O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Transformar negócio em franquia vale a pena? Como fazer? Entenda tudo aqui

Transformar negócio em franquia vale a pena? Como fazer? Entenda tudo aqui

Sumário

As empresas estão cada vez mais interessadas em fazer parte do sistema de franquias, pois encontram nesse modelo de negócio, uma forma mais barata de expandir seus negócios. Aqui, vamos lhe mostrar se transformar negócio em franquia é uma boa opção e como fazer isso.

O setor de franquias está em crescimento. Em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse mercado teve um crescimento de 13,8% no faturamento em relação ao ano anterior. Logo, pode ser interessante para quem quer transformar negócio em franquia e lucrar.

Em outras palavras, franquear sua empresa pode ser uma boa opção quando você tem um bom negócio, com bons resultados, mas não tem capital suficiente para continuar a sua expansão.

Ou seja, transformar sua empresa em uma franquia vai permitir que você cresça mais rápido, por meio de outros investidores que se interessarem em ter uma loja com sua marca. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

O que é o sistema de franchising?

O sistema de franchising ajuda uma marca a crescer por meio de franquias. Nesse modelo, uma empresa (franqueador) dá a outras pessoas ou empresas (franqueados) o direito de usar a sua marca e seguir seu modelo de negócios. Em troca, o franqueado paga taxas e royalties e recebe suporte contínuo.

O franchising permite um crescimento rápido, pois usa o capital e o esforço dos franqueados. Além disso, reduz os riscos, já que o franqueado investe seu próprio dinheiro e empreende com a unidade de uma empresa já aprovada pelo cliente.

Essa parceria cria uma rede de negócios forte e eficiente. Sendo assim, beneficia tanto o franqueador quanto o franqueado.

Por que franquear a sua marca?

Primeiro, permite um crescimento rápido da sua marca com o apoio do capital de franqueados. Logo, esse modelo reduz os custos de expansão da marca.

Além disso, o sistema de franquias amplia o alcance da sua marca. Desse modo, consolida sua presença no mercado.

Com suporte contínuo, treinamento e diretrizes claras, o franqueado segue um modelo de sucesso comprovado. Então, franquear a sua marca promove um crescimento sustentável, rentável e eficiente, o que fortalece a rede de negócios.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Logo mais, descubra quais são as vantagens de transformar a sua empresa em uma franquia. Mas antes, entenda como transformar o seu negócio em franquia.

Como transformar meu negócio em franquia com segurança?

Transformar o seu negócio em uma rede de franquias pode ser mais prático do que você imagina. Mas isso não pode ser feito de qualquer forma.

Antes de transformar negócio em franquia você precisará adotar alguns cuidados, para que tudo ocorra bem e que você não tenha nenhum problema ao franquear sua marca.

Dessa forma, você precisará avaliar algumas questões antes de dar os passos para realmente se tornar uma franquia. Isso para não acabar dando “um passo maior que a perna”.

Nesse sentido, fazer análises e buscar as melhores condições para você e se preparar para imprevistos futuros, são coisas importantes na hora de franquear sua empresa. Ter calma e seguir com segurança também são pontos fundamentais.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Você deve se preparar psicologicamente e sempre buscar informações do seu mercado para que seu negócio continue a crescer cada vez mais. Fique agora com as melhores dicas para responder a pergunta: como transformar o negócio em franquia. Acompanhe!

Análise de franqueabilidade do negócio

Analise bem o seu negócio antes de franqueá-lo. Ou seja, veja se realmente é um negócio que pode ser franqueado.

Sendo assim, para se tornar uma franquia você não precisa ser uma grande empresa, mas é necessário mostrar para o mercado bons resultados no seu empreendimento.

Até porque, não compensa nem para você ou para ninguém que sejam abertas franquias de um negócio sem chances de sucesso.

Mas saber se sua empresa realmente terá um crescimento ao se tornar uma franquia é importante. Por isso, veja e analise bem se franquear sua empresa realmente trará mais valor à ela. 

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Avaliação financeira da marca

Faça uma análise financeira da sua marca, e veja se você tem capital para iniciar o processo de franqueamento do seu negócio. Depois, defina também, se sua empresa mostra ter uma boa administração financeira.

Ou seja, seu negócio estar financeiramente bem é muito importante para ter capital para investir. Mas também, para zelar pela imagem da sua marca no quesito financeiro.

Mesmo que o processo de se tornar uma franquia seja a forma mais barata e funcional para expandir os seus negócios, ainda assim terá gastos que você e sua empresa precisam estar prontos para arcar.

Isso para expandir de fato o seu negócio, como: contar com equipes voltadas para ajudar os seus novos franqueados. Então, por esses motivos, que avaliar as condições financeiras de sua empresa é muito importante para o sucesso da sua rede de franquia.

Definição dos modelos de negócios

Defina bem como que sua franquia vai funcionar. Por exemplo, quanto será a taxa de franquia? Esse é o valor cobrado pelos direitos do uso da sua marca.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Ainda, será cobra royalties ou não? Se sim, qual o valor? Esse tipo de planejamento deve ser bem estudado antes de se tornar um franqueador.

Em outras palavras, saber como tudo será feito é necessário. Isso porque, tornará o seu trabalho com as novas franquias muito mais fácil. Também é importante definir quais serão as opções de modelos de negócio, como Home Office e Loja Física.

Padronização dos processos

Com um processo de franqueamento de empresas padronizado, haverá diversas vantagens para ambos os lados da história.

Ou seja, o novo franqueado contará com um processo já testado que dá certo. Além disso, também terá bons resultados, e você como franqueador, terá um processo funcional. Logo, já saberá trabalhar com maestria.

Então, estude um bom processo de apoio aos seus novos franqueados, teste com os primeiros e aprimore até chegar em um processo sem erros, que você sabe o que funciona. Depois, mantenha esse mesmo procedimento com todos os seus franqueados para que todos tenham sucesso.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Planejamento jurídico

Para ter um bom planejamento jurídico, é importante que você tenha uma assessoria especializada para lhe ajudar com questões contratuais.

Esse tipo de coisa que só advogados da área terão a capacidade de lhe ajudar da melhor forma, pois também existem leis na hora de se abrir uma franquia que você deve seguir.

Uma assessoria jurídica vai lhe ajudar a elaborar as práticas que devem ser seguidas por seus franqueados e em todas as questões legais.

Isso na hora de prestar o serviço ou fabricar o produto, estabelecer critérios para quem pode ou não ter uma franquia da sua empresa.

No caso, as pessoas que se encaixam mais com o perfil de investidor do seu empreendimento. Com uma assessoria jurídica, essa parte burocrática de abrir uma franquia, ficará bem mais fácil.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Documentação da franquia

A papelada que o seu negócio precisará para se tornar uma franquia deve ser reunida de forma correta para você evitar ter dor de cabeça.

Desse modo, você precisará de alguns documentos importantes e primordiais para todo esse processo, como: o documento Circular de Oferta de Franquia e contrato de franquia.

Além de registro na Junta Comercial e alguns outros documentos solicitados em outros procedimentos de formalização do negócio, como uma abertura de empresa, por exemplo. Esses são alguns dos documentos mais importantes para que seu negócio se torne uma franquia.

Planos de marketing

Um bom plano de marketing é essencial para qualquer negócio. Por meio dele que você saberá por qual trilha seguir com sua empresa no quesito conhecimento do público sobre sua marca.

Não adianta muitas pessoas conhecerem o seu trabalho, se o que sabem sobre ele são coisas ruins ou que não expressam da melhor forma possível o que de fato o seu negócio é e o que proporciona aos seus clientes.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Por isso, é importante ter um bom plano de marketing que divulgue bem a sua empresa, de forma clara e objetiva, para atrair e reter seus clientes.

Planejamento comercial

O planejamento comercial é outra parte relevante de todo esse processo. Sendo assim, é por meio dele que você toma decisões futuras da sua empresa. Assim, seu negócio pode seguir pelos rumos que você escolheu.

Então, faça um bom plano comercial para o seu negócio, para que tenha ele um desempenho positivo como franquia.

Portanto, trace metas e objetivos para sua empresa, defina onde quer chegar, para que você saiba o que fazer para alcançar esse lugar.

Analise também fatores internos e externos da empresa, como: critérios de desempenho dos funcionários ou o potencial do mercado e as novas oportunidades para expandir o seu negócio.

Consultoria especializada para franquear

Você pode contratar empresas especializadas para lhe ajudar de maneira profissional. Logo, com essa consultoria você pode evitar erros e transformar o seu negócio em franquia da melhor maneira possível.

Por exemplo, com o serviço de Formatação de Franquia oferecido pela Encontre Sua Franquia (ESF), uma holding com aproximadamente 13 anos de experiência, você pode transformar sua marca em uma rede de sucesso.

A consultoria oferecida apoia todas as etapas do processo. Desse modo, começa com um diagnóstico aprofundado da sua empresa para identificar pontos de melhoria. Em seguida, define um modelo de negócio replicável e lucrativo.

Além disso, você receberá orientações sobre como elaborar os documentos legais necessários, como manuais, a Circular de Oferta de Franquia (COF) e contratos.

Isso facilita a expansão do seu negócio. Portanto, aproveite essa solução para ajudar na transformação da sua marca! Quer saber mais sobre como montar uma franquia? Clique no botão abaixo.

Vantagens de transformar uma empresa em franquia

Ao se tornar uma franquia, sua empresa terá vantagem, como dito, principalmente na questão de expansão. Ou seja, você terá outras empresas para expandir sua marca e fazer com que grande parte das pessoas conheçam ela. Sendo assim, sem precisar investir uma fortuna para que todo esse crescimento aconteça.

Dessa forma, você conseguirá fazer com que mais pessoas fiquem sabendo de sua marca sem investir muito dinheiro. Mas além de ter esse ganho de relevância no mercado, você também terá lucro.

Isso porque, receberá porcentagens dos ganhos de diversas franquias da sua empresa, que passaram por um bom processo de franqueamento e poderão ter bons retornos financeiros.

Nesse sentido, o sistema de franquias é interessante. As regras garantem mais segurança e organização ao modelo de negócio.

Além disso, todas essas informações são abordadas no curso Guia Para Iniciantes em Franquias. As aulas estão disponíveis online. Clique aqui para assistir e aprender detalhadamente como investir em uma franquia. Confira a série de vídeos que separamos para você sobre como franquear o seu negócio. Assista!

Ao longo do texto, você aprendeu com dicas práticas a resposta para a pergunta: como transformar uma empresa em franquia?

Então, agora que está por dentro do assunto, chegou a hora de iniciar os procedimentos para franquear a sua marca. Por isso, fale com a Formatação de Franquia para lhe ajudar a expandir o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje