Toda empresa deve ter um organograma para orientar as funções e processos. Da mesma forma, o organograma da franquia também é uma peça importante para o desenvolvimento desse modelo de negócio. Por isso, aqui você vai aprender mais sobre o assunto.
Mas antes, entenda que o mercado de franchising está em crescimento, tornando-se promissor para quem quer transformar seu negócio em uma rede de franquias, ou para quem quer empreender com uma unidade de uma marca já validada no mercado. Prova disso é que, em 2024, o setor faturou cerca de R$ 273 bilhões. Ou seja, um crescimento de 13,5% comparado com 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Logo, saber como gerir a franquia requer estratégias como adotar um bom organograma. Afinal, com este documento, fica mais fácil orientar os processos e visualizar eventuais gargalos na gestão da empresa. Já para as franquias, se trata de um dos pilares da estrutura organizacional. Mas vale destacar que essa estratégia voltada para franquias tem algumas peculiaridades por conta do tipo de modelo de negócio. Assim, acompanhe o texto com a gente para saber mais.
O que é organograma da franquia?
O organograma de uma franquia é um documento que orienta os processos de uma franqueadora, estrutura as pessoas e suas competências, em forma de uma representação gráfica. Dessa forma, ele orienta todos os passos dentro dos processos da franqueadora, desde o trabalho feito por cada pessoa, assim como a direção das informações e dos comandos.
Sendo assim, principalmente quem está fora da organização, consegue ver de onde vem os comandos da direção da empresa e para quem está direcionado. Logo, fica mais fácil identificar as competências e subordinação dos funcionários. Neste organograma de franquia, pode estar o nome dos chefes de departamentos, bem como o fluxo de informações e de decisões.
Por outro lado, deve-se evitar o uso de nomes, para que o organograma não precise de alteração sempre que um funcionário sair. Da mesma forma, o organograma de franquia, principalmente para as redes de alcance nacional, deve ser enxuto. Assim, será mais eficiente na transmissão de informações.
Além disso, deve constar no organograma as subdivisões regionais para aproximar os centros de comando de seus franqueados. Dessa forma, os colaboradores e franqueados recém-chegados conseguirão visualizar a rede de comandos com os seus processos. Da mesma forma, esta representação permite identificar falhas na transmissão das informações e dos comandos da franqueadora. Por isso, é importante organizá-lo com clareza.
Por que o organograma é essencial para uma franquia?
Mesmo com a centralização de decisões na franqueadora, uma franquia também precisa ter uma estrutura organizacional bem definida. Isso vale tanto para redes maiores quanto para operações menores, como aquelas comandadas por MEIs. Logo, como explicamos, o organograma ajuda a deixar claras as funções e os processos envolvidos na operação.
Dessa maneira, para a franqueadora, contar com um organograma funcional é essencial para garantir que a rede atue de forma alinhada com o posicionamento da marca e com as demandas do mercado. Vale lembrar que ele também favorece a agilidade na comunicação e na tomada de decisões.
Pense no organograma como um mapa de viagem: quanto mais clara for a rota, menor a chance de se perder pelo caminho. Especialmente em redes de franquias com várias unidades, a divisão por regiões no organograma aproxima a gestão de cada negócio e facilita o suporte.
Ter essa organização faz toda a diferença para manter a padronização e eficiência de uma rede em expansão. A seguir, entenda como montar um organograma para a sua rede de franquias.
Como montar um organograma para a sua rede de franquias
Para montar o organograma da franquia, os responsáveis precisam cumprir etapas antes de finalizar o projeto. Alguns passos são mais simples, basta observar o dia a dia da empresa para identificar. Por outro lado, outras informações necessárias para o organograma só aparecem quando se observa a parte estrutural da rede. Agora, acompanhe as dicas!
Pesquisa interna
Primeiro, é preciso conhecer toda a estrutura organizacional da franquia e identificar como funciona a gestão da rede. Você pode fazer essa pesquisa para conhecer como se dá o fluxo de comandos dentro da franqueadora. Ou seja, é necessário entender quem são as pessoas, teoricamente responsáveis pelas tomadas de decisões e como isso se dá com todos os funcionários.
Isso porque é comum acontecer do comando vir de outras pessoas, na prática. Muitas vezes há algum funcionário mais velho de casa ou mais familiarizado com a tarefa, e ele logo acaba tomando as decisões mesmo sem ocupar um cargo de chefia. Dessa forma, este contato direto com os funcionários é necessário, mesmo que seja por videoconferência.
Identificação das hierarquias
Com o contato direto com os funcionários, já é possível identificar quem são os chefes e a quem os setores devem obediência no organograma da franquia. Nesse sentido, é preciso identificar nos documentos internos quem são as pessoas responsáveis pelo fluxo de comando. Assim será possível observar de onde as ordens emanam.
Se a empresa estiver bem organizada em sua estrutura, não será difícil detectar o fluxo de comando e a hierarquia. Por outro lado, em uma empresa mais nova, ou que tenha pulado a etapa de se organizar internamente de modo eficiente, este trabalho será maior.
Selecione a melhor forma de representação
Quem elabora o organograma da franquia pode escolher entre três modelos de representação, de acordo com as informações que deseja destacar. O formato vertical, também conhecido como clássico, mostra a hierarquia de cima para baixo, conectando as funções por setas.
Já no modelo horizontal, as funções e departamentos aparecem lado a lado, da esquerda para a direita. Outra opção é o formato circular, onde os setores se organizam em torno de um centro, separados por cores diferentes para facilitar a leitura.
Você pode montar qualquer um desses formatos em ferramentas como PowerPoint, Word ou Excel. A melhor escolha vai depender da familiaridade com esses programas e da clareza que deseja alcançar ao apresentar a estrutura organizacional.
Validação e apresentação do organograma
Após a produção do organograma da franquia, cabe ao responsável validar este modelo junto aos líderes da franqueadora. Este documento será apresentado para eles para não restar dúvida de como as coisas funcionam na empresa, e como deverão funcionar dali em diante. Assim, os líderes verificam a hierarquia dos setores, como será a descentralização do comando quando necessário, bem como o responsável por cada departamento.
É nessa hora que o responsável pelo organograma pode passar também para os líderes como é feita a tomada de decisão, na prática, no “chão de fábrica”. Após feito o organograma com as correções propostas pelos líderes da franqueadora, e se necessário, é chegada a hora de apresentar o documento para funcionários e franqueados.
Esta apresentação deve ser feita por todos os meios de informação internos, como mural de recados, portal do franqueado, e-mail empresarial, entre outros. É fundamental que este documento chegue a cada um dos colaboradores da franquia.
Consultoria para formatação de franquia: vale a pena contratar?
A empresa que busca se tornar uma franqueadora e quer fazer isso de forma eficiente, e com bases sólidas, deve procurar uma consultoria especialista na formatação de franquias, pois vale a pena.
Dessa forma, a empresa especializada vai orientar da melhor maneira este processo. Por exemplo, com a Formatação de Franquia, serviço prestado pela Encontre Sua Franquia, holding com cerca de 13 anos de experiência, você pode transformar sua marca em uma rede de sucesso, expandindo para diversas unidades.
A consultoria oferecida auxilia em todas as etapas do processo. Logo, inicia-se com um diagnóstico profundo da sua empresa. Em seguida, são identificados pontos a serem trabalhados. Depois, define-se um modelo de negócio replicável e lucrativo.
Desse modo, você pode receber orientações sobre os cuidados na elaboração de documentos legais, como: manuais, Circular de Oferta de Franquia (COF) e contratos. Assim, simplifica a expansão do seu negócio. Então, conte com essa solução para lhe ajudar. Clique no botão abaixo!
Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre como funciona e a importância do organograma da franquia. Agora que está por dentro do assunto, conte com uma consultoria especializada para lhe ajudar a formatar os processos estratégicos da sua rede de franquia e ganhe dinheiro nesse mercado em ascensão.