte (MG) e atualmente possui mais de 100 unidades em operação.

Por ter um tipo de negócio enxuto, seja em seu formato home office ou loja, a Quisto é uma boa oportunidade para empreender fora dos grandes centros urbanos.

Segundo o diretor da Quisto, Henrique Mol, o franqueado poderá se especializar em determinados tipos de contratos, ou então, o que é mais recomendável para mercados menores, atuar de forma mais generalizada possível.

Para se ter uma ideia, a rede possui mais de 100 possibilidades de contratos. Por exemplo, seguros de vida e outros bens, empréstimo consignado, financiamento, entre outros.

Além disso, a Quisto possui parceria com as maiores seguradoras do mundo como Allianz, Unimed, Zurich, Mapfre, entre outras.

Entre as diversas soluções financeiras no catálogo da Quisto estão o financiamento de automóveis, crédito consignado, empréstimo com garantia de imóvel, rastreamento veicular, financiamento imobiliário etc.

Mesmo o empreendedor sem experiência prévia no mercado de seguros não precisa se preocupar em atuar com uma franquia como a Quisto.

Os treinamentos e suportes da franquia facilitam o trabalho e orientam o franqueado no desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

Veja mais informações sobre o modelo de negócio da Quisto no vídeo que separamos para você abaixo!

3. Acquazero

Os serviços automotivos são um nicho de mercado interessante para negócios que dão certo em cidades pequenas.

Por exemplo, a Acquazero é uma das franquias referências neste assunto, pois é a maior rede de estética automotiva do mundo.

Atualmente são quase 800 unidades pelo Brasil e no exterior. Assim, possui unidades nos Estados Unidos, República Dominicana e México.

Sua expansão para fora do país rendeu à Acquazero o certificado da ABF de Franquia Internacional. E ainda, por todo esta solidez, a franquia é uma boa opção para investir em tempos de crise, como podemos ver neste conteúdo.

Além disso, a marca possui um trabalho voltado para preservação ambiental, com serviços que usam pouca água. Por exemplo, na limpeza ecológica, usam-se apenas 300 ml de água para limpar o carro por fora.

Da mesma forma, a Acquazero utiliza produtos de limpeza biodegradáveis, que ajudam a preservar os recursos naturais. Isso porque eles são facilmente absorvidos no meio ambiente.

Ademais, a franquia oferece uma série de serviços de estética para o carro. Por exemplo, enceramento, polimento, cristalização e vitrificação de pintura, entre outros.

Assim, é um negócio atrativo para cidades menores, pois oferece variedade de serviços, baixo consumo de água e uma marca renomada neste segmento, bem como os suportes para o franqueado.

Por exemplo, os treinamentos para a execução dos serviços são realizados assim que o franqueado abre a unidade.

Porém, os materiais de treinamento ficam disponíveis para que ele tenha acesso sempre que achar necessário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

4. VBeauty

O segmento de beleza é um setor que encontra um amplo mercado consumidor em potencial, seja nas grandes capitais como também nas pequenas cidades.

Imagem de uma mulher arrumando o cabelo e fazendo cachos.  Imagem ilustrativa texto negócios que dão certo em cidades pequenas.
O mercado de produtos de beleza é atrativo para cidades menores.

Uma das oportunidades para investir neste setor é a franquia VBeauty, empresa de salão de beleza que oferece produtos de marca própria e serviços dos mais variados. Por exemplo, secadores de cabelo, pranchas, escovas alisadoras, entre outros.

A VBeauty possui dois modelos de negócio, o quiosque e salão de beleza express. Assim, o empreendedor pode avaliar a melhor opção para sua cidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 95 mil
  • Faturamento médio mensal:  não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

5. Cebrac

Uma das franquias que atua no segmento de Educação é a Cebrac. A rede oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas. Por exemplo, cursos de cuidador, empreendedor, informática, administração, entre outros.

Assim, o empreendedor consegue oferecer um tipo de serviço interessante para várias regiões do interior do Brasil com o objetivo de qualificar os trabalhadores destas cidades.

Por fim, a franqueadora possui mais de 150 franqueados atualmente, e por isso, oferece uma marca sólida aos empreendedores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 160 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: não informado

6. SMS Digital

Um dos negócios que dão certo em cidades pequenas é a franquia SMS Digital. A rede é especializada em comunicação via SMS corporativo, ideal para empresas e instituições de todos os segmentos.

Assim, em cidades menores, o franqueado poderá ter uma boa divulgação, mesmo que o mercado não seja grande, mas a maioria das pessoas possui um celular.

