Veja 9 nichos de negócios lucrativos e invista já!

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Imagem de uma pessoa segurando um grande leque de notas de dólar na mão. Imagem ilustrativa texto nichos de negócios lucrativos.
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O mercado conta com diversos nichos lucrativos para iniciar o próprio negócio. Contudo, cabe ao empreendedor analisar bem em qual irá investir.

Segundo projeções do Ministério da Economia, o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil deve crescer cerca de 5,3% em 2021. Este número é animador para quem deseja investir em um negócio.

São diversos nichos de negócios lucrativos voltados para públicos variados. Alguns deles ainda iniciantes, o que pode ser ainda melhor para quem vai investir agora, como mostraremos a seguir.

Melhores nichos de negócios lucrativos para conhecer

É possível empreender em diferentes mercados voltados para diferentes perfis de consumidores. Contudo, é preciso conhecer bem os melhores nichos para investir.

Nesse sentido, alguns nichos de negócios lucrativos se destacam mais. Separamos alguns deles para você conhecer melhor.

1. Mercado pet

Hoje, é cada vez mais comum as pessoas optarem por ter um animal doméstico, e por isso, o mercado pet é um dos nichos de negócios lucrativos para investir.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Brasil conta com 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais.

Dessa forma, segundo a Associação, o mercado pet já representa 0,36% do PIB brasileiro. Isso mostra a força do setor. Sendo assim, esta é uma boa oportunidade para quem quer empreender neste nicho.

Por exemplo, o empreendedor pode abrir uma clínica veterinária voltada para animais específicos ou para todos os tipos de bichos.

Do mesmo modo, existem alguns nichos bem específicos, como plano de saúde para animais. É uma forma de os donos dos Pets se precaverem para eventuais problemas de saúde de seus bichinhos.

Você pode abrir uma empresa voltada para a venda de acessórios como camas, roupas, brinquedos, entre diversos outros produtos para animais de estimação.

Como pode ver, é um mercado atrativo, com um amplo público. Por isso, cabe ao empreendedor avaliar que tipo de negócio se encaixa ao seu perfil e à sua região de atuação.

Imagem de um veterinário cuidando de um cachorro em uma mesa de cirurgia. Imagem ilustrativa texto nichos de negócios lucrativos.
O mercado PET é interessante, principalmente para quem gosta de animais.

2. Saúde do corpo

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O mercado de saúde do corpo envolve diversos tipos de negócios para empreender. Além disso, conta com um grande público que procura este tipo de produtos ou serviços.

Nesse sentido, para se ter uma ideia, de 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil.

Atualmente, está em 4º no ranking mundial de consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) segundo a Consultoria Euromonitor.

Dentro deste mercado, o empreendedor pode ganhar dinheiro vendendo produtos de estética, como hidratantes variados.

Do mesmo modo, é possível atuar com serviços específicos, como cuidados para a pele, cabelos e unhas.

Um nicho que merece destaque, é voltado para a estética corporal. Entre os mais procurados, está a remoção de celulites e manchas. Atualmente, tanto mulheres como homens se preocupam em cuidar da saúde do corpo.

Enfim, dentro do mercado existem nichos específicos, e de forma geral, é um mercado bem atrativo para novos empreendedores. Cabe ao empresário avaliar bem onde vai atuar o seu negócio.

3. Nicho de carreiras

Outro mercado no qual o empreendedor pode investir, está ligado a carreiras de trabalho. Devido a pós-pandemia, este nicho se encontra em alta. Por isso, este pode ser o momento ideal para abrir um negócio deste tipo.

Nesse sentido, o Brasil conta com 14,8 milhões de pessoas desempregadas segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

Hoje, muitas delas estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Por isso, são consumidores em potencial para serviços e produtos ligados a carreiras.

Por exemplo, é possível investir em uma empresa de cursos profissionalizantes voltados para os mais variados tipos de negócio.

O empreendedor poderá atuar com cursos online ou então com um ponto físico para ministrar as aulas. Para isso, é importante avaliar o seu perfil e a sua capacidade de investimento para este empreendimento.

Imagem de um homem vendo um computador e fazendo anotações. Imagem ilustrativa texto nichos de negócios lucrativos.
O mercado de aulas online está em expansão, sendo considerada uma forma atrativa de empreender.

4. Ensino de novas línguas

A busca por cursos de idiomas na modalidade EAD cresceu 59% em 2020 em comparação aos anos anteriores. Um dos motivos do aumento, é a grande procura por qualificação de currículo.

Esse número representa a necessidade de muitos desempregados que buscam se qualificar por meio do idioma estrangeiro. O objetivo da maioria, é conseguir uma recolocação melhor no mercado de trabalho.

Além disso, a globalização mostra cada vez mais a necessidade de se falar uma língua estrangeira. As vezes, uma pessoa perde uma excelente oportunidade de trabalho por não ter por exemplo, o inglês fluente.

Sendo assim, o empreendedor pode começar o seu negócio com uma pequena escola de inglês, já que este é um dos cursos mais procurados.

Da mesma forma, é lucrativo oferecer este tipo de conteúdo on-line ou até de mesmo de forma particular, na casa do cliente.

Com isso, o empreendedor diminui custos, o que pode ser uma boa opção em tempos de crise econômica, diante de muitas incertezas em relação ao mercado.

5. Mercado de alimentação

Um dos mercados com nichos de negócios mais lucrativos é o de alimentação. Por oferecer produtos de primeira necessidade e por se tratar de um empreendimento sólido, tem grandes chances de dar certo.

Uma grande vantagem deste mercado é sua amplitude. O empreendedor pode escolher que tipo de produto trabalhar de acordo com a região que vai atuar e com o seu perfil.

Assim, é importante observar eventuais concorrentes e avaliar as lacunas do mercado local para que possa investir de forma certeira.

Do mesmo modo, pode aproveitar o grande momento vivido pelo consumo de alimentação delivery.

Para se ter uma ideia, a entrega de alimentos teve grande ascensão em 2021. O setor registrou um crescimento de 250% de acordo com a consultoria Food Consulting.

De acordo com o Levantamento da Statista – empresa especializada em dados de mercado e consumidores, o Brasil conquistou o primeiro lugar na América Latina em consumo por delivery. O País foi responsável por quase metade dos números deste nicho, 48,77%.

Como podemos ver, o empreendedor pode aproveitar o momento de expansão do setor, além de contar com um grande mercado consumidor a ser explorado.

Por fim, vale a pena observar os segmentos em crescimento e que ainda não tenham tantos concorrentes.

Imagem de um entregador entregando pizzas na casa de um cliente. Imagem ilustrativa texto nichos de negócios lucrativos.
O delivery de comida teve um grande salto com a pandemia.

6. Loja virtual

Um nicho lucrativo é o de lojas virtuais, que funcionam por meio do e-commerce. Este tipo de negócio teve grande aumento por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para ter uma ideia, o e-commerce cresceu 72,2% no primeiro trimestre de 2021 na comparação com 2020, de acordo com a consultoria Neotrust.

Nesse sentido, o empreendedor pode atuar com uma infinidade de tipos de negócios como a venda de diversos produtos.

Cabe ao empreendedor se planejar e saber aproveitar a internet para captar clientes. Este negócio permite ainda, que o franqueado atue em uma grande região. Desta forma, ele não ficar restrito apenas a uma cidade ou a um Estado.

Do mesmo modo, ainda permite ao empreendedor avaliar que tipo de produtos quer vender e investir. Para isso, é importante escolher um ramo de negócio que se encaixe ao seu perfil.

7. Marketing digital

Os serviços de marketing digital são um nicho lucrativo para ter o negócio próprio. É uma forma de trabalhar com um serviço cada vez mais procurado pelas empresas.

De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, empresas influentes no meio como Resultados Digitais,Rock Content e Vendas B2B escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento.

Nesse sentido, as empresas menores que não possuem estrutura e nem capital para investir em um setor de marketing, optam por terceirizar estes serviços.

Assim, é possível abrir uma empresa de marketing até mesmo em home office e oferecer os serviços para um grande leque de clientes em potencial.

Contudo, cabe ao empreendedor avaliar se ele possui o perfil para trabalhar com este tipo de serviço e também a qualificação necessária.

Sendo assim, esta pode ser uma boa oportunidade para realizar cursos voltados para o marketing, já que este mercado se encontra em grande expansão.

Imagem de uma pessoa mexendo em um tablet com uma tela de computador ao fundo. Imagem ilustrativa texto nichos de negócios lucrativos.
O marketing é uma ferramenta cada vez mais presente nas empresas que buscam crescer.

8. Nicho de beleza

O segmento de produtos e serviços voltados para beleza é um dos nichos de negócios lucrativos que estão em alta no mercado brasileiro.

É um bom segmento para iniciar uma empresa, seja ela voltada para a venda de cosméticos, perfumes, até roupas e acessórios.

Da mesma forma, é possível trabalhar com uma empresa de serviços, como salão de beleza e outros cuidados pessoais como designs de sobrancelhas, escovaria e esmalteria.

Segundo a Euromonitor, o mercado de beleza no Brasil faturou cerca de US$ 30 bilhões em 2018 com vendas no varejo.

Hoje, este mercado não se restringe apenas a mulheres como há muitos anos atrás. Agora, homens também realizam procedimentos estéticos, se preocupam com a beleza e consomem estes produtos.

Com isso, é um setor com mercado em potencial, e por isso, cabe ao empreendedor avaliar com qual tipo de produto ou serviço irá trabalhar.

É preciso levar em conta a sua região de atuação bem como o tipo de negócio que se encaixa com o seu perfil. Além de abrir um estabelecimento, o empresário pode fazer suas vendas pelas redes sociais.

9. Ramo de seguros

Por último na nossa lista, está o mercado de seguros, mas nem por isso apresenta um faturamento menor ou menos interessante. Este setor poder ser uma boa opção para você investir.

Para se ter uma ideia, o segmento de seguros faturou mais de R$ 274 bilhões em 2020 de acordo com a Superintendência de Seguros Privados(SUSEP).

Por meio dele, o empreendedor consegue abrir negócios especializados em seguros de carros, casas, empresas, seguro de vida, entre outros.

Por fim, é um mercado atrativo, com modelos de negócios enxutos. Assim como os outros mercados que falamos, o empreendedor pode optar por investir em uma franquia, modelo do qual falaremos agora.

Imagem de uma pessoa segurando um papel e oferecendo uma caneta para outra pessoa. Imagem ilustrativa texto nichos de negócios lucrativos.
O setor de seguros conta com diversos tipos de contratos para o empreendedor atuar junto aos clientes.

Franquia é opção para investir em nichos de negócios lucrativos

Investir em uma franquia é empreender em um modelo de negócio que possui algumas diferenças em relação às empresas comuns.

Por exemplo, em uma franquia, o empreendedor recebe um modelo de negócio que já foi testado e aprovado pelos consumidores.

Cada unidade é uma replica da franqueadora e conta uma operação organizada para oferecer os mesmos produtos e/ou serviços em todas elas.

Este modelo de negócio é mais seguro, pois o franqueado recebe um empreendimento estruturado com uma marca reconhecida no mercado.

Os modelos de franquias já caíram nas graças do empreendedor brasileiro por conta da rentabilidade e segurança. Além disso, permite ao empresário atuar em diversos nichos de negócios lucrativos.

Dessa forma, a franquia é mais sólida, e por isso, possui menos possibilidade de fechar as portas em pouco tempo. E ainda, o empresário investe sabendo quanto terá de custos, que são informados pela Circular de Oferta de Franquia(COF).

De acordo com o Sebrae, cerca de 23% das empresas tradicionais fecham as portas nos primeiros dois anos de atuação. Segundo levantamento da ABF, as chances de uma franquia vir a fechar neste mesmo período é de apenas 5%.

Além de contar com a marca já consolidada, o franqueado também tem diversos suportes da franqueadora que garantem o bom desenvolvimento do negócio.

Por exemplo, auxílio para a gestão da unidade, treinamentos para aplicar o know-how e assim, captar clientes. E ainda, conta com auxílio para o marketing desde a inauguração e também para divulgação da marca.

Por fim, como falamos, o mercado possui muitos nichos de negócios lucrativos para investir. Veja no link abaixo algumas opções baratas.

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda tem dúvidas, conte com uma consultoria gratuita especializada que vai lhe ajudar a escolher a franquia ideal para você. Acesse: henriquemol.com.br.

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