Empreender sendo iniciante: dicas para fazer com segurança e sucesso certo

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Para empreender sendo iniciante é importante que se tenha um cuidado a mais para se organizar e escolher a melhor forma de começar um negócio. Aqui, explicamos algumas das etapas deste processo para você não cometer erros.

Ser um empreendedor é o sonho de 77% dos brasileiros, segundo um levantamento. Isso mostra que embora não seja um projeto simples, ter um negócio é algo que atrai muitas pessoas.

Muitos destes empreendedores não têm experiência. Por isso, devem aprender sobre o mundo dos negócios antes de começar esta jornada. Dessa forma, você consegue identificar os detalhes que são importantes para ser um empreendedor de sucesso. Quer saber como? Fique com a gente!

Advertisement
Advertisement

Passos para empreender sendo iniciante

Como dito, para empreender sendo iniciante é fundamental ter um cuidado extra, pois muitas coisas são novas. Ou seja, cada tomada de decisão pode ser feita sem ter muita experiência, e isso é um problema.

Assim, este empreendedor iniciante deve se organizar, avaliar desde seu próprio perfil até o mercado como um todo e os nichos mais atrativos. Ainda, se vai investir para trabalhar em casa ou em uma loja.

Veja agora alguns destes passos que podem ajudar você neste projeto de começar o seu próprio negócio pela primeira vez.

Entenda bem seu perfil

O primeiro passo para começar um negócio é analisar o seu próprio perfil, vendo com suas características podem se encaixar na empresa. Então, é fundamental que o empreendedor encontre algo e aproveite o seu próprio potencial.

Nesse sentido, se o empreendedor tem um gosto por atuar com carros, ou com comidas, é interessante que busque negócios nestes ramos. Ou seja, aproveite um gosto pessoal com o qual possa ganhar dinheiro.

Do mesmo modo, aproveite suas características que podem ser um diferencial. Por exemplo, quem é bastante comunicativo tem maiores chances em um negócio de vendas diretas. Tem assim facilidade para captar os consumidores.

Além disso, entenda com que tipo de produto ou serviço você se identifica mais, aquele que pode trazer mais vontade de aprender e atuar. Pense que trabalhar com algo que se gosta faz com que tenhamos uma percepção de que o tempo passa mais rápido.

Seja realista com suas finanças

Para empreender sendo iniciante é fundamental não dar um passo maior do que as pernas. Saiba exatamente quanto pode investir e se baseie neste valor para começar o seu negócio.

Faça uma análise de quanto poderá investir, se tem possibilidade de captar dinheiro de alguma forma, economizando ou vendendo um bem. Depois disso, veja quanto pode gastar e tente manter uma reserva e um capital de giro.

Por exemplo, se tem R$ 10 mil para começar, mantenha este valor como meta ou até tente gastar menos. O negócio é algo que pode oscilar e demorar a dar lucro. Mas as contas continuam chegando.

Dessa forma, é essencial se planejar, evitar empréstimos altos, para poder investir com segurança e não correr o risco do negócio falir. Uma forma que pode ser interessante para que você evite começar uma empresa sem se desorganizar é por meio de franquia, sobre a qual explicamos agora.

Considere abrir uma franquia

Como você não tem experiência, um modelo de negócio como o de franquia facilita muito sua vida. Isso porque, esse formato tem uma estrutura pronta, predefinida, o que torna o seu projeto mais simples.

Advertisement

Portanto, para começar um negócio do zero, o empreendedor precisa estruturar a empresa, pensar em cada detalhe. Por isso, corre um risco maior de dar errado. Mas com as franquias a empresa já está organizada.

Além desta vantagem, a franquia também tem uma marca reconhecida no mercado, o que atrai os consumidores. Ou seja, como já conhecem a empresa, tendem a escolher você na hora de consumir.

Do mesmo modo, na parte financeira, permite uma melhor organização. A franqueadora apresenta aos interessados uma projeção de custos e de faturamento da unidade da rede.

Baseado nesses números, o empreendedor iniciante consegue planejar e escolher o negócio que se encaixa na sua capacidade de investimento. Assim, também pode optar pela marca que tem um faturamento mais próximo da sua necessidade.

Outro ponto para os empreendedores é o suporte que a franqueadora oferece. Como você não tem experiência, pode se sentir um pouco perdido no processo. Estes auxílios e orientações da empresa mostram o caminho a seguir.

Enfim, conta também com um plano de negócio, que apresenta os pontos-chave para que o empreendedor possa desenvolver a empresa ao longo do tempo.

Pesquise várias opções de franquia

Para empreender sendo iniciante no mercado de franquias é importante que você não tenha pressa em escolher onde investir. Pesquise o máximo de opções que conseguir para assim identificar a sua melhor oportunidade.

Use a internet para conhecer muitas franquias, como funcionam, o que oferece para os clientes e para os franqueados. Depois, saiba cada detalhe que envolve o negócio e se é o que você procura.

Nesse sentido, olhe as redes sociais das empresas, entenda o que os consumidores estão falando da marca. Logo, trata-se de um passo importante no seu processo, pois evita que você embarque em uma canoa furada.

Do mesmo modo, analise se a empresa é sólida e se a franqueadora oferece os suportes que promete. Um momento importante é o de estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

Advertisement

Este documento traz muitos detalhes sobre o negócio, como custos, taxas, suportes oferecidos, como é o dia a dia no negócio etc. Por fim, sabendo dessas informações estará mais apto a identificar a melhor franquia.