O franqueado trabalha totalmente em modelo home office e com o tempo ele pode alcançar uma lucratividade de 100% nas vendas do produto.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

7. Água de Cheiro

Imagem de um perfume.  Imagem ilustrativa texto negócios que dão certo em cidades pequenas.
A Água de Cheiro é uma marca atrativa para investir no interior do Brasil.

A Água de Cheiro é uma franquia que possui renome no mercado e anos de atuação. A rede conta com um amplo catálogo de produtos entre perfumes e cosméticos.

Enfim, aos investidores, a marca disponibiliza dois modelos de franquia,o de loja e o quiosque. Assim, o empreendedor pode escolher aquele que melhor se adéqua ao seu bolso e a sua região de atuação.

Ainda, o franqueado conta com suportes importantes da franqueadora como para o trabalho de marketing da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 40 mil a R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

8. Monitorias Reforço Escolar

A franquia Monitorias é uma empresa voltada para serviços de reforço escolar para crianças e adolescentes. Assim, oferece aulas on-line e acompanhamento personalizado para alunos das mais variadas idades.

Criada em 2014, a marca possui unidades em quatro estados brasileiros e no Distrito Federal, com um negócio atrativo para cidades menores.

Assim, a Monitorias funciona em modelo home based, o que deixa torna o investimento inicial menor, além de possibilitar uma boa flexibilidade de horário de trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal:  a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 8 meses

9. Conserta Smart

A franquia Conserta Smart é uma rede de assistência técnica para smartphones. Atualmente, a marca conta com mais de 450 franqueados por todo o Brasil.

Nesse sentido, o empreendedor consegue aproveitar o amplo mercado em potencial nas cidades pequenas, com muitos celulares e pouco locais especializados.

Para ser um franqueado, a Conserta Smart faz o treinamento do empreendedor, que não precisa ser técnico no assunto. No entanto, exige-se um conhecimento básico de informática.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno:  até 6 meses
Imagem de uma mão segurando um celular.  Imagem ilustrativa texto negócios que dão certo em cidades pequenas.
O alto número de celulares é um atrativo para os empreendedores do franchising.

10. La Churreria Gourmet

O empreendedor que busca negócios que dão certo em cidades pequenas pode optar por apresentar a estas regiões um produto atrativo do mercado de Alimentação, os churros.

Este produto tem caído no gosto popular, e uma das formas de investir nele é a La Churreria Gourmet.

Nesse sentido, a franquia possui um amplo cardápio de sabores para o churros, o que permite ao franqueado atender diversos perfis de clientes.

Por fim, a franqueadora oferece os treinamentos necessários para o empreendedor aprender a fazer os produtos e realizar o atendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 65 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 35 mil a R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

11. Cia do Sono

A franquia Cia do Sono possui mais de 30 anos de experiência no mercado de colchões e conta com um modelo de negócio enxuto e atrativo para empreender em cidades pequenas.

Nesse sentido, a franquia é especializada na venda de colchões ortopédicos e boxes de fabricação própria. Assim, consegue oferecer estes produtos que nem sempre são facilmente encontrados em cidades do interior.

Por fim, para o franqueado, é um negócio de baixo custo, principalmente no modelo de microfranquia, já que ele não precisa manter um grande estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 65 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 12 e 24 meses

12. CF Contabilidade

Os serviços de contabilidade são um tipo de trabalho que possui um amplo mercado, e por isso, é um dos negócios que dão certo em cidades pequenas.

Imagem de um homem trabalhando no computador dentro de casa. Imagem ilustrativa texto negócios que dão certo em cidades pequenas.
Atue em um modelo de negócio enxuto com a CF Contabilidade.

Com uma franquia como a CF Contabilidade, o empreendedor consegue atender a grande parte das pequenas empresas da região que não possuem um departamento próprio para este trabalho.

Além disso, para o franqueado, é um tipo de negócio barato, que nem precisa de um ponto comercial para iniciar o trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

13. D.D.Drin

A franquia D.D.Drin é uma empresa especializada na exterminação de pragas urbanas por meio da dedetização. Ainda, oferece serviços de limpeza de caixa de esgoto, entre outros cuidados para evitar estes animais.

Nesse sentido, o franqueado terá a oportunidade de atuar com este tipo de serviço em cidades que muitas vezes não possuem muitas empresas que oferecem estes mesmos cuidados.

Por fim, o franqueado não precisa de ponto comercial, trabalhando em home based, ou seja, sua casa serve como base e ele leva os serviços até os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Aqui falamos apenas de alguns dos negócios que dão certo em cidades pequenas. Para completar o processo de empreender, veja o nosso conteúdo com dicas de como escolher a franquia ideal para você.

*Informações publicadas em JANEIRO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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