Muitas empresas enxergam no franchising a oportunidade de crescimento da marca. No entanto, antes de fazer esta mudança, a empresa deve fazer um estudo de franqueabilidade do negócio.
Esta análise permite ver se a empresa pode se tornar uma rede de franquias e buscar empreendedores para se tornarem franqueados.
Mas o que seria este estudo de franqueabilidade? Para ajudar você a entender esta etapa do processo de formação de uma franquia, trouxemos algumas informações importantes para conhecer o processo.
Entenda o que é o estudo de franqueabilidade
O estudo de franqueabilidade é uma análise de todo o processo produtivo da marca para saber se ele é replicável em unidades de franquias.
Da mesma forma, este estudo observa se a empresa possui mercado para oferecer seus produtos ou serviços longe da sua sede.
Assim, com este estudo de franqueabilidade, a empresa entende o seu próprio trabalho, sua possibilidade de crescimento e de oferecer um modelo de negócio atrativo para os investidores.
Nesse sentido, o estudo é uma forma de refazer processos para torna-los mais eficientes e simples, para assim serem replicados. Isso passa por readaptar maquinários e o modo de produção.
Enfim, é por meio deste estudo que a empresa observa se possui capacidade financeira de investimento para o processo de franqueamento.
Como saber se está na hora de franquear?
Após o estudo de franqueabilidade, a empresa já consegue entender melhor seu papel, seus processos e suas possibilidades dentro do mercado de franquias.
Então, agora ela deve ver se seu modelo de negócio possui algumas das características necessárias para virar uma franquia. Aqui separamos basicamente cinco delas para se observar neste processo.
Capacidade de transmissão de know-how
Como o modelo de franquia consiste na replicação de um modo de produção e operação de uma marca, a empresa deve conseguir repassar seu know how para os franqueados.
O conhecimento da operação da empresa deve ser repassado para cada unidade, seja por meio de treinamentos, ou por manuais. Assim, na formatação da franquia, este processo deve ser consolidado e padronizado para isso.
Da mesma forma, a empresa deve escolher quais etapas do processo serão feitas em cada unidade, e se haverá algum processo centralizado.
A franqueadora deve entender que processos operacionais mais simples são mais fáceis de serem replicados nas unidades. E assim, também são mais atrativos para empreendedores que querem abrir o próprio negócio.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Amplitude do público-alvo
Um dos primeiros pontos a ser detalhado no estudo de franqueabilidade é a análise do mercado. Com ele, a empresa deve determinar seu público-alvo para investir nesta expansão por meio de franquias.
Uma das formas de determinar este público-alvo é estudar os clientes fiéis da empresa, que já a ac ompanham a mais tempo. Para isso, a marca deve fazer um estudo detalhado e entender sua clientela.
Deve-se responder o poder aquisito médio, os hábitos de consumo e preferências dos clientes. Dessa forma, com base nestas informações, observar a amplitude do mercado em outras regiões.
Com tudo isso a empresa consegue mapear as regiões onde seu modelo de negócio pode ter mais êxito. Ainda, pode até chegar à conclusão de que não vale a pena franquear tendo em vista seu reduzido público-alvo.
Assim, antes de entrar para o sistema de franquias, a empresa deve analisar se possui um público-alvo em potencial que possa ser alcançado.

Posicionamento da marca no mercado
Com o estudo de franqueabilidade a empresa consegue analisar se ela possui alguma força no mercado para investir neste modelo.
Ela precisa ter algum produto ou serviço que se destaque frente aos concorrentes para poder chamar a atenção de novos empreendedores.
No entanto, atualmente é difícil as empresas conseguirem uma grande inovação do mercado. Isso porque grande parte delas possuem acesso às mesmas matérias-primas e insumos.
Dessa forma, as empresas precisam mostrar algum diferencial para se destacarem. Assim, empresa está pronta para franquear ao oferecer um modelo de negócio interessante.
Além disso, a empresa deve possuir uma marca forte no mercado com destaque no seu ramo de atuação. Por isso às vezes o processo de franqueamento vem acompanhado de um marketing agressivo para ganhar força no mercado.
Concorrentes da empresa
Assim como um posicionamento forte da empresa no mercado, ela precisa estar atenta também aos concorrentes. Por isso, a análise de franqueabilidade também leva em consideração este fator.
A empresa deve ser capaz de competir bem no mercado frente aos concorrentes após a transição para o franchising. Dessa forma, seus produtos ou serviços devem manter a qualidade e diferencial mesmo neste modelo.
Da mesma forma, ao iniciar um modelo de franquia, a empresa pode adequar algo na marca para se destacar no mercado. Um exemplo disso é o investimento na eficiência do processo de produção para baratear o produto.
A empresa também deve estar atenta para identificar potenciais concorrentes que venham a se tornar franquia. Ela deve estar pronta para competir, e isso demanda organização, investimentos e uma boa base de know how.
Diferenciais competitivos da marca
O mercado de franchising é muito amplo e com diversas marcas atuando em todos os segmentos. Antes de investir neste modelo, a empresa deve ter ciência de que terá um longo trabalho para se estabelecer.

Existem diversas maneiras de uma marca de expandir, seja oferecendo produtos e serviços com bons preços ou com qualidade diferenciada. Ainda, podem ofertar inovação que não existe na concorrência.
Então, no estudo de franqueabilidade a empresa deve observar o que ela pode oferecer de diferencial frente às outras marcas.
E este diferencial não precisa ser necessariamente em produtos ou serviços. A marca pode oferecer um modelo de negócio de franquia atrativo, diferentes dos demais.
Assim, a empresa deve investir neste diferencial para atrair não só novos clientes, como também empreendedores interessados no próprio negócio.
Consultoria para tornar empresa uma franquia: devo contratar?
Como vimos, são muitas informações e aspectos a serem analisados em um estudo de franqueabilidade. Tudo isso deve ser bem detalhado para que a empresa possa se tornar uma franquia sólida e atrativa.
Uma maneira de simplificar este processo de formatação de franquia é contratar uma consultoria especializada. Esta empresa acaba sabendo o que fazer e como fazer este processo de forma eficiente.