Franquia de cosméticos: como abrir e opções de sucesso

Por
em
Advertisement

As opções de franquia de cosméticos estão chamando a atenção de quem quer investir em um novo negócio no mercado de franchising.

Os cuidados com a beleza estão cada vez mais populares e amplos, atraindo consumidores de todas as classes sociais e regiões do Brasil.

O mercado está aquecido e deve continuar em franca expansão, tendo em vista que cada vez mais homens e mulheres buscam este tipo de serviço para se cuidarem.

Se você está pensando em abrir uma franquia de cosméticos, acompanhe o nosso conteúdo para conhecer um pouco mais sobre esta fatia de mercado.

Saiba o que fazer para abrir uma franquia de cosméticos

Para abrir uma franquia de cosméticos você deve ter alguns cuidados que são comuns a qualquer tipo de negócio. O principal deles é conhecer bem o mercado, além de se identificar com ele.

No e-book abaixo trazemos algumas dicas para você que deseja abrir uma franquia.

ebook como abrir uma franquia de sucesso

Dessa forma, saber as tendências de consumo e gostar de trabalhar no ramo de beleza ajuda na realização do trabalho que você quer começar a desenvolver.

Como todo negócio, exige disciplina e foco, pois a maioria das franquias demanda um bom investimento inicial. Assim, é preciso ficar atento para não ficar no prejuízo e se arrepender de abrir uma franquia.

Além disso, ter um bom planejamento é fundamental, por isso, pesquise e conheça as varias opções de franquias do ramo. Assim, fique atento para não se iludir e mantenha os pés no chão.

Do mesmo modo, buscar uma localização de destaque próxima do seu público-alvo deve ser prioridade. Dessa forma, aumentam as possibilidades de sucesso da nova jornada.

Quanto custa uma franquia de loja de cosméticos?

Os valores iniciais de investimento para uma franquia de cosméticos podem variar bastante. Caso seja uma modelo de microfranquia, o capital investido inicialmente pode ficar por volta de R$ 5 mil.

No entanto, para uma franquia de loja o investimento é bem maior, pois leva em conta vários custos necessários. Seja a ambientação do espaço como investimento em produtos e mão de obra.

Vemos várias notas de real espalhadas (imagem ilustrativa). Texto: franquia de cosméticos.
Os valores de investimento variam muito de franquia para franquia.

Os valores iniciais mínimos de investimento para abrir uma loja neste mercado podem varias de R$50 mil até R$150 mil. Dessa forma, há franquias de cosméticos que cabem nos mais variados bolsos.

Este capital irá variar de acordo com o tamanho da loja e o tipo de produto vendido. Por isso, é preciso pesquisar para ver qual o melhor investimento para você.

Quais as melhores franquias de cosméticos do Brasil?

São diversas as opções de franquias de cosméticos para quem deseja investir neste mercado no Brasil. Desde as mais conhecidas, como O Boticário e Água de Cheiro, até menos conhecidas, como Ares Perfumes.

Escolher a melhor não é tarefa fácil, pois são muitas as opções e cada uma possui pontos fortes e fracos.

Pensar nas mais famosas pode ser bom por um lado, pois já possuem um nome internalizado nos clientes. Mas em compensação, pode ser menos vantajoso, pois existe concorrência consolidada.

Marcas mais novas ainda podem ser uma incógnita, mas possuem margem de crescimento e, por isso, podem ser vantajosas neste quesito.

Do mesmo modo, o tempo de retorno do investimento pode variar de uma franquia para outra, bem como o capital inicial a ser investido.

Dessa forma, é preciso que o investidor conheça bem as opções e se conheça bem para ver qual marca se adéqua mais às suas expectativas.

Da mesma forma, você deve conhecer as subdivisões do mercado, como mostraremos a seguir.

Franquia de cosméticos: conheça os mercados diferenciados

O mercado de cosméticos possui muitas opções de investimento e subdivisões às quais você deve ficar atento para conhecer melhor onde investir o seu dinheiro.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e específicos em suas necessidades e, por isso, querem produtos voltados para um tipo de tratamento.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, no qual está o de cosméticos e perfumaria, teve um aumento de 3,9%, mesmo com a recessão da economia em 2020.

mulher passando um perfume. Ela esta vestida com uma blusa branca. imagem ilustrativa texto franquia de cosméticos
O mercado da beleza e perfumaria é uma boa opção de investimento.

Isso demonstra um setor seguro e, por isso, precisa-se conhecer os detalhes antes de decidir investir em uma franquia de cosméticos.

Para ajudar, trazemos um pouco mais de informações para embasar as suas escolhas.

Franquia de cosméticos naturais

As preocupações com o meio ambiente e a forma como nos relacionamos com ele estão cada vez mais em evidência entre os consumidores.

É uma tendência mundial a busca por produtos naturais, com menos produtos químicos em suas composições. Da mesma forma, a maneira como são fabricados está sendo levada em conta pelos clientes.

No mercado de cosméticos isso não é diferente, e as franquias de cosméticos naturais estão em franca expansão. Elas trazem um conceito de sustentabilidade e alinhamento com as preocupações ambientais.

Dessa forma, este tipo de franquia pode ser uma boa escolha para quem quer investir neste estilo. Assim, é uma maneira ainda melhor de se conectar ao seu público.

Franquia de cosméticos veganos

Advertisement

O Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade.

Com este conceito em mente, diversas marcas de cosméticos estão voltando seus produtos para uma prática vegana.

Sendo assim, a maior parte das pessoas acaba ligando a prática do veganismo à alimentação. No entanto, este conceito está se espalhando para diversas áreas de consumo, seja de produtos ou serviços.

Dessa forma, oferece para os clientes não apenas os produtos para a beleza, mas uma ideia que vai além do consumo. Assim, este engajamento também é uma forma de crescimento das marcas.

Franquia de cosméticos para salão

Com certeza as franquias de cosmético para salão de beleza são as mais difundidas e fortes no imaginário dos clientes.

Para este nicho de mercado estão voltadas a maior parte das empresas do ramo e, por isso, é um bom negócio para se investir.

Portanto, a variedade de produtos e marcas faz com que seja necessário uma boa pesquisa antes de abrir uma franquia de cosméticos.

mulher recebendo uma massagem facial.
Os salões de beleza são potenciais consumidores das franquias de cosméticos.

Por outro lado, o mercado, como mostrado anteriormente, é bem aquecido, mesmo em épocas de crises. Da mesma forma, é um tipo de produto que não sai de moda nem se torna obsoleto.

Por conta disso, este tipo de franquia costuma ser um porto seguro para quem se identifica com o mercado. Isso porque não adianta querer entrar em um mercado que você pouco entende ou não gosta.

Assim, não deve ser visualizado apenas os ganhos, mas tudo que envolve o incessante trabalho que é ser dono de uma franquia. Por isso, é sempre bom conhecer antes de escolher onde investir o seu capital.

Conheça 10 opções de franquias de cosméticos de destaque

Como falamos anteriormente, é preciso conhecer bem o mercado antes de abrir uma franquia, bem como observar o seu próprio perfil.

Depois que você estiver seguro de que é este o mercado que melhor se encaixa nas suas expectativas, veja as melhores opções para o investimento.

1. O Boticário

Fundada há mais de três décadas, O Boticário é referência em franquia de cosmético no Brasil, possuindo um público cativo e fiel.

Do mesmo modo, com as várias lojas espelhadas pelo país, ela ainda é uma boa opção de investimento para quem quer se aventurar no mercado da beleza.

O capital para o investimento inicial varia de R$ 85 mil até mais de R$ 1 milhão para a modalidade loja. O prazo para retorno do valor gasto varia de 36 a 60 meses.

2. Água de Cheiro

Uma das pioneira no mercado de franquias de cosméticos, a Água de Cheiro também é uma boa opção para novos franqueados.

Com várias modalidade de negócio, a franquia se adéqua aos diferentes investidores, desde os mais modestos até aqueles com mais capital para aplicar. Conta com a possibilidade de abertura de loja ou quiosque, dependendo da região e do perfil do franqueado.

Atualmente, são mais de 150 lojas pelo país e, para novos franqueados, o investimento inicial mínimo é de R$ 87 mil, com prazo de retorno de 18 a 24 meses.

Vemos um longo corredor de um shopping. A imagem está desfocada.
Os shoppings são opções de locais para instalar novas franquias de cosméticos.

3. Dermage

A franquia Dermage está no Brasil há mais de duas décadas e é também uma boa opção para investir no ramo de beleza.

São diversos produtos disponibilizados por meio de lojas e pelo e-commerce, o que dá uma boa dinâmica para o negócio.

Atualmente conta com 36 unidades franqueadas, além de outras 27 unidades próprias. Isso mostra uma solidez e, ao mesmo tempo, espaço para crescimento.

O investimento inicial é de, no mínimo, R$ 112 mil e tem prazo de retorno de 24 a 36 meses.

4. Yes! Cosmetics

A marca surgiu nos anos 2000 mas só seis anos depois entrou para o mercado de franquias. Atualmente, conta com 90 pontos de vendas. Destes, são 60 unidades franqueadas e 30 lojas próprias.

A franquia mostra um grande potencial de crescimento vendendo cosméticos, perfumaria, higiene pessoal e acessórios.

Para abrir uma loja, o futuro franqueado terá que fazer um investimento inicial que varia de R$ 105 mil a R$ 170 mil. O prazo de retorno varia de 12 a 36 meses.

5. Acqua Aroma

A Acqua Aroma é uma empresa fundada em 2004 que, atualmente, conta com 22 unidades espalhadas pelo Brasil.

Sua linha de cosméticos é bem variada, voltada para perfumar ambientes, com linhas para o quarto do bebê, para parte externa e outros cômodos da casa.

A empresa possui muito espaço para crescimento, sendo uma boa maneira de investir o capital e se tornar um franqueado.

O investimento inicial mínimo é de R$ 250 mil e o prazo de retorno do valor varia de 24 a 36 meses de trabalho.

6. Ares Perfumes

A Ares Perfumes é uma empresa brasileira especializada em perfumes finos que está em expansão pelo país.

Além de perfumes, possui em seu portfólio cremes para as mãos, velas perfumadas e acessórios.

Possui 29 unidades e grande potencial para crescimento, tendo em vista que ainda há muito território a ser explorado.

mulher passando creme nas mãos sentada em uma poltrona. imagem ilustrativa texto franquia de cosméticos
Os cremes e perfumes fazem sucesso no mercado de saúde e beleza.

Possui investimento inicial mínimo de R$ 50 mil para a modalidade quiosque e prazo de retorno a partir de 12 meses.

7. Beautyline

A franquia Beautyline é uma boa opção de investimento para quem quer abrir uma franquia de cosméticos.

A empresa possui 11 unidades e está no mercado de franchising desde 2016.

Seu investimento inicial varia de R$ 160 mil a R$ 257 mil com prazo de retorno de 18 a 24 meses.

8. Contém 1g

A Contém 1g foi fundada há mais de 35 anos e está no setor de franquias desde o ano 2000. Atualmente conta com 189 unidades distribuídas por todo o Brasil.

O investimento inicial para abrir uma unidade é de, no mínimo, R$ 170 mil e o prazo de retorno do capital se dá entre 24 e 36 meses.

9. L’Occitane Au Brésil

Já bem consolidada no Brasil, a franquia é uma ótima opção de investimento para quem quer abrir uma franquia de cosméticos.

Do mesmo modo, possui 188 unidades com os mais variados produtos para corpo e banho, cremes, cuidados capilares e difusores para casa.

O investimento inicial na franquia é de R$ 110 mil e o prazo de retorno varia de 24 a 48 meses.

10. The Body Shop

A franquia volta seu investimento para o modelo de quiosque. Nesse sentido, é uma boa opção para quem tem menos capital para investir inicialmente.

Como resultado, a empresa conta com mais de 111 pontos de vendas espalhados pelo Brasil e investimento inicial de, no mínimo, R$ 100 mil e prazo de retorno de, pelo menos, 18 meses.

Outras opções do setor de beleza

Além das franquias de cosméticos, o setor de beleza engloba outros nichos de mercado, como o de clínicas de estéticas e procedimentos.

Uma das melhores opções para quem deseja entrar no ramo de franquias de estética é a SUAV. A marca é inovadora, sendo a primeira esmalteria em Belo Horizonte, no ano de 2010.

No texto 11 motivos para investir em uma franquia Suav você pode conferir algumas das vantagens de se tornar um franqueado da marca e entrar para o setor de beleza, um dos que mais cresce no Brasil e no mundo.

Advertisement
Advertisement