Estude o mercado

Além de investir em uma franquia atrativa, é importante que o empreendedor iniciante pesquise o mercado no qual vai atuar. Então, saiba que tipo de produto ou serviço tem potencial e se há um público-alvo para o seu negócio na sua região.

Mas, além disso, pesquise sobre nichos que são muitas vezes menos conhecidos, mas que têm um potencial grande de ganho em um curto prazo. Identificar determinadas lacunas pode ser um diferencial para quem está começando.

Advertisement

Analise o que as outras pessoas querem de uma empresa, se o mercado está estagnado ou vem crescendo. Isso porque, empreender é oferecer algo que as pessoas querem e estejam dispostas a pagar por isso.

Defina metas para seu empreendimento

Seja o empreendedor iniciante ou até para aqueles mais experientes, é interessante definir metas para o seu negócio. Então, avalie como espera que o seu negócio estará daqui a um tempo para que aquele seja o seu objetivo.

Advertisement

Ter metas é uma forma de estar em constante evolução, e ainda, conseguindo avaliar ao longo do tempo se está mais próximo ou se distanciando dos seus objetivos.

Do mesmo modo, essas metas servem como uma forma de incentivo, de modo a mostrar ao empreendedor iniciante o caminho para o sucesso.

Planeje sua atuação

Algo que falamos para empreender sendo iniciante, é essencial ter em mente o planejamento. Sendo assim, organize sua atuação, desde os gastos que poderá fazer até a sua rotina no dia a dia.

Nesse sentido, organize-se para poder ter tranquilidade para tomar decisões, que possa ter um tempo de descanso para ter sempre o máximo de energia para o executar o trabalho.

Do mesmo modo, saiba como vai atender, se estará sempre presente no negócio, se terá funcionários, entre outros detalhes. Este planejamento permite também que possa gastar de forma mais eficiente.

Por último, planeje-se financeiramente para poder gastar apenas o que tem e evitar se endividar sem necessidade.

Estude sobre empreendedorismo

Para empreender sendo iniciante você deve buscar conhecimento sobre este processo, para poder lidar com a montagem do negócio. Logo, estude, pesquise sobre os vários detalhes que envolvem o empreendedorismo.

Por exemplo, pesquise na internet, leia sobre o assunto, participe de cursos online e palestras que podem dar a você mais subsídios para suas escolhas.

O empreendedor não precisa ser um especialista, mas precisa saber sobre gestão, parte burocrática, marketing, administração, comunicatividade e mercado. Enfim, vários conhecimentos que agregam para ter um negócio.

Aprenda com quem sabe mais

Para agregar conhecimento, você, que é um empreendedor iniciante, deve aprender com pessoas que sabem mais. Então, aproveite a experiência de outros para se preparar para esta jornada.

Dessa forma, pode aprender com empreendedores do seu círculo, bem como empresários de renome pela internet, em blogs, palestras e cursos. Do mesmo modo, para o iniciante que começa uma franquia, a franqueadora pode ser uma fonte interessante de aprendizado.

Assim, aproveite a experiência da empresa para conhecer mais sobre o mercado, modo de captar os clientes e como é o trabalho de gerenciar uma unidade da rede.

Franquias lucrativas para você empreender

Ingressar no universo empreendedor por meio de franquias lucrativas é uma decisão estratégica que tem atraído a atenção de muitos aspirantes a empresários. No Brasil, a busca por oportunidades de negócios sólidos e comprovadamente rentáveis cresce a cada dia.

Então, descubra uma lista de franquias lucrativas que podem ser a chave para o seu sucesso no mundo empresarial, proporcionando segurança e potencial de retorno financeiro. Embarque nessa jornada de empreendedorismo com confiança e visão estratégica. Acompanhe!

...Carregando..

Logo mais, confira um passo a passo prático para abrir sua franquia. Mas antes, entenda qual o perfil ideal para ser um franqueado.

Perfil ideal para ser um franqueado

O perfil ideal para se tornar um franqueado é marcado por características essenciais que impulsionam o sucesso nos negócios. Primeiramente, é crucial ter afinidade com o setor da franquia escolhida, garantindo paixão e dedicação.

Além disso, habilidades de gestão e visão estratégica são fundamentais para tomar decisões assertivas. A capacidade de seguir padrões e diretrizes da franquia, mantendo a consistência da marca, é um diferencial.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Empreendedorismo, comprometimento e boa comunicação são atributos que favorecem a construção de relacionamentos sólidos com clientes e equipe. Esse conjunto de qualidades forma a base sólida para prosperar como franqueado.

Passo a passo para abrir sua franquia

Iniciar sua jornada como franqueado demanda um cuidadoso passo a passo. Primeiramente, entre em contato com a marca desejada, estabeleça uma comunicação eficaz. Em seguida, é essencial uma análise minuciosa do negócio, compreenda seus pontos fortes e desafios.

Como dito, estude a COF, avalie os termos e condições. Planeje suas finanças de forma detalhada, considere investimentos e projeções. A negociação com a franqueadora deve ser estratégica e transparente.

Por fim, ao decidir, invista na franquia, inicie uma promissora trajetória empresarial com base em fundamentos sólidos. Mostramos alguns dos passos para que você possa começar o seu primeiro negócio.

Atentando-se para estes e outros detalhes, você terá mais segurança e assim investir de forma certeira e ter sucesso em sua jornada.

Advertisement

Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS