Como abrir um negócio em cidade pequena: melhores ideias para você investir

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Pequena cidade perto das montanhas vista de cima. Imagem ilustrativa do texto como abrir um negócio em cidade pequena.
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Investir no interior do Brasil é um caminho interessante. Se você é um destes empreendedores de olho nO mercado, veja aqui como abrir um negócio em cidade pequena.

O movimento de crescimento fora dos grandes centros urbanos vem se consolidando nos últimos anos. Entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades do Brasil subiu perto de 15%. Já nos outros 5.520 municípios, o crescimento foi de 23%.

Isso mostra que investir em uma cidade pequena pode oferecer uma oportunidade sólida para o empreendedor ganhar dinheiro.

Porém, não basta apenas ter o sonho de investir, é preciso alguns cuidados para empreender com segurança em cidades menores, como mostraremos a seguir. Confira!

Afinal, como abrir um negócio em uma cidade pequena?

Para abrir um negócio em cidade pequena você deve pesquisar bem o mercado local e avaliar que tipos de negócios podem prosperar na região.

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Nesse sentido, entender como funciona o hábito de consumo dos cidadãos, identificar quais produtos ou serviços podem se destacar e chamar a atenção do público.

Por exemplo, você pode ter em mãos um serviço bastante inovador que faz sucesso em grandes cidades, mas não nas do interior.

Do mesmo modo, analisar as lacunas de mercado, como a falta de uma hamburgueria artesanal na cidade, loja de roupas de grife, um negócio de açaí, entre outras opções.

É necessário entender a região, como é o dia a dia da cidade, que tipo de pequeno negócio faz falta na vida daqueles habitantes e que possa ser suprido por você.

Depois de estudar bem o mercado e avaliar que modelo de negócio poderá encontrar terreno fértil naquela localidade, considere a opção de investir em uma franquia.

Isso porque, este formato faz com que você pule algumas etapas, pois recebe uma operação pronta, ou seja, uma marca que já atua no mercado.

Atendente de uma pequena loja. Imagem ilustrativa do texto como abrir um negócio em cidade pequena.
O modelo de franquia é mais simples para implantar.

Logo, uma franquia facilita para o empreender abrir um negócio mesmo sem experiência, porque tem uma estrutura previamente estabelecida e um modo de fazer pronto.

Além disso, a franquia é um negócio lucrativo, pois tem renome no mercado. Assim, ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para ajudar na divulgação.

Dessa forma, naturalmente seu negócio fica conhecido perante o público por meio da presença nas cidades com ganho de escala.

O empreendedor também conta com suportes, como: treinamentos e auxílio para a gestão do negócio. Por isso, é uma boa forma de como abrir um negócio em cidade pequena.

Melhores negócios para abrir em cidade pequena

O melhor negócio para abrir em uma cidade pequena é uma franquia que possa aproveitar o potencial dos consumidores daquela região, mas que também seja algo que você goste de fazer.

Nesse sentido, existem boas ideias de negócio. Porém, o empreendedor precisa entender que ele será a força motriz da empresa. Nesse sentido, terá que se dedicar cada vez mais para alcançar o sucesso da empresa.

Mas imagina abrir um negócio e ter que trabalhar com algo que você não goste ou que não se encaixe no seu perfil? Isso porque, sem saber cozinhar, nem fritar um ovo é complicado investir em um negócio no ramo de alimentação.

Então, entenda quais são as suas qualidades e como elas podem ser aproveitadas na sua franquia. Se você é comunicativo, pode atuar com vendas diretas, agora se tem um perfil mais reservado, pode atuar em Home Office por meio de um negócio virtual.

Enfim, é importante que o seu perfil combine com a franquia e que a franquia combine com o mercado local. Por fim, esta sinergia será um diferencial para ser bem-sucedido nesta empreitada.

Agora confira algumas opções de como abrir um negócio em cidade pequena com as franquias atrativas que separamos para você.

Pequena cidade vista de cima. Imagem ilustrativa do texto como abrir um negócio em cidade pequena.
Muitas franquias se encaixam bem em mercados como nos encontrados em pequenas cidades.

Acquazero

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do mundo e conta com quase 800 unidades em operação no Brasil e no exterior.

Logo,apresenta um modelo bem enxuto, sendo alguns dos formatos em Home Based. Assim, o franqueado diminui seus custos e com isso, tem mais segurança para investir.

Além disso, a Acquazero também é um tipo de negócio atrativo para cidades menores, por ter custo pequeno e ainda, apresentar um amplo catálogo de serviços de limpeza e estética automotiva.

Um dos diferenciais da Acquazero é o pouco uso de água, e suas soluções para diminuir a utilização dos recursos hídricos foi destaque no jornal Diário do Comércio.

Além dos atrativos da sustentabilidade, o que é um diferencial para atrair os consumidores, a franquia também tem diversas vantagens para os empreendedores.

Dessa forma, tem diversas soluções, o que é interessante para captar diferentes perfis de clientes e ainda, trazer uma boa lucratividade.

Nesse sentido, trabalha com higienização interna de veículos, polimento, enceramento, cristalização e vitrificação de pintura. Além disso, há os cuidados para os faróis, estrutura interna e até limpeza do motor a seco.

Estes serviços da Acquazero são ideais em cidades pequenas que possuem vários lava rápidos, mas que são limitados em relação às opções de soluções inovadoras.

Do mesmo modo, para o empreendedor é interessante, pois ele recebe treinamentos variados para aprender como realizar os serviços.

Por fim, a franqueadora auxilia com as ações de marketing e também na gestão administrativa do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25,6 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Veja mais sobre a Acquazero no vídeo abaixo. Acesse e assista!

FiChips Food

A  FiChips é uma das franquias para cidades pequenas que tem como carro chefe do seu cardápio porções de peixe e batata frita, bem tradicionais no Reino Unido.

Mas além disso, o cardápio conta ainda com onion rings, saladas, hambúrgueres, batata recheada, escondidinho inglês e churros europeu como sobremesa.

A franqueadora oferece quatro versões da franquia: Food Truck, Mini Food Truck, Food Trailer e Loja Física compacta.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 189 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 mês

Piticas

A Piticas é uma marca de camisetas divertidas que começou suas atividades em 2010. A rede conta com produtos variados, voltados para a cultura pop e geek.

Da mesma forma, a franquia de lojas de roupas conta atualmente com mais de 350 unidades franqueadas e é uma opção de como abrir um negócio em cidade pequena.

Por fim, possui modelo de Quiosque, Loja e Loja de Rua. Logo, conta com linhas exclusivas de produtos, o que é um grande diferencial para o negócio

  • Investimento inicial: a partir de R$ 160 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: até 24 meses

Turquesa Esmalteria

A rede de franquias Turquesa Esmalteria oferece diversos serviços além de esmalteria, como design de sobrancelhas, cuidados estéticos para o cabelo e para a pele, como a drenagem linfática.

Nesse sentido, a franquia é uma oportunidade de como abrir um negócio em cidade pequena voltado para o mercado de atividades de estética e beleza. Atualmente a rede tem mais de 70 unidades pelo Brasil e na Bolívia.

Por fim, ao todo são cinco modelos de negócio disponíveis para os empreendedores: Turquesa Esmalteria, Turquesa Camarim, Esmalteria e Beleza, Estética e Fotodepilação e Turquesa Barber, sendo esta voltada para os homens.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Paleta de cores de esmaltes e uma mulher escolhendo a cor. Imagem ilustrativa do texto como abrir um negócio em cidade pequena.
A franquia oferece serviços variados para as mulheres se cuidarem.

Casa do Notebook

A Casa do Notebook é uma empresa especializada em venda de acessórios e assistência técnica de equipamentos portáteis para informática.

Desse modo, oferece serviços, como: backup, formatação, troca de HD, aumento de memória, reparos de placa mãe, venda de fonte de energia, bateria, mochilas e acessórios.

Enfim, atua também com tablets e smartphones, como troca de baterias e reparos em geral e outros serviços técnicos de computação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 165 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: até 21 meses

Center Panos

Uma franquia de artesanato para investir e atuar em cidades do interior do Brasil é a rede Center Panos.

Em seu catálogo, a empresa oferece, por exemplo: aviamentos, cama, mesa e banho, decoração e presentes, linhas, lãs e barbantes, material artístico, máquinas de costura e acessórios, MDF e tecidos.

Por fim, o empreendedor recebe da franqueadora auxílio para a divulgação dos produtos, bem como para a gestão do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: até 36 meses

Farma & Farma

Presente em mais de 110 cidades, a franquia Farma & Farma é uma rede de farmácias com a qual o empreendedor pode abrir um negócio em cidade pequena.

Sendo assim, a franquia possui uma estrutura de logística, de marketing e treinamentos para que o franqueado possa atuar com solidez em um negócio lucrativo.

Além disso, a marca tem dois formatos de negócios: um deles é o de Conversão, para quem já possui uma farmácia e deseja entrar para a rede, e também um modelo de Farmácia Nova.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

Nação Verde

Mulher ao ar livre passando creme no rosto, em frente ao espelho.
Os cosméticos naturais são um dos produtos com os quais a franquia trabalha.

A franquia Nação Verde é uma rede que atua com venda de produtos orgânicos com três marcas próprias: Almazen de alimentos naturais, Vymana de cosméticos sem parabenos e não testados em animais e a Bio + de super foods (suplementos).

Então, são mais de 300 produtos que têm impacto positivo na sociedade, seja por não testarem os cosméticos em animais, como por se tratar de produtos naturais, sem o uso de agrotóxicos.

Dessa forma, é um tipo de negócio que possui notoriedade em cidades menores, o que trará uma grande visibilidade para o seu empreendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 107 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 48 meses

Los Mex

A franquia Los Mex é uma rede especializada em comida mexicana que entrou para o mercado de franchising em 2014. Atualmente a marca possui 45 restaurantes franqueados.

Com um cardápio variado, a rede serve entradas, especialidades, sobremesas, drinks e shots.

Com a Los Mex, quem busca como abrir um negócio em cidade pequena poderá oferecer um tipo de culinária pouco comum no interior. Por isso, chama a atenção do público.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 48 meses

Solar Prime

A franquia Solar Prime oferece soluções em energia solar para casas e empresas em todo o Brasil. A rede trabalha com geração de eletricidade limpa, renovável e sustentável, sem emissões de gases de efeito estufa, resíduos e ruídos.

Mas ainda, a Solar Prime possui quatro modelos de negócios, sendo um deles o Home Based. Nele, o franqueado faz um trabalho em casa de divulgação e atendimentos na residência ou empresa do cliente, para analisar os detalhes da operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 3 a 12 meses
Placas fotovoltaicas.
O mercado de energia solar é bem promissor em cidades pequenas.

Noexcuse

Mesmo em cidades pequenas, as empresas precisam investir em maneiras de se destacar no mercado. Para isso, os serviços de marketing digital podem ser um diferencial.

Nesse sentido, você pode aproveitar esta necessidade para investir na franquia Noexcuse, que trabalha com diversos serviços de marketing digital, como produção de conteúdo, planejamento de campanhas, social media, entre outros.

Para o franqueado atuar, ele recebe treinamentos e uma série de suportes para o desenvolvimento do negócio. Por exemplo, orientação para o atendimento e para a gestão da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: até 6 meses

Estas são algumas franquias para você investir e aproveitar o potencial de crescimento do mercado nas cidades pequenas.

Logo, existem muitos nichos para se explorar nestas regiões, pois muitas delas estão em um processo de crescimento, recebendo novos moradores vindos de grandes cidades, que precisam de serviços e produtos com os quais estavam acostumados.

Além disso, em algumas regiões do interior existem pequenas cidades que são próximas e se comunicam facilmente. Isso faz com que você possa aproveitar um mercado fora da sua cidade sede.

Então, além dos cuidados de analisar o mercado, o empreendedor precisa saber selecionar bem a franquia. Por isso, separamos um conteúdo para lhe ajudar a escolher a franquia perfeita para o seu perfil e seus objetivos. Acesse e descubra!

*Informações publicadas em JULHO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio

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