O setor de franchising é um modelo de negócio que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Por isso, neste texto, você conhecerá mais sobre o setor e entenderá por que essa pode ser uma excelente opção para quem deseja empreender.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou cerca de R$ 211 bilhões em 2022, um aumento de 14,3% em relação ao ano anterior.
Por meio dele, empreendedores podem investir em uma marca de renome, que o público conhece e aprova. Além disso, esse mercado oferece diversas opções de segmentos de atuação, desde Alimentação até serviços de Saúde e Beleza.
Dessa forma, produzimos o texto para que você possa entender brevemente todas as características desse negócio e o que torna o empreendimento tão rentável e seguro. Acompanhe a leitura.
Desempenho do franchising no Brasil
No Brasil, existem 11 setores dentro do franchising, definidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Apesar dos anos de crise que passamos na pandemia, o cenário geral é de plena recuperação. Abaixo, separamos o levantamento do trimestre.
Além disso, o caminho para se tornar um franqueado fica ainda mais promissor quando levamos em consideração a expectativa dos empresários.
Desde 2020, não se via uma porcentagem tão alta no número de empreendedores com otimismo em relação ao fechamento do ano.
O que é o sistema de franchising?
O sistema de franquias é uma maneira de as empresas expandirem sua área de atuação com mais facilidade. Para isso, elas permitem que um empresário terceiro explore comercialmente o produto ou serviço da marca. Então, a franqueadora passa a gerenciar uma cadeia de lojas.
Ou seja, fazendo parte do franchising, o empreendedor abre uma unidade de uma marca que já existe. Então, oferece ao consumidor o que ele já conhece dessa marca, seguindo os padrões do negócio.
Em troca, ele recebe treinamentos, suporte e conta com o reconhecimento da marca, o que aumenta a confiança do usuário na unidade.
Devido a esse auxílio e apoio oferecido pelas franqueadoras, as franquias possuem a menor taxa de mortalidade entre os modelos de negócio.
Para se ter uma ideia da comparação, quem opta por iniciar um empreendimento do zero, em vez de franquia, tem cinco vezes mais chance de ir à falência antes de completar uma década.
Não à toa, o sistema de franchising vem crescendo a cada ano. Porém, antes de pensar em abrir a sua unidade, é necessário saber como funciona. Veja a seguir como abrir um negócio no franchising.
Como posso abrir negócio no franchising?
Após fazer a busca detalhada sobre as oportunidades que existem no mercado, o futuro franqueado precisa entrar em contato com a franqueadora para demonstrar o seu interesse. A partir desse momento, fica mais fácil de entender na prática como funcionam as franquias e suas vantagens.
No primeiro momento, você passará por uma entrevista para que a empresa possa conhecer o seu perfil. Isso é fundamental para que ela tenha a confiança necessária para deixar a marca a seus cuidados em uma nova unidade.
Após esse processo de conhecimento, a franqueadora é obrigada a enviar a Circular de Oferta de Franquia (COF) ao empreendedor.
Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o empreendimento. Nele, você terá acesso a coisas como o histórico da empresa, os valores cobrados, regras etc.
Em seguida, concordando com o que é apresentado no documento, você receberá o contrato e vai quitar a taxa de franquia, responsável por permitir que você inicie seu trabalho com a marca.
A partir daí, você passará por treinamentos para entender como a franqueadora trabalha e sua cultura, entenderá todas as questões que envolvem o negócio. Além disso, a franqueadora vai ajudar a encontrar um ponto comercial para iniciar suas operações, no caso de uma franquia loja física.
Durante toda a vigência do contrato, você terá acesso ao suporte da franqueadora. Graças a essa equipe, você poderá recorrer à empresa em qualquer momento.
Quais as vantagens do sistema de franchising para o franqueado?
Conhecendo brevemente como funcionam as franquias, fica mais fácil entender as vantagens do sistema. Um dos atrativos do modelo é que, apesar das suas limitações nas operações, você fica por conta da gestão da sua unidade.
Ou seja, tudo que envolve o trato com funcionários, negociação com fornecedores e outras coisas, ficam a seu encargo.
Não à toa, esse modelo de negócio é conhecido como semi-independente. Porém, caso você precise de alguma dica, ajuda ou queira passar suas estratégias para outros franqueados da rede, o suporte oferecido irá servir como essa fonte.
Outro benefício que precisamos destacar, que talvez seja o maior de todos, é a possibilidade de entrar no mercado de franquias com uma marca reconhecida pelo público e com história.
Mesmo que muitos não conheçam a empresa que você vai abrir, o fato de ela ter anos de operação e know-how facilitará a conquista do seu espaço no mercado.
É muito diferente de quem inicia algo do zero e precisa provar que o seu empreendimento é melhor que os concorrentes. Para você ter ideia, de acordo com a pesquisa do Reclame Aqui, 60% dos consumidores são fiéis a pelo menos uma marca.
Além da expertise, precisamos destacar o plano de negócio de uma franquia. Esse documento é responsável por apresentar todas as informações sobre os riscos, concorrentes, perfil dos clientes, retorno financeiro previsto, entre outros.
Isso é fundamental para qualquer empreendimento, principalmente para quem vai abrir sua própria empresa.
Mas no caso das franquias, o empresário não precisa se preocupar com essa questão. O plano está em ação desde a fundação e agora ele apenas passa por atualizações comuns.
Ou seja, você entra no mercado com um empreendimento pronto, conhecido, com história e basta seguir as regras para ter o retorno financeiro esperado.
Entenda a Lei de Franquias
As franquias começaram a fazer sucesso no Brasil na década de 1960. Durante muitos anos, o processo atraiu diversas empresas e empresários. Porém, ao longo do tempo, o modelo começou a passar por diversas desconfianças, que colocaram o sistema de franchising em xeque.
Dessa forma, nos anos 1990 foi sancionada a primeira Lei de Franquias que, entre diversas coisas, tornou obrigatória a entrega da COF ao empreendedor. Sem contar o prazo de dez dias entre o recebimento dela e a assinatura do contrato. É uma maneira de evitar que as marcas pressionem os franqueados.
Ao mesmo tempo, a Lei de Franquias apresentou artigos que deram uma segurança maior para a franqueadora em caso do descumprimento de alguma questão do acordo, por exemplo.
Porém, acontece que, mesmo com a legislação funcionando e trazendo segurança, com o passar dos anos surgiram dúvidas que precisavam ser sanadas
Assim, em 2019, foi sancionada a nova lei. Com ela, o modelo de negócio ficou ainda mais claro e fácil de ser entendido por ambas as partes. Por exemplo: durante muitos anos se pensava que existia alguma relação trabalhista entre os funcionários de uma franquia e a franqueadora, o que nunca existiu.
Essa é apenas uma das questões que ficaram claras na norma atualizada. O mesmo acontece com a ideia de que a relação entre franqueado e franqueadora poderia se configurar dentro dos direitos do consumidor, o que, de novo, não é verdade.
O que é ser um franqueado?
Mesmo conhecendo todas as questões que envolvem as franquias, você precisa entender também qual a importância do seu papel como franqueado.
Esse personagem, central do sucesso da unidade, deve ser uma pessoa que sonha alto, que queira fazer a diferença e, principalmente, que tenha afinidade com a área que vai entrar. Esse é o seu perfil?
Não se esqueça que o seu papel também será seguir as regras da franqueadora. Toda estratégia que fuja do que foi planejado pela empresa deve ser autorizada por ela. Ou seja, não há espaço para empresários indisciplinados e sem visão coletiva.
Ao longo do texto, você pôde entender um pouco mais sobre as franquias e suas obrigações. Apesar das regras, o sistema é seguro e oferece grandes oportunidades para se destacar no mercado.
Não à toa, mesmo diante da crise que o mundo passou em 2020, as franqueadoras conseguiram se recuperar com facilidade.
Tendo noção desses principais pontos, você está a um passo de se tornar um franqueado de sucesso. A próxima etapa é apenas encontrar a melhor empresa para ajudar você a se destacar no mercado e ter o retorno financeiro que tanto almeja. Boa sorte!