O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Conversão de bandeira: vantagens de virar uma franquia

Conversão de bandeira: vantagens de virar uma franquia

Sumário

Apostar na conversão de bandeira tende a ser o melhor caminho para uma empresa que busca crescer ou voltar a ter bons resultados. Mas você sabe o que isso quer dizer? Então, para responder a essa pergunta, preparamos o texto a seguir.

Mas antes, é importante você entender que virar uma franquia pode ser promissor. Isso porque, no ano de 2023, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou um relatório que apontou um faturamento de R$ 240,6 bilhões para o setor. Esse número representou um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior.

Logo, essa modalidade de empreendimento também encontra-se em setores mais simples do varejo ou de prestação serviços. É o caso de farmácias, supermercados, lojas de construção, bares, restaurantes, escolas, consultórios etc. Sendo assim, você se une a uma franquia para expandir a sua empresa. Continue a leitura e saiba como tudo acontece!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

O que significa fazer a conversão de bandeira?

Esse modelo de adesão empresarial é feito para que você, dono de uma empresa, possa adquirir uma franquia para se ajustar ao mercado.

Resumidamente podemos dizer que a sua marca deixa de existir e assume a identidade da franquia escolhida. No geral, têm pelo menos três situações que devem ser avaliadas antes de tudo. A princípio, a estratégia é muito bem-vinda caso o seu empreendimento não esteja alcançado os resultados esperados.

Ou seja, rendimentos abaixo do normal ou em queda. Outra possibilidade é quando a marca alcança o limite e não consegue crescer. Assim, acontece a união da sua empresa com uma franqueadora. Como resultado, a tendência será a expansão do negócio com maior facilidade.

O negócio continua a ser seu, porém, a marca já existe, tem um modelo de negócio validado. Nesse sentido, você terá apenas que adaptar ao padrão da franquia escolhida, por exemplo: modo de atendimento, layout do ambiente, produtos ou serviços oferecidos, etc.

Mais um ponto que motiva a realização dessa mudança é a busca por algo mais consistente, com soluções que permitam aumentar o faturamento.

Dessa forma, ao lado de uma franqueadora, e com a integração realizada, a nova empresa contará com diversas vantagens oferecidas pela franquia.

Portanto, você terá a possibilidade de trabalhar com preços mais competitivos e com um melhor custo-benefício para os clientes.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Vantagens de fazer conversão de bandeira

Fazer uma mudança como essa gera diversas transformações no seu negócio. Por isso, o processo de escolha da franqueadora é tão importante. Logo, você pode e deve analisar detalhadamente a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Com a garantia de que a marca tem o que você precisa, o caminho se torna mais fácil. Assim, esse será o momento de aproveitar as diversas vantagens que essa junção oferece.

Vale destacar que essa estratégia tem um custo reduzidos em comparação com o formato tradicional de franquias. Mas é apenas um dos benefícios que ajudam com o sucesso do seu empreendimento. Agora, confira mais vantagens que preparamos!

Uso de uma marca reconhecida

Primeiro, podemos falar que a conversão de bandeira permite que você tenha uma marca reconhecida por trás do seu negócio. Ou seja, num mercado competitivo, esse simples detalhe fará toda a diferença.

Por outro lado, de acordo com o segmento em que você está, o melhor caminho será se unir a uma franqueadora. Você poderá juntar o melhor dos dois mundos: a credibilidade da sua empresa com uma marca renomada em território nacional.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Com isso você poderá alcançar um novo público, tendo um diferencial contra a concorrência.

Plano de negócio da franquia

Ao decidir abrir a sua empresa, certamente você teve que passar pela etapa do plano de negócio e sabe o quão complicado é fazê-lo, mantê-lo atualizado, ainda mais com as mudanças do mercado.

Mas ao se unir a uma franquia, essa não será mais uma preocupação sua. Isso porque, toda essa parte fica por conta da franqueadora.

Então, você ganha tempo para cuidar de outras questões importantes para o desenvolvimento da sua unidade, como as estratégias para atrair ainda mais o público na sua região.

Importante destacar que qualquer alteração feita pela franquia no plano de negócio será informada aos franqueados. Portanto, não se preocupe! A marca sabe o que é preciso fazer para se manter viva no mercado.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, você poderá potencializar o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

Suportes oferecidos pela franqueadora

Uma das questões que mais chamam a atenção na hora de realizar a conversão de bandeira é com relação ao suporte oferecido pela franqueadora.

Essa ajuda permite que você tenha acesso aos auxílios estratégicos que terão impacto direto na sua unidade. Geralmente, há um time específico para cada área.

Sendo assim, você poderá contar com ajuda no marketing para resolver algum problema relacionado à gestão do negócio, ou para a aplicação dos padrões estabelecidos pela franquia.

Sem contar nos treinamentos disponíveis para que você possa entender e conhecer a missão e a cultura da franqueadora. O melhor, essas ações também são oferecidas aos seus colaboradores.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Inteligência de mercado

O processo de inteligência de mercado é fundamental para o sucesso de toda empresa. Sem isso, você não tem condições de conhecer o seu público e de compreender como suas ações impactam.

Ou seja, nenhuma estratégia funciona sem esse tipo de relatório, e quando você decide unir o seu negócio a uma franqueadora, ela oferece essa percepção de maneira contínua.

Assim, a fraqueadora consegue desenvolver ações que consideram as necessidades do público-alvo, entendem como a marca é vista, adaptam a logística da rede, mudanças do mercado etc.

Previsão de crescimento

Uma das maiores vantagens de assumir uma franquia é com relação à previsão de crescimento. Todas as franqueadoras apresentam os resultados médios esperados de suas unidades. Mas para conseguir alcançá-los, basta seguir todas as orientações da matriz e fazer uma boa administração.

Dessa forma, lembre-se que você não tem que se preocupar com nada que não seja conseguir chegar nos resultados esperados. Isso porque, não há estratégias de marketing, plano de negócio para estudar ou até mesmo relatórios infinitos para definir o que deve ser feito.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Como escolher a melhor franquia para investir?

Primeiro, escolha a marca ideal para que o seu negócio se torne uma franquia. Depois, entenda como assumir a bandeira pode beneficiar você.

Em seguida, avalie se essa mudança é viável, identifique um setor que você goste, olhe para o mercado e o público-alvo. Certifique-se de que a franqueadora oferece apoio durante essa transição.

Siga um plano estratégico para garantir que tudo ocorra sem problemas. Por último, leve em conta os custos e os possíveis lucros antes de decidir.

Já com as suas conclusões acertadas, entre em contato com a franqueadora para esclarecer dúvidas, assinar o contrato de franquia e iniciar o seu negócio.

Ao longo do texto, você pôde entender sobre como funciona a conversão de bandeiras para franquias. Ainda, descobriu dicas estratégicas para considerar na hora de se decidir. Agora que está por dentro do assunto, coloque o que aprendeu em prática e ganhe dinheiro com a sua empresa de sucesso.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!
Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje