Setor de Franchising: conheça e empreenda sem medo!

Por
em
franchising imagem ilustrativa lojas
Advertisement

Investir no setor de franchising pode ser lucrativo e mais seguro do que iniciar um negócio do zero. Saiba porque e conheça os números do setor.

O franchising faturou, em 2019, R$ 186,7 bilhões no Brasil. Tudo isso dividido em diferentes setores de atuação, como alimentação, beleza, turismo e mais. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Seu faturamento e variedade são alguns dos fatores que atraem cada vez mais empreendedores para esse modelo de negócio.

No sistema de franquia, uma “empresa matriz” compartilha seu conhecimento com novas unidades da marca. Esse conhecimento é chamado de know-how, e inclui o modo de fazer, atendimento, produtos e serviços da marca de franquia.

Graças ao know-how, o empreendedor franqueado sabe exatamente como conduzir seu negócio. Isso dá maior segurança à empresa, pois é mais fácil gerenciá-la, e também já conquista consumidores, uma vez que os usuários sabem o que esperar da marca.

Logo, no mercado de franchising, o McDonald’s é um dos exemplos mais claros de padronização e sucesso. Não importa em que parte do Brasil você está: se for a um McDonald’s, você encontrará os mesmos hambúrgueres, bebidas e mais.

A padronização é parte fundamental do franchising e potencializa a chance de sucesso do negócio, pelos pontos já citados. A seguir, falamos mais sobre as características do setor e dos seus atrativos. Continue lendo!

O que é franchising?

Por meio do sistema de franchising, uma empresa comercializa o direito de uso da sua marca e do seu conhecimento estabelecido.

Nesse sentido, novas unidades da companhia são abertas, oferecendo os mesmos produtos, serviços e forma de atendimento da “matriz” da marca.

A Lei de Franquias (nº 13966/19) define a franquia como o “sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.

Para garantir essa reprodução, as franqueadoras não oferecem apenas know-how. Na verdade, elas também são responsáveis por garantir suporte de marketing, comercial, para implantação, gerenciamento da franquia e mais.

Geralmente, o conhecimento da rede é transmitido por meio de cursos, presenciais e virtuais. Assim, além da teoria do negócio, o empreendedor pode vivenciar sua execução com quem já atua.

Com todo o conhecimento e modo de fazer proporcionado pela franqueadora, uma franquia tem mais chances de sucesso.

Afinal de contas, a marca já terá feito testes, errado e corrigido seus erros. Ou seja, o plano colocado em prática pelo franqueado será mais eficaz.

Normalmente, as redes cobram taxas para esse suporte, como a taxa de marketing e os chamados royalties de franquia, que podem ser fixos ou percentuais (considerando o faturamento da unidade).

Todas essas taxas da franquia devem estar presentes no documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF).

Qual foi a primeira franquia no Brasil?

Uma das primeiras franquias no Brasil foram as escolas de idiomas CCAA e Yazigi. Ambas surgiram ainda na década de 1970, quando esse modelo de negócio passou a se estruturar no país.

A partir desse momento, diante do sucesso das empresas pioneiras, outras marcas do varejo passaram a ver com bons olhos para o empreendimento. Logo em seguida, chegaram as tradicionais O Boticário e Água de Cheiro, conhecidas e consideradas modelos de sucesso até os dias atuais.

Ao mesmo tempo em que as empresas brasileiras passaram a adotar e estruturar o modelo de negócio por aqui, franqueadoras internacionais começaram a apostar nas terras tupiniquins. Dessa forma, chegaram gigantes como McDonalds e Burger King.

Qual é a diferença entre Franquia e Franchising?

Esses dois termos podem causar uma certa confusão, afinal são palavras bem parecidas e que remetem a algo em comum. Porém, cada uma possui um significado e é muito importante conhecê-las.

Franchising é o modelo de negócio que visa expandir um empreendimento por meio das unidades franqueadas, ou seja, as franquias. Assim, enquanto uma representa todo um sistema, a outra representa apenas uma loja aberta utilizando a marca como base.

Além dessa pequena diferença, não existe nenhuma outra.

O que é COF?

Em síntese, a COF é o documento responsável por apresentar para aos franqueados todas as informações econômicas, jurídicas e operacionais da franquia. Nela, deverão constar as seguintes informações:

  • Apresentação geral do negócio;
  • Históricos;
  • Credenciais da empresa;
  • Parceiros e fornecedores;
  • Balanços financeiros;
  • Pendências judiciais;
  • Descrição detalhada da franquia;
  • Remunerações e gastos;
  • Serviços oferecidos pela franqueadora;
  • Investimentos necessários e;
  • Direitos dos franqueados. 

A função da COF é esclarecer para o investidor interessado como funciona o modelo de negócio que ele está prestes a assumir, além de permitir que ele analise se seu perfil condiz com o que a empresa espera dele.

Todas as dúvidas devem ser esclarecidas antes da assinatura do contrato. Mesmo que o empreendimento pareça atrativo e de acordo com os seus objetivos, é preciso esperar 10 dias para firmar o acordo com a franqueadora.

Essa recomendação faz parte da Lei de Franquias e qualquer documento fixado antes desse período não tem validade.

Vemos uma pessoa que assina o espaço reservado à assinatura de um contrato (imagem ilustrativa). Texto: franchising.
A COF e o contrato de franquia são documentos diferentes, mas igualmente importantes.

Qual é o papel do franqueado?

A principal função de um franqueado no setor de franchising é seguir as orientações da franqueadora. Como vimos, ao abrir uma franquia, o empresário precisa seguir uma série de diretrizes para manter o negócio dentro do previsto. Caso contrário, não será possível obter os resultados esperados por ambas as partes.

Desse modo, todas as regras e normas estão presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF). Importante destacar que esse modelo de negócio é conhecido por oferecer uma semi-independência para o empresário. Assim, apesar das regras operacionais, tudo que envolve o administrativo fica por conta do franqueado.

Qual é o salário de um franqueado?

O salário de um franqueado se baseia no que é conhecido como pró-labore. Ou seja, o empreendedor recebe a quantia de acordo com o trabalho exercido ao longo do mês. Cada franqueadora tem suas orientações com relação ao valor final.

Dessa forma, cabe ao futuro empresário conversar com a marca e conhecer os valores propostos por ela. No caso de mais de um sócio, é preciso especificar a distribuição de lucros e dividendos para cada uma das partes.

As taxas do franchising

As taxas da franquia são um conjunto de valores que vão permitir que o franqueado explore a marca, divulgue os produtos/serviços e tenha acesso aos suportes oferecidos pela empresa.

O objetivo principal dessa arrecadação é disponibilizar para o investidor parceiro o know-how de sucesso da marca e os treinamentos de especialização. Ao todo o franqueado precisa pagar 3 taxas. Elas estão listadas a seguir.

Taxa de Franquia

Esse é o primeiro valor que o investidor precisa desembolsar para iniciar sua franquia. A taxa autoriza o uso da marca e é cobrada apenas na assinatura do contratado.

Dentro do valor acordado estão incluídos a capacitação inicial do franqueado e dos colaboradores, materiais de treinamento e equipamentos.

Taxa de Royalties

Advertisement

Para continuar usando a marca, o empresário precisa garantir o pagamento dos royalties. A periodicidade dessa cobrança vai depender do tipo de taxa que a franqueadora definiu na COF. São dois tipos:

  • Valor fixo – como o próprio nome sugere, é um valor que independe do seu resultado financeiro. A quantia é definida de acordo com a taxa de referência escolhida pela franqueadora. O salário mínimo é, normalmente, um dos valores de referência.
  • Percentual sobre as compras – talvez a modalidade de royalties mais comum entre as franquias brasileiras; baseia-se em uma porcentagem — entre 3% e 30% — do resultado financeiro do franqueado.

Taxa de propaganda

O valor arrecadado por essa taxa ajuda a franqueadora a investir em ações institucionais para divulgar a marca, seus produtos/serviços e captar novos franqueados.

Quer conhecer os custos associados a uma franquia? Saiba tudo lendo nosso ebook sobre o assunto. Baixe clicando no banner abaixo!

ebook todos os custos de uma franquia

Como funciona o setor de franchising?

Para garantir que o produto/serviço será entregue com a mesma qualidade esperada pelo público daquela marca, esse modelo de negócio conta com certo rigor em questões como operação, layout da loja, equipamentos que devem ser usados, modificações etc. Essas condições devem estar bem claras na COF.

Apesar de não ter a mesma flexibilidade que um empresa própria, esse acompanhamento mais rigoroso permite às franquias serem reconhecidas como investimento de baixo risco.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em dez anos de operação, apenas 15% das franquias quebram contra 75% dos empreendimentos independentes.

Como resultado, o mercado de franquia está presente em vários segmentos: Casa e Construção, Tecnologia, Entretenimento, Turismo,  Alimentação, Saúde, entre outros. Porém, sua atuação está segmentada em 3 sistemas:

  • Unitária – permite que apenas um franqueado abra unidade em uma determinada área. 
  • Master – comum para marcas que buscam a internacionalização; esse modelo cria um franqueado matriz e permite que o mesmo terceirize a formação de novas unidades.
  • Desenvolvimento de Área – a franqueadora concede o direito de exploração de uma região para seu franqueado. Como parte do acordo, ele é obrigado a abrir outras unidades em um período de tempo estipulado em contrato. O investidor também pode vender novas franquias na área e receber comissão.

Todavia, antes de decidir qual o segmento e modelo de franquia desejado, é indicado que o franqueado tenha qualquer domínio profissional no setor. Mas isso não é essencial, já que você receberá todo o treinamento por parte da franqueadora.

Essa atitude vai ajudar seu negócio a se tornar rentável e facilitar o retorno do capital em até 24 meses.

Formatos de franquias para investir

Além da variedade de setores, o empreendedor interessado por franquias pode escolher entre diferentes formatos de empresas. Isso torna o modelo de negócio em uma opção com as melhores chances de expansão. Entenda cada um desses formatos a seguir.

Lojas físicas

O formato loja física de franquias é o que mais atrai investidores no Brasil. A Associação Brasileira de Franchising aponta que 88% dos franqueados investem nessa solução por acreditarem ser a forma mais eficiente para divulgar e aumentar a visibilidade da sua marca.

O tamanho das lojas físicas podem variar muito, de acordo com o setor e a marca de franquia escolhida.

Mas esse tipo de negócio tem várias vantagens, como sua fachada, que pode atrair os consumidores mais facilmente.

Um espaço comercial deste tipo pode ser instalado em uma loja de rua, de shopping, em um edifício corporativo etc.

Visando o sucesso do franqueado, e consequentemente da marca, a franqueadora auxilia o empreendedor a encontrar o melhor ponto para a sua unidade.

Aliás, esse suporte também existe na instalação dos outros modelos que citaremos abaixo (não se aplica ao home based).

Para a escolha do local, a franqueadora faz um estudo de geomarketing. Ou seja, avalia a presença do público-alvo na região, facilidade de acesso à localização, entre outros aspectos.

Assim, a empresa busca garantir que a franquia será bem visualizada e que terá mais facilidade em atrair consumidores e crescer.

Quiosques

Muito comuns em shoppings, graças ao seu formato reduzido e adaptável a espaços pequenos, os quiosques se tornaram uma boa solução para os investidores que buscam aproveitar um grande fluxo de pessoas. 

Quiosque de sorvete em shopping (imagem ilustrativa). Texto: franchising.
Os quiosques podem ser de franquias de Alimentação, Joias, Cosméticos e mais.

Apesar dessa vantagem, os quiosques são pequenos e, por isso, muitas vezes, eles não têm espaço para estoque.

É preciso que o empreendedor se adapte a essa característica, sabendo que vai precisar de um estoque próximo, mas fora do quiosque.

Franquias móveis

Mais comum entre as empresas do ramo alimentício, como Food Trucks e marcas que atendem de porta em porta, esse formato permite a expansão rápida das marcas.

Por causa da sua mobilidade, é fácil vender ou oferecer um serviço em qualquer ponto da cidade.

Containers

Representando 12% da preferência entre as franquias, segundo a ABF, os containers requerem pouco investimento.

Eles também demandam menos manutenção que os demais modelos e têm uma das instalações mais simples. A combinação de fatores confere a este formato um ótimo custo-benefício.

Franquias home office (ou home based)

O formato home office de franquia permitiu que os custos para ter uma franquia fossem drasticamente reduzidos.

As empresas que oferecem esse tipo de parceria permitem que seus franqueados trabalhem dentro de casa, sem a necessidade de investir em uma infraestrutura comercial para ter seu negócio.

Para optar por esse tipo de franquia, é essencial que o empreendedor tenha bastante disciplina no seu trabalho. Afinal de contas, é comum ter muitas distrações em casa. Quem não quer parar um pouco e conversar com a família, ver TV, tirar uma soneca?

Só que a dedicação à franquia terá relação direta com o faturamento do franqueado. Logo, é preciso foco para fazer a empresa crescer.

Vale dizer que, além do modelo home office, que trabalha 100% on-line, outras franquias trabalham com o home office de venda direta.

Neste caso, o franqueado vai até a casa do cliente para vender seus produtos ou oferecer serviços.

Existem, por exemplo, franquias de limpeza automotiva em que o franqueado vai até a casa do cliente para realizar o serviço. 

Outro exemplo são as franquias de venda de roupa, em que o empreendedor leva o seu catálogo ao consumidor.

Por que o franchising é um bom negócio?

Apesar do cenário de crise, o setor de franchising não foi profundamente afetado. Como citado antes, só em 2019, as franquias tiveram faturamento de R$ 186,7 bilhões, um aumento de 6,8% em relação a 2018.

As informações são da ABF e também destacam os principais ramos de atividade das franquias. Em número de unidades, o setor de Comunicação, Informática e Eletrônicos foi o que mais cresceu, com variação 15,5%.

Já em faturamento, o ramo de Alimentação foi o que mais chamou a atenção em 2019, com R$ 48,3 bilhões de receita.

Essa liderança é uma tendência que vem se mantendo ao longo do tempo, com o ramo sendo seguido de perto pela Saúde, Beleza e Bem-Estar (que teve R$ 34,2 bilhões de faturamento em 2019).

Acompanhe outros números da ABF abaixo.

dados abf franchising 2019
Fonte: ABF

O que esperar das franquias no futuro? 

A expectativa para o futuro das franquias também é animador. Com a chegada de novas tecnologias e o crescente número de smartphones, tablets e computadores, as entregas de serviços/produtos deverão ser mais eficientes.

Um aliado da tecnologia, considerado tendência para o futuro das franquias, é o fortalecimento do marketing digital para a divulgação e captação de novos clientes.

O segmento de serviços automotivos é apontado como um dos que terá maior crescimento nos próximos anos.

Isso, uma vez que o número de carros registrados no Brasil atingiu a marca de 44,8 milhões. A projeção para 2020 é que esse número ultrapasse a barreira de 47,1 milhões, segundo o Relatório da Frota Circulante da Sindipeças.

Com a esperança de um ambiente econômico mais favorável nos próximos anos, e a queda da taxa de juros, a expectativa da ABF para o futuro é a geração de mais empregos graças a franqueados e franqueadores.

Quer saber ainda mais detalhes sobre o que é franchising e como funciona o sistema de franquias? Veja o vídeo abaixo!

Em qual franquia investir?

Na hora de escolher a melhor franquia para investir, é preciso avaliar uma série de informações. Começando por seu setor de interesse, pois é importante para o empreendedor gostar do que ele faz.

Esse cuidado é essencial para garantir que seu entusiasmo para investir tempo e dinheiro não esmoreça.

Outra dica é conversar com franqueados atuais e antigos da marca escolhida. Eles poderão apresentar as vantagens e dificuldades da empresa com maior clareza, permitindo que você esteja preparado para o que está porvir.

Além desses, existem outros cuidados que merecerão sua atenção na hora de escolher a melhor franquia para investir, como o custo do negócio.

Muitas opções do mercado são franquias baratas, mas outras requerem um investimento maior.

Entenda as multifranquias

Seguindo a tendência iniciada nos Estados Unidos, o Brasil começa a apresentar crescimento no número de multifranqueados.

Ou seja, franqueados que possuem mais de uma franquia, podendo ser da mesma marca ou não, e até de segmentos diferentes.

De acordo com a ABF, quase 85% das redes de franquias hoje afirmam ter multifranqueados em suas operações. São empreendedores que viram o potencial do modelo de negócio, obtiveram resultados e resolveram expandir as empresas no franchising.

Uma das vantagens de ser um multifranqueado é que, caso as unidades sejam da mesma marca, o empresário pode utilizar os mesmos fornecedores, matéria-prima e logística. Isso diminuirá o custo de operação.

Quando a franquia é da mesma marca, a franqueadora também pode oferecer negociações diferenciadas.

Além disso, com experiência já estabelecida em gestão, o empreendedor diminui o tempo necessário para treinamento e abertura das lojas. Sem contar que, com mais de uma unidade, é possível aumentar o volume de vendas e, consequentemente, de lucro.

Para a franqueadora também existem vários benefícios nessa tendência. Afinal de contas, os multifranqueados são excelentes parceiros, pois ajudam na expansão da marca e servem como cases de sucesso.

Importância da gestão de pessoas no franchising

O franchising tem se mostrado cada vez mais promissor, mesmo diante da crise econômica. Tanto que houve aumento de 1,1% no número de redes disponíveis para abrir um negócio.

Já são mais de 2.800 marcas que permitem a abertura de uma franquia. As informações são, novamente, da ABF.

Nesse cenário, é importante lembrar que a gestão de pessoas no franchising é um dos pontos mais importantes para o negócio prosperar. Ela pode criar, inclusive, vantagem competitiva no mercado.

Por meio da gestão de pessoas, o empreendedor consegue encantar sua equipe e reter talentos. A ideia é garantir que o colaborador cresça junto ao negócio, que ele se sinta parte essencial da empresa.

Uma equipe “sintonizada na mesma frequência”, com a mesma missão e objetivos, tem mais chances de sucesso.

Para garantir isso, os franqueados contam com o suporte das franqueadoras. Esse é um dos tópicos do know-how disponibilizado pela dona da marca, que facilita o gerenciamento do negócio.

Como ser um franqueado de sucesso?

Para ser um franqueado de sucesso, é preciso seguir algumas dicas para que o empreendimento prospere e seus objetivos sejam alcançados. Logo, isso depende muito do comportamento do investidor frente ao negócio.

Identifique-se com a marca

O primeiro passo para ter uma franquia de sucesso é se identificar com a marca. Conhecer e se alinhar aos valores da franqueadora trará ao empresário mais autoridade e conforto para gerir sua empresa. Além de trazer impactos que vão agregar valor ao produto/serviço.

Tenha boas práticas de gestão

É muito importante que o franqueado tenha uma atuação bastante ativa em sua unidade. Ele precisa ter boas práticas de gestão, organização com seus documentos e bom controle de estoque.

Compreenda sua rotina

Compreender a rotina do negócio será fundamental para que o franqueado alcance bons resultados. Afinal, apesar do que algumas pessoas acreditam, uma franquia não se desenvolverá sozinha.

Não é responsabilidade da franqueadora gerenciá-la. Os empresários contam com apoio para o desenvolvimento da marca, mas seu trabalho é a parte chave deste desenvolvimento.

Controle os gastos

Além de todas as boas práticas citadas acima, conhecer a saúde financeira do empreendimento é o que vai determinar a continuidade do projeto. O controle dos gastos é prática fundamental antes mesmo de assinar o contrato.

O capital de giro, responsável pela tração do negócio, deve ser suficiente para que o empreendimento comece a se desenvolver sem nenhum risco.

Tenha um plano financeiro

Após esse primeiro passo, é necessário desenvolver um plano financeiro para que o franqueado saiba qual caminho está seguindo. 

O mercado de franchising registra crescimento a cada ano, mesmo diante das instabilidades econômicos do país. A previsão para os próximos anos é de aumento das unidades, das vagas de emprego e faturamento. 

Ao optar por esse empreendimento, o investidor tem maior segurança e conhecimento para desenvolver o seu negócio.

Especialmente porque não é preciso construir a autoridade da marca no mercado, pois ela já vem “embutida” com todo o histórico de atuação da franquia.

Quais as melhores franquias para 2021?

Desenho de um homem segurando uma pequena lojinha com moedas de ouro dentro.
Existem diversas marcas que podem oferecer um bom retorno financeiro aos franqueados.

Para que você possa conhecer algumas marcas do setor de franchising, separamos algumas empresas com boas perspectivas para 2021. Importante que você analise muito bem o setor que está prestes a assumir. Lembre-se que empreender é a melhor chance que você terá para mudar de vida. 

Caso não siga suas vontades, correrá o risco de ficar preso no investimento durante anos, podendo perder dinheiro e até causando problemas no seu dia a dia. Dessa forma, estude bem o setor, analise os pontos atrativos e escolha o seu negócio.

1. Mardelle

A Mardelle é uma empresa voltada para o mercado de moda íntima. Uma das grandes vantagens de empreender nesta marca é a possibilidade de atuar com as linhas masculina, infantil, pijamas, lingeries, gestantes e plus size. Atendendo todos os públicos, as chances de sucesso tendem a ser ainda maiores.

Além disso, a marca é reconhecida no mercado pela qualidade de seus produtos e pela tecnologia empregada na confecção das peças. Assim, os clientes terão maior conforto na hora de vesti-las. 

O franqueado que quiser entrar nesse setor de franchising de moda íntima poderá optar por dois modelos de loja. Primeiramente, o mais voltado para as unidades instaladas em ruas movimentadas. A segunda opção é voltada para shoppings e outros centros comerciais, que exigem uma estrutura maior.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

2. Suav

Para quem deseja trabalhar no mercado de estética, a Suav é uma boa opção. A marca é uma das pioneiras quando se trata de atendimento express e sem hora marcada. O modelo faz sucesso em países europeus e nos Estados Unidos. Assim, basta que o cliente vá até uma unidade e escolha o procedimento para ser atendido.

Uma das grandes diferenças com relação aos seus concorrentes, além da praticidade na execução do serviço, são os treinamentos exclusivos oferecidos pela Suav. Dessa forma, ela tem conseguido expandir sua atuação pelos estados brasileiros. 

Quem desejar se tornar um franqueado da marca, poderá optar por dois modelos que variam apenas na quantidade de serviços prestados. A unidade mais em conta oferece design de sobrancelha, manicure e depilação. Enquanto isso, o segundo formato tem em seu catálogo o serviço de escovaria.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

3. Acquazero

franqueado Acquazero fazendo limpeza de um automóvel.
A Acquazero é uma marca que oferece diversos serviços voltados para a estética automotiva.

Se você deseja trabalhar no setor de franchising com estética automotiva, a grande oportunidade é a Acquazero. Em plena expansão, a marca é considerada a maior rede de franquias do segmento no mundo. São mais de 400 unidades oferecendo o que há de melhor e mais moderno.

A grande vantagem de atuar com a marca é a possibilidade de realizar a limpeza completa da parte externa de um veículo utilizando apenas 300 ml de água, uma economia mil vezes maior que os tradicionais lava jatos. Além do procedimento padrão, o franqueado pode oferecer outros serviços relacionados.

Na Acquazero, o futuro empresário pode escolher entre o modelo home office de baixo investimento em que ele vai até seus clientes para realizar os procedimentos. Caso queira algo maior, existem as unidades físicas que se diferenciam pela capacidade de atendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

4. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

5. #1 Lavanderia

De modo geral, a #1 Lavanderia oferece o serviço de lavagem profissional e passadoria por assinatura. A marca existe desde 2016 e conta com 26 unidades em todo o país.

Inclusive, a #1 Lavanderia é a única do Brasil que pratica a identificação das roupas por código de barras. Dessa forma, os serviços são oferecidos de forma simplificada, com baixo custo e poucos funcionários.

Neste sentido, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio presenciais, mas pode administrar a franquia à distância. Para abrir sua unidade, você vai contar com suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial mais adequado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

6. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

7. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

8. AD Clinic

A AD Clinic trabalha com estética e bem-estar na sua rede de clínicas. A marca também oferece tratamentos estéticos, massagens relaxantes etc.

Tudo é feito por profissionais com experiência e conhecimento em diversas técnicas avançadas. Dessa forma, para ser um franqueado da AD Clinic é necessário ter a capacitação necessária para gerir o negócio, além de afinidade com o ramo de estética.

A boa notícia é que a franqueadora oferece o treinamento necessário. Além disso, o investidor fica assegurado pelo suporte completo que a franqueadora garante para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 179 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 12 meses

9. Amo Vacinas

A Amo Vacinas é uma rede de clínicas especializada na aplicação de vacinas de uma forma diferente. Seu objetivo é transformar esse momento em uma experiência agradável, especialmente para aquelas pessoas que têm medo de agulha.

Assim, a rede entrega uma vacinação humanizada para todas as idades. Outro diferencial da Amo Vacinas é o atendimento domiciliar.

Assim, os franqueados da Amo Vacinas precisam ter a vontade de empreender na área da saúde e possuir conhecimentos em gestão de negócios, pessoas e finanças.

A franqueadora oferece todo o apoio para o negócio, desde a implantação da unidade até a gestão diária da franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

10. Anjos Colchões e Sofás

A rede de franquias Anjos Colchões e Sofás trabalha no segmento de saúde e bem-estar. Além dos móveis que dão nome à marca, você poderá vender outros, que vão ser apresentados na área de mostruário da sua loja.

Assim, a franquia oferece uma experiência completa e aconchegante aos seus consumidores. Para o franqueado, há um destaque: a rede conta com uma excelente capacidade logística e quatro fábricas espalhadas pelo Brasil.

A Anjos Colchões & Sofás espera dos seus futuros franqueados determinação e capacidade de negociação. Além de uma boa comunicação verbal e escrita.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 295 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

11. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

12. Arabi’s Esfiharia

A franquia Arabi’s Esfiharia é uma rede de fast-food especializada no segmento de comida árabe.

Ao abrir sua loja da marca, você terá um negócio já criado, desenvolvido e testado. Assim, vai contar com estrutura física, produtos, custos, embalagens e marca já muito bem definidas.

A franquia também tem uma gestão simples. Você terá todo o suporte da franqueadora para montar e gerir sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: não informado

13. Aromi Design

A Aromi Design é uma rede de franquias autoridade em marketing olfativo. Assim, com seus produtos a marca ajuda a complementar os designs de ambientes.

O que a franquia faz é criar fragrâncias para os espaços. É possível atuar em praticamente todos os tipos de ambientes.

Como franqueado, você vai receber o suporte da franqueadora em diversos aspectos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 59 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

14. Bar do Urso

A Bar do Urso é uma franquia de bar que tem cervejas artesanais e outras bebidas para as pessoa aproveitarem um happy hour, por exemplo.

Ao abrir sua unidade, você vai precisar gerenciar o negócio e estar disposto a seguir os padrões e diretrizes da franqueadora. Para isso, você vai contar com suporte completo para a montagem e dia a dia da operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

15. Beep

A franquia Beep é uma rede de lojas especializada em produtos de conectividade e conveniência. Assim, a marca abrange diversos itens, como smartphones, informáticas, aparelhos celulares etc.

Ou seja, na sua franquia, você vai vender produtos deste tipo. O catálogo da loja é bem variado, para conseguir atrair um número maior de clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

16. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

17. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

18. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

19. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

20. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

21. Casa Prado

A Casa Prado é uma rede que atua desde 1955 na venda de roupas e acessórios para homens. Dessa forma, o franqueado atua presencialmente em lojas físicas padronizadas.

Mas, para montar sua loja, o investidor não estará sozinho. Isso porque, a franqueadora oferece auxílio para escolher o ponto comercial, bem como manuais operacionais, consultoria de campo e software de gestão.

De modo geral, a loja conta com camisas, bermudas, ternos, cintos, sapatos, camisetas e uma linha infantil.

Para o interessado, é necessário dispor de tempo integral para se dedicar ao negócio. Assim, o franqueado vai gerenciar a loja e os colaboradores, podendo trabalhar ou não na unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 600 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 36 a 42 meses

22. Cebrac

A Cebrac é uma rede de franquias focada no mercado de educação. O que ela faz é formar profissionais para enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Os cursos da marca focam no empreendedorismo, sustentabilidade e responsabilidade social. Tudo é feito por meio de metodologias exclusivas e inovadoras.

Para se tornar um franqueado da rede de franquias Cebrac não é necessário ser um educador. Porém, é preciso entender esse processo de ensino e acreditar na sua importância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 42 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

23. Chicken In House

A Chicken In House é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas.

Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros.

Dessa forma, o franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

24. Clau Amaral

A Clau Amaral Paisagismo é pioneira no segmento de paisagismo. Assim, a marca é responsável por cuidar do início ao fim de tudo que permeia um jardim. Tudo é feito para entregar personalidade e agregar valor de forma totalmente inovadora no ambiente.

Como franqueado, você irá elaborar um projeto com estudo pelas melhores plantas e técnicas de aplicação. A rede espera que você goste de arquitetura e decoração, pois assim terá mais facilidade para trabalhar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

25. Consultare

A Consultare é uma rede de consultórios médicos com preços acessíveis. Dessa forma, a marca conta com 25 especialidades médicas e mais de 3 mil exames clínicos com valores populares.

Apesar da atuação na área da saúde, não é necessário você tenha experiência neste segmento para ser franqueado. Isso porque, a franqueadora oferece suporte na instalação da unidade e na escolha dos colaboradores.

No mais, os franqueados contam com acesso ao MedTech, sistema de gestão digital próprio para clínicas médicas e que facilita o processo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

26. NX Franquias – Formatação e Expansão de Franquias 

A NX Franquias atua na formatação e expansão de outras franquias. Ou seja, ajuda empresas que já existem a se adaptarem ao sistema de franchising e, assim, iniciarem a expansão por outras unidades.

A NX é uma divisão de negócios do Encontre Sua Franquia, empresa que possui, atualmente, nove marcas de franquias em seu portfólio: a Acquazero, Quisto Corretora de Seguros, Suav, Mardelle, Only Mule, Zaplus Car, Exponencial Cursos, Cream Berry e Encontre Sua Viagem. 

Se você quer transformar seu negócio em franquia, pode contar com o auxílio da NX Franquias!

27. Croasonho

A Croasonho é uma rede de franquias especialista em croissants de massa crocante e recheios variados. O cliente pode se deliciar, por exemplo, com um croissant recheado com chocolate ou frango.

Além de atuar com sua loja física, você poderá trabalhar com delivery, uma grande tendência do mercado.

O papel do franqueado da Croasonho é o gerenciamento da unidade, relacionamento com o cliente e divulgação da franquia. A franqueadora oferece suporte completo para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

28. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

29. Detroit

A rede de franquias Detroit está no ramo de alimentação e restaurantes. Assim, oferece um cardápio extremamente amplo e possibilita agradar os mais diversos públicos e paladares.

Entre as receitas do restaurante estão hambúrgueres, carnes, saladas, drinks e mais.

O franqueado terá o papel de gerenciar o negócio e se relacionar com o cliente. Porém, para isso ser feito da melhor forma possível, você vai receber todo o suporte e know-how necessários, oferecidos para franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

30. DNTBras Franchising

A DNTBras é uma franquia de clínicas odontológicas que atua com cirurgia geral, ortodontia e serviços afins. Além do mais, ela se destaca por ser fácil de administrar e ter um atendimento humanizado.

Dessa forma, o foco da rede é descomplicar o momento de ir ao dentista, que para muitas pessoas é delicado. Todas as clínicas são padronizadas e o franqueado deve se comprometer a seguir esses padrões.

Para atuar, você vai contar com apoio da franqueadora em todas as etapas, desde a análise do mercado até a administração do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 299 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 23 a 24 meses

31. Drogaria Farmelhor

A rede de franquias Drogaria Farmelhor faz parte do segmento de saúde e entrega um formato inovador e atraente para a gestão de suas unidades franqueadas.

Para ser um franqueado, a Farmelhor procura por pessoas que tenham afinidade na organização e varejo.

Além disso, é importante ter disposição para trabalhar e acompanhar diretamente o negócio. Além de prezar pelo aprendizado contínuo que a franqueadora oferece.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 220 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 30 meses

32. eLav Lavanderia

A eLav é uma lavanderia no modelo de franchising, que já conta com mais de 60 unidades em 19 estados do país. De modo geral, o foco da rede é oferecer praticidade para quem quer roupas limpas, mas não tem tempo.

Assim, os clientes deixam as roupas na unidade e recebem as peças higienizadas, passadas e embaladas. Além do mais, os preços são acessíveis, a fim de atingir um público cada vez maior.

Para o franqueado, a rede também tem muitos benefícios. Por exemplo, a plataforma educacional de capacitação, treinamento e acesso a um aplicativo exclusivo.

Por fim, a sustentabilidade chama a atenção, já que a rede possibilita economia de água e energia em suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

33. Emagrecentro

A rede de franquias Emagrecentro tem o objetivo de ser a maior e melhor rede de emagrecimento, saúde e estética do Brasil.

Assim, a marca tem uma metodologia exclusiva e patenteada de emagrecimento pelo INPI, com quatro fases.

Para se tornar franqueado da Emagrecento é necessário ter iniciativa e carisma. Assim como afinidade com o empreendedorismo e interesse pelo segmento de estética e beleza.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 13 meses

34. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

35. Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

36. Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

37. Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

Advertisement
  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

38. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

39. Farmácias São Rafael

A rede de franquias Farmácias São Rafael trabalha no segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar.

Como franqueado da maca, você será responsável pela qualidade do atendimento e todas as atividades da unidade de vendas. 

Uma vantagem é que a São Rafael tem parcerias estratégicas com diversos fornecedores. Assim, o mix de produtos na loja é bem amplo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 169 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 239 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 38 meses

40. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

41. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

42. GiOlaser

A GiOlaser é uma rede de depilação a laser e estética facial. A marca é bastante conhecida porque tem como sócia e garota-propaganda a atriz Giovanna Antonelli.

A rede existe desde 2013 e hoje conta com unidades de alto padrão. Assim, as clientes da GiOlaser têm acesso a uma estrutura acolhedora e segura.

Como franqueado da rede, você terá acesso a diversos suportes da marca. Por exemplo: material promocional, escolha do ponto e equipamento, treinamento e suporte operacional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

43. GoNext Franquia

Os franqueado da GoNext podem oferecer ao mercado projetos de Governança Corporativa e Sucessão.

Para atuar com a rede, é importante que você seja um profissional liberal, advogado ou tenha vasta experiência comercial.

Adquirindo sua franquia, você terá o direito do uso da marca e know-how da metodologia exclusiva da rede. Além de treinamentos iniciais, presenciais e online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 13,5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

44. GPR Digital

A rede GPR Digital é a primeira empresa no setor de franquias do mercado de controle de ponto e acesso.

Assim, a GPR Digital trabalha com tecnologias de reconhecimento facial e gerenciamento web.

Para cuidar do seu negócio, você terá diversos suportes, como o apoio em marketing, jurídico e contábil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

45. Griletto

A rede de franquias Griletto é um restaurante com cardápio delicioso, que inclui grelhados, saladas, refeições completas, sobremesas e mais.

O perfil do franqueado desejado para a marca é de empreendedores dispostos a operarem na loja. Também é interessante que você tenha domínio em gestão de pessoas e disponha de tempo para se dedicar ao negócio.

Para atuar, você terá apoio jurídico, para financiamento, escolha do equipamento, material promocional e diversos outros apoios para empreender com sucesso.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

46. Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

47. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

48. Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

49. iGUi

A franquia iGUi é a líder global na fabricação e comercialização de piscinas em PRFV, ou seja, poliéster reforçado com fibra de vidro.

Sua franquia será instalada em torno de vias públicas de grande circulação de pessoas. Os franqueado precisam ter habilidade comercial e administrativa, além de afinidade com a Construção Civil.

O suporte oferecido pela franqueadora é completo, englobando diversos aspectos do negócio. Como treinamentos, consultorias de campo, contábil, jurídica e empresarial. Também há um plano de inauguração, marketing institucional e stands para feiras e eventos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

50. Jin Jin

A rede de franquias Jin Jin pode ser definida pela sua variedade e qualidade em seus produtos. Assim, a franquia é a maior rede de Culinária Asiática, Japonesa e Chinesa no Brasil.

Ela é especialista no preparo de produtos como sushis, yakisobas, temakis, bentôs, rolinhos etc. O cardápio é variado e completo, pronto para satisfazer o gosto de todos os seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

51. Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

52. KR Saúde

A KR Saúde é uma franquia de clínica de saúde. Na sua unidade, você vai poder oferecer os mais variados atendimentos em saúde, de médicos e dentistas para os clientes.

O franqueado ideal para a rede KR Saúde é uma pessoa com o perfil empreendedor e comercial. Você também precisa estar disposto a preservar e fortalecer a marca, além de ter conhecimento prático para a prospecção e atendimento ao cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

53. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

54. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

55. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

56. Mail Boxes Etc.

A rede de franquias Mail Boxes Etc. é uma das maiores no segmento de multisserviços no mundo. Assim, a empresa entrega diversas soluções para transporte, logística, impressão e marketing para pequenas e médias empresas.

Você pode, inclusive, ser um franqueado máster no Brasil, e assim vai trabalhar para expandir a marca pelo país com outros franqueados. Mas, se preferir, também pode ser um franqueado comum e apenas oferecer os serviços da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 750 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

57. Maria Açaí

A Maria Açaí é uma açaiteria que tem um produto com concentração de açaí quatro vezes maior que os seus concorrentes, segundo a empresa.

Por isso, hoje são 100 unidades em diversos estados do Brasil. Como franqueado, você pode escolher entre quatro modelos de negócio, incluindo o delivery. Todos eles têm em comum o fato de contarem com uma operação simples, que demanda pouco espaço e colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 83 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

58. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

59. Mednet Franchising

A Mednet Franchising é uma rede de serviços de medicina e segurança do trabalho. Assim, os franqueados podem usar a marca e também o software desenvolvido internamente, que controla todo o funcionamento das operações.

A marca existe desde 1994 e conta com uma ampla gama de serviços. Por exemplo: consultas, exames clínicos, laboratoriais, cardiológicos, oftalmológicos e mais.

Dessa maneira, os franqueados montam uma clínica e nela podem oferecer todos esses atendimentos. Além disso, a marca conta com uma equipe especializada para dar suporte à operação do franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

60. Montana Grill

A Montana Grill é uma rede de restaurantes que serve variações de um dos pratos mais amados dos brasileiros: o churrasco. A marca surgiu em 1997 e faz parte da holding Halipar.

A franquia conta com um cardápio completo de carnes com grelhados, sanduíches, pratos executivos e porções.

Os interessados em abrir uma franquia Montana Grill devem escolher por um espaço físico em um shopping ou galeria comercial. Para isso, você vai contar com apoio da franqueadora na escolha do ponto comercial.

Além do mais, a franqueadora oferece outros suportes, como material promocional, escolha dos equipamentos, organização, operação e treinamento do pessoal.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

61. Multi Segurança Franquias

A rede Multi Segurança é uma empresa do ramo de Segurança do Trabalho. Sendo assim, ela oferece serviços e produtos relacionados ao segmento, atendendo empresas e profissionais liberais.

Dessa maneira, a rede atua na revenda e distribuição de mais de 5 mil itens de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPIs e EPCs). Além disso, oferece treinamentos de segurança do trabalho conforme as normas vigentes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 128 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

62. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

63. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede que atua em quiosques, oferecendo um mix de castanhas. Como amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, Castanha-do-Pará e outras. Todas são glaceadas de acordo com uma receita exclusiva da marca, que torna os produtos saborosos e com cheiro irresistível.

As franquias são quiosques instalados em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

64. Odontoclinic

A Odontoclinic é considerada a primeira rede de clínicas odontológicas no país. Ela atua no segmento desde 1997, mas entrou para o franchising em 2002.

Os interessados podem escolher entre dois modelos de clínicas padronizadas, conforme o tamanho da cidade em que se pretende atuar. Além do mais, não é preciso ser dentista para abrir uma franquia Odontoclinic.

Isso porque, a franqueadora permite que qualquer interessado seja investidor, e então você vai contratar os profissionais que precisar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

65. Omie

A Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresas de todos os portes. Assim, ela integra em um só lugar vários elementos úteis para a gestão empresarial.

Como um Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. Dessa forma, cabe ao franqueado realizar a prospecção de clientes e oferecer as soluções disponibilizadas pela marca.

Para isso, a franquia permite que o franqueado atue em um escritório, sem a necessidade de projeto arquitetônico. Além do mais, você vai receber consultoria de campo especializada e capacitação contínua à distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

66. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

67. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

68. Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

69. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

70. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

71. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

72. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

73. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

74. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

75. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

76. iGUi Tratabem

A iGUi Tratabem é a primeira franquia do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica, limpeza, manutenção e venda de produtos e acessórios para todos os tipos de piscinas.

Assim, o franqueado pode atender presencialmente em uma loja padronizada ou optar pelo modelo home office. Além disso, você vai contar com suportes, consultoria de campo, treinamentos e material para divulgação da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

77. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

78. Siphon Growlers

A rede de franquias Siphon Growlers foi criada para atender os apreciadores da cerveja. Seu principal produto é a Growler, uma garrafa retornável e personalizada para armazenar a bebida.

Além disso, sua unidade da marca vai fazer a distribuição e divulgação da cerveja artesanal. Assim, as lojas da marca trabalham com produtos de alto padrão de qualidade e uma grande diversidade de cervejas e chopes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 20 a 28 meses

79. SMARTblocks Robótica

A SMARTblocks Robótica tem como missão usar a Robótica Pedagógica como ferramenta de ensino e aprendizagem. Por isso, o que você vai oferecer são aulas para crianças e adolescentes, pensando na formação pessoal e profissional dos seus alunos.

O perfil de franqueado procurado pela franqueadora é de pessoas para fazerem a prospecção das escolas na região.

Tudo será feito por meio da metodologia e material exclusivos da marca SMARTblocks. Como franqueado, você vai contar com suporte e treinamento completos para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

80. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

81. Sorridents

A Sorridents é uma franquia odontológica, sendo uma das maiores e mais respeitadas do Brasil neste ramo.

O modelo de negócio da Sorridents engloba diversos diferenciais, como usar a tecnologia a seu favor, call center, sistemas próprios, agendamento online e inteligência de mercado.

Para ser um franqueado, é importante para a marca que você seja um profissional do segmento e tenha vontade de empreender na área de saúde.

  • Investimento inicial: a partir de  R$ 45 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 28 a 36 meses

82. Splash Piscinas

A rede de franquias Splash Piscina nasceu como um braço da iGUi. Assim, a franquia faz parte do segmento de Casa e Construção e atende uma demanda de mercado por piscinas de qualidade.

Seu atendimento ao consumidor é feito tanto de maneira presencial, como virtualmente.

Você vai instalar sua loja em vias públicas com grande circulação de pessoas e terá todo o apoio da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

83. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

84. Sucão

A Sucão é a franquia focada em alimentação saudável mais premiada do Brasil. Seu foco é oferecer receitas que fazem bem para a saúde, como sucos, saladas, refeições leves e mais.

A franqueadora busca por franqueados que acreditam e sentem prazer com esse estilo de vida, saudável e equilibrado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

85. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

86. Tiro Rápido

A Tiro Rápido é uma rede de franquias com um modelo de negócio de Clube de Tiro e Loja de Armas.

A rede foi criada com os mais altos padrões. Assim, oferece aos seus clientes serviços de alta qualidade e com preços acessíveis.

Sua operação é simples, informatizada e eficiente. O franqueado também será acompanhado e assessorado pela franqueadora, para ter os melhores resultados possíveis com a unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

87. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

88. Twice

A Twice é uma franquia de Ensino Bilíngue. Ela atua se integrando às escolas privadas de maneira rápida e eficaz, e então dando aulas de diversas disciplinas em inglês. Os alunos passam, por exemplo, a aprender Geografia em português e em inglês.

O modelo de negócio é no formato home based. Assim, o franqueado tem a autonomia para comercializar e integrar o sistema da Twice nas escolas da região de atuação.

Você será o responsável por administrar o relacionamento entre o Twice e a escola parceira. Tudo com o auxílio do know-how e experiência da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35,5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

89. UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino superior que trabalha por meio de parcerias institucionais. Ela oferece cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e mais.

O perfil de franqueado procurado pela UniAteneu é de pessoas que já tenham experiência no segmento educacional.

A franqueadora destaca que a participação e dedicação do franqueado na condução do negócio é essencial, e aumenta significativamente os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

90. Upvet Franchising

A Upvet é uma rede de farmácias de manipulação voltada para o público pet. Dessa forma, a franquia é especialista na manipulação veterinária nos setores alopático e homeopático, e atende gatos, cães, aves, cavalos e zoo.

Ela possibilita a abertura de um negócio próprio sem a necessidade de ter experiência no segmento.

Para ser franqueado, a rede procura alguém com formação acadêmica superior em qualquer área, com espírito empreendedor, persistente e determinado. Como franqueado, você receberá todo o suporte para operar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

91. Velocity

A franquia Velocity é uma rede de estúdios para seus clientes se exercitarem. Sua unidade terá um ambiente confortável e funcional.

O papel dos franqueados da Velocity está ligado à parte administrativa da sua unidade franqueada. Assim, é seu dever seguir os padrões do know-how transferido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

92. Visão Total Vistoria

A Visão Total Vistoria é uma rede de franquias que oferece o serviço de verificação de veículos. Assim, você vai identificar detalhes que precisam de ajustes e se o funcionamento geral do veículo está em boas condições.

Para ser um franqueado da Visão Total Vistoria é necessário investir em um espaço físico. Porém, alguns atendimentos podem funcionar por delivery, oferecendo praticidade e conforto para os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

93. Wizard By Pearson

A Wizard By Pearson é uma rede de franquias considerada uma das maiores no mercado de ensino de idiomas no mundo. Ela tem unidades no Brasil, Costa Rica, Estados Unidos, Japão e Paraguai.

São oito idiomas no portfólio: português para estrangeiros, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e chinês.

A franqueadora vai oferecer todo o suporte necessário para que os melhores resultados possam ser alcançados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

94. X Costela e Cia

A X Costela & Cia está no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches.

Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood. Além disso, as unidades são de fácil operação e administração.

O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

95. YouPlay

A YouPlay é a rede de franquias líder no mercado do segmento de recreação infantil. O que ela oferece são serviços de recreação e desenvolvimento infantil, em um espaço especialmente montado para isso.

Tudo é feito por meio de diversas atividades, para que as crianças possam, além de brincar, também aprender. A franqueadora da YouPlay procura para serem franqueados pessoas que tenham disciplina, espírito empreendedor, empatia e facilidade de relacionamento com crianças.

Hoje, o papel do franqueado YouPlay é acompanhar de perto e gerenciar sua unidade franqueada.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 30 meses

96. Nação Verde

Considerada a primeira franquia de produtos naturais do Brasil, a Nação Verde aparece como uma das grandes oportunidades para 2021. A empresa oferece, pelo menos, três linhas de produtos exclusivos que podem ser vendidos por meio do varejo, de maneira direta, em atacado, ou e-commerce.

Criada em 2010, a empresa possui uma rede com mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil. Atualmente, o franqueado pode oferecer, além de alimentos naturais, cosméticos sem parabenos e suplementos alimentares. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 62 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 48 meses

Agora você conhece o sistema de franchising, seu funcionamento e números importantes. Deixe um comentário neste post com suas dúvidas para ajudarmos você e outras pessoas a se tornarem franqueados.

Se você quiser saber como abrir sua franquia, leia o texto: Passos para se tornar um franqueado.

Advertisement
Advertisement