Antes de fazer parte de uma rede de franchising, é preciso conhecer quais serão as despesas da franquia que você escolheu. Por isso, preparamos o texto a seguir, que mostra quais são as principais despesas na hora de abrir o seu empreendimento. Acompanhe com a gente!
Primeiramente, saiba que se você quer muito empreender, não está sozinho. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2022, 60% dos brasileiros buscaram por um negócio para investir.
Entenda que as despesas se tratam de todos os gastos ligados à administração da empresa. Então, podemos definir como o valor necessário para estruturar e manter o empreendimento. No mundo das franquias, esses valores são menores do que de um empreendimento aberto do zero.
Mas isso não quer dizer que eles podem ser considerados com menos seriedade. Assim como em um negócio próprio, as franquias podem quebrar e causar prejuízo para o investidor, mesmo que isso seja mais raro.
Quais as principais despesas da franquia?
Abrir um empreendimento exige muito dos responsáveis. Isso porque, existem gastos e mais gastos, que precisam a considerar antes de começar a obter um faturamento capaz de gerar lucro.
Todas as principais despesas da franquia estão listadas na Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento é o responsável por trazer não só essas informações, mas vários dados referentes à empresa.
A franquia é uma “cópia autorizada” de um modelo de negócio consolidado no merca do. Por isso, o empresário tem previsão de todos os custos necessários para o projeto se desenvolver. Veja algumas das principais despesas de uma franquia abaixo!
Taxa de Franquia
A taxa de franquia precisa estar quitada para a concessão do uso da marca pelo franqueado. O valor é fixo e cobrado apenas uma vez, no ato de assinatura do contrato. Ao dar baixa nesse valor, o empreendedor passa a ter o direito de usar a marca que foi contratada.
Enquanto isso, a franqueadora começa a preparar os processos de capacitação dos investidores e equipe, por meio de treinamentos e manuais.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Capital de Giro
O capital de giro líquido (CGL) é o valor que irá arcar com todas as despesas da franquia antes dela começar a ganhar força para se sustentar sozinha. O recomendável é que o empresário tenha guardado, ao menos, o necessário para seis meses de operação.
Essa reserva financeira ajuda as empresas a se prepararem para prováveis eventualidades, recessões, despesas inesperadas, entre outras situações que podem colocar o empreendimento em risco.
Na própria COF, a franqueadora já disponibiliza qual será o capital de giro necessário para cada negócio. É importante que essa reserva esteja sempre em dia.
Depois, para que o empresário saiba qual o valor necessário para manter sua empresa após os primeiros meses, basta que subtraia as despesas e custos fixos — passivo circulante (PC) — dos recursos disponíveis — ativo circulante (AC).
CGL = AC – PC
Ponto Comercial
Se sua opção for por uma franquia que necessite de unidade física, será necessário encontrar um bom local. Logo, deverá atender a sua demanda e ter um preço de aluguel justo para a região.
A recomendação é que esse valor esteja s empre entre 8% e 11%
do faturamento bruto da empresa. Tendo essa margem como limite, as chances do negócio se desenvolver e sobreviver são maiores.Também é preciso se preparar para os reajustes que acontecerão ao longo da vigência do contrato. Saber como negociar esses acréscimos será primordial para manter o equilíbrio financeiro do empreendimento.
Outro ponto que você deve observar é o estado do local que deseja alugar. Ou seja, identificar quais reformas e melhorias necessárias para que a unidade atue de acordo com os padrões da marca.
Estoque do negócio
Considera-se o estoque um dos ativos mais importantes de uma empresa. Determinar qual o estoque inicial do negócio é fundamental para manter as estratégias de acordo com o planejado inicialmente.
Presente na análise do capital de giro, grande parte das franqueadoras já consideram em seus cálculos o valor necessário da primeira leva de produtos armazenados.
As marcas que não consideram esse valor ao menos especificam, na COF, quais as suas regras. O importante é que o empresário esteja sempre atento e lembre-se de considerá-las nas despesas do mês da franquia.
O estoque, como um todo, é uma área que exige muito cuidado por parte dos empreendedores. Mercadoria guardada significa dinheiro parado e menos espaço para outros produtos. Esses são fatores que podem levar uma empresa a falência.
Taxa de Royalties
Se a taxa de franquia permite que você tenha o direito de usar a marca e receber todo o seu know-how, a taxa de royalties é o que mantém essa autorização.
Segundo a Lei das Franquias 13966/2019, essa é uma remuneração periódica pelo uso de toda a propriedade intelectual da franqueadora. Sua especificação deve estar presente na COF. As empresas podem fazer essa cobrança de duas formas:
- Um valor fixado e sem reajuste durante a vigência do contrato; ou
- De acordo com o percentual do faturamento bruto da unidade.
Lembrando que, geralmente, a cobrança é feita mensalmente. Mas isso também pode variar.
Ambas as modalidades são bastantes utilizadas, porém dependem do tipo de unidade que você deseja abrir. O mais comum é que unidades físicas sejam cobradas pela porcentagem, mas existem marcas que cobram o valor fixo também.
Taxa de Propaganda
Também conhecido como fundo de propaganda ou taxa de marketing, essa despesa mensal da franquia é arrecadada pela franqueadora, com a finalidade de investir em ações publicitárias institucionais.
Isso elimina a necessidade de o empresário criar seus próprios trabalhos de merchandising, permitindo que concentre forças em outras atividades da unidade.
Assim como os royalties, a cobrança pode ser feita como um valor fixado em contrato ou equivalente a uma porcentagem do faturamento bruto.
Essa despesa é fundamental para a rede de franquias desenvolver estratégias de divulgação, com a finalidade de expandir seu sistema e atrair novos consumidores.
Vale ressaltar que as publicidades feitas por meio desse fundo são para todos os franqueados e não exclusivas para uma unidade. Caso opte por fazer propagandas individuais, o empresário precisará de uma autorização prévia da marca.
Outros gastos com a franquia
As despesas apresentadas até agora são apenas as primeiras e principais custos que uma franquia tem. Porém, existem outras cobranças que devem ser levadas em conta para a sobrevivência do empreendimento.
Uma delas é equivalente às manutenções dos equipamentos e máquinas usadas no empreendimento. Também existem as despesas mais simples, mas recorrentes, que precisam ser lembradas.
Como o pagamento da conta de água, energia elétrica etc. Muitas vezes, esses custos vão além do capital de giro. Além disso, é preciso considerar as despesas com os funcionários e as luvas que serão oferecidas. Isso caso use metas como forma de incentivar o crescimento do empreendimento.
Como as taxas impactam na administração da franquia?
Existem vários fatores que podem impactar no sucesso de uma empresa. Principalmente quando falamos do aspecto financeiro. Isso porque, é o principal responsável pela saúde de um empreendimento.
Se não houver um bom controle e administração sobre as despesas da franquia, todas as taxas e obrigações que vimos acima começam a pesar contra.
Mas tudo isso passa por dois aspectos que precisam ser bem estudados, analisados e cuidados pelos gestores. São eles: a viabilidade do negócio e o fluxo de caixa. A seguir, saiba mais!
Estudo de viabilidade do empreendimento
Antes de decidir abrir uma franquia, é preciso verificar se os valores necessários para manter o empreendimento cabem em seu bolso.
Por isso, é importante que o empresário faça uma análise financeira para identificar qual o melhor modelo de negócio para ele. Esse estudo começa ainda com as finanças pessoais.
Então, é preciso conhecer o caminho que o seu dinheiro faz ao longo do mês, como está comprometido, de onde vem, quanto sobra etc. Com esse acompanhamento em mãos, já é possível estudar as propostas.
Falamos no texto da importância de ter um capital de giro suficiente para manter o negócio por seis meses, além de todas as taxas que serão cobradas ao longo do contrato.
Com ambas as informações, o empresário consegue ver se é ou não viável iniciar uma empresa. Claro, sem colocar em risco a qualidade de vida de seus familiares e dependentes.
Fluxo de caixa
Todas as taxas apresentadas acima terão impacto no fluxo de caixa do seu empreendimento. Isso porque, irá considerar todas as movimentações financeiras do empreendimento.
Com análises sempre mensais, o balanço indicará qual o valor remanescente após a empresa arcar com todos seus compromissos.
Podemos dizer que será responsável por mostrar qual o lucro líquido da empresa, enquanto o bruto ficará responsável pela Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), que falaremos mais abaixo.
O lucro líquido pode ser dividido em três seções: uma voltada para as operações de venda da unidade; outra que identifica o quanto de dinheiro foi gasto com o investimento; e, por fim, a análise do que é gasto com atividades de financiamento.
Importância de acompanhar o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE)
O demonstrativo de resultado do exercício (DRE) é um dos relatórios mais importantes para administrar um empreendimento.
Esse documento é tão significativo, que a própria Lei de Franquias exige que as franqueadoras apresentem os resultados para os interessados em abrir alguma unidade.
Porém, esse é um diagnóstico que também deve ser levado a sério pelos franqueados. Assim, conta com informações referentes a receitas geradas, impostos, outras tributações, custos de produtos/serviços, entre outros.
Além de conseguir acompanhar todo o progresso da sua unidade, o empresário terá um bom indicador de performance. Identificando pontos fracos que podem atrapalhar o desenvolvimento da unidade.
Para chegar a esse resultado, é preciso fazer dois tipos de análises. Juntas, poderão trazer diagnósticos mais precisos.
Análise Vertical
As análises verticais são responsáveis por verificar, individualmente, como cada despesa tem impacto no negócio como um todo. Podem ser considerados tanto números brutos, quanto líquidos — isso depende do objetivo do estudo.
O gestor consegue traçar um percentual da influência desses dados no seu balanço financeiro. Assim, ele pode planejar e identificar, de forma geral, o que oferece mais risco para o empreendimento.
Análise Horizontal
Se a análise vertical identifica a participação de cada ativo no balanço financeiro, a horizontal acompanha e reconhece o desempenho de todos os itens ao longo do período observado. Seja mensal ou anual.
Dessa forma, consegue identificar as razões que levaram ao aumento ou diminuição do faturamento da unidade (análise vertical).
Graças a esse tipo de análise, o empresário descobre como está a produtividade do seu negócio e como estão os parâmetros de rentabilidade.
Como medir o sucesso do investimento?
Para medir o sucesso de um investimento, é preciso conhecer sobre o ROI. Sigla em inglês de Return over Investment, ou Retorno sobre Investimento em português.
O objetivo desta métrica é identificar o quanto a empresa está lucrando de acordo com cada investimento que faz. Ou seja, qual a rentabilidade do negócio.
Graças às análises que apresentamos acima, será possível calcular o ROI e conhecer como os gastos estão impactando no sucesso do empreendimento.
É por meio dessa métrica que é possível mensurar os resultados que realmente importam para uma empresa. Por exemplo, ao abrir uma franquia voltada para limpeza automotiva, o empresário decide investir mais para oferecer algo para se destacar dos concorrentes.
Após um período operando com esse serviço, como saber se isso está surtindo um efeito positivo ou negativo em sua loja? A resposta é simples! Para conhecer o comportamento do seu público em relação a essa nova função, é precisa seguir a seguinte fórmula.
ROI = Retorno do Investimento – Custo do Investimento / Custo do Investimento
Caso o resultado dê um número maior que um, podemos dizer que o serviço vem, realmente, atraindo os consumidores. Se for igual a um, ainda não obteve resultados que justificassem o investimento. E menor que um, significa que está dando mais prejuízo do que lucro.
Dicas para evitar sustos no orçamento da franquia
Todos os tópicos apresentados até agora mostram como o empresário deve se preparar para as despesas da franquia. Porém, antes de qualquer coisa, é preciso tomar a decisão correta sobre em qual marca investir.
Pode parecer algo trivial, mas é importante ressaltar quais pontos você deve observar antes de escolher o melhor modelo de negócio. No geral, devemos ficar atentos a pelo menos três tópicos.
Investimento
O ponto mais importante aqui é conseguir fazer uma boa relação entre os investimentos feitos e a rentabilidade do negócio. Procure por modelos de negócio que oferecem boas perspectivas de resultado.
No mercado existem marcas que conseguem oferecer uma rentabilidade de até 70%, como no caso da Acquazero. A Acquazero é maior rede de franquias do mundo no segmento de limpeza e estética automotiva.
Tempo
Outra dica é observar qual o prazo de retorno desse investimento. Ou seja, em quanto tempo a franqueadora espera que seu franqueado obtenha seu dinheiro de volta e passe a ter lucro real.
Existem franquias que dão três meses como prazo para o investidor reaver o que foi aplicado no empreendimento. Caso da Quisto Corretora de Seguros, por exemplo.
Por atuar em um mercado com bons números, a marca espera que, no máximo em seis meses, o investidor receba a rentabilidade prevista.
Pesquisa
A última dica é reunir a maior quantidade possível de informações sobre a franquia que deseja investir. Conheça cada detalhe do que é oferecido e converse com outros franqueados da marca.
Dessa forma, quanto maior for sua rede, mais fácil será para identificar como a empresa se comporta diante dos empreendedores. Uma franqueadora com muitos franqueados, por exemplo, pode ser sinal de um suporte e modelo de negócio efetivo e de qualidade.
Ao longo do texto, você pôde conhecer quais os principais gastos que envolvem a abertura de uma franquia. São valores que podem ser fixos ou variáveis, que vão depender da estrutura que você montar e no quão disposto está em investir na unidade.
Por mais que seja um caminho em que você saberá por onde passar, devido aos valores expostos em contratos, é fundamental que tenha a certeza da sua capacidade de manter o empreendimento. Isso por pelo menos, seis meses.
Enfim, só será possível após um estudo e pesquisa sobre a marca que melhor pode atender as suas necessidades e ambições. Agora que você já sabe tudo sobre as despesas da franquia, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.