Análise de franqueabilidade: sua empresa está pronta para se tornar franquia?

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Imagem de um homem explicando algo em uma lousa. Imagem ilustrativa texto análise de franqueabilidade.
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O mercado de franchising é uma forma eficiente para o crescimento de uma empresa. Contudo, é necessário fazer uma análise da franqueabilidade para saber se ela pode virar uma franquia.

O segmento de franquias no Brasil tem se tornado cada vez mais atrativo. Mesmo com a crise econômica, este setor faturou quase R$ 40 bilhões no primeiro trimestre de 2021, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Porém, é preciso ter cuidado antes de realizar este processo de transformação de sua empresa. Aqui, mostraremos um pouco sobre as etapas desta mudança para você entender melhor.

O que é análise de franqueabilidade?

Basicamente, a análise da franqueabilidade estuda se o negócio da sua empresa pode ser replicado. No entanto, esse processo não é tão simples quanto parece.

Esta análise leva em conta a estrutura da empresa, estudando a fundo os processos internos e externo do negócio.

Assim, observa se todas as etapas podem ser replicadas em novos negócio, ou se apenas algumas delas. Ou, por fim, se este processo pode ser feito sem onerar bastante o empreendedor.

Do mesmo modo, analisa o público-alvo do empreendimento, a forma de gestão, bem como os custos desta implantação.

Nesse sentido, se pela análise consta que replicar a operação da empresa fica muito caro, e não será vantajoso para captar clientes, logo, não vale a pena esta transformação.

As finanças, o marketing, o planejamento estratégico e a possibilidade de transmissão de know-how de processos da empresa devem ser levados em consideração.

Por fim, falaremos um pouco sobre cada um dos aspectos que são estudados nesta análise de franqueabilidade.

Entenda o que a análise de franqueabilidade observa

Vemos uma pessoa fazendo uma explanação para outras em uma sala de reuniões (imagem ilustrativa). Texto: análise de franqueabilidade.
Cada processo da empresa deve ser analisado antes de dar início à mudança.

Para iniciar um negócio é preciso coragem do empreendedor, tendo em vista que é um processo sujeito a muitas variáveis.

Depois de um tempo, e de solidificar o negócio, o passo de transformá-lo em franquia exige ainda mais cuidado. Assim, para que este processo não derrube toda a estrutura que foi construída anteriormente.

Por isso a análise de franqueabilidade é tão importante e o empreendedor deve ficar atento a cada uma das etapas deste processo.

Estrutura da empresa

Assim como construir ou aumentar uma casa, você deve começar pela estrutura do imóvel. Saber se ela comporta este crescimento sem desmoronar.

Da mesma forma é a análise de franqueabilidade, que estuda a estrutura da empresa para saber se ela consegue passar por este processo.

Assim, saber se possui funcionários o suficiente e capacitados para as novas demandas, espaço físico para contratar novos colaboradores e caixa para investir na mudança.

Além disso, é importante analisar se a gestão da empresa comporta as novas exigências que serão feitas dela, pois o suporte aos franqueados exige uma estrutura empresarial.

Enfim, para este modelo de negócio, a empresa deve se capaz de se reestruturar com eficiência para receber novas demandas.

Posicionamento de mercado da marca

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Na análise de franqueabilidade, o empreendedor observa como está sua marca no mercado, ou seja, como ela se encontra junto ao público.

Nesse sentido, a marca da empresa deve ser forte, reconhecida pelo público, para que possa ter capacidade de atrair empreendedores.

Do mesmo modo, a marca da empresa deve estar protegida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Isso evita que terceiros usem o nome da sua empresa sem uma contraprestação.

Concorrência da empresa

Outro ponto a se analisar é como a nova franquia irá se encaixar no mercado. Assim, entender o cenário do setor no qual irá atuar.

Por exemplo, entender como funciona as franquias que serão concorrentes e onde seu negócio irá se encaixar no mercado.

Vemos um corredor de um shopping com pessoas andando (imagem ilustrativa).
A empresa deve conhecer bem o mercado, seus concorrentes e o seu público.

Além disso, quem são os consumidores, quem toma a decisão de compra e quais são os aspectos importantes para esse público?

Dessa forma, é possível oferecer aos empreendedores que buscam um novo negócio uma franquia atrativa frente à concorrência.

Potencial de vendas do franqueado

O posicionamento de marca e frente à concorrência são fatores que elevam ou não a um potencial de vendas da empresa.

Nesse sentido, para a empresa se tornar uma franquia atrativa para os empreendedores, ela deve demonstrar uma boa possibilidade de vendas.

Os empreendedores não investem em uma franquia sem nome, desconhecida no mercado e pelo público. Sem estes requisitos, sua rede de franquias não será atrativa para novos investidores.

Diferenciais dos serviços e produtos

Na análise de franqueabilidade também são observados se os produtos ou serviços da empresa possuem um diferencial a oferecer.

Assim, para se tornar uma franquia atrativa para os empreendedores, é preciso apresentar um diferencial que a faça se destacar no segmento.

Para apresentar este diferencial, pode ser necessário algum tipo de modificação na empresa, ou então um marketing mais agressivo.

Melhorias a serem feitas no negócio

Ao analisar a estrutura da empresa e seus processos internos, para ela se tornar uma franquia, pode ser necessário realizar algumas mudanças.

É comum a análise de franqueabilidade identificar etapas que precisam ser melhoradas, tornando-as mais baratas ou mais eficientes.

Assim, seja no processo produtivo, na gestão ou atendimento, deve-se identificar tais melhorias a serem feitas e incorporadas à operação que será replicada nas unidades.

Antes de falamos mais um pouco sobre este processo, veja o vídeo abaixo com dicas para transformar o seu negócio em franquia.

Modelo financeiro da empresa

Para que a empresa possa ter uma boa base para esta mudança ela deve repensar o modelo financeiro do empreendimento.

Se antes o lucro da empresa vinha da venda dos produtos ou serviços, agora o retorno virá com taxas de franquias e royalties, além das vendas.

Por conta disso, todo o processo da empresa deve ser repensado para suportar novos investimentos e um modelo de negócio diferente.

Ainda, analisar os custos que cada unidade terá, repensar margens de lucro, simplificar etapas para tornar mais baratas. Dessa forma, oferecer um modelo mais simples para o franqueado, com menores custos.

Possibilidade de transferir know-how

Depois de todo o processo análise de franqueabilidade, a empresa terá ideia se é possível transmitir todo o seu know-how aos franqueados.

Ou seja, se é possível replicar a operação, se a empresa está preparada estrutural e financeira para este novo desafio, bem como seus colaboradores.

Porém, chegar a esta conclusão não é tão simples, dependendo do tipo de negócio. Nessa hora, pode ser uma boa opção contar com uma ajuda profissional, como falaremos agora.

Como fazer uma análise de franqueabilidade?

A análise de franqueabilidade pode ser feita por uma consultoria especializada neste processo. Com ela, esta mudança é mais eficiente e segura, facilitando para o empresário.

Uma das consultorias que trabalham com esta análise é a NX Franquias, empresa ligada ao grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil.

A empresa trabalha com esta análise de franqueabilidade e conta com a expertise de profissionais do franchising.

Além de analisar a empresa como um todo para ver se é possível transformá-la em franquia, ela ainda auxilia na prospecção de investidores para a marca

A NX Franquias realiza feiras virtuais e presencias para divulgação da nova franquia, e conta com o canal no YouTube do empreendedor Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia.

Com auxílio da NX Franquias, este processo de formatação será mais eficiente, resultando em um modelo de negócio atrativo para os empreendedores.

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