Investir no interior do Brasil é um caminho interessante. Se você é um destes empreendedores de olho no mercado, veja aqui como abrir um negócio em cidade pequena.
O movimento de crescimento fora dos grandes centros urbanos vem se consolidando nos últimos anos. Entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades do Brasil subiu cerca de 15%. Já nos outros 5.520 municípios, o crescimento foi de 23%.
Além disso, a partir de 2020, o êxodo urbano se intensificou, em virtude da pandemia de covid-19. Isso mostra que investir em uma cidade pequena pode oferecer uma oportunidade sólida para o empreendedor ganhar dinheiro.
Porém, não basta apenas ter o sonho de investir, é preciso ter alguns cuidados para empreender com segurança em cidades menores, como mostraremos a seguir. Confira!
Afinal, como abrir um negócio em uma cidade pequena?
Para abrir um negócio em cidade pequena você deve pesquisar bem o mercado local e avaliar que tipos de negócios podem prosperar na região.
Nesse sentido, é importante entender como funciona o hábito de consumo dos cidadãos, identificar quais produtos ou serviços podem chamar a atenção do público.
Por exemplo, você pode ter em mãos um serviço bastante inovador que faz sucesso em grandes cidades, mas não nas do interior.
Do mesmo modo, analisar as lacunas de mercado. Por exemplo, a falta de uma hamburgueria artesanal na cidade, loja de roupas de grife, um negócio de açaí, entre outras opções.
É necessário entender a região, como é o dia a dia da cidade, que tipo de pequeno negócio faz falta na vida daqueles habitantes. Assim, que necessidade da região você poderá suprir.
Depois de estudar bem o mercado e avaliar que modelo de negócio poderá encontrar terreno fértil, considere a opção de investir em uma franquia. Assim poderá ser bem certeiro nesta localidade.
Nesse sentido, este formato faz com que você pule algumas etapas, pois recebe uma operação pronta. Ou seja, uma marca que já atua no mercado.
Logo, uma franquia facilita para o empreender abrir um negócio mesmo sem experiência. Isso porque ela tem uma estrutura previamente estabelecida e um modo de fazer pronto. Você pode aprender mais sobre este formato no curso Franquias Guia Prático, clicando aqui.
Além disso, a franquia é um negócio lucrativo, pois tem renome no mercado. Assim, ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros. Tudo isso ajuda na divulgação.
O empreendedor também conta com suportes, como: treinamentos e auxílio para a gestão do negócio. Por isso, é uma boa forma de como abrir um negócio em cidade pequena.
Melhores negócios para abrir em cidade pequena
O melhor negócio para abrir em uma cidade pequena é uma franquia que possa aproveitar o potencial dos consumidores daquela região. Porém, que também seja algo que você goste de fazer.
Nesse sentido, existem boas ideias de negócio. Porém, o empreendedor precisa entender que ele será a força motriz da empresa. Nesse sentido, terá que se dedicar cada vez mais para alcançar o sucesso.
Mas imagina abrir um negócio e ter que trabalhar com algo que você não goste ou que não se encaixe no seu perfil? Isso porque, sem saber cozinhar nem fritar um ovo é complicado investir em um negócio no ramo de Alimentação.
Então, entenda quais são as suas qualidades e como pode aproveitá-las na sua franquia. Se você é comunicativo, pode atuar com vendas diretas. Agora, se tem um perfil mais reservado, pode atuar em home office por meio de um negócio virtual.
Enfim, é importante que o seu perfil combine com a franquia e que a franquia combine com o mercado local. Por fim, esta sinergia será um diferencial para ser bem-sucedido nesta empreitada.
O empreendedor também não deve desanimar, pensar no tamanho do mercado. Sejam cidades grandes ou pequenas, todas têm necessidades e carências. Além disso, estas regiões podem permitir menor investimento e maior proximidade com seus clientes em potencial.
Nesse sentido, você consegue conhecer melhor seu público, o que eles gostam, precisam ou estão dispostos a conhecer. É um mercado muitas vezes menos complexo, com espaços centrais, mas com valor acessível. Tudo isso pode ajudar muito no seu crescimento.
Por último, é importante analisar também os nichos que podem ser mais lucrativos para cidades pequenas. A seguir, falaremos sobre alguns deles e traremos opções de franquias.
Que nicho escolher para investir em cidades pequenas?
Existem muitos nichos para se explorar nestas regiões. Isso porque muitas delas estão em um processo de crescimento, recebendo novos moradores vindos de grandes cidades. Desse modo, precisam dos serviços e produtos com os quais estavam acostumados.
Além disso, em algumas regiões do interior existem pequenas cidades que são próximas e se comunicam facilmente. Isso faz com que você possa aproveitar um mercado fora da sua cidade sede.
Nesse sentido, uma forma de como abrir um negócio em cidade pequena é o foodtruck. Este formato caiu no gosto popular, e nas regiões do interior não é diferente. É uma maneira de atuar com Alimentação em um mercado sólido e com um modelo atrativo para os consumidores.
Do mesmo modo, os bares também são um tipo de negócio bom para cidades pequenas. Você pode apostar em um local personalizado, com uma estrutura diferenciada, que tende a ser uma novidade na região.
Outro tipo de negócio atrativo para cidades pequenas são lojas de roupas, principalmente marcas mais renomadas. É uma maneira de atrair bastante público e ser algo diferente no mercado local.
Da mesma forma, negócio de venda online, o famoso e-commerce também faz sucesso em cidades pequenas. Por isso, é um formato interessante, já que você consegue atender não apenas a sua cidade, mas as regiões vizinhas.
Você também pode investir pouco em uma franquia de infoprodutos, como cursos, e-books, entre outros tipos. São produtos que não são físicos e não demandam estoque e logística.
Agora confira algumas opções de como abrir um negócio em cidade pequena com as franquias atrativas que separamos para você.
Então, além dos cuidados de analisar o mercado, o empreendedor precisa saber selecionar bem a franquia. Avalie bem a região, veja também o quanto tem para investir e as tendências mais interessantes, para, assim, investir com segurança.