Franquia de açaí barata: é possível ter esse tipo de negócio?

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Imagem de uma tigela de açaí com frutas ao seu redor. Imagem ilustrativa texto franquia de sorvete ou açaí.
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Esta sem muito capital para investir, mas tem vontade de abrir uma franquia de açaí barata? Então, preste atenção nas dicas que trazemos para você neste conteúdo.

O açaí é uma fruta que caiu no gosto do brasileiro, deixando se ser apenas um produto consumido na região Norte do Brasil.

Por isso, se tornou uma boa opção para empreender, mas você deve estar atento ao modelo de negócio no qual vai investir. Portanto, não deixe de ler este conteúdo até o final.

Quanto custa uma franquia de açaí barata?

Assim como qualquer tipo de empreendimento, o valor do investimento em uma franquia de açaí barata pode variar bastante.

Algumas possuem um modelo de negócio mais robusto, voltado para públicos mais exigentes, em regiões de classes mais altas.

Por outro lado, também é possível abrir uma franquia de açaí mais enxuta, com uma estrutura mais simplificada.

Um fator a ser levado em consideração é que os estabelecimentos para a venda de açaí não precisam de muitos funcionários nem de um amplo aparato de cozinha.

Como resultado, isso diminui o investimento inicial e também o custo de manutenção da franquia.

Levando com conta a média dos investimentos para as franquias de açaí, podemos falar que com cerca de R$ 60 mil você consegue abrir o seu próprio negócio neste segmento.

Este valor pode variar de acordo com o local de instalação da unidade, bem como a variedade dos produtos oferecidos além do açaí.

Com o valor que falamos acima, o empreendedor consegue abrir uma franquia de açaí e aproveitar este mercado que cresce cada vez mais.

Vale a pena abrir uma franquia de açaí?

Vemos uma tigela com frutas variadas (imagem ilustrativa). Texto: franquia de açaí barata.
O mercado de açaí é um bom espaço para investir e ter o seu próprio negócio.

Além de ser um investimento considerado baixo para um empreendimento, abrir uma franquia de açaí barata também é vantajoso em outros aspectos.

Seja por causa do amplo mercado consumidor, ou dos modelos de franquia disponíveis, vale a pena investir neste nicho e mostraremos o porquê.

É comum conhecermos alguém que adora um creme de açaí combinado com banana e granola, que é um verdadeiro clássico, não é mesmo?

Do mesmo modo, nos últimos anos, tem ganhado força os açaís combinados com outros produtos gourmets, como cremes, frutas exóticas e chocolates finos.

Por estas e outras o segmento tem se mostrado forte.

Dados do nicho de açaiteria

O açaí é uma fruta tradicional da região Norte do país, fazendo parte da culinária local. Contudo, naquela região, o consumo do açaí se dá de maneira um pouco diferente.

Principalmente no estado do Pará e do Amazonas, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.

Por outro lado, ele se difundiu para os outros estados brasileiros sendo serviço gelado, em forma de creme ou de suco e, com isso, ganhou academias e o público em geral.

Ao longo do anos, este mercado se fortaleceu por considerar o açaí uma alimentação saudável. Hoje, é difícil passar próximo de uma academia ou de uma praça e não ter nenhum açaí por perto.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo de açaí aumenta cerca de 15% ao ano.

Além disso, o extrativismo da fruta gera mais de R$ 40 milhões em receitas, grande parte para os estados do Norte do Brasil.

Outro ponto a se levar em conta deste mercado são os consumidores, que costumam ser fiéis e não esporádicos. Ou seja, é um público que sempre está consumindo do produto ao longo do tempo.

Vemos um rio com por do sol ao fundo e uma canoa com pessoas navegando nele.
O açaí saiu da Floresta Amazônica para ganhar não só o Brasil, mas o mundo.

Setor de alimentação

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No setor de Alimentação você encontra franquia de açaí barata, como modelos de negócios atrativos.

Este setor do franchising é o mais rentável entre os 11 segmentos. Só em 2020, foram mais de R$ 40 bilhões em faturamento.

Mesmo com a pandemia, este segmento se manteve no topo do faturamento, e a tendência é de recuperação com a volta do comércio e restaurantes pós-pandemia.

É possível notar este comportamento no levantamento da ABF do primeiro trimestre de 2021. O setor de Alimentação teve quase o mesmo faturamento do primeiro trimestre de 2020 no período pré-pandemia.

Nesse sentido, como a alimentação é item de primeira necessidade, o mercado possui amplo público. Contudo, o empreendedor deve observar o nicho de atuação dentre deste mercado.

Nas franquias de açaí, como já falamos, fica fácil ver nas ruas o quanto este alimento se tornou popular, sejam nas praias ou no interior do Brasil.

Além disso, contar com um modelo de franquia pode lhe ajudar a entrar para este concorrido mercado.

Modelo de negócio preestabelecido

Uma franquia de açaí barata é um modelo de negócio estruturado para o empreendedor, que recebe um negócio bem mais simples de gerir.

Nesse sentido, ao entrar para uma rede de franquias, ele aproveita toda a experiência prévia da franqueadora no segmento. Isso porque ela já teve tempo para desenvolver receitas exclusivas e outros atrativos.

Dessa forma, a franquia já teve oportunidade para se adequar aos anseios dos consumidores, analisar como deixar a operação mais enxuta e barata, melhorando a lucratividade.

Do mesmo modo, este modelo preestabelecido ajuda os empreendedores com pouca ou nenhuma experiência a administrar o próprio negócio.

Além disso, o franqueado recebe um plano de negócio no qual ele já tem uma ideia do quanto terá de investir na franquia de açaí.

Assim, é possível se preparar melhor para os próximos passos no desenvolvimento do empreendimento.

Aqui, separamos um ebook para você com algumas dicas de como abrir uma franquia de sucesso. Acesse!

E-book "Como abrir uma franquia de sucesso".

Suporte ao franqueado

Além de receber um modelo de negócio estruturado previamente, o franqueado também conta com diversos suportes para gestão do empreendimento.

No modelo de franquia, um dos grandes atrativos são estes auxílios que a franqueadora oferece, que preparam o empreendedor para o trabalho na unidade.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF), o empreendedor já fica sabendo basicamente como será o suporte da franqueadora.

Por exemplo, ao abrir uma franquia de açaí barata, o franqueado recebe treinamento para produzir os itens do cardápio na forma padrão da marca.

Da mesma forma, este treinamento também é voltado para entender como funciona o mercado e como realizar ações de marketing para atrair clientes.

Outro suporte para o franqueado é em relação à escolha do melhor local para instalação da unidade da franquia.

Nesse sentido, a franqueadora realiza estudos para conhecer a melhor região para inaugurar a nova unidade, uma que esteja próxima do público-alvo.

Ainda, para manter o padrão da marca, o franqueado deve deixar o estabelecimento com a cara da franquia e, portanto, recebe apoio da franqueadora.

Além disso, a franqueadora possui preços atrativos de insumos para a fabricação dos produtos, por conta do grande volume que a franquia gera.

Todos estes suportes simplificam a gestão, tornam mais eficiente o dia a dia do empreendimento, gerando segurança para um bom desenvolvimento do negócio.

Atratividade do consumidor

Quando um empreendedor paga a taxa de franquia e se torna um franqueado de uma marca, ele recebe um negócio que já conhecido pelo público.

O sistema de franquia é assim, uma forma de começar um empreendimento mas pulando um pouco a etapa que demora para sua marca ser reconhecida.

Desse modo, ao abrir uma franquia de açaí barata, você recebe não só um modelo preestabelecido e um suporte da franqueadora, mas também com uma marca conhecida do público.

Vemos uma cesta com várias frutas, como uvas e maças (imagem ilustrativa).
Um cardápio variado com frutas e outros acompanhamentos ajuda a atrair clientes.

Imagina chegar na sua região e não divulgar sua loja de açaí? As pessoas vão ficar sem saber como funciona o seu estabelecimento, os produtos que ele oferece.

Por outro lado, quando você chega com uma franquia, as pessoas já possuem na memória algum conhecimento da marca. Isso é construído com o tempo, aliado a um trabalho eficaz do marketing.

Mesmo que elas nunca tenham consumido em alguma unidade da franquia, a propaganda da marca traz o cliente e dá a ele segurança para consumir com você.

Isso tudo sem contar com as receitas exclusivas que as franquias possuem em seu cardápio, além dos espaços diferenciados para o consumo.

Assim, são diversas maneiras de atrair os consumidores para a sua franquia de açaí barata, o que torna este modelo de negócio bastante vantajoso.

Açaí: perfil do franqueado de sucesso

Uma característica que deve fazer parte do empreendedor que investe em uma franquia de açaí barata é se identificar com o segmento.

Pense que você, como franqueado, terá que se dedicar ao negócio por longos período, pois como dizem os mais velhos: é o olho do dono que engorda o boi.

Assim, caso você não tenha identificação com este setor de alimentação, será mais difícil ter prazer em se dedicar ao seu empreendimento.

Outro ponto para ter sucesso como franqueado é ter comprometimento para gerir o negócio, lidar com funcionários, clientes e com a franqueadora.

Da mesma forma, o franqueado deve ser organizado, pois o atendimento ao cliente, desde a produção até a entrega do produto, deve ocorrer de maneira eficiente. Além disso, a gestão administrativa passa por esta organização.

Do mesmo modo, trabalhar com comércio exige uma boa comunicação verbal, seja com os colaboradores ou com os clientes.

Como qualquer dono de negócio, você deve ser um bom negociador, pois lidar com um empreendimento é lidar com pessoas todos os dias. E ainda, saber gerenciar os conflitos que podem surgir.

Vemos algumas pessoas se cumprimentando felizes (imagem ilustrativa). Texto: franquia de açaí barata.
O franqueado deve saber liderar com tranquilidade e foco junto de seus funcionários.

Além disso tudo, não é obrigatório, mas ajudaria muito se o empreendedor de uma franquia de açaí barata fosse um entusiasta deste produto.

Gostar do que você vende é um fator diferencial, até para poder falar do produto com propriedade, segurança, e mostrar que vale a pena ir ao seu estabelecimento.

Conheça o modelo da franquia Cream Berry

A franquia Cream Berry é uma rede que surgiu em Varginha, no interior de Minas Gerais, e entrou para o mercado de franquias em 2016, com o nome de Akasa do Açaí.

A rede alterou o seu nome em 2021 para Cream Barry, e também neste mesmo ano, passou a fazer parte do grupo Encontre Sua Franquia.

O modelo de negócio da franquia consiste basicamente na venda do açaí, com diversas opções de acompanhamento para os clientes.

Assim, é um modelo simples, enxuto, que não exige muitos funcionários para o atendimento do dia a dia. Com isso, gera-se uma diminuição de custos para o franqueado.

No cardápio da Cream Berry, o cliente pode escolher por combos já montados, como o tradicional creme de açaí com banana e granola.

Por outro lado, também pode optar por personalizar o seu açaí, acrescentando os diversos cremes de frutas disponíveis na franquia. Por exemplo, cremes de pitaya, cupuaçu, manga, entre outros.

Ainda, pode acrescentar coberturas ou frutas in natura e, com isso, ter um cardápio amplo para se deliciar com o açaí.

Uma vantagem da Cream Berry é sua receita exclusiva de açaí, que é fabricado na central da franquia. Assim, além de padronizar o sabor, leva qualidade para todas as unidades.

Ademais, o franqueado conta com suportes variados da franqueadora, como ajuda para escolher o local de instalação da unidade e para deixá-la com o padrão visual da marca.

Quer ver como fica uma loja da Cream Berry? Então, veja o vídeo abaixo!

A franqueadora também auxilia com treinamentos, manuais de operação, apoio jurídico, entre outros. Por fim, são dois modelos de negócios para os empreendedores, dos quais falaremos agora.

Modelo Express

No modelo Express da franquia Cream Berry, a unidade deve ser instalada em um espaço de 30 a 60 m².

Nesta unidade, o cliente tem a possibilidade de montar o seu próprio açaí com as opções de acompanhamentos disponibilizadas.

Do mesmo modo, o modelo Express oferece o atendimento por combos montados previamente, além do atendimento delivery. O investimento inicial nesta unidade é de cerca de R$ 110 mil.

Modelo de Franquia Convencional

Neste modelo de franquia de açaí barata da Cream Berry a unidade também deve ter o tamanho de 30 a 60 metros².

Contudo, neste formato, não há o atendimento self-service, ficando para os clientes as opções dos produtos e combinações presentes no cardápio.

Assim como o formato Express, este modelo trabalha com o atendimento delivery, que é uma das grandes tendências do setor de franquias de Alimentação.

Por fim, o investimento inicial para abrir uma franquia da Cream Berry no modelo tradicional fica em torno de R$ 90 mil.

Como vimos, a Cream Berry é uma boa oportunidade de uma franquia de açaí barata para o empreendedor investir neste mercado tão atrativo.

Muito por contar com um modelo enxuto de trabalho, que simplifica a gestão do negócio e melhora a lucratividade.

Por último, separamos um conteúdo para você conhecer um pouco mais sobre os custos de uma franquia. Basta clicar no link.

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