O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil

Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil

Sumário

Existem diversas franquias baratas e rentáveis disponíveis no mercado brasileiro, e separamos uma lista com as melhores para você. É por meio desse modelo de negócio que grandes empresas vêm expandindo sua área de atuação.

O setor de franquia é lucrativo. Tanto que, em 2023, seu faturamento chegou a ultrapassar a marca de R$ 211,4 bilhões, um crescimento de 14,3% em comparação a 2021. E não importa o nicho em que a franqueadora atua, a maioria começa a ver nas microfranquias a chance perfeita de ampliação.

O conceito engloba qualquer investimento no franchising até R$ 135 mil por parte do empreendedor. O valor é fixado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Sendo assim, para que você conheça as vantagens desse modelo de negócio, além de algumas marcas que atuam nessa frente, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Quais as vantagens de abrir uma franquia barata?

Abrir uma franquia barata pode ser uma estratégia inteligente para empreendedores que desejam iniciar um negócio com um investimento inicial mais acessível.

Embora possa haver preocupações sobre a possibilidade de obter lucro com um empreendimento de baixo investimento, é importante ressaltar que existem várias vantagens nesse tipo de franquia.

Uma das principais vantagens é o menor risco financeiro. Ao optar por uma franquia barata, o empreendedor tem a oportunidade de entrar no mercado com um capital menor, o que reduz as chances de endividamento ou perdas significativas.

Além disso, as franquias baratas muitas vezes são modelos de negócio já testados e comprovados. O franqueador já estabeleceu processos, estratégias e um plano de negócios que se mostraram eficazes.

Essa experiência prévia pode ser uma grande vantagem, pois o empreendedor não precisa iniciar do zero e pode se beneficiar do conhecimento adquirido pelo franqueador.

Outro ponto favorável é o tempo de retorno do investimento. Em geral, franquias de baixo custo tendem a ter um tempo de retorno mais rápido. Com um menor investimento inicial, é possível recuperar o capital investido em um período mais curto.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Além disso, uma franquia barata pode ser mais flexível em termos de localização. Com um menor investimento, é possível encontrar espaços comerciais mais acessíveis e bem localizados, o que contribui para atrair clientes e impulsionar as vendas.

Opções de franquias baratas e rentáveis para investir

Agora que você conhece algumas das principais vantagens de ter uma unidade franqueada, separamos uma lista com algumas marcas disponíveis no mercado.

Logo, lembre-se de analisar não apenas as questões financeiras que envolvem o empreendimento. É preciso aproveitar também as boas oportunidades que o modelo de negócio oferece.

Em outras palavras, é importante levar em consideração o histórico da marca e sua reputação no mercado. Para “tirar a prova dos nove”, consuma os produtos e/ou serviços oferecidos pela franquia.

Por fim, se possível, converse com outros franqueados e estude com muita calma a Circular de Oferta de Franquia (COF). A pressa para fechar o negócio pode acabar lhe prejudicando.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!
[raio_x]

Que tal potencializar o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso? Para isso, conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Agora que você já conhece algumas das melhores marcas do mercado, aprenda no próximo tópico como escolher a melhor franquia para o seu perfil e interesse!

Como escolher uma franquia de baixo custo?

Com tantas opções de franquias baratas no mercado, você ainda pode ter dúvidas de como escolher a melhor para você. Assim, saiba que o mais importante é não abrir mão de uma pesquisa bem cuidadosa.

Se você tem o interesse de abrir uma unidade de baixo custo, precisa ficar atento a todos os valores envolvidos naquele negócio. Por isso, preste atenção aos detalhes além do valor de investimento. 

Portanto, saiba que por mais que seja importante saber o montante inicial para abrir a franquia, existem outros custos que fazem parte do processo. Lembre-se que as franquias também contam com taxas regulares como de royalties e marketing. 

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Ou seja, você precisa estar por dentro dessas informações para se programar e saber quais serão os custos fixos e se a franquia se encaixa no seu orçamento. 

Ao mesmo tempo, você precisa saber qual o capital de giro necessário para se manter nos primeiros meses, enquanto a franquia não dá lucros.

Desse modo, você consegue conhecer todos os custos da franquia e poderá saber se ela é ou não uma possibilidade para os seus planos. 

Passo a passo para adquirir franquias baratas e rentáveis

Adquirir franquias baratas e rentáveis requer um planejamento cuidadoso e passos bem definidos. Seguir um processo organizado pode aumentar as chances de sucesso nesse tipo de investimento. A seguir, apresento um passo a passo para guiá-lo nesse processo.

O primeiro passo é entrar em contato com a marca desejada. Pesquise sobre as franquias disponíveis no mercado e escolha aquela que se encaixa em seus objetivos e interesses.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Entre em contato com a franqueadora para obter mais informações sobre o negócio e expressar seu interesse em adquirir a franquia.

Em seguida, é crucial analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) fornecida pela empresa. A COF contém informações essenciais sobre a franquia, como taxas, investimentos, obrigações e suporte oferecido pelo franqueador.

Logo, leia atentamente esse documento e, se necessário, busque assessoria jurídica para uma análise mais aprofundada.

Planejar suas finanças é outro passo fundamental. Avalie suas economias e defina um orçamento para o investimento na franquia. Considere também os custos operacionais, como aluguel, estoque e marketing.

Em seguida, negocie com a franqueadora. Discuta os termos do contrato e busque possíveis ajustes que sejam favoráveis para ambas as partes. Esclareça dúvidas, alinhe expectativas e certifique-se de que todas as condições estejam claras antes de avançar.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Por fim, invista na franquia. Siga todos os procedimentos de formalização e realize o pagamento necessário para adquirir os direitos de operar a franquia.

Prepare-se para o treinamento e a implementação do negócio, seguindo as orientações e padrões estabelecidos pelo franqueador.

Então, já sabe qual franquia barata você vai investir e, assim, se tornar um empreendedor? Estude com cuidado todas as opções, siga as nossas dicas e esteja preparado para o sucesso!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje