Se você é uma das pessoas que se pergunta por que investir em franquia, é bom conhecer mais sobre este modelo de negócio atrativo e que cada vez mais faz parte da vida dos empreendedores.
O mercado de franquias teve um bom desempenho em 2021, quando teve um faturamento de mais de R$ 185 bilhões
Porém, não apenas essas cifras que motivam o investimento em franquias, pois este formato de negócio tem outras vantagens, como mostraremos. Continue a leitura!
Afinal, por que investir em franquia?
Existem diversos motivos do por que investir em franquia, seja por conta da parte financeira, estrutura, marca, entre outros. Como dito, o mercado de franquias é atrativo e mesmo em momentos de oscilação da Economia se mantém em um bom patamar.
Da mesma forma, este negócio é interessante para diferentes perfis de empreendedores, bem como para mercados locais maiores ou menores.
Enfim, veja com a gente alguns dos motivos que levam o empreendedor a optar por uma franquia e investir neste negócio.
1. Modelo de negócio já testado
As franquias possuem um modelo de negócio que vem pronto para o empreendedor iniciar o seu trabalho. A estrutura da empresa é delimitada pela franqueadora e cabe ao empreendedor seguir a orientação da marca para montar o negócio.
Nesse sentido, o negócio foi implementado por meio de outras unidades da marca. Por isso, quando chega até você, ele teve uma vivência no mercado, pois foram testados.
Logo, o empreendedor usa esse sistema para expandir seus negócios, fazendo a concessão a outros empresários, que aqui conhecemos como franqueados.

Em seguida, repassa-se o direito de uso de sua marca, patente, ou da exploração comercial daquilo que a organização franqueadora tiver desenvolvido ou testado.
Em seguida, o empreendedor que investe em uma franquia recebe um negócio que já passou por etapas de estruturação, maturação e que é sólido.
2. Suportes da franqueadora
O suporte ao franqueado é primordial na rede de franquias. Será por meio dessa relação que o franqueado se preparará para as adversidades do mercado em que sua unidade está inserida.
Muitos investidores não têm experiência em gestão e encontram no sistema de franchising a oportunidade de iniciar o primeiro empreendimento. Mas é essencial saber que o suporte de franquia não se resume somente à captação inicial.
É preciso ser um processo contínuo, objetivando ajudar o franqueado a corrigir erros e encontrar soluções para que ele opere sua franquia de forma adequada.
Depois do primeiro passo, que normalmente são os treinamentos, a franqueadora também apresenta um plano de negócio estruturado que orienta o franqueado para suas decisões ao longo do desenvolvimento da empresa.
Assim, o franqueador deve repassar seu conhecimento aos franqueados e oferecer ferramentas para que a franquia consiga obter sucesso, desde a seleção do ponto comercial, até treinamentos rotineiros.
Logo, faz parte do processo, o franqueador oferecer uma estrutura de suporte aos franqueados para certificar-se de que todos sigam o modelo de sua organização e mantenham o bom desempenho da rede.
3. Reconhecimento da marca
Um motivo dos mais aparentes do por que investir em franquia é a vontade do empreendedor de ter um negócio com uma marca de renome, ou seja, conhecida no mercado.
Então, quando o empreendedor compra uma unidade de uma franquia, recebe a permissão para usar a marca dela. Com isso, consegue chamar a atenção para o seu negócio mesmo com pouco tempo de atuação.

Por fim, isso traz menos riscos para o empreendedor, pois ele possui este diferencial, algo que não teria se estivesse começando um negócio do zero.
Nesse sentido, ao pular a etapa de maturação da marca, facilita-se o trabalho do empreendedor. Por exemplo, quando vai abrir uma unidade de uma franquia famosa no bairro a notícia corre, há uma divulgação quase que espontânea das pessoas.
Portanto, este é um dos grandes diferenciais do setor de franquias, porque você inicia um negócio que os consumidores já conhecem e confiam, ou ao menos possuem curiosidade de conhecer, o que também é um ponto positivo para você empreendedor.
4. Valores de investimento previstos
Um dos atrativos do modelo de franquia é a sua previsibilidade de custos e de retorno do investimento. Isso porque, a franqueadora apresenta em sua Circular de Oferta de Franquia (COF), o que os novos franqueados precisam gastar para montar a unidade.
Sendo assim, esse custo pode ser mais certeiro. Por exemplo, quando trata-se de modelos de franquias mais enxutos, onde não há a necessidade de ponto comercial, estoque, funcionários, entre outros.
Por outro lado, a franqueadora apresenta uma projeção de gastos para o negócio quando ele envolve reformas, aluguel de ponto comercial, porque esses custos podem variar bastante de região para região.
Além disso, como comentado anteriormente, o modelo da franquia já é testado, e com os números das outras unidades e também das pesquisas da franqueadora, ela consegue apresentar aos empreendedores uma previsão de ganhos.
Por isso, esta previsibilidade de investimentos e de ganhos permitem que o empreendedor possa se organizar melhor e investir de forma mais segura.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
5. Estratégia de marketing estabelecida
Citamos que o franqueado recebe uma marca reconhecida no mercado, mas isso não significa que ele não precisa se preocupar com o marketing do seu negócio.
Nesse sentido, o franqueado deve divulgar seus produtos ou serviços, atuando para que esteja sempre presente na mente dos consumidores.

Então, para este trabalho de divulgação o franqueado recebe um plano de marketing para atuar naquele mercado.
Ainda, é comum a franqueadora ter uma central para produção de materiais a serem encaminhados aos franqueados. Mas além disso, em franquias menores, este trabalho pode ser terceirizado para uma empresa especializada.
Enfim, este suporte da franqueadora é um facilitador para o franqueado conseguir realizar um marketing mais eficiente, direcionado para o seu público-alvo.
6. Estudo do mercado pela franqueadora
Podemos definir o estudo de mercado como uma pesquisa que levanta dados quantitativos e qualitativos sobre um segmento. Logo, esse estudo pode ser mais ou menos abrangente, de acordo com o foco e necessidade da pesquisa.
Sendo assim, essas informações ajudam a compreender as oportunidades, desafios e características próprias de cada mercado. Ainda, geram conhecimentos preciosos para a tomada de decisões e planejamento, tanto de franqueadoras quanto de franqueados.
Dessa forma, um atrativo de investir em franquia é que a franqueadora realiza esse estudo para averiguar se uma unidade da marca cabe mesmo naquela cidade ou região.
Então, munida de informação a franqueadora orienta o novo franqueado a se instalar neste ou naquele lugar, onde terá maiores chances de sucesso.
7. Maior chance de sucesso
Por falar em maior chance de sucesso, o modelo de franquia é um formato de negócio que, por conta de tudo que mostramos, oferece menos riscos para o empreendedor.
Seja por ter uma marca reconhecida, produtos ou serviços testados e aprovados pelo público, ou os suportes da franqueadora. Portanto, tudo isso permite que o empreendedor atue com maior segurança.
Além disso, a franquia tem uma história. Por isso, a franqueadora consegue passar o caminho que o franqueado deve seguir para que o empreendimento se desenvolva.
Sendo assim, agora que você sabe porque investir em franquia é bom, separamos uma lista de franquias baratas para que conheça um pouco mais.