Franquia de depilação: como funciona, valor e opções de investimento

Por
em
Pessoa com luvas rosas depilando as pernas femininas. Ilustração do texto sobre franquia de depilação.
Advertisement

Pensando em investir em uma franquia de depilação? Esse é um setor de grande desempenho e que pode ser uma boa opção de empreendimento no segmento de beleza e bem-estar. Fique atento às dicas que trouxemos neste artigo para ser um franqueado de sucesso.

Serviços voltados para o mercado de beleza e estética estão sempre em alta devido aos consumidores que não abrem mão desses cuidados. De acordo com uma pesquisa da Quorum Brasil, o percentual de brasileiros que buscam por serviços de beleza são bem satisfatórios.

Assim, a Quorum aponta que 97% das mulheres ouvidas pela pesquisa não abrem mão dos cuidados com a estética e o bem-estar, investindo parte dos seus rendimentos em serviços e produtos voltados para a beleza.

O público masculino ainda é menor, porém, crescente: 38% dos homens entrevistados não abrem mão de se cuidar. Ou seja, por mais que a parcela seja menor, a porcentagem representa uma mudança de paradigma de que determinados serviços, como a depilação, também podem ser feitos em homens.

Assim, com um potencial de mercado que só aumenta, investir nesse segmento é uma forma de estar atento às oportunidades que o franchising oferece. Então, quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Como funciona uma franquia de depilação?

Duas mulheres conversando. Uma das mulheres usa roupa preta com lenço rosa e outra usa blusa branca. Ilustração do texto sobre franquia de depilação.
Entre a diversidade de opções, é possível encontrar modelos mais completos e outros que são específicos para depilação.

É importante dizer que uma franquia de depilação pode funcionar em dinâmicas diferentes, oferecendo serviços variados no mesmo local ou procedimentos bem específicos, no qual a rede se especializa em um único tipo de atendimento.

Assim, existem oportunidades no mercado de franquias variadas, que possibilitam investimentos rentáveis. Por isso, é importante que você fique atento às oportunidades que favorecem o seu desenvolvimento financeiro dentro da franquia.

Tudo vai depender do tipo de serviço que você deseja oferecer e, claro, do tipo de gerenciamento que você desempenhar. É essencial seguir os treinamentos, consultorias e padronizações repassadas pela franqueadora para potencializar o sucesso da unidade.

No mercado de franquias de depilação, é possível trabalhar com os procedimentos de depilação à cera convencional, fotodepilação, depilação definitiva com técnicas e equipamentos mais modernos, entre outros serviços.

O amplo leque de soluções oferecidas pela franquia também altera os valores de investimento. Ainda assim, é possível encontrar franquias baratas de depilação com valor mais acessível e investimento em formatos mais enxutos.

Por isso, é essencial avaliar bem a opção de investimento, entendendo os serviços oferecidos pela rede, capital necessário, taxas, faturamento médio. As análises auxiliam a tomar a decisão mais propícia para o seu perfil.

Tipos de depilação disponíveis no mercado

Existem diversas formas de se realizar uma depilação no mercado. Há as mais tradicionais, que podem ser feitas em casa, e outras definitivas que só são possíveis por meio de um auxílio profissional.

Para que você conheça quais os tipos e se identifique com os procedimentos, conheça as principais depilações disponíveis no mercado.

Lâmina

A mais tradicional é a depilação realizada com lâmina. Quem nunca fez em algum momento esse tipo de depilação em casa, não é mesmo? Vale lembrar que nem todo mundo se ajusta a esse processo, que tende a ser mais agressivo para a pele.

Imagem de uma mulher negra fazendo a depilação da axila. Ilustração do texto franquia de depilação.
O serviço de depilação faz parte do dia a dia, principalmente das mulheres.

Isso porque, ao passar a lâmina, a pele pode ser agredida, causando lesões. Com o passar do tempo, as lâminas também ficam gastas, e o processo de retirada do pelo se torna um pouco mais difícil, o que aumenta as chances de danos à pele.

Além disso, é um método que não garante eficácia. Poucos dias depois os pelos já estão nascendo novamente, uma vez que são retirados apenas de forma superficial.

Cera

Advertisement

Um outro método conhecido e mais eficiente é a depilação a cera. A depilação feita com cera pode ser realizada com o produto quente ou frio. Os pelos são retirados pela raiz e demoram, em média, de 15 a 20 dias para nascerem novamente.

Quando esse procedimento é realizado em maior frequência, os pelos tendem a diminuir e sua textura fica um pouco mais fina, o que facilita o processo de retirada.

Algumas pessoas não são adeptas a cera por causa da dor. Porém, já existem no mercado franquias de depilação que usam a cera junto de produtos e técnicas que amenizam o desconforto.

Creme depilatório

Aos adeptos a praticidade, existe no mercado os cremes depilatórios. Esses produtos tendem a ser mais acessíveis e indolores. Os cremes são a base de produtos que eliminam o pelo de forma superficial.

Por essa razão, vale ressaltar a importância de tomar os devidos cuidados na aplicação do produto. Alguns podem causar alergias e, por isso, é importante respeitar as instruções das embalagens.

Linha

Já mais comum entre as opções de depilação, principalmente da face e da sobrancelha, o processo realizado com linha é milenar e existe desde a época do antigo Egito.

No Brasil, é uma técnica recente, mas já usada em alguns centros de beleza e estética. Por meio de uma linha e técnicas específicas é possível eliminar os fios pela raiz.

Apesar de ser mais dolorida, é uma técnica mais rápida e eficiente. Os fios são eliminados pela base e o procedimento tem o mesmo efeito da cera. À medida que é realizado, os fios ficam um pouco mais fracos, facilitando as futuras depilações.

Mulher fazendo depilação com linha na sobrancelha. Imagem ilustrativa texto franquia de depilação.
A depilação com linha é um dos métodos mais usados no setor.

Laser

A depilação a laser é um tipo de depilação mais tecnológica, que faz a eliminação quase que total dos fios. Assim, o laser proporciona uma depilação mais duradoura, sendo conhecida pela eliminação eficiente dos fios.

Neste tipo de procedimento, é comum que seja necessário repetir a depilação algumas vezes. É comum também que os clientes adquiram um pacote de sessões, que irão garantir uma depilação mais eficiente.

O método consiste na aplicação da luz de um laser que destrói a raiz do fio. Apesar de ser um procedimento mais doloroso, a depilação a laser garante a eliminação completa dos fios.

Fotodepilação

Entre os procedimentos, a fotodepilação é uma possibilidade muito favorável na eliminação dos pelos. O serviço é também recomendado por sua forma inovadora e eficiente de eliminação.

Por isso, entre os pontos positivos desta opção, está a capacidade de combater a foliculite, o clareamento das manchas da pele e o aumento da produção do colágeno.

Assim, basicamente, a sua eficácia é bem parecida com o processo a laser. Porém, é menos doloroso.

Esse procedimento também é feito dividido em sessões, dependendo da necessidade de cada cliente. A técnica pode ser realizada em diversas partes do corpo.

Como investir em um dos modelos de franquias de depilação?

Para se tornar um empreendedor de sucesso no ramo de franquias de depilação, é preciso contar com algumas características e realizar ações essenciais para a saúde da franquia.

Logo, é importante já reconhecer essas características para quando você iniciar o seu processo de franqueamento. Dessa maneira, também começar o projeto com toda a força e capacidade de atuação no negócio.

Selecionamos aqui algumas dicas que vão fortalecer o seu potencial empreendedor de franquia de depilação no franchising. Veja!

Estude o setor

Primeiramente, conheça bem o setor no qual vai atuar. Por exemplo, como saber relacionar as opções de serviços e esclarecer qual delas é a melhor opção para o cliente.

Imagem de um caderno em branco com duas folhas amassadas em cima.
Faça uma boa análise do setor antes de decidir por investir em uma franquia.

Sendo assim, ter conhecimento sobre todos os pontos do seu negócio fará com que o cliente tenha maior confiança no ato de escolher a sua solução.

Além de ser um diferencial, por meio de seu conhecimento é possível gerar autoridade no que você irá oferecer, sendo mais uma forma de fidelizar o seu cliente.

Invista em opções mais rentáveis

Para quem busca empreender no segmento de saúde, beleza e bem-estar, onde estão as franquias de depilação, é importante optar por negócios que disponibilizam aos clientes mais opções de serviços.

Assim, é possível obter maior rentabilidade no seu empreendimento favorecendo, inclusive, o retorno financeiro, já que certamente um cliente irá aproveitar a comodidade do local para realizar todos os serviços que forem possíveis.

Seja o diferencial de atendimento

As pesquisas de mercado já identificaram que os consumidores não escolhem a definição de compra apenas pelo bom preço, mas também pelo bom atendimento.

O atendimento à frente de um empreendimento deve ser prioridade. Isso porque, é por meio do atendimento, que os clientes avaliarão se vale a pena retornar ao seu negócio.

Assim, você deve preparar bem a sua equipe para prestar ao consumidor as melhores experiências de atendimento.

Selecione bons produtos

Uma outra situação que vai fortalecer o seu negócio é a possibilidade de oferecer bons produtos na execução dos serviços.

Evite trabalhar com mercadorias que você desconheça a procedência, evitando também possíveis transtornos como as reclamações que podem surgir com a má qualidade desses produtos.

Nas franquias, existe um fator positivo que é o baixo custo de aquisição dos produtos. Isso porque, as redes trabalham com uma gama de fornecedores homologados, que já tiverem produtos e preços testados e aprovados pelas marcas.

Assim, você não corre risco de comprar produtos de má qualidade, que irão causar algum problema à saúde dos clientes ou que sejam caros demais.

Imagem de um recipiente de cera para depilação.
Produtos de qualidade fazem a diferença para bons serviços.

Se você leu o texto até aqui, percebeu que investir em uma franquia pode ser bem mais seguro em relação aos investimentos convencionais. A seguir, você conhecerá as principais vantagens de optar por uma franquia especializada em depilação. Confira!

Vantagens de investir em uma franquia de depilação

Existem inúmeras vantagens ao optar por abrir o seu negócio de franquia de depilação ao invés de uma empresa convencional, criada do zero. Entre as principais, está o mercado aquecido.

O franchising é um dos setores da economia que vem se mantendo estável, mesmo diante de desafios econômicos.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 5,9% no segundo trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018, alcançando uma receita de R$ 43.122 bilhões.

Além disso, optar pelo modelo de franquias permite ao franqueado receber uma ampla transferência de know- how. Assim, a rede capacita o empreendedor de acordo com os conhecimentos de mercado adquiridos ao longo dos anos, com aperfeiçoamento de processos e serviços.

Então, é perceptível a diferença de desenvolvimento entre os modelos de negócios de franquias e de empresas tradicionais. Segundo o Sebrae, a cada 100 franquias, apenas cinco fecham as portas antes de completar dois anos de funcionamento.

Em contrapartida, a cada 100 empresas, 23 encerram as atividades em até dois anos de atuação. Ou seja, a taxa de mortalidade das franquias é de 5% e a das empresas convencionais é de 23%.

Ainda de acordo com a pesquisa, se aumentarmos o tempo para 10 anos, apenas 15 franquias fecham as portas em dois anos, enquanto 75 empresas encerram as atividades no mesmo período.

Para saber mais vantagens de abrir uma franquia, baixe o nosso ebook criado especialmente para ajudar você nesse entendimento. Basta clicar no banner abaixo.

Ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia. Material do texto sobre franquia de depilação.

Grande demanda de consumidores

Já mencionamos ao longo deste texto que as pesquisas apontam que grande parte do público feminino não abre mão dos cuidados com a estética. Inclusive, é um público que também investe bastante dinheiro nesses tratamentos, ao longo de todo o ano.

Por mais que a procura do público masculino seja menor do que o das mulheres, é um percentual que está em crescimento. Ao longo dos anos, é cada vez mais comum encontrar serviços voltados para o cuidado da estética e bem-estar dos homens.

As empresas vêm se diversificando e apostando em serviços mais amplos, para atender homens e mulheres. Do mesmo modo acontece na Suav. A rede oferece procedimentos unissex e, além disso, ao trabalham com preços mais em conta, que consegue atrair públicos mais diversos.

Know-how das franquias 

Entre os fatores mais positivos das franquias está a transferência de know-how aos empreendedores. O know-how é o “saber fazer” da rede, desenvolvido e ajustado pela franqueadora ao longo dos anos.

Assim, quando você entra como franqueado de uma rede, a franqueadora realiza treinamentos e entrega o plano de negócios para você ter acesso a todo o know-how da marca.

Essa é uma das vantagens que mais proporciona segurança à atuação, uma vez que mesmo os empreendedores de primeira viagem conseguem administrar e operar a nova franquia.

O plano de negócios apresenta o passo a passo necessário para cada etapa de desenvolvimento da franquia. Assim, você sempre saberá o que fazer ao longo dos meses e anos de gestão.

5 opções de franquia de depilação de sucesso no franchising

Serviço de depilação em franquias de beleza de baixo custo
Existem opções de franquias de fotodepilação que trabalham com equipamentos inovadores.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o mercado de beleza, vamos mostrar algumas opções de franquias de depilação que atuam há algum tempo no setor e oferecem serviços variados, inclusive o de depilação.

Assim, você terá uma visão mais ampla de como funcionam as marcas no mercado, e qual pode ser a melhor opção de investimento de acordo com a sua expectativa.

Além de estudar as opções, é essencial ler com muita atenção a Circular de Oferta e franquia(COF). O documento é entregue a todos os candidatos a franqueados e detalha o processo de investimento: valores, taxas, informações sobre o modelo de franquia, direitos e deveres de franqueados e da franqueadora.

Esse é um documento que antecede a assinatura do contrato. Todas as informações devem estar de acordo com o que Lei de Franquias para proteção do franqueado e segurança também do franqueador.

1. Suav

Para quem deseja trabalhar com franquia de depilação que oferece serviços variados, a Suav é a franquia certa.

Além de entregar serviços de depilação, feitos com uma cera própria para amenizar o desconforto na hora de remover os pelos, o cliente pode realizar serviços como design de sobrancelhas e esmalteria. Também há uma opção de franquia que oferece, em adição, o serviço de escovaria.

Assim, o diferencial apresentado pela Suav é o conceito de atendimento express, no qual o cliente é atendido sem precisar agendar um horário previamente.

Em constante inovação para atender as tendências do mercado, a marca acredita que oferecer opções diversas para consumidores que buscam praticidade é uma forma de se destacar no franchising.

Para abrir uma unidade é necessário um espaço mínimo de 80 m².

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

Para saber tudo sobre o sucesso da Suav e conhecer as opções de negócios, assista ao vídeo abaixo.

2. Pelo Zero Depilação

A Pelo Zero é uma opção de franquia especialista em depilação à cera e de grande destaque no mercado. Fundada na cidade do Rio de Janeiro, a marca conta com cerca de 400 mil clientes atendidos em seus 20 anos de atuação no mercado.

Assim, a rede de franquia de depilação oferece duas opções de espaços. O espaço Slim deve apresentar estrutura mínima de 45 m², e o Ultra deve ser instalado em pontos comerciais a partir de 80 m².

A rede ainda conta com espaço kids para facilitar o acesso aos consumidores que têm filhos. Dessa maneira, o atendimento da franquia de depilação é direcionada para ambos os sexos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

3. Pello Menos Depilação

Desde 1996, a empresa Pello Menos Depilação oferece exclusivamente o serviço de depilação à cera. Assim, com o objetivo de realizar atendimentos de qualidade, usa uma cera de fabricação própria ao executar os procedimentos.

A marca conta com sede no Rio de Janeiro e as unidades atendem exclusivamente o público feminino. A franquia deve ser instalada em um ponto comercial com estruturas mínimas de 50 m². 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 230 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

4. Depyl Action

A rede de franquias Depyl Action foi fundada em 1996 e iniciou no mercado de beleza a partir da fabricação de ceras depilatórias. Logo depois, decidiu se especializar em depilação.

A marca sempre atuou fabricando e comercializando a cera depilatória para farmácias, supermercados, salões de beleza, lojas de cosméticos e feiras. Hoje, decidiu criar a rede de franquias e oferecer toda a sua expertise para os empreendedores que investem na rede.

  • Investimento inicial: R$ 340 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 75 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

5. Não+Pelo

Imagem de home depilando o peitoral com cera.
Diante de um novo perfil de consumidor, os homens também estão cada vez mais adeptos aos serviços de depilação

A rede de franquias Não+Pelo é líder no segmento de franquia de depilação, atuando em diversos países, além do Brasil. Atualmente, a rede conta com mais de 1.300 franqueados.

Assim, oferece um suporte completo para atuação do franqueado, além de transferência de know-how para o empreendedor ter um desempenho de alta performance.

O diferencial da marca é o conceito de tarifa única pela área depilada no sistema de fotodepilação, além de trabalhar como uma técnica inovadora de rejuvenescimento por meio de luz pulsada.

  • Investimento inicial: R$ 220 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 a 24 meses

Desempenho do setor de franquias de depilação

Como vimos, o setor de franquia de depilação oferece diversas oportunidades para o empreendedor. São serviços que fazem parte do dia a dia das pessoas, com um público amplo para atender.

Alguns números chamam a atenção para este setor, que mesmo em época de crise se mantém sólido.

Por exemplo, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar teve um aumento de 3,1% no faturamento entre 2019 e 2020.

Para se ter uma ideia, o franchising como um todo apresentou um recuo de 10,5% no faturamento por conta da pandemia do novo coronavírus.

Mesmo com a retração do setor como um todo, o segmento no qual estão as franquias de depilação faturou mais de R$ 35 bilhões.

Dessa maneira, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro maior mercado de estética do mundo.

Atualmente, o país é o 4º no ranking mundial em consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC).

Imagem de uma pessoa aplicando um aparelho de remoção de pelos a laser na coxa de uma mulher.
O mercado de beleza é um setor sólido, com muitas opções para investir.

O setor possui grandes marcas que puxam o faturamento para cima, mas cada vez mais pequenas empresas têm entrado no negócio.

São opções para investidores menores, com menos capital, mas que implementam franquias de depilação não só nos grandes centros. As cidades menores do interior cada vez mais são destinos destas redes de franquias.

Como resultado de tudo isso, o setor pode ser uma boa opção para o empreendedor que se identifica com o segmento. Logo, é possível aproveitar o momento positivo para estes tipos de serviços.

Cuidados para investir em uma franquia e ter sucesso

Um dos cuidados que o empreendedor deve ter é escolher uma franquia com a qual se identifique. Seja uma identificação com o setor de atuação, seja com os produtos ou serviços da marca.

O empreendedor deve conhecer o seu próprio perfil e analisar se ele se encaixa no método de trabalho da marca.

Da mesma forma, deve observar se a região onde deseja atuar é propícia para a instalação de uma franquia de depilação. Analisar também se existe concorrência e investir em uma marca com algum diferencial.

Além disso, o interessado na franquia deve verificar a reputação da marca, conversando com franqueados, ex-franqueados e clientes da rede.

Assim, conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento da franquia no dia a dia, a qualidade dos serviços e claro, a lucratividade do negócio.

Nesse sentido, o empreendedor deve conhecer a qualidade dos suportes oferecidos pela franqueadora. Saber se o marketing é bem feito, se tem auxílio nas questões de gestão e de organização do negócio.

Este cuidado é importante, principalmente para os empreendedores menos experientes, que necessitam de um suporte mais sólido.

Além disso, se dedicar aos treinamentos da franqueadora, buscar outras fontes de conhecimentos, e assim ter uma base sólida para levar o novo empreendimento adiante.

Do mesmo modo, planeje-se financeiramente, para não ter problemas até que o negócio chegue a um ponto de equilíbrio e em seguida comece a dar lucro.

Enfim, investir em uma franquia de depilação é uma forma de se destacar no franchising como empreendedor de beleza e estética.  Leia o conteúdo:  “Como se tornar um franqueado” e fique por dentro desse universo de oportunidades.  

*Informações publicadas em abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement