Abrir franquia vale a pena? Descubra tudo! Lucro e opções

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Abrir franquia vale a pena? Se o seu desejo de empreender falar mais alto, essa pode ser a opção ideal em momentos de incerteza. Acompanhe nesse texto algumas razões para ampliar a sua ideia de investimento.

A busca por um modelo de negócio que conversa com seu objetivo de empreender é o desafio para muitas pessoas. Por isso, para saber se abrir franquia realmente vale a pena, acompanhe as informações sobre o setor que preparamos neste texto.

Mesmo com todo o cenário de crise, as franquias continuam representando uma boa alternativa para quem quer empreender. Em 2020, o franchising brasileiro faturou R$ 167,1 bilhões, representando 2,7% do PIB nacional.

Dessa forma, as franquias costumam ter um ambiente promissor. Trazem consigo oportunidades de negócios, bem como modelos prontos e com aparato interno completo para auxiliar os investidores que desejam abrir o seu empreendimento.

A seguir, reunimos informações sobre potencial de ganhos, opções de negócios para investir e muito mais.

Abrir franquia vale a pena?

Abrir franquia vale a pena por diversas razões. A primeira delas, e talvez a mais importante, é o plano de negócios oferecido pela rede. É ele que define o passo a passo para o desenvolvimento adequado do seu empreendimento.

Por se tratar de algo definido e testado anteriormente, as chances de funcionar são bem maiores do que uma empresa que inicia o negócio do zero, sem a devida organização.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5 em cada 100 franqueados fecham seus negócios antes de completar dois anos. Enquanto isso, as demais empresas têm um número cinco vezes maior.

Além disso, o ambiente do franchising anda em constante desenvolvimento. Ano a ano, as expectativas vêm crescendo e reforçam a estabilidade do setor.

Números importantes do franchising

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor de franquias como um todo, no ano de 2020, chegou em R$ 167,1 bilhões.

Também podemos dizer que o setor do franchising é um dos que mais movem a economia. No mesmo estudo, o índice de lojas abertas ao longo de 2020 foi de 6,6%, mesmo em um cenário de crise.

Sendo assim, o potencial de crescimento desse modelo auxilia a economia do país criando postos de trabalho para o setor e diminuindo o índice de desemprego.

Inclusive, em 2019, foram criados mais de 1,3 milhão de postos de trabalho formais em um trimestre, cerca de 4% a mais que o mesmo período no ano anterior. Como resultado, 56 milhões de pessoas conseguiram uma recolocação no mercado.

Vemos um gráfico dourado com seta laranja em fundo cinza (imagem ilustrativa). Texto: abrir franquia vale a pena.
O setor do franchising vem apresentando bons desempenhos no mercado nacional.

A cada ano, os dados de crescimento do setor alcançam resultados satisfatórios em relação à Economia e ao desenvolvimento do ramo. Isso fortalece a ideia de que o ambiente é fértil para os negócios.

Vale a pena abrir uma franquia durante a crise? 

Em um cenário de crise, como o enfrentado em 2020 com a pandemia do coronavírus, começar um empreendimento pode parecer algo arriscado. Mas saiba que as franquias podem ser uma boa alternativa. 

Isso porque, ao abrir uma unidade, você não estará operando sozinho. Em vez disso, terá como apoio uma marca que já está estabelecida no mercado. Desse modo, com uma marca forte por trás, o seu negócio tende a ter mais amparo. 

Inclusive, é possível ter todo o suporte da marca para resolver várias questões, desde a parte judicial, operacional, divulgação e mais. Por outro lado, conduzir todos esses detalhes por conta própria poderia ser bem mais desafiador e até mais arriscado. 

Além disso, não podemos nos esquecer que o mercado de franchising conta com boas previsões para 2021. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias devem ter um crescimento de 8% no faturamento e 5% no número de unidades. 

Dá trabalho investir em franquia?

Interessados em investir em franquias precisam conhecer bem esse formato e saber que essa não é uma opção para quem deseja cruzar os braços. Afinal, isso não é possível no mundo dos negócios.

Nenhum investimento dá frutos sem esforço, e nesse modelo de negócio não seria diferente. Esse é o primeiro passo para saber se abrir uma franquia vale a pena.

Na verdade, o que chamamos de trabalho é a sua dedicação em fazer valer o seu investimento. Ou seja, não existe retorno sem trabalho, e ser dono do próprio negócio requer determinação.

É importante entender: você precisa colocar a mão na massa, dedicar tempo, investimento, treinamento, empenho e força para alcançar aquilo que todo empreendedor deseja – o sucesso. Portanto, se você está consciente e decidido, está no lugar certo!

A seguir, neste conteúdo, você irá conhecer várias opções de franquias. Mas antes, separamos algumas informações sobre os segmentos do franchising. Assim, você pode saber mais sobre diferentes áreas para atuar.

Segmentos das franquias

O franchising é dividido pela ABF em 11 segmentos. Essa divisão é bem democrática, oferecendo opções para todos os tipos de empreendedor.

Desde microfranquias com opções menores, mais baratas e com menor risco, até as mais robustas, como lojas físicas de shoppings ou em grandes centros comerciais.

Dessa forma, o público mais jovem, com interesse em investir e ter uma primeira experiência comercial, pode contar com a expertise das franquias para iniciar um empreendimento.

Já os mais experientes, conhecidos atualmente como geração prateada (+60 anos), que normalmente estão aposentados ou optaram por uma nova atividade, buscam por um investimento em negócio próprio.

Segundo especialistas, os setores que estão em alta são os voltados para a Alimentação. Além disso, os serviços de Estética e Ensino também se destacam. Mas é hora de avaliar em qual deles seu objetivo como investidor combina mais. Acompanhe!

Alimentação

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Vemos, sobre uma mesa, um prato com salada e pedaços de frango cozidos e picados. Em volta, temos alguns ingredientes (tomate, alface, pimenta do reino e alho). À esquerda do prato vemos um celular (imagem ilustrativa). Texto: abrir franquia vale a pena.
As franquias de alimentação são boas opções de investimento.

Se tem um setor que lança muitos empreendedores, esse setor é o de Alimentação. Isso porque, a facilidade de oferecer serviços e a receptividade do consumidor acabam atraindo os investidores.

O mercado tem crescido ainda mais com a tecnologia e a implantação dos serviços de venda de comida on-line e delivery, o que reforçou ainda mais o setor.

Nesse sentido, temos um ambiente muito propício para novidades. Com novos perfis de consumidor, é possível criar novidades em subsegmentos como o de alimentação saudável, universo fit, entre outros.

Além disso, temos os fast-food, que são opções garantidas entre as variações de franquias de serviços alimentícios.

Construção

O setor de construção tem tido grande destaque no franchising, segundo estudo realizado pela ABF. De acordo com a instituição, o setor de Casa e Construção teve um aumento de 12,8% no faturamnto em 2020.

Esse aumento representa uma parcela de consumidores que, aproveitando o momento de instabilidade econômica, investiram mais em pequenas reformas e construções. Ou seja, se não puderam trocar de casa, optaram pelas reformas e melhorias.

Beleza e estética

O setor de Beleza e estética representa uma parcela significativa do mercado. Dessa forma, suas unidades de franquia estão entre os principais empreendimentos que movimentam a Economia do setor.

Segundo uma pesquisa da Quorum Brasil, cerca de 97% das mulheres não abrem mão de investir em serviços de beleza e estética. Não é a toa que mais de 30% da renda das entrevistadas é destinada a esses serviços.

Moda e Vestuário

O setor de moda e vestuário está entre os de maior destaque no franchising.
O setor de moda e vestuário está entre os de maior destaque no franchising.

Outro ambiente bem promissor é o de moda e vestuário. Por isso, o setor está entre os de maior alta do franchising.

Pesquisadores apontam que esse ramo está diretamente ligado a marcas que buscam democratizar os produtos, oferecendo qualidade aliada a preço justo.

Outras situações que promovem a força do setor são as vendas on-line e em outros canais, por exemplo, o comércio direto na porta do cliente. Neste último, os produtos são levados aos consumidores, que estão cada vez mais a procura de praticidade.

Serviços Automotivos

Já o setor de Serviços Automotivos também está dentro das opções de atividades das franquias que têm grande potencial de atividade.

Não é preciso dizer que os carros são uma das paixões dos brasileiros. Por isso mesmo os cuidados com veículos estão dentro das necessidades de quem busca mantê-los sempre limpos e conservados.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos em circulação no Brasil era de aproximadamente 94 milhões de unidades em 2017.

Portanto, existe uma enorme demanda de serviços a ser suprida por franquias de serviços automotivos, reparos, vistorias, limpeza, entre outros.

Quanto posso obter de lucro com as franquias?

Após conhecer melhor o ramo e as atividades das franquias, chegou o momento de saber se elas são lucrativas. Que o ambiente é promissor, já falamos, mas será que isso significa que ele é também lucrativo?

Mas para saber mais sobre isso, vamos precisar falar sobre o ROI. A sigla é em inglês, da palavra Return Over Investiment que, traduzindo para o português, significa Retorno Sobre o Investimento.

Essa é uma métrica de avaliação relativa ao retorno que cada investimento traz para o seu negócio. Em outras palavras, o quanto ele está rendendo.

Nesse sentido, podemos considerá-la como uma das avaliações mais importantes para uma empresa. A mensuração de resultados mostra o que pode ser melhorado ou o que está funcionando no desempenho da atividade.

Para que fique mais simples a compreensão dessa mensuração, vamos exemplificar. Suponhamos que o seu negócio seja uma franquia alimentícia e você decide implantar uma novidade para se diferenciar do concorrente. Acompanhe o cálculo abaixo.

Cálculo de retorno do investimento

Vemos uma calculadora cinza em um papel quadriculado (imagem ilustrativa). Texto: abrir franquia vale a pena.
Você pode realizar um cálculo fácil para descobrir o retorno do investimento.

Sendo assim, após um determinado tempo, você vai avaliar se essa novidade trouxe os resultados que você esperava. Logo, para saber como analisar o ROI é fácil, basta aplicar a fórmula:

ROI = Retorno do Investimento – Custo do Investimento / Custo do Investimento

Caso o resultado dê um número maior que do 1, podemos dizer que o serviço vem atraindo consumidores.

Mas se for igual a 1, ele ainda não obteve resultados que justificam o investimento. Por outro lado, menor que 1, significa que ele está dando mais prejuízo do que lucro.

Processo de seleção para se tornar franqueado

Depois de estudar bem sobre o franchising, conhecer as opções, modelos de negócios e tudo mais sobre as franquias, é preciso passar por um processo de seleção.

Ou seja, para se tornar um franqueado, seja de qual modelo for, é necessário seguir um passo a passo. Acompanhe o processo abaixo.

Contato com o franqueador

Entre em contato com o franqueador por meio do formulário disponível no site da franquia.

O próximo passo será a resposta por parte da franqueadora para saber do seu real interesse. Saiba que nesse momento você também está sendo avaliado.

Portanto, demonstre seus interesses, objetivos e seja realista ao falar sobre sua situação financeira para investir.

É preciso entender ainda que não apenas o valor total da franquia será o total de investimento: outras taxas também serão cobradas. Então, esteja ciente e preparado para o decorrer do investimento.

Estude bem a Circular de Oferta de Franquia

Para identificar se abrir uma franquia vale a pena, é importante analisar bem esse documento conhecido como COF. A Circular de Oferta de Franquia será responsável por ajudar você a tirar todas as duvidas em relação ao negócio.

Assim, se preciso for, busque orientação jurídica para entender se o documento está dentro do que é exigido pela Lei de Franquias.

A COF é a segurança que o franqueado, e também o franqueador, têm de que tudo está de acordo entre as partes antes do ato de assinatura do contrato.

Saiba tudo sobre a COF assistindo ao vídeo abaixo.

Conheça a franquia e o setor

Escolha modelos que, além de rentáveis, sejam coerentes com a sua vontade de investir. Dessa forma, busque experimentar e sentir a necessidade dos consumidores em relação à franquia.

Não invista apenas nas expectativas de ganhos. Pense em vivenciar diariamente uma atividade que dependerá 100% da sua dedicação. Ou seja, analise o seu potencial de permanência nesse ambiente comercial.

Afinal de contas, caso não se identifique com a atividade, logo você tenderá a desistir. Pois, é muito comum se sentir desgastado fazendo algo que não gosta tanto.

Defina um bom ponto comercial

O ponto comercial precisa ser bem estudado, pois é nele que seu potencial de vendas está. Siga as instruções da franqueadora para analisar o melhor local.

Você pode sugerir essa localização, mas a avaliação dos especialistas da franquia faz toda diferença na hora de defini-lo. Antes de mais nada, você precisa estar onde o seu publico está. Atenção a isso!

Perfil comercial do franqueado

Para lidar com o mercado, é preciso ter um perfil comercial engajado. Por exemplo, é importante saber tratar bem o cliente e desenvolver com eficiência as demandas internas.

Da mesma forma, é fundamental estar atento aos funcionários, ao atendimento prestado e à padronização de informações ou mesmo ao conhecimento interno sobre os negócios.

Como resultado, é possível gerar confiança, bem como a fidelização do consumidor, fatores que irão contribuir para o crescimento do seu negócio.

Dedique-se ao negócio

Se empenhe em fazer o seu investimento crescer e dar bons frutos. Seja como for, essa é a sua oportunidade de se tornar um potencial empreendedor.

Opções de franquia em que vale a pena investir

Selecionamos alguns modelos de negócios que têm um potencial de investimento bem interessante para ampliar a sua ideia para o mundo do franchising. Confira a seguir!

Acquazero

Uma ótima oportunidade para quem gosta do ramo automotivo, a franquia Acquazero é a maior rede de limpeza ecológica do mundo. Com mais de 500 franqueados, ela oferece o serviço de limpeza automotiva sustentável.

Assim, com apenas 300 ml de água, o mesmo que um copo americano, é possível realizar a limpeza de um carro inteiro por fora.

Normalmente, se gasta o equivalente a 300 litros de água em um processo comum. Além disso, a franquia oferece outros serviços de limpeza e conservação de veículos.

Em uma matéria, a revista Segs chamou a atenção para o serviço ecológico da Acquazero e como a empresa consegue economizar 20 milhões de litros de água todos os meses.

Com um valor inicial de R$ 22.820 mil, é possível se tornar um franqueado da Acquazero. Saiba mais sobre a franquia no vídeo a seguir.

Mardelle Moda Íntima

Se você gosta de estar junto ao cliente, tem boa desenvoltura e adora o setor de vendas, a Mardelle Moda Íntima é a franquia ideal.

Fundada em 1995, a Mardelle adquiriu, ao longo dos anos, muita experiência no setor de moda íntima. Isso porque, ela trabalha com uma variedade de peças que fazem parte do cotidiano das pessoas.

Assim, suas mais de 30 lojas e seis confecções atuam de forma consistente no mercado, com o preço e qualidade que os consumidores buscam.

Segundo Henrique Mol, presidente da franquia, a Mardelle oferece toda excelência em estrutura de uma marca que está no mercado há mais de 25 anos – e com produção própria.

Com valor inicial de R$ 206 mil, é possível se tornar um franqueado da Mardelle Moda Íntima.

Veja a experiência de uma franqueada Mardelle e se inspire!

PremiaPão

Entre as grandes marcas disponíveis no mercado, não podemos deixar de fora a franquia PremiaPão. Inovando na maneira de fazer publicidade no Brasil, a franqueadora oferece espaço em embalagens de pão para divulgar os empreendimentos de uma determinada região ou município. 

O seu trabalho é muito simples. Como franqueado, você precisará se preocupar apenas com a captação dos negócios que queiram fazer essa publicidade. 

Além disso, você vai captar as padarias que vão usar esses sacos de pão. As embalagens serão fornecidas de modo gratuito para elas.

Importante destacar que o papel utilizado pela franqueadora é aprovado pela Anvisa, totalmente biodegradável e as tintas utilizadas são atóxicas e feitas exclusivamente para alimentos. 

Monitorias

Se você é uma pessoa que gosta de trabalhar no ramo educacional, a franquia Monitorias aparece com uma das grandes oportunidades de negócio. Ao longo dos seus cinco anos de história, a empresa tem mudado a vida de diversas crianças e adolescentes. 

Criada em São Paulo e contando com mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil, a franquia é um sinônimo de sucesso no ramo. Todo o reconhecimento se dá graças a sua metodologia única. 

O mais interessante de apostar nesta marca é a gama de serviços que você poderá oferecer. Não são apenas aulas e reforços escolares, mas também acompanhamento psicopedagógico e pedagógico.

Por fim, não podemos deixar de destacar que todo o seu trabalho pode ser feito diretamente de casa, com apenas internet e um computador.

Yes! Cosmetics

A franquia Yes! Cosmetics é uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado, oferecendo um modelo único de negócio. 

Você, como franqueado, pode vender mais de 250 produtos por meio da sua unidade física, e-commerce ou redes sociais. 

Dessa forma, não importa o caminho, você sempre terá uma forma de levantar o dinheiro para alcançar os seus objetivos. Para ajudar nesse trabalho, há uma equipe de suporte da franqueadora. 

Graças a essa equipe, qualquer pessoa consegue tocar o negócio, mesmo que nunca tenha tido experiência anterior como empreendedor. 

Farmácias São Rafael

O mercado de farmácias é amplo no Brasil. Segundo levantamento da empresa IQVIA, em 2019, o país era o 7º maior mercado farmacêutico do mundo.

Uma das marcas de franquias neste setor é a Farmácias São Rafael, fundada em 1997, e que entrou para o franchising em 2016.

A franquia trabalha com uma grande variedade de produtos, incluindo remédios manipulados. Ainda, possui um canal de vendas pela sua loja virtual.

