O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » 17 nichos de negócios lucrativos para você investir sem medo

17 nichos de negócios lucrativos para você investir sem medo

Sumário

Mesmo com a instabilidade financeira causada pela pandemia, ainda há muitos nichos de negócios lucrativos. Neste texto, você vai conferir alguns destes segmentos e algumas opções de empreendimentos para investir.

De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) vai crescer 0,36%. Ou seja, vai haver mais dinheiro em circulação no mercado e as possibilidades de compra podem crescer.

Neste sentido, pode ser um sinal positivo para quem quer empreender ainda esse ano. Sobretudo nos nichos de negócios lucrativos que são tendência para 2022.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Qual a melhor forma de abrir um negócio?

Entre os mais diversos nichos de negócios lucrativos há uma diversidade de empreendimentos possíveis. De modo geral, todos possuem seus riscos, mas um deles é mais estável: a rede de franquias.

Assim, nesse formato de negócio, o investidor não precisa criar uma empresa do zero. Isso porque, o franqueado passa a seguir os padrões e procedimentos estabelecidos pela franqueadora.

Ou seja, a franqueadora já tem um plano de negócio pronto e permite que investidores adotem o mesmo. Isso diminui muito as chances de erro. É por isso que o sistema de franchising se torna um campo favorável para empreendedores sem experiência.

Além disso, a franqueadora tem uma estrutura voltada para o suporte ao franqueado. Desde a escolha do ponto comercial, até a resolução de questões quando o negócio já está em operação.

Desse modo, após adquirir uma franquia que combine com o seu perfil, o empreendedor pode ter a chance de participar de uma feira de franquia que acontece pelo Brasil.

Portanto, mesmo sem experiência em empreendedorismo é possível ter sucesso. Também vale destacar, que os investimentos em franquias são mais transparentes e o empreendedor tem, desde o início, uma estimativa de quanto vai gastar.

No caso de empreendimentos iniciados do zero, é difícil ter uma noção dos gastos antes de começar. No entanto, as franqueadoras possuem expertise e elaboram um documento que permite ao franqueado saber dos gastos previamente.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

É a Circular de Oferta de Franquia (COF), que pode ser solicitada à empresa por qualquer interessado. O documento conta ainda com outras informações relevantes, como as responsabilidades dos franqueados.

Com essas dicas e após fazer uma analise criteriosa entre as opções, não fica difícil para saber como escolher uma franquia perfeita, que cabe no seu bolso!

Melhores nichos de negócios lucrativos para você investir

Agora que você já sabe as vantagens de investir em uma franquia, confira abaixo os melhores nichos de negócios lucrativos e exemplos de empreendimentos para lucrar ainda esse ano!

1. Limpeza

Com a pandemia, a preocupação com serviços de Limpeza cresceu. Afinal, as pessoas buscaram higienizar superfícies e locais com mais frequência para evitar a proliferação do vírus.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela SC Johnson em setembro de 2020, 63% dos entrevistados mudaram seus hábitos de higienização de casa. Além disso, produtos como álcool e desinfetante venderam 85% a mais.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Neste cenário, investir em nichos de negócios lucrativos voltados para higienização e serviços de limpeza pode ser uma boa ideia. Assim, a Acquazero ganha destaque ao oferecer limpeza ecológica de veículos e estofados.

Saiba mais sobre a empresa assistindo ao vídeo abaixo!

2. Alimentação

Você já deve ter ouvido falar que o setor de Alimentação não tem crise. De fato, mesmo em períodos de instabilidade, as vendas de comida e os serviços de alimentação continuam em alta, pois são prioridades das famílias.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) o setor de food service cresceu 11% ao ano na última década. Ou seja, a alimentação fora de casa e os serviços desse setor aumentaram.

Para 2022, a Abia estima que a Alimentação vai crescer 22%. Assim, pode ser interessante investir em franquias de comida como a Cream Berry, que se destaca na comercialização de açaí com uma receita original e exclusiva.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

3. Seguros

De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), de janeiro a setembro de 2020, o desempenho do setor foi 3,4% melhor que no mesmo período do ano anterior.

Além disso, os serviços oferecidos pelas seguradoras passaram a representar 6,6% do PIB nacional. O crescimento também está associado à pandemia, que elevou a preocupação das pessoas com o futuro.

Por isso, as seguradoras estão em um dos nichos de negócios lucrativos. Atualmente, a corretora de seguros com maior maior rendimento é a Quisto, chegando a até 300%. Assim, pode ser uma boa ideia de investimento.

4. Beleza

Atualmente, o setor de beleza no Brasil é o quarto maior do mundo. Assim, esse se torna um dos nichos de negócios lucrativos com diversas possibilidades de atuação.

