Como é feita a escolha do ponto comercial de uma franquia? Veja aqui

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Imagem de uma rua cheia de pessoas e prédios em volta. Imagem ilustrativa texto ponto comercial de uma franquia.
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A escolha do ponto comercial de uma franquia é um processo que exige cuidado. Por isso, separamos aqui algumas dicas para esta etapa de implantação do negócio.

Segundo o Índice FipeZap de Venda e Locação Comercial, o preço médio do aluguel de um espaço comercial ficou em R$ 37,41/m² em 2020. Isso mostra que a escolha do empreendedor deve ser certeira para não perder dinheiro.

Uma questão positiva, é que o empreendedor pode receber ajuda da franqueadora para esta escolha. E assim, investir de forma mais certa e eficiente. Quer saber mais? Acompanhe este conteúdo com a gente!

Como definir um ponto comercial?

Antes de estabelecer uma nova unidade de franquia, muitas empresas fazem o estudo de geomarketing. Ele ajuda a prever o sucesso daquele ponto para o tipo de negócio que vai ser aberto.

O estudo de geomarketing para franquias permite avaliar os pontos de venda existentes da rede. Possibilita apontar também as novas oportunidades de negócio sem comprometer o mercado já conquistado.

Nesse sentido, o estudo de geomarketing consiste em mapear o público da região onde a empresa ou estabelecimento está inserido. O objetivo é oferecer as melhores soluções de maneira personalizada pelo melhor preço.

Quem pretende ser um franqueado procura a segurança de um negócio estruturado por meio de uma marca consolidada, que traga chances de sucesso. Dessa forma, procura meios de reduzir os riscos de um novo empreendimento.

Por isso, contar com o geomarketing para avaliar o ponto comercial de uma franquia é uma decisão inteligente, já que permite ao empreendedor definir a melhor localização para a sua empresa.

Do mesmo modo, contribui para que ele atinja seu público e encontre os clientes em potencial. Dessa forma, irá garantir uma boa movimentação no seu negócio.

Por fim, este estudo direciona as atuações da nova unidade e avalia as melhores estratégias de divulgação para aquela região, além de eventuais promoções. Assim, propociona a captação de clientes de forma eficiente.

Imagem de uma vitrine com uma placa escrito OPEN. Imagem ilustrativa texto ponto comercial de uma franquia.
São muitos detalhes a se levar em conta para a escolha de um ponto de franquia.

Como saber se o ponto comercial é bom?

Os fatores que fazem com que o ponto comercial de uma franquia seja bom, não está apenas na localização. Existem outros detalhes importantes que precisam ser analisados, como veremos a seguir.

O mercado é muito competitivo, e por isso, conseguir se destacar através de um bom ponto é fundamental para iniciar um negócio.

Contudo, o empreendedor deve saber que, o que é um ponto interessante para um tipo de negócio, pode não ser para o outro.

Isso vai depender do mercado da franquia, do seu público-alvo e do tipo de produto ou serviço que o empresário vai oferecer.

Porém, algumas características são comuns a um ponto comercial de franquia atrativo. Vamos falar um pouco sobre elas agora.

Visibilidade do ponto

Um ponto chave para um bom local da unidade da franquia é a sua visibilidade. As pessoas devem ver a sua marca para que possam saber que você está ali.

Nesse sentido, além de avaliar a região como um todo, o empreendedor também deve estar em locais visíveis e de fácil acesso.

Assim, é preciso evitar locais muito recuados da rua ou que fiquem em frente as árvores. Isso que pode atrapalhar a visibilidade do ponto.

Do mesmo modo, evitar pontos que fiquem próximos de uma outra marca bastante chamativa e que não tenham a ver com o seu mercado.

Para garantir a visibilidade do seu ponto, prefira imóveis que tenham o mesmo nível da rua e sem recuos.

Além disso, se vai abrir uma loja em shopping centers, priorize pontos estratégicos como próximos à entrada principal, escadas rolantes, praças de alimentação ou lojas-âncora.

Presença do público-alvo

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Outro fator importante que deve ser levado em conta para a escolha do ponto comercial de uma franquia, é sua proximidade com o público-alvo.

A base de um bom negócio é saber definir bem quem é o seu público, para que assim, possa trabalhar a localização e o marketing do seu empreendimento.

Imagem de uma rua com várias pessoas e carros passando. Imagem ilustrativa texto ponto comercial de uma franquia.
Uma escolha eficiente, colocando sua franquia perto do público, faz muita diferença.

Nesse sentido, o franqueado pode avaliar se há a presença de muitas marcas concorrentes na região. Isso pode ser um sinal de que o seu público-alvo está ali.

Mesmo que a franquia seja uma marca reconhecida, o que facilita o desenvolvimento do negócio, estar em um local próximo aos clientes é fundamental.

A franqueadora, através dos estudos de geomarketing, mapeia as regiões com o público em potencial da marca, seja por questões financeiras ou pelos hábitos de consumo.

Vercatilidade da área

Muitas franquias que iniciam no mercado, buscam regiões com um maior número de pessoas.

Nesse sentido, é comum investir em um ponto comercial de uma franquia em bairros verticalizados, com muitos prédios e pessoas.

Estas regiões são boas opções para realizar uma divulgação eficiente. Isso possibilita alcançar o maior número de pessoas em uma mesma ação.

Do mesmo modo, pode garantir parcerias com outros comércios que estejam consolidados na região. Eles podem ajudar a alavancar a sua unidade.

Além disso, sua franquia pode mirar os grandes condomínios, onde os moradores fazem propaganda uns para os outros.

Por exemplo, oferecer um desconto para um determinado condomínio, fazer propaganda direcionado para ele. Isso pode fortalecer o seu negócio naquele local.

Isso tudo sem contar que onde há mais prédios, há também um fluxo maior de pessoas. O que é levado em consideração na escolha do ponto comercial de uma franquia.

Facilidade de acesso

Você também precisa escolher uma região que facilita o acesso do seu cliente. Isso inclui locais próximos de estações de ônibus e metrô, além de estacionamentos.

Dessa forma, disponibilizar algumas vagas na frente da sua loja facilita bastante a vida de alguns fregueses.

Além disso, ruas mais acessíveis para seu público-alvo chegar até o seu negócio. Nem sempre isso é fácil, principalmente em grandes cidades, mas deve ser levado em consideração na hora de escolher o ponto.

Imagem de várias pessoas em uma rua comercial. Imagem ilustrativa texto ponto comercial de uma franquia.
Seu comércio deve ser de fácil acesso para o público e para os fornecedores.

Para esta escolha, cabe ao empreendedor analisar a região, ir até ela em diferentes momentos do dia para saber como é o fluxo de pessoas.

Do mesmo modo, verificar se o trânsito em horário comercial é atrativo ou se poderá ser um fator que dificulte o seu público e até os fornecedores de chegarem até a loja.

Enfim, conseguir uma boa localização levando em conta todos aspectos que falamos não é fácil. Dessa forma, juntar seus esforços com os estudos de geomarketing da franqueadora é a melhor solução.

Posso abrir negócio onde eu quiser?

O franqueado não pode abrir uma unidade onde bem entender. A escolha do ponto comercial de uma franquia passa pela aprovação da franqueadora.

Contudo, esta escolha como falamos, pode ser um processo de ajuda mútua, levando em consideração o conhecimento prático do empreendedor, caso conheça bem a região e os estudos da franqueadora.

Assim, o franqueado pode sugerir locais que achar interessante para instalar a nova unidade. Dessa forma, eles serão avaliados pela franqueadora. Esta obrigatoriedade de aval da franqueadora é informado na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Por exemplo, caso você opte por investir em uma unidade no seu bairro, onde já está habituado ao fluxo de carros e pessoas, com certeza terá informações importantes sobre o local que torne o processo de instalação possível.

Nesse sentido, você também pode sugerir alguns locais. A franqueadora irá estudá-los para buscar os mais vantajosos para instalar a nova unidade.

Enfim, pode ser um trabalho conjunto entre o empreendedor e a franqueadora para que o processo seja o mais eficiente possível. E assim, ser feita uma escolha favorável para ambas as partes.

O mercado de franchising é amplo e antes mesmo de decidir o local da franquia, o empreendedor deve ter bastante cuidado na hora de escolher a marca.

Buscar uma franquia que se encaixe ao seu perfil e da sua região. Além disso, avaliar a sua capacidade de investimento. Veja no link abaixo diversas opções de franquias baratas que separamos para você conhecer.

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora para as tratativas inicias de parceria.

Porém, caso ainda esteja em dúvida sobre qual a franquia é a mais indicada para você, receba uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar na escolha do negócio ideal para o seu perfil. Acesse: henriquemol.com.br.

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