O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Oportunidades na crise: opções de negócios para você ter lucro mesmo agora

Oportunidades na crise: opções de negócios para você ter lucro mesmo agora

Sumário

Existem muitas oportunidades na crise para quem quer empreender com segurança. Continue neste texto para encontrar algumas opções e saber se vale a pena investir neste momento.

Isso porque, buscar oportunidades na crise é importante para fugir da instabilidade. Afinal, o país perdeu 265 mil vagas formais de emprego no final de 2021.

Com essa baixa dos empregos formais, novas oportunidades podem ser sua chance de alcançar a independência financeira.

Vale a pena abrir negócio na crise? 

Empreender durante a crise pode ser um grande desafio para os investidores. Porém, um mercado conseguiu se estabilizar e se recuperar dos momentos de crise, foi o das franquias.

Então, para o ano de 2022, as expectativas para esse mercado foram de total recuperação e crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou R$ 211,4 bilhões.

Alguns aspectos ajudaram nesses resultados positivos, como os investimentos em tecnologia. Apostar em inovação é uma forma de diminuir os gastos de manutenção e expandir as vendas. Assim, é possível oferecer, além da loja física, a compra online ou serviço de delivery.

Logo, a tecnologia é fundamental para todo negócio, a presença digital já é algo indispensável. O outro lado das franquias que ajuda o empreendedor a superar esses momentos de crises econômicas é o suporte da franqueadora e transferência de know-how.

Desse modo, o empreendedor terá um negócio próprio com todo o suporte e informações para tomar decisões importantes e superar momentos de crise. Além de ser capaz de aproveitar as melhores oportunidades.

Ou seja, muitas vezes, abrir um negócio na crise é uma saída para empreendedores que querem alcançar a independência financeira. Além da segurança de ter um negócio próprio, você será seu próprio chefe.

Assim, empreender com uma franquia oferece novas oportunidades para quem deseja abrir o próprio negócio. Nesse sentido, é possível atuar nos mais variados mercados, direcionados para diversos perfis de empreendedores. 

Porém, é necessário analisar muito bem cada opção de negócio. Mesmo no caso das franquias, empreender pode ter seus riscos.

Então, faça um filtro entre as opções de franquias disponíveis no mercado. Afinal, você vai precisar se dedicar muito ao negócio, mesmo com suporte por parte da franqueadora.

Afinal, como uma franquia funciona?

As franquias são modelos de negócio populares e oferecem muitas vantagens, mas é vital compreender os mecanismos.

Em primeiro lugar, uma franquia é um acordo entre duas partes: o franqueador, que é o detentor da marca e do modelo de negócio, e o franqueado, que é o empresário que opera uma unidade dessa marca em uma determinada localidade.

O franqueador fornece ao franqueado não apenas o direito de usar sua marca, mas também todo o suporte necessário para estabelecer e operar o negócio. Isso inclui treinamento, manuais operacionais, fornecedores aprovados e, em muitos casos, assistência na escolha do local.

A principal vantagem de uma franquia é a redução do risco. O franqueado adota um modelo de negócio comprovado, em vez de começar do zero. Além disso, se beneficia do reconhecimento da marca, o que pode acelerar a construção de uma clientela.

No entanto, é essencial entender que, embora o franqueador forneça suporte, o sucesso do negócio ainda depende, em grande parte, da gestão e do esforço do franqueado.

A lucratividade e o crescimento do negócio estão diretamente ligados à capacidade de seguir as diretrizes estabelecidas pelo franqueador e adaptá-las às condições locais. A seguir, confira quais são as melhores oportunidades para você ganhar dinheiro mesmo em tempos de crise.

Melhores oportunidades na crise para você abrir 

As melhores oportunidades na crise são aquelas que observam brechas em segmentos promissores, como Serviços Sustentáveis, Alimentação Saudável, Limpeza e mais.

Mas cada franquia tem sua própria forma de funcionamento. Por isso, é essencial analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento estão suas principais atividades como franqueado, valor de investimento e retorno etc.

Dessa forma, a seguir, você poderá conhecer as melhores oportunidades de negócios lucrativos para abrir na crise. Confira!

[raio_x]

Como escolher o melhor negócio para investir?

Para fazer essa escolha com sabedoria, é fundamental seguir um processo estruturado e considerar diversos fatores-chave.

Primeiramente, identifique seus interesses e habilidades. Dessa forma, analise as suas paixões e competências. Investir em um setor que você entende e se sente confortável é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Em seguida, avalie o mercado. Faça uma pesquisa detalhada para identificar oportunidades e demandas. Analise tendências, concorrência e projeções futuras para o setor em que pretende investir.

O planejamento financeiro também desempenha um papel fundamental. Por isso, estude o capital disponível para investimento e estabeleça um orçamento realista. Considere fontes de financiamento, se necessário, e avalie o potencial de retorno do investimento.

Outro aspecto crucial é a localização. Sendo assim, a escolha do local de operação do seu negócio pode influenciar o sucesso. Veja também sobre fatores como proximidade de clientes, concorrência e custos operacionais.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia.

Por fim, busque orientação e consulte especialistas. Muitas vezes, um mentor ou consultor pode fornecer percepções valiosas e ajudar a evitar erros comuns.

Para quem o modelo de franquia é indicado?

O modelo de franquia é indicado para empreendedores que desejam iniciar um negócio com menos riscos. Nesse sentido, pode ser uma opção para quem busca um plano de negócio estabelecido, suporte do franqueador e reconhecimento de marca.

Além disso, é apropriado para pessoas com diferentes níveis de experiência empresarial. Seja você um novato empreendedor ou um investidor experiente, as franquias oferecem oportunidades diversificadas.

Por último, a escolha da franquia certa depende dos interesses, habilidades e recursos do investidor. Então, verificar cuidadosamente suas metas e alinhar-se com uma marca que ressoa com seu perfil é importante para o sucesso no mundo das franquias.

Passo a passo para empreender na crise

Empreender durante uma crise é desafiador, mas as franquias oferecem um caminho estruturado para o sucesso. Veja o passo a passo para empreender com uma franquia:

Pesquise e contate as franquias de interesse, conheça sua história e valores. Após analise minuciosamente o modelo de negócio da franquia, verifique a demanda local e a compatibilidade com suas habilidades e interesses.

Como dito, obtenha a COF e examine minuciosamente todas as informações fornecidas. Depois, planeje suas finanças de maneira detalhada, considere o investimento inicial, custos operacionais e projeções financeiras realistas.

Negocie com a franqueadora, discuta termos contratuais, suporte oferecido e expectativas mútuas. Por fim, realize o investimento na franquia escolhida, seguindo todas as orientações do franqueador para iniciar suas operações com sucesso. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje