Como montar um lava jato de sucesso: guia completo para abrir o seu

Por
em
Advertisement

Quem ama carros sabe da necessidade de alguns serviços para manter os cuidados. Muitos empreendedores buscam por negócios voltados para o segmento de veículos. É o seu caso? Veja como montar um lava jato profissional e se tornar dono do próprio negócio.

Esse é um modelo de negócio muito promissor, justamente devido a sua versatilidade de atendimentos e o próprio público-alvo. Isso porque, o Brasil possui a sexta maior frota do mundo, com 46,2 milhões de veículos em circulação.

Portanto, existe uma grande demanda para esses serviços e, não à toa, o mercado oferece várias opções de franquias no segmento.

Muito se fala em negócios lucrativos. Mas você sabia que um lava jato profissional pode oferecer muito mais do que só uma lavagem de carros? Neste conteúdo, vamos lhe apresentar várias opções e informações para começar um negócio na área.

Estruturamos um guia que vai orientá-lo para investir no mercado de limpeza e estética automotiva. Deseja ser um empreendedor de destaque? Saiba como montar um lava jato e sair lucrando a seguir.

É seguro investir em franquias?

Certas dúvidas permeiam a visão de alguns empreendedores que ainda não conhecem o universo das franquias. Uma delas é justamente a segurança de apostar neste modelo de negócio.

Pois saiba que o modelo de franquia é a forma mais segura de você se tornar empreendedor, sem correr tantos riscos como os vivenciados em um empreendimento convencional. Segurança essa comprovada por pesquisas e levantamentos de mercado.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cada 100 franquias que são abertas, apenas cinco fecham as portas em dois anos de operação. Quer dizer que a taxa de mortalidade é de 5% em 24 meses.

Porém, se fizermos a mesma análise com as empresas comuns, abertas do zero, essa taxa de mortalidade aumenta para 23 %. Ou seja, a cada 100 empresas comuns que são abertas fora do sistema de franquias, 23 delas encerram suas atividades no mesmo período.

Melhor desempenho

A diferença de desempenho se dá, justamente, pelo sistema de gestão estruturado no franchising. Por meio de uma franquia, o empreendedor segue um planejamento já testado a aprovado no mercado.

Da mesma forma, ele conta com um suporte voltado para todos as áreas da unidade. Isso complementa ainda mais a segurança do investimento e as chances de um desempenho positivo e mais eficiente.

Nesse sentido, a franqueadora também transfere todo o seu know-how de atuação no mercado. Esse é outro fator que contribui para um bom desempenho de uma unidade franqueada.

Por essas e outras razões que optar pelo modelo de franquia é mais seguro, eficaz, além de garantir um retorno financeiro em menos tempo.

Acesse gratuitamente o nosso ebook, um guia completo sobre as vantagens de abrir uma franquia. Basta clicar no banner abaixo!

E-book "As vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo".

Mercado de lava jato no Brasil 

Avaliar as oportunidades do mercado e procurar formas de se sobressair é sempre importante para quem quer abrir uma empresa. Por isso, conhecer o mercado de lava jato no país é um passo essencial. 

A boa notícia é que, em 2020, os serviços automotivos registraram uma alta em sua procura – cerca de 89%. Segundo o GetNinjas, responsável pela pesquisa, a própria pandemia do coronavírus contribuiu para esse aumento. 

Isso porque, com os veículos parados em casa e as pessoas em isolamento, foi possível dedicar o tempo aos serviços de manutenção. 

Para se ter uma ideia, entre os serviços mais solicitados ao longo do ano, apareceram processos de funilaria automotiva, auto elétrico, mecânica geral, higienização e polimento. 

Não foi à toa que, mesmo com toda a crise, o setor de Serviços Automotivos no franchising ainda faturou cerca de R$ 5,9 bilhões. Os dados foram apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

E claro, como dissemos, o país conta com muitos automóveis em circulação, somando 46,2 milhões de veículos. Inclusive, a idade média desses veículos é de 10 anos, ou seja, carros mais velhos que demandam ainda mais cuidados e processos de conservação. 

Logo, percebemos que trabalhar na área pode ser algo muito atrativo, uma vez que é possível encontrar um amplo público com potencial de consumo. 

Ainda neste conteúdo, você irá conferir as nossas dicas de como montar uma franquia profissional de lava jato. Mas antes, entenda quais são os tipos de serviços que você poderá oferecer no seu negócio.

O que posso oferecer no meu lava jato?

Quando pensamos em como montar um lava jato, logo imaginamos que será oferecido apenas o procedimento de lavagem de carros. Mas você sabia que é possível oferecer diversos serviços em uma franquia de lava jato?

Assim, o objetivo é justamente ter uma gama de opções para ampliar as possibilidades de ganhos da unidade. Ao mesmo tempo, as chances de fidelização dos clientes que vão até a unidade buscando um serviço aumentam.

Influenciados pelos cuidados amplos com o seu veículo, eles buscam não apenas uma lavagem convencional, mas serviços que valorizem a estética veicular.

Vemos que uma pessoa está realizando a limpeza da parte externa de um veículo com uma flanela na cor laranja (imagem ilustrativa). Texto: como montar um lava jato.
É possível oferecer diversos serviços em uma franquia de lava jato.

Por exemplo, alguns agentes contaminantes poluem a lataria do carro, e uma lavagem convencional não elimina por completo as manchas que podem danificar ainda mais a pintura do veículo.

Por isso, é preciso pensar em como montar um lava jato profissional buscando ampliar a gama de serviços, trabalhando com limpeza, cuidados com a estética e manutenção.

Veja alguns serviços que podem ser oferecidos em uma franquia de lava jato:

  • Enceramento profissional;
  • Polimento de faróis;
  • Cristalização de vidros;
  • Limpeza técnica de motor;
  • Higienização de ar-condicionado;
  • Higienização interna;
  • Limpeza e hidratação de couro;
  • Oxi-sanitização, e muitos outros.

Atendimento em uma franquia de lava jato

Optando por montar uma franquia de lava jato, o seu funcionamento vai seguir as normas estabelecidas pela franqueadora. Ou seja, você vai receber um plano de negócio e, o mais importante, passará por treinamentos.

Os treinamentos são essenciais nesse ramo de atividade. Isso porque, a franqueadora exige que os serviços sejam oferecidos de acordo com os padrões que proporcionam qualidade aos procedimentos.

Por isso, escolher uma franquia adequada e que preze por resultados eficientes é tão importante. No sistema de franquias, até o auxílio para a contratação de colaboradores é oferecido. Tudo visando o melhor para a sua unidade.

Além disso, você terá acompanhamento constante para solucionar dúvidas e desafios que, porventura, possam surgir. Imagine se você abre um lava jato, mas não faz a mínima ideia do que fazer? As chances de ter prejuízo com o investimento são grandes.

Por isso, apostando em franquias, os empreendedores contam com suportes e consultorias completas, desde a inauguração da unidade até o dia a dia de trabalho.

Como montar uma franquia de lava jato profissional?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sistema de franquias e porque um lava jato pode ser vantajoso, vamos apresentar o guia de como abrir uma franquia de lava rápido.

A princípio, é importante escolher bem a marca que deseja representar. O seu perfil precisa estar alinhado com os objetivos da rede. Pois não há nada pior do que trabalhar em algo com o que você não se identifica, não é verdade? Sendo assim, continue a leitura e confira os demais passos.

Vemos algumas pessoas paradas e alguns carros estacionados em uma loja de serviços automotivos (imagem ilustrativa). Texto: como montar um lava jato.
É preciso seguir um guia de como montar o seu lava jato para um bom desempenho.

Defina seu orçamento

Advertisement

Antes de tudo, é preciso avaliar o quanto você tem de disponibilidade financeira para abrir o seu negócio. Assim, com perguntas simples, você poderá ter uma dimensão das suas possibilidades de investimento.

Quanto tenho disponível após pagar as contas essenciais de casa? Vou precisar de um financiamento? Qual valor vou precisar? Dessa forma, será mais fácil compreender a sua real situação antes de começar a investir.

Definida a sua possibilidade financeira, você poderá decidir entre opções de franquias baratas ou, ainda, investir em um modelo maior e mais robusto.

Pesquise as marcas de lava jatos

Caso você ainda não tenha uma marca de franquia de lava jato em mente, é possível pesquisar na internet para conhecer essas redes. O site das franquias são bons ambientes de informação, assim como as redes sociais e o Reclame Aqui.

Inclusive, você também pode analisar no site da ABF. A Instituição é responsável pelas franquias do País e conta com inúmeras opções filiadas, o que garante a qualidade dos processos.

Uma outra opção é conferir a Feira Virtual de Franquia, que está com uma modalidade de feira on-line. Assim, é possível participar de reuniões por videoconferência com representantes das marca e conhecer mais a fundo as características dos negócios.

Não deixe de avaliar os investimentos e o suporte que as franquias oferecem. Analisando os benefícios que estão mais próximos do seu planejamento, você saberá como escolher um lava jato profissional.

Avalie a reputação da marca

Um ponto crucial na busca pelas redes é a avaliação da marca. Uma maneira de pesquisar sobre isso é realizar uma busca em sites e nas redes sociais, como comentamos anteriormente.

Vemos um homem com um semblante pensativo em frente ao seu computador (imagem ilustrativa).
Pesquisar as opções de negócios dará mais segurança para você escolher.

Dessa forma, por meio dos comentários de clientes, é possível perceber melhor o comportamento da marca em relação aos seus consumidores.

Contudo, é preciso tomar cuidado para não se contaminar com registros maldosos, que na verdade querem prejudicar a imagem da empresa. Isso acontece, muitas vezes, por alguma insatisfação pessoal.

A reputação da marca é importante porque você vai oferecer exatamente o que as demais unidades da franquia oferecem. Se os usuários não estão satisfeitos com as unidades já abertas, dificilmente se sentirão satisfeitos com a sua.

Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Circular de Oferta de Franquia, mais conhecida como COF, é um documento completo que apresenta todas as informações relativas ao investimento.

Nela constam todos os valores de investimento, taxas, características da franquia, deveres e direitos de franqueado e franqueadora. Além disso, há orientações sobre o suporte e treinamento, essenciais para o sucesso da unidade.

Analisar a COF é muito importante. Isso porque, as regras da relação entre franqueadora e franqueado também constam no documento. O ideal, inclusive, é pedir o auxílio de um advogado para analisá-la.

Converse com franqueados da franquia de lava jato profissional

Assim como o momento de avaliar a reputação da marca, é muito importante buscar referências com quem já vivenciou as mesmas etapas que você está prestes a vivenciar.

Nesse sentido, uma forma de analisar mais de perto a experiência dos outros franqueados é tendo uma conversa com eles. Pois, assim, será mais fácil perceber se o processo de franqueamento é mesmo vantajoso.

Por isso, pergunte sobre o suporte, treinamentos, como é a relação com a franqueadora, as possibilidades de faturamento, bem como a previsões de retorno, entre outros detalhes, a um franqueado da rede.

Com essa conversa, você terá uma dimensão mais real sobre o investimento e o dia a dia de trabalho na unidade. Afinal, ninguém melhor do que os atuais franqueados para auxiliar você neste momento, certo?

Vemos um homem falar ao telefone em seu escritório, em casa (imagem ilustrativa). Texto: como montar um lava jato.
Pesquise e faça contato com outros franqueados da rede.

2 opções de franquias de lava jato

Após concluir todas as etapas anteriores, chegou o momento de abrir uma franquia de lava rápido. Com tantas possibilidades, certamente há uma rede que combina com o seu perfil.

Afinal, não são apenas carros que uma franquia de lava rápido pode atender. Há opções de redes que trabalham com serviços estéticos e manutenção de caminhões, lanchas, aviões, além de móveis e outros objetos residenciais.

Por isso, para escolher a que mais lhe convém, você deverá estar atento a todas as informações da COF, como já explicamos. Sendo assim, apresentamos duas opções de franquias de lava jato profissional com atuações bem interessantes. Acompanhe!

1. Acquazero

Buscando montar uma franquia de lava jato bem-sucedida? Então a sua opção é a Acquazero.

Ela é a maior rede de estética automotiva do mundo. Atualmente, a rede conta com quase 500 franqueados no Brasil, Estados Unidos, República Dominicana e México.

O foco da marca está na sustentabilidade. Seu principal método, a limpeza ecológica, faz uso de apenas 300 ml de água para limpar toda a parte externa de um veículo.

Além disso, a Acquazero trabalha com outros serviços de estética e manutenção automotiva, como:

  • Enceramento;
  • Cristalização de vidros;
  • Limpeza técnica de motor;
  • Limpeza e hidratação de banco de couro;
  • Revitalização de plástico;
  • Higienização do ar-condicionado;
  • Remoção de chuva ácida;
  • Descontaminação de pintura;
  • Oxi-sanitização;
  • Cristalização e revitalização de pintura;
  • Vitrificação de pintura;
  • Higienização interna;
  • Impermeabilização de estofados;
  • Polimento;
  • Polimento de faróis.

Nas opções de investimento, os franqueados podem, a princípio, optar por três modelos home office. Nesse caso, o empreendedor atende no formato delivery, ou seja, ele vai até onde o cliente estiver. Além disso, existem mais três modelos de loja física.

A rede ainda pode oferecer serviços residenciais, como a limpeza de sofás, carpetes e colchões. Essa ampliação dos serviços garante uma maior lucratividade para a unidade.

A revista Segs, por exemplo, mostrou como os serviços ecologicamente corretos da Acquazero chamam a atenção no mercado e contribuem para a preservação ambiental.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 3 a 24 meses

Quer saber mais detalhes sobre a franquia Acquazero? Então, assista agora ao nosso guia completo abaixo!

2. DryJet

A DryJet é uma rede de franquias voltada para o atendimento e lavagem a jato. Atuando desde 2009, a marca aposta em um portfólio completo de serviços para chamar clientes.

Além disso, os franqueados encontram quatro modelos para investimento: Delivery, Full, Smart e Street.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno de investimento: 12 a 36 meses

Se você leu o texto até aqui, percebeu que as possibilidades para montar a sua franquia de lava jato profissional são variadas. Por isso, se o seu ramo de atuação e desejo de empreender se encontram nesse segmento, não perca tempo e entre logo no franchising!

Para entender mais sobre as franquias e fazer um bom investimento, temos o conteúdo certo para você. Por isso, confira agora o nosso artigo sobre o que considerar no momento de escolher uma franquia

No entanto, se você quer ter um acompanhamento para escolher sua franquia, pode contar com a nossa consultoria gratuita. Assim, terá a ajuda de profissionais preparados para escolher a marca ideal. Acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Setembro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement