Por que investir em franquia é um bom negócio? 7 razões para você considerar

Por
em
Homem feliz com papéis na mão e um computador no colo. Imagem ilustrativa do texto por que investir em franquia.
Advertisement

Se você é uma das pessoas que se pergunta por que investir em franquia, é bom conhecer mais sobre este modelo de negócio atrativo e que cada vez mais faz parte da vida dos empreendedores.

O mercado de franquias teve um bom desempenho em 2021, quando teve um faturamento de mais de R$ 185 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Porém, não apenas essas cifras que motivam o investimento em franquias, pois este formato de negócio tem outras vantagens, como mostraremos. Continue a leitura!

Afinal, por que investir em franquia?

Existem diversos motivos do por que investir em franquia, seja por conta da parte financeira, estrutura, marca, entre outros. Como dito, o mercado de franquias é atrativo e mesmo em momentos de oscilação da Economia se mantém em um bom patamar.

Da mesma forma, este negócio é interessante para diferentes perfis de empreendedores, bem como para mercados locais maiores ou menores.

Enfim, veja com a gente alguns dos motivos que levam o empreendedor a optar por uma franquia e investir neste negócio.

1. Modelo de negócio já testado

As franquias possuem um modelo de negócio que vem pronto para o empreendedor iniciar o seu trabalho. A estrutura da empresa é delimitada pela franqueadora e cabe ao empreendedor seguir a orientação da marca para montar o negócio.

Nesse sentido, o negócio foi implementado por meio de outras unidades da marca. Por isso, quando chega até você, ele teve uma vivência no mercado, pois foram testados.

Logo, o empreendedor usa esse sistema para expandir seus negócios, fazendo a concessão a outros empresários, que aqui conhecemos como franqueados.

Homem perto de tonéis de alumínio em uma fábrica. Imagem ilustrativa do texto por que investir em franquia.
A franquia possui um trabalho que não é recente, que foi testado no mercado.

Em seguida, repassa-se o direito de uso de sua marca, patente, ou da exploração comercial daquilo que a organização franqueadora tiver desenvolvido ou testado.

Em seguida, o empreendedor que investe em uma franquia recebe um negócio que já passou por etapas de estruturação, maturação e que é sólido.

2. Suportes da franqueadora

Advertisement

O suporte ao franqueado é primordial na rede de franquias. Será por meio dessa relação que o franqueado se preparará para as adversidades do mercado em que sua unidade está inserida.

Muitos investidores não têm experiência em gestão e encontram no sistema de franchising a oportunidade de iniciar o primeiro empreendimento. Mas é essencial saber que o suporte de franquia não se resume somente à captação inicial.

É preciso ser um processo contínuo, objetivando ajudar o franqueado a corrigir erros e encontrar soluções para que ele opere sua franquia de forma adequada.

Depois do primeiro passo, que normalmente são os treinamentos, a franqueadora também apresenta um plano de negócio estruturado que orienta o franqueado para suas decisões ao longo do desenvolvimento da empresa.

Assim, o franqueador deve repassar seu conhecimento aos franqueados e oferecer ferramentas para que a franquia consiga obter sucesso, desde a seleção do ponto comercial, até treinamentos rotineiros.

Logo, faz parte do processo, o franqueador oferecer uma estrutura de suporte aos franqueados para certificar-se de que todos sigam o modelo de sua organização e mantenham o bom desempenho da rede.

3. Reconhecimento da marca

Um motivo dos mais aparentes do por que investir em franquia é a vontade do empreendedor de ter um negócio com uma marca de renome, ou seja, conhecida no mercado.

Então, quando o empreendedor compra uma unidade de uma franquia, recebe a permissão para usar a marca dela. Com isso, consegue chamar a atenção para o seu negócio mesmo com pouco tempo de atuação.

Pessoa segurando sacolas de compras em uma mão e uma máquina fotográfica na outra. Imagem ilustrativa do texto por que investir em franquia.
A franquia possui uma marca que os consumidores já conhecem antes mesmo de você abrir sua unidade.

Por fim, isso traz menos riscos para o empreendedor, pois ele possui este diferencial, algo que não teria se estivesse começando um negócio do zero.

Nesse sentido, ao pular a etapa de maturação da marca, facilita-se o trabalho do empreendedor. Por exemplo, quando vai abrir uma unidade de uma franquia famosa no bairro a notícia corre, há uma divulgação quase que espontânea das pessoas.

Advertisement

Portanto, este é um dos grandes diferenciais do setor de franquias, porque você inicia um negócio que os consumidores já conhecem e confiam, ou ao menos possuem curiosidade de conhecer, o que também é um ponto positivo para você empreendedor.

4. Valores de investimento previstos

Um dos atrativos do modelo de franquia é a sua previsibilidade de custos e de retorno do investimento. Isso porque, a franqueadora apresenta em sua Circular de Oferta de Franquia (COF), o que os novos franqueados precisam gastar para montar a unidade.

Sendo assim, esse custo pode ser mais certeiro. Por exemplo, quando trata-se de modelos de franquias mais enxutos, onde não há a necessidade de ponto comercial, estoque, funcionários, entre outros.

Por outro lado, a franqueadora apresenta uma projeção de gastos para o negócio quando ele envolve reformas, aluguel de ponto comercial, porque esses custos podem variar bastante de região para região.

Além disso, como comentado anteriormente, o modelo da franquia já é testado, e com os números das outras unidades e também das pesquisas da franqueadora, ela consegue apresentar aos empreendedores uma previsão de ganhos.

Por isso, esta previsibilidade de investimentos e de ganhos permitem que o empreendedor possa se organizar melhor e investir de forma mais segura.

5. Estratégia de marketing estabelecida

Citamos que o franqueado recebe uma marca reconhecida no mercado, mas isso não significa que ele não precisa se preocupar com o marketing do seu negócio.

Nesse sentido, o franqueado deve divulgar seus produtos ou serviços, atuando para que esteja sempre presente na mente dos consumidores.

Mulher segurando uma placa escrito open. Imagem ilustrativa do texto por que investir em franquia.
O marketing da franquia deve iniciar antes mesmo da inauguração e precisa ser constante.

Então, para este trabalho de divulgação o franqueado recebe um plano de marketing para atuar naquele mercado.

Ainda, é comum a franqueadora ter uma central para produção de materiais a serem encaminhados aos franqueados. Mas além disso, em franquias menores, este trabalho pode ser terceirizado para uma empresa especializada.

Enfim, este suporte da franqueadora é um facilitador para o franqueado conseguir realizar um marketing mais eficiente, direcionado para o seu público-alvo.

6. Estudo do mercado pela franqueadora

Podemos definir o estudo de mercado como uma pesquisa que levanta dados quantitativos e qualitativos sobre um segmento. Logo, esse estudo pode ser mais ou menos abrangente, de acordo com o foco e necessidade da pesquisa.

Sendo assim, essas informações ajudam a compreender as oportunidades, desafios e características próprias de cada mercado. Ainda, geram conhecimentos preciosos para a tomada de decisões e planejamento, tanto de franqueadoras quanto de franqueados.

Dessa forma, um atrativo de investir em franquia é que a franqueadora realiza esse estudo para averiguar se uma unidade da marca cabe mesmo naquela cidade ou região.

Então, munida de informação a franqueadora orienta o novo franqueado a se instalar neste ou naquele lugar, onde terá maiores chances de sucesso.

7. Maior chance de sucesso

Por falar em maior chance de sucesso, o modelo de franquia é um formato de negócio que, por conta de tudo que mostramos, oferece menos riscos para o empreendedor.

Seja por ter uma marca reconhecida, produtos ou serviços testados e aprovados pelo público, ou os suportes da franqueadora. Portanto, tudo isso permite que o empreendedor atue com maior segurança.

Além disso, a franquia tem uma história. Por isso, a franqueadora consegue passar o caminho que o franqueado deve seguir para que o empreendimento se desenvolva.

Sendo assim, agora que você sabe porque investir em franquia é bom, separamos uma lista de franquias baratas para que conheça um pouco mais.

Advertisement
Advertisement