Franquia de estética automotiva Acquazero – 9 perguntas respondidas

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franquia de estética automotiva: produtos e equipamentos da acquazero e o baú para motociclista
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O setor de franquia de estética automotiva está cada vez mais ligado com a sustentabilidade e a ecologia. Até há algum tempo, fazer a limpeza de um carro era algo automaticamente ligado com o desperdício de água, mas isso já não é mais uma regra.

Focada em mudar esse cenário, surgiu em 2009, a Acquazero. Uma marca que, por meio de métodos econômicos e produtos biodegradáveis, consegue limpar completamente um carro com apenas 300 ml de água. 

A marca passou a ser conhecida entre 2014 e 2016 quando aconteceu a crise hídrica que afetou a região Sudeste do Brasil. Desde então, a Acquazero já conta com 400 unidades espalhadas pelo país e, recentemente, inaugurou a sua primeira franquia internacional. 

Com um modelo inovador e de alta qualidade, o lava rápido tem crescido e alcançado grandes resultados. Assim, a marca se tornou a maior franquia de estética automotiva do Brasil segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Dessa forma, a Acquazero passou a chamar atenção de empresários. Por isso, preparamos este texto com as principais perguntas sobre a franquia. Acompanhe!

9 perguntas frequentes sobre a franquia de estética automotiva Acquazero

Agora que você conhece um pouco sobre a história de como surgiu a marca Acquazero e sua importância para o setor automotivo, chegou a hora de respondermos algumas das perguntas mais recorrentes dos candidatos a franqueados.

Mas antes de continuar, veja o vídeo sobre a marca e conheça as principais vantagens e benefícios de ser um franqueado. Assista!

1. Como comprar a franquia de estética automotiva Acquazero?

O empresário que deseja se tornar um franqueado da Acquazero precisa, inicialmente, entrar em contato com a marca via internet ou em algumas das feiras de empreendedorismo. 

Após demonstrar o interesse, a empresa marcará uma reunião para conhecer o seu perfil. Assim, ela conseguirá identificar qual o melhor modelo de negócio para você. Ao mesmo tempo, ela encaminha a você a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Esse documento é responsável por apresentar todas as características do negócio e as obrigações de ambas as partes. Ou seja, quais os seus direitos e o que a franqueadora pode cobrar de você.  

2. Qual o perfil de franqueado que a Acquazero espera?

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Para fazer parte da franquia de estética automotiva Acquazero, a maior do segmento, é preciso que o empresário esteja disposto a assumir os riscos de iniciar um empreendimento como esse. 

Mesmo que seja seguro fazer parte de uma rede de franchising, como mostra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda existe um certo risco para o investidor. Além disso, ele precisa estar confortável em seguir os padrões adotados pela marca. 

Afinal, as franquias são modelos de negócio que permitem que um CNPJ terceiro possa explorar comercialmente a marca.

No entanto, para que ele tenha esse direito é preciso respeitar as regras impostas pela franqueadora. Ou seja, essa é uma forma que a Acquazero tem de garantir a excelência do seu trabalho para os clientes. 

Por fim, é importante que o investidor saiba lidar com pessoas, ser comunicativo, ser organizado e ter noções básicas de administração. Aliás, outro ponto que é levado em consideração é o franqueado morar na mesma cidade em que deseja instalar a unidade. 

Veja o infográfico a seguir sobre o passo a passo para abrir a sua franquia!

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

3. Por que investir no setor de estética automotiva?

De acordo com o Observatório das Metrópoles, o Brasil possui aproximadamente um carro para cada três habitantes. Esse número aumenta a cada ano e é puxado pela descentralização do mercado.

Além disso, a análise detalhada sobre os dados econômicos no país, feita em 2018 pelo banco Itaú, mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) do período, confirma que o crescimento de carros foi causado, principalmente, por causa da parte Norte e Nordeste do país. 

Entretanto, mesmo com o número de carros aumentando, o período em que uma pessoa fica com um carro subiu quase quatro vezes em comparação com 2014. Estima-se que o brasileiro fica 4,11 anos com o mesmo carro atualmente

Dessa forma, podemos acreditar que essa mudança ocorreu por causa da crise financeira que atingiu a economia nacional e reduziu o poder de compra do brasileiro no último anos. 

Portanto, como consequência, a população passou a gastar mais com peças, serviços, seguros, impostos e acessórios para reduzir a desvalorização do veículo na revenda ou troca. 

4. Quais serviços oferecidos pela Acquazero?

Uma das grandes vantagens de trabalhar com uma franquia de estética automotiva como a Acquazero, está nos serviços que ela oferece. Ao todo são 16 opções para que os clientes possam cuidar de seus carros. 

Além disso, a empresa também permite que os empresários ganhem dinheiro atendendo outras necessidades como a limpeza de sofás, tapetes, carpetes etc. Os trabalhos possíveis de serem feitos são:

  • Limpeza Ecológica;
  • Enceramento;
  • Cristalização de Vidros;
  • Limpeza Técnica de Motor;
  • Limpeza e Hidratação de Banco de Couro;
  • Revitalização de Plástico;
  • Higienização do Ar Condicionado;
  • Remoção de Chuva Ácida;
  • Descontaminação de Pintura;
  • Oxi – Sanitização;
  • Cristalização e Revitalização de Pintura;
  • Vitrificação de Pintura;
  • Higienização Interna;
  • Impermeabilização de Estofados;
  • Polimento;
  • Polimento de Faróis.

5. Quais os suportes oferecidos pela Acquazero?

Os franqueados da Acquazero recebem alguns benefícios que irão auxiliá-lo a conduzir o empreendimento da melhor forma possível, sempre de acordo com os padrões determinados pela franquia de estética automotiva.

Dessa forma, com o apoio da equipe de relacionamento da marca, é possível fazer um levantamento para identificar o desempenho da unidade e sugerir mudanças para que o franqueado consiga resolver os problemas de forma pontual. 

Assim, a Acquazero consegue acompanhar e indicar ações ligadas a saúde financeira da unidade, atuação da equipe de atendimento, projeto visual e implantação das estratégias de marketing. Por isso, é importante que o empresário mantenha contato constante com a franqueadora. 

Além disso, a empresa também oferece treinamentos para que o empresário e sua equipe possam se tornar habilitados para prestar todos os serviços da marca. Dentre as opções estão: vendas, marketing e operacional. 

Esses treinamentos podem ser in loco ou virtual, porém para os que optarem pelo modelo home office, algumas atividades são feitas pelo portal, exceto cristalização e revitalização de pintura, vitrificação e polimento. Para esses serviços, é obrigatório o treinamento presencial.   

6. Como funciona o modelo home office da Acquazero?

As unidades home office da franquia de estética automotiva Acquazero são recomendáveis para os empreendedores que desejam atuar sozinhos ou que não querem entrar em um financiamento para investir em uma unidade física. 

Dessa forma, como não há a necessidade de um ponto fixo para atender seus clientes, é possível fechar parcerias com condomínios, empresas etc. Assim, cabe a ele fazer o horário de atendimento e criar sua rede de clientes. 

Apesar da liberdade, não é permitido que o empresário atenda em áreas que possuem um grande fluxo de pessoas como supermercados e shoppings. Desse modo, vale ressaltar que esse é um fator que pode levar a anulação do acordo. Por isso fique sempre atento a COF e ao seu contrato de franquia.

Como diferencial da marca, a Acquazero oferece três tipos de home-office para o investidor. Além dos preços, elas variam de acordo com a quantidade de serviços que ele pretende oferecer. São elas: básico, intermediário e avançado. 

7. Quais os valores para comprar uma franquia de estética automotiva como a Acquazero?

Para fazer parte dos franqueados da Acquazero, é importante que o empresário esteja ciente dos valores que serão cobrados em cada modelo de negócio. 

Aqueles empreendedores que desejam abrir uma unidade física, mas não possui o capital financeiro para bancar o investimento, uma das opções é procurar um sócio ou um financiamento. Veja abaixo os valores!

Home Office – Básico

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Sistema de Gestão: R$ 720
  • Kit Equipamentos, Produtos e Uniformes: R$ 4.5 mil
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 22.820.

Home Office – Intermediário

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Sistema de Gestão: R$ 720
  • Kit Equipamentos, Produtos e Uniformes: R$ 7.5 mil
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 25.820

Home Office – Avançado

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Sistema de Gestão: R$ 720
  • Kit Equipamentos, Produtos e Uniformes: R$ 11.5 mil
  • Treinamento Presencial: R$ 2 mil
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 31.820

Loja Física Standard

  • Taxa de Franquia: R$ 40 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 10 mil
  • Projeto Visual: R$ 1.5 mil
  • Sistema de Gestão: R$ 1.220
  • Montagem de Loja: R$ 10 mil
  • Kit Equipamentos, Produtos e Uniformes: R$ 25 mil
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 90 mil.

Loja Física Prime

  • Taxa de Franquia: R$ 25 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 25 mil
  • Projeto Visual: R$ 1.5 mil
  • Sistema de Gestão: R$ 1.220
  • Montagem de Loja: R$ 35 mil
  • Kit Equipamentos, Produtos e Uniformes: R$ 33 mil
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 121.320

Desenvolvedor de Área

  • Taxa de Franquia: R$ 250 mil
  • Capital de Giro: R$ 10 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 260 mil

No modelo Desenvolvedor de Área, é preciso também considerar os valores das lojas físicas. No entanto, a diferença dele para os outros modelos de negócio está no espaço extra de 40 m² reservado para a estocagem de produtos. 

A ideia desse formato é criar um ponto físico para a retirada de produtos por outros franqueados da marca. 

8. Qual a rentabilidade esperada da franquia Acquazero?

Quem optar por uma franquia de estética automotiva como a Acquazero, vai movimentar o seu caixa por meio da comercialização dos serviços prestados. Porém, o preço deve estar dentro da média orientado pela franqueadora. 

Dessa forma, se estima que o faturamento médio mensal chegue em até R$ 70 mil. Além disso, o tempo para reaver o dinheiro investido varia entre três meses ou dois anos. 

9. De que forma o aplicativo Acquazero me ajudar a obter bons resultados?

Com o aplicativo Acquazero, o consumidor pode solicitar atendimento com apenas alguns cliques, enquanto o franqueado recebe a demanda direto no celular. 

Em seguida, o profissional vai até o usuário, onde ele estiver, para realizar os serviços escolhidos de modo delivery.

A Acquazero é a única franqueadora que possui um aplicativo exclusivo no seu modelo de negócio. Então, para aproveitar tudo isso, o franqueado Acquazero precisa apenas fazer a assinatura do contrato. 

Não há custo para a adesão, nem de mensalidade. O único valor associado ao app é de um pequeno percentual fixo, que pode ser consultado com a franqueadora.

Para saber mais sobre o aplicativo da Acquazero e as vantagens de ter um em seu negócio, baixe o ebook abaixo!

ebook app para empresa vantagens do aplicativo acquazero

Vantagens de abrir uma franquia de estética automotiva

Agora que você já conhece melhor a franquia Acquazero, e sabe que poderá atuar na área até no modelo home office, precisa saber também que existem várias vantagens para quem decide investir em uma franquia de estética automotiva. 

Como percebemos ao longo deste artigo, as pessoas tendem a procurar cada vez mais por processos de conservação e cuidados com o carro, já que passam mais tempo com o automóvel. 

Desse modo, já vimos que investir em uma estética automotiva pode ser uma boa oportunidade para alcançar os mais variados públicos. Entretanto, fazer parte de uma franquia pode te trazer ainda mais benefícios, acompanhe a seguir. 

Modelo de negócio preestabelecido

A primeira vantagem de trabalhar com uma rede de franquia que oferece serviços de estética automotiva, é que você já estará operando com um modelo de negócios consolidado. 

Ou seja, você não precisará se preocupar em desenvolver um ou fazer testes e enfrentar problemas maiores. Isso porque você já estará utilizando um modelo que funciona e dá bons retornos para outros franqueados. 

Desse modo, são menos riscos a enfrentar durante o desenvolvimento do negócio e você terá a tranquilidade de contar com o acompanhamento da franqueadora, e as atualizações no sistema quando necessário. 

Mercado em alta

Funcionário da Acquazero com o uniforme da empresa fazendo a limpeza de um vidro de um carro. Ao fundo vemos uma parede azul e equipamentos. Imagem ilustrativa para texto franquia de estética automotiva.
As pessoas estão cada vez mais em busca de serviços para cuidar de veículos.

Outro ponto interessante, é claro, é como o mercado está em alta e essa pode ser uma boa possibilidade de lucrar e conseguir alcançar ainda mais clientes. 

Principalmente, se considerarmos que o país apresenta números altíssimos de carros e motos. Para se ter ideia, o Brasil já chegou a 28 milhões de carros e 13 milhões de motos.

E como os automóveis são uma verdadeira paixão nacional, as pessoas buscam sempre por serviços de qualidade que podem manter seus carros limpos, bem cuidados e funcionando adequadamente. 

Suportes da franqueadora

Você já deve saber que ao conduzir um negócio, terá que lidar com vários processos distintos para conseguir administrar o empreendimento e lidar com possíveis problemas. E nem sempre esses detalhes podem envolver áreas de conhecimento que você domina. 

Por isso, ser um franqueado te dá a vantagem de poder contar com a marca responsável para ter vários tipos de suporte, como na área jurídica e até marketing. 

Desse modo, você sabe que não estará sozinho e pode solicitar a ajuda de profissionais preparados que vão te auxiliar a lidar com toda situação. 

No marketing, por exemplo, você pode ter campanhas bem desenvolvidas, com materiais e conteúdos adequados para conseguir expandir seu negócio e alcançar mais público, de forma eficaz. 

Franquia barata para investir

Uma outra vantagem que podemos perceber quando falamos do segmento de serviços automotivos, é que você não precisa desembolsar necessariamente grandes quantias no investimento inicial. 

Isso porque, como mostramos com os modelos da Acquazero, você também pode trabalhar no formato home based, sem precisar ter custos com a instalação de uma estrutura física. 

Dessa maneira, você não só consegue abrir sua unidade por um preço mais em conta, como também evita despesas com aluguel e demais contas para manter o local funcionando. 

Portanto, é possível fazer um bom investimento, com custos mais reduzidos, e apostar em uma franquia bem estruturada, que te dará todo apoio e com um serviço lucrativo.

Como vimos, mesmo com o número de carros crescendo em algumas regiões, parte da população que possui carro, passou a gastar mais com os cuidados diários. O que fez o segmento de serviços automotivos crescer nos últimos anos. 

Então, nosso conteúdo ajudou você a esclarecer suas principais dúvidas da Acquazero? Entre em contato conosco e converse com um dos consultores sobre as vantagens de abrir uma franquia de estética automotiva. 

*Informações publicadas em Fevereiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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