Franquia de açaí self-service é modelo de negócio que atrai consumidor; veja!

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Tem sido cada vez mais comum ver nas ruas e shoppings uma franquia de açaí self-service. Esta forma de consumo deste fruto é atrativo para consumidores e também para empreendedores, como mostraremos.

O consumo de açaí no Brasil aumenta a cada ano em 15%, de acordo com dados da Embrapa. Além disso, este mercado tem grande potencial para novos negócios.

Ainda, o modelo self-service tem atraído os consumidores por oferecer diversidade e sabores únicos. Por isso, investir em uma franquia de açaí self-service é uma boa opção para 2021. Confira!

Por que franquia de açaí self-service atrai consumidor?

O açaí possui muitas formas de ser consumido. Por exemplo, nos estados do Norte do país, ele é consumido em formato líquido, misturado com farinha e acompanhando de peixe.

Por outro lado, para o restante do Brasil, no final dos anos 1990, ele se popularizou no formato de creme e suco, servidos bem gelados.

Vale lembrar que o açaí entrou no mercado muito por conta das academias e a busca por uma alimentação saudável. E por isso o açaí era acompanhado apenas por banana, granola, morango e algumas outras frutas.

O fruto se tornou uma febre não só no meio da academias, mas também nas praias, parques. Em um primeiro momento, em locais mais quentes, mas com o tempo, chegou a todos os estados do país.

Posteriormente, o açaí foi ganhando acompanhamentos dos mais variados, como chocolates, mousses, caldas, entre outros. Cada dia se descobria algo novo para combinar com o sabor do açaí.

Como um desdobramento disso vieram os açaís self-service, que permitem inúmeras combinações de sabores, atraindo os mais variados públicos.

Por exemplo, para quem está mais preocupado com a forma física, há combinações envolvendo acompanhamentos lights como frutas.

Por outro lado, para as crianças, existem combinações das mais coloridas possíveis, com granulado, balas, chocolates, entre outros.

Nesse sentido, uma franquia de açaí self-service é atrativa por poder abarcar diversos públicos e oferecer combinações diferentes.

Ademais, você aumenta o valor agregado do produto e o ticket médio dos clientes, o que é algo importante para o retorno financeiro do negócio.

Por fim, pode trabalhar com produtos que viraram febre, ou então insumos de épocas diferentes do ano.

Vemos um pote de creme de açaí e seus acompanhamentos – granola, morando, leite condensado e em pó (imagem ilustrativa). Texto: franquia de açaí self service.
A variedade de acompanhamentos atrais os consumidores para o açaí self-service.

9 franquias de açaí self-service para abrir

Conforme falamos no tópico anterior, o modelo de franquia de açaí self-service é atrativo pois oferece uma variedade para os clientes e um bom retorno para o empreendedor.

Porém, o empreendedor deve buscar por redes de franquias atrativas com as quais ele possa aproveitar o crescimento deste mercado.

Sendo assim, trazemos algumas marcas de franquias que trabalham com o modelo self-service para você conhecer e analisar aquela que melhor se encaixa ao seu perfil.

1. Cream Berry

A princípio temos a Cream Berry, franquia de venda de açaí que possui como um de seus diferenciais o serviço self-service para os clientes.

A rede conta com um amplo cardápio de acompanhamentos para o açaí, como caldas de frutas, mousse, chocolates, entre outros.

Além disso, a Cream Berry possui uma receita exclusiva do creme de açaí, que é produzido na cozinha central da marca, localizada em Varginha, no interior de Minas Gerais.

Do mesmo modo, os franqueados da rede podem contar com diversos tipos de suportes da franqueadora para o desenvolvimento do negócio.

De acordo com o franqueado da Cream Berry em Varginha, em Minas Gerais, Tiago Junji, uma das vantagens da franquia é o lançamento de produtos acompanhando o mercado, bem como o suporte da franqueadora.

Além disso, a franqueadora oferece auxílio para a escolha do melhor ponto comercial e orientação para o projeto arquitetônico da unidades.

Da mesma forma, oferece treinamentos diversos para o franqueado conhecer a operação da marca. Assim, é possível entender como realizar a produção do cardápio, o atendimento aos clientes e o marketing da unidade.

Veja no vídeo abaixo como fica a loja da Cream Berry depois de todos os preparativos para receber o público.

A franquia trabalha com dois modelos de negócios, o Express e o Convencional. No formato Express, o cliente tem a opção do atendimento self-service, que é o foco da unidade.

No convencional, há apenas o atendimento com combos predefinidos. Em ambos os formatos, o franqueado também trabalha com o atendimento por delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

2. The Best Açaí

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A franquia The Best Açaí é uma das redes que trabalha com a venda do açaí no modelo self-service. A marca iniciou seus trabalhos em 2017 e, atualmente, conta com mais de 80 unidades.

Além disso, a marca possui um modelo enxuto, sendo necessário de 2 a 4 funcionários, e uma área mínima de 80 metros quadrados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 140 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: 10 meses

3. Açaí da Barra

Especializada neste fast-food saudável, a Açaí da Barra é uma franquia de açaí self-service que nasceu em 2015, na cidade de Barra Bonita, em São Paulo.

Além do açaí, a franquia trabalha com lanches naturais, milkshakes, bem como crepes e queijitos. Para o açaí, são mais de 40 complementos no cardápio da rede.

Por fim, a Açaí da Barra, oferece quatros modelos de negócios para os empreendedores: quiosque, compact, smart e premium.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 91 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 18 meses

4. Açailand

Mais uma franquia de açaí self-service para o empreendedor investir é a Açailand. A rede trabalha com este formato em que os clientes se servem, escolhendo os acompanhamentos para o creme de açaí.

Vemos uma tigela com frutas variadas (imagem ilustrativa). Texto: franquia de açaí self service.
O mercado de venda de açaí é atrativo para vários perfis de empreendedores.

Do mesmo modo, a franquia trabalha em formato quiosque ou loja, e como funciona 100% self-service, é um empreendimento que não demanda muitos funcionários.

Além disso, conta com uma receita exclusiva de açaí e mais de 30 acompanhamentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 179 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

5. Puro Açaí

A franquia Puro açaí é uma das redes que trabalha com este produto tão consumido em todo o Brasil. A oferece diversos acompanhamentos para os clientes combinarem com o creme de açaí.

A Puro Açaí trabalha em um modelo enxuto de negócio em quatro formatos. Em todos eles, o franqueado recebe desde treinamentos até o auxílio para a escolha do local da instalação da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

6. Jah do Açaí

Uma opção de franquia de açaí self-service é a Jah do Açaí, rede que foi fundada em 2007 na cidade de Conselheiro Lafaiete, no estado de Minas Gerais.

Entre os produtos vendidos estão: Açaí, sorvete de iogurte natural, de oreo, de leite em pó, açaí + sorvete de leite ninho, sorvete de danoninho ou de chocolate belga, entre outros.

Por fim, a franquia trabalha com três modelos de negócios: microfranquia, quiosque e loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 37 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 8 meses

7. Açaí Mania

Uma outra forma de investir neste mercado de venda de açaí é com a franquia Açaí Mania, fundada em Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas Gerais.

Um dos suportes oferecidos são treinamento na matriz e na Unidade Piloto para sócios e gerentes, bem como para toda equipe inicial.

Da mesma forma, a franqueadora auxilia no projeto arquitetônico da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 160 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: não informado
Vemos uma tigela de açaí com granola por cima (imagem ilustrativa). Texto: franquia de açaí self service.
Os acompanhamentos saudáveis ainda estão entre os mais queridinhos do público.

8. Mr. Mix

A franquia Mr. Mix é uma rede especializada em sorvetes e açaí que trabalha com o formato self-service.

A marca trabalha com receitas exclusivas e está no mercado de alimentação há mais de 15 anos. Ainda, trabalha com três modelos de negócios para o empreendedor investir.

Por fim, o franqueado conta com alguns suportes, como escolha do local de instalação da unidade, treinamentos para a operação, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 16 a 18 meses

9. Toca do Açaí

Uma das opções de franquias para trabalhar com açaí é a Toca do Açaí, marca criada nos anos 2000, trabalha com o modelo self-service.

A rede oferece um modelo atrativo de negócio para os empreendedores, além de diversos suportes da franqueadora para o melhor desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Número das franquias de açaí no Brasil

O segmento de franquias de alimentação é o setor de maior faturamento no franchising brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), ele faturou mais de R$ 40 bilhões em 2020.

Por ser um segmento com muitos nichos de atuação, o empreendedor deve buscar negócios com o qual se identifique mais.

São muitas possibilidades de ganhar dinheiro, uma delas no mercado de açaí. Este produto possui um amplo mercado consumidor por todo o Brasil.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Embrapa, só no Rio de Janeiro, são consumidor mais de 500 toneladas de açaí por mês.

Nos dois outros maiores mercado do país, São Paulo, consome 150 toneladas e Minas Gerais um pouco menos.

Nesse sentido, uma das tendências deste segmento são as franquias de açaí self-service. Isso porque esta forma de consumir este produto tem ganhado adeptos.

Vemos uma pessoa contando notas de dinheiro (imagem ilustrativa).
O mercado do açaí movimenta muito dinheiro em todo o Brasil e até fora dele.

Dessa forma, o empreendedor deve ficar atendo, pois o mercado de alimentação muda frequentemente. A cada momento são novas tendências, inovações e formatos de negócios.

Além disso, ao se tornar franqueado, o empreendedor deve estar atento à qualidade e diversidade de seus produtos.

Essa é uma das formas de atrair os clientes, que buscam sempre novos sabores e experiências ao consumir o açaí.

Por fim, é um negócio que combina com diferentes espaços, seja loja de rua, centros comerciais ou shopping. Do mesmo modo, esse é um tipo de produto que atrai consumidores esporádicos, que consomem por impulso.

Porém, para ter uma franquia assim, você deve analisar o seu próprio perfil, e sobre isso, vamos falar agora.

Você tem perfil para abrir uma franquia de açaí?

Uma das primeiras questões que o empreendedor deve analisar antes de abrir um negócio é se imaginar naquele trabalho todos os dias.

Ou seja, entender se as suas qualidades se encaixam para este ou aquele tipo de empreendimento.

Por exemplo, uma franquia de açaí self-service exige um empreendedor que goste de comércio, de atender os clientes e conversar.

Por outro lado, para uma pessoas mais introvertida, este tipo de negócio pode não ser o ideal.

Além disso, este tipo de franquia exige organização para manter os estoques sempre adequados, sem deixar faltar os principais acompanhamentos.

Assim, é preciso estar atendo a todos os detalhes do dia a dia, como estão os clientes, se eles estão saindo satisfeitos, se eles voltam ou não.

São detalhes que exigem um perfil organizado e observador do empreendedor, além, é claro, de uma boa habilidade de gestão.

É muito importante que você analise a si mesmo mais objetivamente que a qualquer eventual empregado.

Para trabalhar neste mercado tão concorrido que é do de açaí, o empreendedor também deve ter um perfil criativo, para buscar soluções para diferenciar seu negócio dos demais concorrentes.

Para complementar um perfil de empreendedor, contar com este modelo de franquia é vantajoso. Veja agora alguns dos pontos positivos deste formato de empreendimento.

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Vantagens de abrir uma franquia

O modelo de franquia é um formato que tem atraído muitos empreendedores brasileiros. Segundo a ABF, o segmento de franchising faturou mais de R$ 167 bilhões em 2020.

Da mesma forma, investir em uma franquia de açaí self-service é interessante pois o empreendedor recebe uma marca já reconhecida no mercado.

Como resultado, isso torna a captação de clientes mais fácil, já que os consumidores identificam sua marca e a qualidade associada a ela.

Do mesmo modo, uma franquia é vantajoso pois é um negócio estruturado, com uma operação padrão, o que facilita sua implementação.

O franqueado conta também com treinamentos para conhecer este mercado do açaí, bem como para gerir bem sua unidade.

Ademais, o franqueado conta com uma estrutura de suporte, com auxílio para as ações de marketing, orientação para questões burocráticas e jurídicas, entre outros.

Um fator vantajoso é ter também um plano de negócio definido pela franqueadora. Assim, o empreendedor já sabe no início do empreendimento os custos que terá para implantar o negócio.

Estes e outros suportes são informados aos empreendedores na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importante nas tratativas entre franqueadora e investidores.

Por fim, são muitas vantagens deste modelo de negócio, o que tem atraído muitos empreendedores ao redor do mundo.

Por todos estes e outros pontos positivos, mesmo na crise, esse é um modelo interessante de se investir. Leia mais sobre investir na crise no texto que separamos para você clicando aqui.

E se você já está decido a investir em uma franquia de açaí self-service, entre em contato com a Cream Berry e conheça mais sobre a marca. Porém, se ainda está na dúvida, você pode contar com uma consulta gratuita com especialistas que podem lhe ajudar a encontrar a melhor franquia para você. Basta acessar: henriquemol.com.br.

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