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Conheça o setor de franchising e todas as suas vantagens

Sumário

O setor de franchising é um modelo de negócio que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Por isso, neste texto, você conhecerá mais sobre o setor e entenderá por qual motivo essa pode ser uma boa opção para quem deseja empreender.

O primeiro ponto a ser considerado é que, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o setor faturou cerca de R$ 240,6 bilhões, em 2023, um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior.

Logo, por meio do franchising os empreendedores podem investir em uma marca de renome, que o público conhece e aprova. Além disso, esse mercado oferece diversas opções de segmentos de atuação, desde Alimentação até serviços de Saúde e Beleza.

Dessa forma, produzimos o texto para que você possa entender todas as características desse negócio e o que torna o empreender tão rentável e seguro. Acompanhe a leitura!

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Desempenho do franchising no Brasil

No Brasil, o setor de franquias é amplo, contando com 11 áreas definidas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

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Nos últimos anos, o franchising tem mostrado um ritmo de crescimento acelerado e constante. Isso ocorre principalmente devido à segurança e estabilidade que o modelo de franquias proporciona, o que incentiva o avanço do mercado.

As franquias conseguiram adaptar suas operações e processos de venda, destacando o sistema como uma opção de negócio confiável e versátil. Como resultado, o franchising já alcançou um faturamento anual expressivo, superando marcas anteriores e mostrando força e resiliência.

Então, para facilitar a visualização dos setores com melhor desempenho, confira a tabela a seguir com o faturamento do franchising no último ano, de acordo com os dados mais recentes da ABF.

A tabela que você viu destaca alguns dos setores mais fortes no franchising, com Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-estar, e Serviços e Outros Negócios. Esses segmentos têm sempre uma procura elevada, o que ajuda a mantê-los no topo entre as opções de franquias.

Um dos fatores que impulsionam o sucesso das franqueadoras é sua capacidade de se ajustar às preferências dos consumidores e às mudanças de mercado.

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Além disso, o modelo de franquia oferece vantagens como suporte contínuo, treinamento e uma estrutura de negócios já testada, o que atrai muitos empreendedores em busca de um negócio com riscos reduzidos. Vamos voltar a falar desse assunto ao longo do texto.

Já para quem quer entrar no setor de franquias, é essencial pesquisar bem as opções disponíveis e avaliar o que combina com seu perfil e objetivos.

Consultar profissionais e buscar orientação jurídica antes de qualquer investimento também é uma medida valiosa. E, com o otimismo dos empreendedores em alta, o momento parece ser bastante favorável para quem deseja se tornar franqueado.

O que é o sistema de franchising?

O sistema de franquias é uma maneira das empresas expandirem sua área de atuação com mais facilidade. Para isso, elas permitem que um empresário terceiro explore comercialmente o produto ou serviço da marca.

Ou seja, fazendo parte do franchising, você pode abrir uma unidade de uma marca que já existe. Então, oferece ao consumidor o que ele já conhece dessa marca, seguindo os padrões do negócio.

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Em troca, como dito, você recebe treinamentose suporte. Ainda, conta com o reconhecimento da marca, o que aumenta a confiança do cliente na unidade.

Devido a esse auxílio e apoio oferecido pelas franqueadoras, unidades franqueadas têm a menor taxa de mortalidade comparado com abrir um empresa do zero.

Nesse sentido, para se ter uma ideia da comparação, quem opta por iniciar um empreendimento do zero, em vez de franquia, tem cinco vezes mais chance de ir à falência antes de completar uma década.

Não à toa, o sistema de franchising vem crescendo a cada ano. Porém, antes de pensar em abrir a sua unidade, é necessário saber como funciona. Veja a seguir como abrir um negócio no franchising.

Como posso abrir negócio no franchising?

Após fazer a busca detalhada sobre as oportunidades que existem no mercado, o futuro franqueado precisa entrar em contato com a franqueadora para demonstrar o seu interesse. A partir desse momento, fica mais fácil de entender na prática como funcionam as franquias e suas vantagens. 

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No primeiro momento, você passará por uma entrevista para que a empresa possa conhecer o seu perfil. Isso é fundamental para que ela tenha a confiança necessária para deixar a marca a seus cuidados em uma nova unidade.

Após esse processo de conhecimento, a franqueadora é obrigada a enviar a Circular de Oferta de Franquia (COF) ao empreendedor.

Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o empreendimento. Nele, você terá acesso ao histórico da empresa, os valores cobrados, regras etc. 

Em seguida, concordando com o que é apresentado no documento, você receberá o contrato e vai quitar a taxa de franquia, responsável por permitir que você inicie seu trabalho com a marca.

A partir daí, você passará por treinamentos para entender como a franqueadora trabalha e sua cultura, entenderá todas as questões que envolvem o negócio. Além disso, a franqueadora vai ajudar a encontrar um ponto comercial para iniciar suas operações, no caso de uma franquia loja física.

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Durante toda a vigência do contrato, você terá acesso ao suporte da franqueadora. Graças a essa equipe, você poderá recorrer à empresa em qualquer momento.

Quais as vantagens do sistema de franchising para o franqueado?

Um dos atrativos do modelo é que, embora tenha suas limitações nas operações que são padronizadas, você fica por conta da gestão da sua unidade. Ou seja, tudo que envolve o trato com funcionários, negociação com fornecedores e outras coisas, ficam a seu encargo. 

Esse modelo de negócio é conhecido como semi-independente. Porém, caso você precise de alguma dica, ajuda ou queira passar suas estratégias para outros franqueados da rede, o suporte oferecido irá servir como essa fonte.

Outro benefício que precisamos destacar, que talvez seja o maior de todos, é a possibilidade de entrar no mercado de franquias com uma marca reconhecida pelo público e com história.

Mesmo que muitos não conheçam a empresa que você vai abrir, o fato dela ter anos de operação e know-how facilitará a conquista do seu espaço no mercado. 

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É muito diferente de quem inicia algo do zero e precisa provar que o seu empreendimento é melhor que os concorrentes. Desse modo, para você ter ideia, de acordo com a pesquisa, 60% dos consumidores são fiéis a pelo menos uma marca. 

Além da expertise, precisamos destacar o plano de negócio de uma franquia. Esse documento é responsável por apresentar todas as informações sobre os riscos, concorrentes, perfil dos clientes, retorno financeiro previsto, entre outros.

Mas no caso das franquias, o empresário não precisa se preocupar com essa questão. O plano está em ação desde a fundação e agora ele apenas passa por atualizações comuns.

Ou seja, você entra no mercado com um empreendimento pronto, conhecido, com história e basta seguir as regras para ter o retorno financeiro esperado. 

Abaixo, preparamos um vídeo completo para você aprender mais sobre as vantagens e também entender sobre as desvantagens do franchising. Dê o play!

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Entenda a Lei de Franquias

As franquias começaram a fazer sucesso no Brasil na década de 1960. Durante muitos anos, o processo atraiu diversas empresas e empresários. Porém, ao longo do tempo, o modelo começou a passar por diversas desconfianças, que colocaram o sistema de franchising em xeque. 

Dessa forma, nos anos 1990 foi sancionada a primeira Lei de Franquias que, entre diversas coisas, tornou obrigatória a entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF) ao empreendedor.

A COF é um documento que traz todas as informações econômicas, legais e operacionais da rede, o que permite que franqueado avalie com clareza o que vai precisar para integrar a rede, como: taxas, suportes e mais.

Dessa forma, há prazo de dez dias entre o recebimento da COF e a assinatura do contrato. É uma maneira de evitar que as marcas pressionem os franqueados. 

Ao mesmo tempo, a Lei de Franquias apresentou artigos que deram uma segurança maior para a franqueadora em caso do descumprimento de alguma questão do acordo, por exemplo.

Porém, acontece que, mesmo com a legislação funcionando e a segurança, com o passar dos anos surgiram dúvidas que precisavam ser sanadas

Assim, em 2019, foi sancionada a nova lei. Com ela, o modelo de negócio ficou ainda mais claro e fácil de ser entendido por ambas as partes. Por exemplo: durante muitos anos se pensava que existia alguma relação trabalhista entre os funcionários de uma franquia e a franqueadora, o que nunca existiu. 

Essa é apenas uma das questões que ficaram claras na norma atualizada. O mesmo acontece com a ideia de que a relação entre franqueado e franqueadora poderia se configurar dentro dos direitos do consumidor, o que, de novo, não é verdade.

Quais são as taxas do franchising?

As taxas de franquia representam boa parte dos investimentos que o franqueado deve fazer para usar a marca que escolheu.

Então, ao assinar o contrato para representar uma marca, você precisa considerar diversos custos, como: a taxa inicial de franquia, royalties, fundo de propaganda etc. Todos esses valores, assim como quaisquer outros custos adicionais, devem estar claramente listados na COF.

Vamos detalhar a seguir cada uma dessas taxas para que você compreenda melhor o funcionamento delas.

Os royalties

Os royalties são uma taxa periódica que o franqueado paga à rede, bem diferente da taxa de franquia, que é cobrada uma única vez. Esse valor recorrente garante ao franqueado o direito de seguir usando a marca e receber o suporte contínuo da franqueadora.

Definidos pela Lei de Franquias como uma “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou pelos serviços prestados,” os royalties podem ser cobrados de formas variadas. A legislação não limita como esse valor é calculado, nem sua frequência de pagamento, embora a cobrança mensal seja a mais comum.

Taxa inicial

A taxa inicial é o primeiro valor que o franqueado paga ao assinar o contrato de adesão. Esse valor é fixo e cobrado uma única vez, representando o direito de uso da marca e compondo o investimento inicial para abrir a unidade.

O objetivo dessa taxa é ajudar a rede a cobrir os custos envolvidos no processo de seleção do candidato e na preparação para a abertura. Esse valor também contribui para despesas com treinamento, suporte e toda a estrutura necessária para implantar a nova unidade.

Fundo de propaganda

O fundo de propaganda, também chamado de fundo de marketing, é um valor que cada franqueado contribui mensalmente para financiar campanhas publicitárias e de marketing institucional. Esse fundo promove a marca e seus produtos, beneficiando a rede como um todo, e não unidades específicas.

Normalmente, essa contribuição corresponde de 2% a 5% do faturamento bruto da unidade, mas algumas redes podem optar por uma taxa fixa mensal.

O Fundo de Marketing também está regulamentado pela Lei de Franquias, que exige apenas que a franqueadora informe claramente o valor e a finalidade dessa taxa.

Principais formatos no mercado de franquias

Uma das grandes vantagens do mercado de franquias é a flexibilidade de expansão em diferentes formatos. Logo, as oportunidades para abrir novas unidades variam conforme os públicos-alvo definidos no plano de crescimento da marca.

Assim, alguns formatos acabam sendo mais indicados para certas estratégias e mercados do que outros. Dessa maneira, permitindo que cada franqueadora escolha o modelo mais alinhado com seus objetivos. Acompanhe alguns dos formatos mais usados no mercado!

Os containers

Os containers são uma opção prática e econômica, usados frequentemente em rodovias, shoppings e centros urbanos. Esse formato oferece estrutura adequada, especialmente no setor de Alimentação, com um ambiente funcional e de fácil manutenção.

A principal vantagem dos containers é o custo reduzido e a facilidade de instalação. Por outro lado, o espaço limitado pode restringir o formato a certos tipos de negócios, pois nem todas as redes conseguem operar de forma eficiente em um local compacto.

As lojas físicas

O modelo tradicional de lojas físicas continua forte no franchising, mesmo com o avanço das vendas online.

Segundo a ABF, a maioria das compras ainda ocorre presencialmente, com cerca de 70% das vendas sendo feitas em lojas físicas. Além disso, cerca de 88% das franquias no Brasil operam nesse formato.

As lojas físicas se destacam pela flexibilidade, adequando-se a uma ampla variedade de setores. Entre os benefícios desse formato estão a possibilidade de criar uma experiência visual forte e atrativa para o cliente, por meio de vitrines e o espaço físico dedicado ao atendimento.

Por fim, esse modelo exige um investimento maior em infraestrutura, como aluguel, reformas e manutenção. Outro ponto de atenção é a escolha de um local estratégico, que pode demandar tempo e pesquisa.

Os quiosques

Quiosques são alternativas menores e mais econômicas, geralmente localizadas em espaços de grande circulação, como shoppings.

Eles são ideais para marcas que desejam ter presença em locais dinâmicos, sem os altos custos de uma loja completa. Logo, o modelo é adotado tanto por microfranquias quanto por grandes marcas, como McDonald’s e Chilli Beans.

A vantagem dos quiosques está nos custos reduzidos de aluguel e operação, além da necessidade de menos funcionários e uma gestão mais simples. Porém, esse formato é restrito a locais movimentados e nem sempre atende segmentos que exigem mais espaço para produção e estoque.

Home based

Com a digitalização crescente, o modelo home based ganhou destaque por permitir que o franqueado trabalhe de casa, com custos operacionais baixos. Essa opção é especialmente atraente para quem busca flexibilidade e não quer arcar com os custos de um ponto físico.

O formato home based é ideal para atividades que exigem apenas um computador, como e-commerce, dropshipping ou prestação de serviços digitais. Por outro lado, ele pode não ser adequado para todos os setores.

Food Trucks

O formato de food truck é popular no setor Alimentício, oferecendo a vantagem de mobilidade e um custo inicial mais baixo em comparação com uma loja física.

Esses “restaurantes sobre rodas” são ideais para franqueadoras que buscam expandir rapidamente e investidores que preferem um modelo mais acessível.

Embora tenha várias vantagens, operar um food truck pode ser caro, com custos de manutenção do veículo e adaptações constantes para o transporte e carga de insumos. Esse modelo exige uma análise cuidadosa dos custos de operação e viabilidade financeira.

O que é ser um franqueado?

Esse personagem, central do sucesso da unidade, deve ser uma pessoa que sonha alto, que queira fazer a diferença e, principalmente, que tenha afinidade com a área que vai entrar. Esse é o seu perfil?

Lembre-se que o seu papel também será seguir as regras da franqueadora. Toda estratégia que fuja do que foi planejado pela empresa deve ser autorizada por ela. Ou seja, não há espaço para empresários indisciplinados e sem visão coletiva. 

Ao longo do texto, você pôde entender um pouco mais sobre as franquias e suas obrigações. Embora existam regras, o sistema pode ser mais seguro e oferece grandes oportunidades para você se destacar no mercado.

Tendo noção desses principais pontos, você está a um passo de se tornar um franqueado de sucesso. A próxima etapa é apenas encontrar a melhor empresa para ajudar você a se destacar no mercado e ter o retorno financeiro que tanto almeja. Boa sorte!

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