É um negócio que se encaixa até para empreendedores sem experiência no mercado farmacêutico. Isso porque, a franqueadora oferece treinamentos e diversos suportes para o desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: R$ 169 mil até R$ 657 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 239 mil até R$ 522 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 38 meses

Visão Total Vistoria

Os serviços de laudo veicular e vistorias são as especialidades da franquia Visão Total Vistoria, cuja sede está na cidade de São Paulo (SP), e ainda conta com mais de 20 unidades pelo país.

A rede trabalha neste amplo mercado, já que estas vistorias e laudos são necessários para os carros serem registrados ou para contratar seguros.

Nesse sentido, a franquia possui cadastro em diversos órgãos de trânsito pelo país, o que amplia a área de atuação para os franqueados.

Ainda, conta com um modelo de negócio enxuto, com poucos funcionários, além de taxas pequenas de royalties e de propaganda.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

Fábrica de Placa

Desde o dia 31 de janeiro de 2020, todos os carros que forem emplacados, ou caso mudem de município, entre outras situações, devem ter a placa no formato padrão Mercosul.

Neste mercado, atua a franquia Fábrica de Placa. Ela faz a produção deste novo componente dos carros, abrindo novas possibilidades para empreendedores.

Cada unidade é equipada para fazer a produção das placas, com equipamentos eficientes e sem a necessidade de um amplo espaço.

Além disso, para os franqueados, a rede oferece treinamentos para a fabricação das placas, auxílio para a gestão da unidade, bem como para o marketing de divulgação da empresa.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil

Casa Prado

O empreendedor que deseja atuar com uma marca de renome no mercado de moda deve conhecer um pouco mais da franquia Casa Prado.

A rede, fundada em 1955, possui em seu portfólio produtos voltados para atender às principais exigências de um público seleto e de alto poder econômico.

Assim, possui produtos como ternos, bermudas, camisas variadas, calças, entre outros. E não é só para adultos, incluindo também moda infantil no seu catálogo, disponível por meio do e-commerce da marca.

Para ser um franqueado, a franqueadora exige dedicação integral, bem como uma afinidade com o segmento de moda masculina.

  • Investimento inicial: de R$ 600 mil até R$ 700 mil 
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 36 a 42 meses

#1 Lavanderia

O mercado de serviços é amplo, com nichos de atuação variados e muitos deles bem lucrativos. Um deles é o segmento de lavanderia, onde está a franquia #1 Lavanderia.

A rede oferece serviços de limpeza e passagem de roupas, com possibilidade de planos de assinatura mensal ou atendimento avulso.

Com a #1 Lavanderia, o cliente tem suas roupas recolhidas no seu endereço pela empresa que as devolve lavadas e passadas.

Para os empreendedores, a franquia possui três modelos de negócio enxutos: o quiosque, loja e container. Ainda, necessita apenas de um colaborador inicialmente para a unidade e um espaço com cerca de 45m2 para instalação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 7 mil 
  • Prazo de retorno: 18 meses

YouPlay

A franquia YouPlay é uma rede que trabalha no mercado de entretenimento infantil e possui 25 unidades espalhadas pelo Brasil voltadas para shoppings e centros comerciais.

A rede oferece para os pais um espaço para deixar seus filhos com segurança e comodidade, monitorados por profissionais e com um amplo espaço para se divertir.

No modelo da YouPlay, além do espaço para brincar, as unidades também podem oferecer local para aniversários, com todo suporte de um buffet infantil.

Por fim, a franquia também conta com um aplicativo próprio, onde os pais conseguem acompanhar seus filhos por meio de câmeras instaladas nos ambientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil até R$ 300 mil 
  • Prazo de retorno: de 9 a 30 meses

Velocity

Fundada em 2013, a Velocity é especializada em serviços de atividade física indoor, seja de treinamento funcional ou aulas de bicicleta.

A rede oferece um espaço bem atrativo, com um ambiente interessante para os alunos se sentirem mais à vontade e dispostos.

A franquia conta atualmente com mais de 25 unidades, sendo três delas no México, e mais de 150 mil alunos em sua base de dados.

Além disso, a Velocity realiza parcerias com artistas e influenciadores do segmento fitness para atrair mais alunos e fortalecer a marca neste cenário, além de oferecer diversos suportes aos franqueados.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil a R$ 650 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

Sucão

A rede Sucão é uma franquia voltada para alimentação saudável que visa explorar este nicho de mercado, atraindo pessoas preocupadas com a saúde e a forma física.

A franquia possui um amplo cardápio com diversos sucos naturais e lanches como saladas, sanduíches e refeições de baixa calorias.

Nascida em 1975, a empresa se tornou uma franquia em 2014 e possui, atualmente, mais de 30 unidades pelo Brasil.

São quatro modelos de negócios para os franqueados: o modelo quiosque, container, loja de rua e de shopping.

Ainda, os franqueados contam com diversos suportes para a gestão do negócio, bem como para o trabalho de marketing da unidade.

  • Investimento inicial: de R$ 180 mil a R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 14 a 34 meses

Clever Idiomas

A Clever Idiomas é uma franquia que oferece aos alunos um aprendizado diferenciado, além de um modelo de negócio atrativo para os empreendedores.

A rede possui um método de ensino que possibilita o aprendizado da língua inglesa em até 15 meses. Além disso, a franquia também trabalha com horários flexíveis para os alunos com menos tempo disponível.

Para os empreendedores, a Clever Idiomas possui modelos de negócios voltados para cidades menores, com uma estrutura mais enxuta.

Assim, nestas cidades, o franqueado pode ter menos custos para implantação da unidade, que necessita de um pequeno espaço físico para as salas de aula.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 26 mil a R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 13 a 16 meses

Croasonho

Um dos lanches mais apreciados no mercado de Alimentação é o croissant, uma iguaria de origem francesa que dá água na boca de muitos consumidores.

Ainda mais quando são recheados com doces e outras variedades. Com este produto trabalha a franquia Croasonho.

A rede possui um amplo cardápio que, além dos croissants doces, oferece opções salgadas, bem como sanduíches, saladas, bebidas quentes, chás gelados e mais.

Por fim, para o empreendedor interessado em se tornar um franqueado, a rede possui dois modelos de negócios, um para loja de shopping e outro para loja de rua.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

Griletto

Uma franquia já bem conhecida no segmento de Alimentação, na qual os investidores podem depositar suas fichas, é a Griletto.

A rede possui mais de 20 anos de atuação no mercado e mais de 170 unidades espalhadas pelo Brasil. Seu modelo de negócio é voltado para shopping e centros comerciais, como aqueles em hipermercados.

Um dos atrativos da Griletto é seu amplo cardápio de pratos executivos com carnes grelhadas, além de outros produtos, como lanches e porções.

Ainda, para os franqueados, a rede oferece diversos suportes para o desenvolvimento do negócio, como auxílio para o marketing e para a gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

Montana Grill

Os empreendedores que desejam atuar no setor de Alimentação têm diversas opções de franquias em diferentes nichos de atuação.

Uma das opções neste mercado é a Montana Grill, conhecida por suas carnes saborosas, com grelhados preparados na churrasqueira, o que atrai ainda mais os clientes.

A franquia possui um amplo cardápio, com opções de corte selecionados, linha Premium, bem como saladas, massas, entre outros.

A Montana Grill possui um modelo de negócio para instalação em shopping e praças de alimentação de hipermercados. Ainda, conta com delivery para ampliar a atuação na região.

Por fim, o franqueado recebe treinamento e suportes para a gestão da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

Jin Jin

O mercado de alimentação possui diversos nichos, como comidas típicas de outros países e regiões, a exemplo, o de pratos asiáticos.

É neste setor que trabalha a franquia Jin Jin, que possui em seu cardápio diversos pratos asiáticos, como comida chinesa e japonesa, entre outros.

A rede, fundada em 1997, entrou para o franchising em 2009 e possui, atualmente, mais de 70 unidades franqueadas pelo Brasil espalhadas em 12 estados.

Entre as opções, a Jin Jin oferece aos amantes da culinária asiática pratos executivos, massas, porções de carne etc.

Além de um amplo cardápio, o franqueado também conta com uma série de suportes da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 8 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

Odontoclinic

Não é preciso ser dentista para ter um consultório odontológico. A franquia Odontoclinic oferece aos empreendedores um modelo de negócio para trabalhar com serviços deste mercado.

A rede oferece vários cuidados para os dentes e boca dos clientes e é reconhecida no mercado de franquias, pois atua há mais de 20 anos no setor.

Para os empreendedores, é necessário ter um bom conhecimento de gestão e disponibilidade. A franqueadora complementa com uma série de suportes para o desenvolvimento da unidade.

Por exemplo, auxílio para a contratação e treinamento dos colaboradores, bem como ajuda na divulgação da unidade e na gestão do dia a dia do empreendimento.

  • Investimento inicial: de R$ 350 mil a R$ 550 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Detroit

Para ter o próprio negócio, o empreendedor deve pesquisar bastante no mercado, pois são diversas opções de franquias para investir.

Ele deve procurar redes de renome e com um suporte eficiente para os franqueados, bem como buscar marcas com algum diferencial.

A franquia Detroit Steakhouse se encaixa neste padrão, pois é uma rede de restaurantes que oferece um cardápio variado e temperos especiais tipicamente norte-americanos.

Além disso, cada unidade possui uma decoração para receber a família com várias TVs espalhadas pelo salão.

Ao franqueado, a rede oferece diversos suportes, como auxílio na escolha do ponto, layout da unidade, bem como orientações na gestão e na preparação dos produtos.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil até R$ 580 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 100 mil  a R$ 400 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

Timol

Com um modelo bem enxuto de negócio e boa possibilidade de rendimento, a franquia Timol é uma opção para o empreendedor que gosta do mercado de vendas.

A franquia trabalha com a produção e venda de produtos magnéticos para o tratamento da água com diversos produtos em seu catálogo.

Para o franqueado, a Timol oferece um modelo de negócio multinível, ou seja, o franqueado pode lucrar uma porcentagem sobre as vendas de outros franqueados que ele indicou para a rede.

Além disso, a franqueadora oferece diversos suportes para os franqueados, como treinamento e apoio para ações de marketing e de divulgação da marca.

  • Investimento inicial: de R$ 1.350 até R$ 7,5 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil  a R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

Omie

Fundada em 2013, a franquia Omie atua com automatização de processos para as empresas. A rede oferece serviços de gestão na nuvem para diversas etapas de operação para micro e pequenas empresas.

Com quase 70 unidades pelo Brasil, a Omie possui um modelo de negócio em que o franqueado deve montar um ponto comercial da rede. Ele é o responsável pela captação de clientes em sua região de atuação e pelo suporte a estes parceiros.

O serviços de gestão da nuvem é uma forma de as empresas tornarem sua operação mais eficiente e diminuir alguns custos do negócio, o que é ideal para micro e pequenas empresas.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Twice

Por meio da franquia Twice, você pode atuar no ramo de educação oferecendo um sistema de ensino bilíngue para escolas particulares interessadas. Logo, a função do franqueado é atuar com a prospecção de clientes. 

A Twice é uma marca que está no mercado desde 2007, oferecendo uma metodologia própria com resultados comprovados. Além disso, a franquia trabalha com materiais didáticos exclusivos.

Durante a operação, os franqueados podem contar como apoio na parte administrativa, comercial, de gestão de pessoas, pedagógico etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5,5 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

Bar do Urso 

Para quem se interessa pelo universo das cervejas, a franquia Bar do Urso é uma oportunidade de negócio.

Isso porque, a marca faz parte da Cervejaria Colorado e conta com unidades que comercializam cervejas artesanais. Dessa forma, você pode escolher entre o modelo quiosque, container ou loja de rua.

Mas claro, a franqueadora irá oferecer acompanhamento para implantação, treinamento prático e teórico, além de suporte no dia a dia em gestão e divulgação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Pit Stop

Com a proposta de facilitar a vida dos consumidores que querem comprar cervejas e bebidas geladas, a franquia Pit Stop conta com pontos de venda bem práticos. 

Esses espaços podem ser instalados em estacionamentos de shoppings, postos de gasolina, centros comerciais, depósito de gás etc. Neles, os clientes podem comprar as bebidas com praticidade e sem fila, ou pelo delivery. 

Assim, ao se tornar um franqueado, sua função é administrar a unidade, cuidar de detalhes como o estoque, operação diária e até a divulgação. Mas claro, tudo com suporte da marca. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil 
  • Prazo de retorno: entre 10 e 15 meses 

BEETOOLS

A BEETOOLS é uma franquia de educação que oferece o ensino de inglês com a ajuda de ferramentas tecnológicas. Assim, os alunos contam com uma metodologia própria, junto da realidade virtual, games e inteligência artificial. 

Os franqueados recebem suporte e acompanhamento da franqueadora, e podem começar o negócio pela unidade virtual. Depois de um crescimento considerável, é possível abrir uma unidade física. 

A marca está em atividade desde 2018 e, atualmente, possui mais de 20 unidades em operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 24 meses

Come Come Delivery 

Uma franquia para atuar no ramo de entregas é a Come Come Delivery. A marca surgiu em 2020, e pertence ao Grupo RDCommerce, que está no mercado desde 2009.

A marca surgiu da demanda de micro e pequenas empresas que buscavam por plataformas de delivery com taxas menores. Nesse sentido, a plataforma tem como objetivo ajudar esses empreendedores com um sistema útil e em conta. 

Já os franqueados têm um negócio de fácil operação, treinamento completo, suporte comercial e para divulgação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 299,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 1,5 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

Kaz

A franquia Kaz estreou no mercado do franchising em 2021, oferecendo um sistema prático de permuta para empresários. Sendo assim, várias empresas podem fazer trocas de produtos e serviços de forma on-line. 

Desse modo, para trabalhar com a marca, é possível escolher entre o formato de unidade padrão, que é maior, ou o modelo de escritório, com uma opção mais enxuta.

E claro, a função do franqueado é encontrar empresas parceiras que podem se beneficiar com o sistema. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 9 e 12 meses 

Cebrac

O Centro Brasileiro de Cursos – Cebrac, é uma opção de franquia para quem quer trabalhar no ramo de Educação.

A franqueadora não exige que você seja educador, pois ela vai oferecer todo o treinamento necessário para atuar com a unidade.

Os cursos oferecidos pela franquia são bem variados, voltados para a profissionalização dos indivíduos. Entre as aulas disponíveis para os alunos estão: Informática, Logística, Mecânica Industrial, Robótica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

UniAteneu

Com uma UniAteneu, o franqueado pode ofertar cursos nas mais diferentes áreas, na modalidade presencial e EaD.

São cursos de graduação, pós-graduação e técnicos, assim como cursos de qualificação profissional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No caso dos cursos de graduação há, por exemplo, opções de estudo em Biomedicina, Educação Física e Pedagogia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Smart Solution

Especializada em reformas e acabamentos de alto padrão, a rede Smart Solutions oferece em sua cartela serviços de pedreiro, pintor, eletricista, encanador, gesseiros, entre outros.

Dessa forma, há mais de 15 anos no mercado, a empresa tem grande potencial no segmento. Para abrir uma franquia da Smart Solution, é preciso um investimento inicial de R$10 mil.

Conheça a opção das microfranquias 

Depois de conferir tantas dicas de franquias, você provavelmente já tem noção do negócio que quer abrir. No entanto, vamos lhe dar uma dica que pode ser ainda melhor: fique de olho nas microfranquias. 

Isso, pois as microfranquias são modelos de negócio mais enxutos em que o investimento inicial chega até R$ 105 mil. Por isso, ao investir em negócios como esse, você pode ter mais economias. 

Em uma microfranquia, você pode encontrar formatos que não geram tantos gastos, como o home office. Ou seja, além de ter um investimento menor, você terá menos custos para manter a unidade, economizando com aluguel, luz e afins. 

Mas claro, você ainda terá direito ao sistema de apoio das franquias e ao plano de negócios já testado da marca. 

A marca Acquazero, como citamos, possui um modelo em que é possível operar em home office e fazer atendimento delivery, sendo uma alternativa bem em conta. 

Você também pode voltar no texto e conferir as marcas que se encaixam nessa categoria, com investimentos iniciais mais baratos. 

Quais os custos de uma franquia?

Ao longo do texto, você deve ter percebido que abrir uma franquia vale a pena. Mas como qualquer outro tipo de negócio, você deve estar preparado para os custos envolvidos nesse empreendimento. 

Antes de tudo, você terá que arcar com a taxa de franquia, que é basicamente um valor pelo qual você terá em troca os direitos de uso da marca e seu know-how. Essa é a primeira taxa a ser paga e é a partir dela que você poderá abrir sua unidade. 

Do mesmo modo, se você deseja ter uma unidade com loja física, terá gastos maiores, já que é preciso alugar um local e fazer toda a decoração e reformas necessárias. Por outro lado, em uma franquia home office, você terá economias. 

Durante a operação, é comum que você tenha que pagar taxas como a de propaganda e a de royalties. Em ambos os casos, elas podem ser cobradas mensalmente, mas os valores tendem a variar de acordo com a marca. 

A taxa de royalties tem como objetivo permitir que o franqueado continue usufruindo do direito de uso da marca. Já a taxa de propaganda é destinada para ações de marketing e propaganda. 

Entenda mais sobre como abrir uma franquia

Gostou do nosso conteúdo? Viu que abrir uma franquia vale a pena e que você tem um amplo mercado para seguir? Então, se prepare ainda mais acessando gratuitamente o nosso ebook!

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Mas para ficar por dentro do mercado de franchising e saber como escolher uma franquia, temos o conteúdo certo para você. Leia agora nosso artigo sobre o que considerar na hora de escolher uma franquia e se prepare para abrir o seu negócio!

Se preferir, você pode contar com a nossa consultoria gratuita e ter o acompanhamento de profissionais preparados. Assim, será ainda mais fácil encontrar a franquia certa. Acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Agosto/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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