Quem costuma pesquisar sobre empreendedorismo, certamente já se deparou com o termo ticket médio. Para saber do que se trata esse termo e conhecer alguns negócios, continue neste texto até o final.
Mas antes de falar desse termo que está ligado à margem de lucro, é importante analisar o empreendedorismo no país. Um levantamento mostrou, que o potencial para empreender cresceu 75% entre 2019 e 2020.
Dessa forma, empreendedores podem fazer boas apostas ao escolher abrir o próprio negócio. Sobretudo, quando conhecem os principais termos relativos aos negócios, como o ticket médio de vendas.
Afinal, o que é ticket médio?
O ticket médio é um indicador que revela o valor médio das vendas em determinado período.
Assim, ele aponta o desempenho da empresa de acordo com as vendas realizadas e sua análise pode ser fonte de informações importantes.
Mas antes de tudo, vale destacar que o ticket médio é uma das métricas para analisar o processo de vendas.Ou seja, é um padrão usado pelas empresas para saber se a equipe de vendas está fechando bons negócios.
Dessa forma, para calcular o ticket médio, você deve dividir o faturamento total do período pela quantidade de vendas. Então, é possível usar esse valor para futuras comparações ou para ter um controle das vendas da empresa.
Vamos supor, por exemplo, que você tem uma franquia de roupas íntimas. O cálculo do ticket médio deste tipo de negócio é de R$ 637,07.
Sendo assim, se em um mês cada compra for inferior a R$ 637,07, quer dizer que o desempenho da empresa está abaixo do normal. Logo, os gestores podem criar estratégias para melhorar a venda e o faturamento de forma geral.
Além disso, o ticket médio pode ser calculado de acordo com produtos ou serviços específicos. No exemplo da franquia de roupas íntimas, pode ser interessante calcular o indicador de cada linha de produtos.
Logo, é possível perceber que tipo de produto vende mais. Em alguns casos, também é interessante calcular o ticket médio de cada cliente conforme seu volume de compras na loja.
O empreendedor é que vai definir quais os parâmetros para calcular esse indicador, como vai ser usado e como aumentar o ticket médio. Portanto, você pode ter mais controle do desempenho da sua empresa e optar por ações mais assertivas.
Melhores negócios para investir e ter bom ticket médio
Um dos melhores negócios para investir e ter bom ticket médio é uma franquia.
Afinal, por meio do sistema de franchising o investidor tem uma previsão de quanto será o investimento, retorno, ticket médio e outros valores.
Nesse sentido, pode se programar melhor, tomar decisões mais conscientes e administrar melhor sua unidade.
Além disso, analisar o ticket médio pode ser um fator determinante na escolha entre diversas opções de franquias.
Mas vale destacar que, mesmo no sistema de franquias, o ticket médio pode variar muito.
Dessa forma, esse valor depende do modelo de negócio, tipo de produto ou serviço e público-alvo. Por isso, é essencial ter em mente antes de conferir os negócios.
Por último, saiba que esse indicador não é o único que mostra o sucesso de uma marca. A seguir, você vai conhecer algumas opções de franquia com ticket médio elevado. Confira!
Qual a melhor franquia para abrir?
O ticket médio não é o único fator que você deve analisar antes de escolher uma franquia. Dessa forma, é necessário verificar o perfil empreendedor, mercado local e a reputação da marca.
Primeiramente, escolha algo que goste e se interesse em fazer. Seus hobbies, gostos e formação profissional, por exemplo, podem servir de inspiração para perceber qual negócio gostaria de ter.
Grande parte das franquias conta com um perfil de franqueado ideal. Assim, você pode analisar essas características a fim de identificar se combinam com o que está disposto a fazer.
No caso das franquias online, por exemplo, a dedicação de tempo é mais flexível. Por isso, elas podem ser alternativas para quem busca renda extra ou quer conciliar a atuação com alguma outra atividade.
Depois, é importante pesquisar sobre o mercado local. Mas no caso das franquias de loja ou quiosque, o local em que será instalada vai influenciar no potencial das vendas.
Dessa forma, antes de escolher uma franquia é preciso pesquisar se aquele produto ou serviço tem demanda na sua região.
Caso a resposta seja positiva, é necessário ainda entender qual o melhor lugar para estar perto de seu público.
Por fim, é essencial pesquisar pela reputação da marca. Você pode fazer isso por meio de uma rápida busca pelo nome da rede na internet e, assim, averiguar se há algum processo aberto.
Também é possível conversar com outros franqueados, ex-franqueados e avaliar a opinião deles. Você encontra os contatos dessas pessoas na COF da marca. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, um documento fundamental no franchising. Saiba tudo sobre ele no vídeo abaixo!