Seja oferecendo serviços, seja vendendo produtos e cosméticos, o mercado de beleza brasileiro segue aquecido. De acordo com uma pesquisa feita pela Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Assim, investir no setor de Beleza pode ser vantajoso e mesmo com tantos empreendimentos, é possível inovar. Este foi o caso da Suav, que revolucionou ao oferecer vários serviços de estética em um estabelecimento como um salão de beleza.

5. Loja virtual

Com lojas fechadas, a maior parte dos brasileiros buscou fazer compras por meio de lojas digitais, conhecidas como e-commerce.

Além da praticidade, é possível vender quase tudo pela internet. Assim, esse é um dos nichos de negócios lucrativos que tendem a crescer cada vez mais.

Segundo uma pesquisa realizada em 2021, o crescimento das vendas on-line foi de 48,41%. Dessa forma, é possível observar novos hábitos de consumo por parte dos brasileiros.

Além disso, esse crescimento não deve ficar restrito à pandemia. Afinal, as pessoas encontraram na internet uma alternativa simples de comprar. A franquia Mundo Toy é um exemplo de e-commerce, que se destaca na venda de brinquedos.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

6. Ramo financeiro

celular com calculadora aberta ao lado de notas de dinheiro e caderno de anotações. Imagem ilustrativa do texto sobre nichos de negócios lucrativos.
Linhas de crédito e empréstimos tem sido mais procurados com a pandemia.

Apesar da instabilidade da economia brasileira, o ramo financeiro continua sendo um dos nichos de negócios lucrativos. Isso porque, as pessoas estão buscando mais empréstimos e linhas de crédito.

De acordo com a Sim, uma empresa do segmento, o número de buscas por crédito cresceu 11,3% no segundo semestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Dessa forma, mais pessoas buscaram bancos e instituições financeiras.

Por isso, franquias do setor financeiro, sobretudo as que oferecem linhas de crédito podem ser uma boa oportunidade para os investidores. Um bom exemplo é a Aprova Crédito, que oferece soluções financeiras como empréstimos.

7. Mercado pet

Outro nicho de negócios lucrativos que sobreviveu bem à crise foi o Mercado Pet. Isso porque, em 2020, esse setor teve um crescimento de 13,5% segundo o Instituto Pet Brasil. E a maioria dos estabelecimentos do segmento é de pequeno e médio porte.

Além disso, o mercado pet reúne diversas possibilidades. Assim, cada dia surgem mais produtos e serviços específicos, incluindo aqueles voltados para a saúde, bem-estar e até mesmo beleza dos animais de estimação.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Por isso, não faltam opções de negócios para o mercado pet. Um exemplo é a UpVet Franchising, uma farmácia de manipulação de medicamentos naturais para os pets.

QUERO CONHECER A UPVET FRANCHISING

8. Idiomas

Durante a pandemia, muitas pessoas aproveitaram o tempo ocioso para aprender um novo idioma. Por outro lado, as empresas do segmento flexibilizaram a forma de ensino, a fim de oferecer cursos on-line.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a busca por cursos de idiomas na modalidade à distância cresceu 59% em 2020. O número é resultado da busca por melhor qualificação profissional.

Assim, este é um dos nichos de negócio lucrativos. Mas, cabe ao empreendedor inovar para se destacar neste setor. A Clever Idiomas é um bom exemplo, que oferece um método cinco vezes mais rápido de aprendizagem.

9. Saúde física

A saúde física se tornou uma prioridade para muitos brasileiros a partir de 2020. Assim, este é um dos nichos de negócios lucrativos que pode ser explorado para investir na venda de produtos ou serviços específicos para o público.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Segundo uma pesquisa da Ticket, três em cada cinco brasileiros afirmaram estar mais preocupados com a saúde física.

Além disso, 34% dos entrevistados disseram que pretendem adotar hábitos de vida mais saudáveis, como alimentação e exercícios físicos.

Assim, empreendedores têm voltado os olhos para a saúde física como um ramo promissor. Um dos exemplos é a franquia Blue Fit, que tem academias espalhadas por todo o país.

10. Hobbies

Mulher sentada em frente a cavalete pintando em sala cheia de quadros. Imagem ilustrativa do texto sobre nichos de negócios lucrativos.
Hobbies que podem ser realizados em casa ganharam destaque por causa do coronavírus.

Os hobbies são atividades importantes para relaxar e, em muitos casos, podem virar até fontes de renda. Além disso, essas atividades têm ajudado muitas pessoas a se manterem mentalmente estáveis durante a pandemia.

Segundo um levantamento feito pela Ticket, 15% dos entrevistados apostaram em hobbies como uma forma de manter a saúde mental no isolamento.

Sem contar que há uma infinidade de possibilidades de hobbies diferentes para distrair e se divertir.

O Jornal da Usp destacou ainda que os hobbies que podem ser feitos em casa são os que mais se destacam.

Contudo, praticar alguns hobbies em locais específicos podem ser boas chances de fazer investimentos mais rentáveis, como a franquia Tiro Rápido que atende interessados em tiro esportivo.

11. Lazer

Não é segredo para ninguém que o setor de lazer foi fortemente afetado pela pandemia. No entanto, com a retomada do comércio, muitos empreendimentos estão se reinventando e buscando novas formas de oferecer seus serviços.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre de 2021, o setor de Entretenimento e Lazer teve um faturamento maior em relação ao mesmo período do ano anterior. De R$ 1,9 milhões o lucro subiu para R$ 2,1 milhões.

Assim, é possível perceber uma retomada das atividades. Por isso, oode ser uma boa chance de investir em negócios diferentes dos que já estão na ativa. Um bom exemplo de franquia deste segmento é a YouPlay, de recreação infantil.

12. Marketing digital

Em um cenário com muitos nichos de negócios lucrativos, o que faz as empresas se destacarem é sua presença no mundo virtual. Dessa forma, o marketing digital ganha cada vez mais adeptos, sobretudo os pequenos e médios negócios.

De acordo com uma consultoria da empresa Socialbackers, no primeiro trimestre de 2021, os profissionais de marketing gastaram 60% mais em publicidade no Facebook e Instagram. Já na América Latina, esse número subiu para 68%.

Ou seja, mais anúncios têm sido feitos e mais dinheiro tem sido injetado no segmento de marketing. Por isso, investir em uma agência digital, como a Guia-se, pode ser uma boa opção para quem quer empreender usando a internet.

13. Desenvolvimento pessoal

Cada vez mais empresas têm buscado o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores. Isso porque, pessoas com maior potencial trabalham mais e melhor. Na pandemia, esse processo foi feito, muitas vezes, por meio da educação à distância.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), o desenvolvimento pessoal implementado pelas empresas via EAD passou de 39% para 89% no período de 2012 até 2018.

Apesar de não haver dados mais recentes, é possível observar que a pandemia fez com que esses números crescessem. Assim, franquias como a FR Vendas, que realiza treinamentos nas empresas, podem ser uma tendência.

14. Relacionamentos

Mulher deitada com balões em formato de letras, formando a palavra love atrás e tirando selfie com celular.
Período de isolamento fez crescer busca por relacionamentos on-line

A busca por aplicativos e sites de relacionamento não é recente. Mas, durante a pandemia, muitas pessoas se renderam de forma definitiva a essas tecnologias.

De acordo com levantamentos das plataformas de paquera, as pessoas estão mais dispostas a ter um primeiro encontro via vídeo chamada devido à pandemia. Apesar de não haver um número exato, a maior parte dos aplicativos registrou um aumento.

Assim, os relacionamentos se tornam um dos nichos de negócios lucrativos. Mas se você pensa que não há franquias nesse segmento, saiba que existe sim! A Agência Par, de namoros e casamentos, é um bom exemplo.

15. Educação

Certamente, a educação foi um dos setores mais afetados durante a pandemia. Contudo, a necessidade de distanciamento fez com que surgissem outros nichos de negócios lucrativos.

Por exemplo, muitos alunos buscaram o ensino à distância com a mesma excelência das aulas presenciais. De acordo com a consultoria Hoper, os modelos de educação semipresencial e à distância foram os que mais faturaram na pandemia.

Neste sentido, oferecer serviços educacionais pode sim ser uma boa opção. Uma boa oportunidade é a Faculdade Multivix, que conta com cursos de graduação e pós-graduação à distância.

16. Carreiras

Desde o início da pandemia, muitas pessoas ficaram desempregadas. Por outro lado, muitos profissionais passaram a trabalhar em home office. Em comum, essas pessoas têm o fato de precisarem se reposicionar no mercado.

Assim, a consultoria profissional ou de carreira surge como uma possibilidade para ajudar essas pessoas. Até porque, a taxa de desemprego no Brasil em 2020 foi de 14,7% de acordo com o IBGE.

Neste sentido, um dos nichos de negócios lucrativos para investir é o de consultoria profissional. Como o trabalho feito pela franquia QCarreira, que atua com programas vocacionais.

17. Consultoria digital

A consultoria digital pode ser voltada para posicionar uma empresa no meio digital ou para trabalhar questões específicas conforme a demanda de cada local.

Atualmente, o Brasil tem cerca de sete milhões de pequenas empresas. Assim, a consultoria digital pode ser feita para que esses pequenos empresários posicionem melhor seus empreendimentos para alçar novos mercados.

Neste sentido, franquias como a BerryTech, que realizam consultoria para outras empresas podem ser uma boa alternativa

Mas se você ainda tem dúvidas sobre o melhor nicho de negócios lucrativos, leia esse texto que pode lhe ajudar: Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje