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Franquia de lavagem a seco: vale a pena investir?

Sumário

Abrir uma franquia de lavagem a seco tem sido a opção de muitos novos empreendedores. Para se ter uma ideia, o segmento de serviços automotivos teve faturamento de R$ 5,9 bilhões em 2020!

Claro que a lavagem a seco não é o único atendimento realizado pelas franquias de serviços automotivos. Ainda assim, ele funciona como um “chamariz” de clientes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Afinal de contas, a preocupação com o meio ambiente tem se intensificado nos últimos anos. Como a lavagem a seco não utiliza pouquíssima água, a economia e sustentabilidade do negócio chama a atenção dos usuários.

O custo médio de uma lavagem a seco para o consumidor vai de R$ 35,00 a R$ 75,00 entre as várias unidades de franquias no país.

Ou seja, o ticket médio de uma empresa que trabalha com o serviço é bastante atrativo. Especialmente porque é difícil que os usuários realizem apenas estes serviço.

Na verdade, a maioria deles completa o atendimento com a higienização interna, limpeza do ar-condicionado ou outros. O resultado é um faturamento ainda mais alto.

Mas para investir nesse tipo de negócio, é preciso conhecer mais do que a sua rentabilidade. Na verdade, é necessário ter a certeza de que ele vale mesmo a pena para o seu perfil de empresário.

Para auxiliar você nessa decisão, produzimos este conteúdo. Continue lendo e descubra também algumas opções de franquias para investir!

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Entenda a lavagem a seco do carro

A lavagem a seco é um procedimento simples, mas requer cuidado. Pois se realizado de forma incorreta, ele pode arranhar e até manchar a lataria do carro.

A lavagem a seco de um auto usa pouquíssima água. São aproximadamente 5 litros de água utilizados apenas para a diluição de um produto específico. Em comparação, uma lavagem comum realizada por algumas empresas chega a gastar cerca de 300 litros.

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O produto utilizado para esse tipo de serviço é químico, específico para o trabalho. O processo é composto, basicamente, pelas seguintes etapas:

  • Diluir o produto para limpeza em água;
  • Com um borrifador, aplicar a mistura na lataria do carro;
  • Utilizar uma flanela macia para a limpeza, realizando leves movimentos circulares;
  • Polir o veículo com um pano macio, seco e limpo.

Vale dizer que, dependendo da marca de franquia, o modo de trabalho para lavagem a seco pode mudar. Sendo assim, será essencial realizar os treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe treinamentos on-line e/ou presenciais para atuar com a empresa.

Ou seja, uma capacitação para realizar os atendimentos da melhor forma, conforme a padronização da franquia.

A padronização das atividades é parte central do franchising, uma vez que a franquia é uma nova unidade de um negócio que já existe.

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Ela precisa realizar as atividades da mesma forma que a “matriz”. Portanto, o usuário terá a segurança de encontrar exatamente o que procura.

Franquias de lavagem a seco delivery 

O setor de franquias de lavagem a seco é amplo e cheio de marcas para investimento no Brasil. As microfranquias, por exemplo, somam mais de 28 redes para se investir. As microfranquias são as franquias que demandam investimento inicial de no máximo R$ 135 mil.

Mas além dessas, muitas outras marcas de serviços automotivos podem ser um ótimo negócio. Basta pesquisar e escolher aquela que melhor combina com os seus objetivos e perfil de trabalho.

Muitas redes oferecem modelos loja física ou delivery (home office). Funciona assim: com uma unidade física, o empreendedor atua em um ponto comercial. Ele espera que os clientes venham até a loja para atendimento.

Enquanto isso, franquias de lavagem a seco delivery trabalham onde o consumidor estiver. Ou seja, o empreendedor vai até o usuário para realizar o atendimento.

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Esse tipo de franquia home office pode garantir uma série de vantagens. Como o baixo custo da operação, já que não é preciso arcar com valores de um espaço comercial.

Muitas vezes, pelo menos no início, é comum que o franqueado trabalhe sozinho. Logo, também não há gasto com os salários de colaboradores.

Além disso, o atendimento delivery aumenta a comodidade do consumidor. Só é preciso que o usuário solicite a limpeza, seja por telefone ou por aplicativo.

Cada marca de franquia trabalha com uma opção. Portanto, é preciso estar atento a esse modo de se comunicar com o consumidor na hora de adquirir sua franquia. Se preparar para o atendimento é essencial para alcançar os ganhos planejados.

Uma versão home office de franquia costuma ser a ideal para quem quer investir, mas não tem muito dinheiro. Mas para o sucesso da unidade, o empreendedor deverá se organizar. Trabalhar com esta modalidade requer mais disciplina para manter as tarefas em dia.

Quanto custa abrir um lava rápido a seco?

Abrir uma franquia envolve uma série de valores que precisam ser bem avaliados e planejados. Cada rede trabalha com diferentes taxas, logo, os custos variam bastante.

E eles não variam apenas por causa da marca de franquia, mas de acordo com:

  • O modelo da franquia (as versões home office costumam ser mais baratas);
  • A localidade no Brasil;
  • O tamanho do espaço da loja física, quando é este o caso;
  • As taxas extras cobradas pela franqueadora etc.

Por isso, é muito importante avaliar bem a sua capacidade de investimento. Coloque na ponta do lápis o quanto você tem hoje, e depois, verifique se será necessário um empréstimo.

Em média, uma franquia de lavagem a seco custa a partir de R$ 10 mil. Se não tiver todo este dinheiro, o empreendedor precisará obtê-lo via empréstimo, financiamento ou por meios que achar conveniente.

Com suas possibilidades definidas, é hora de pesquisar pelas marcas de franquia que combinam com o seu perfil. Pesquise bastante, avalie cada regra e retorno que a franqueadora prevê. Será importante sentir que o investimento é seguro e rentável.

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Com a pesquisa realizada, você vai descobrir quais as taxas cobradas pela franqueadora escolhida. Elas normalmente incluem:

  • Taxa de franquia;
  • Montagem da opção;
  • Capital de giro;
  • Royalties;
  • Taxa de propaganda.

Franquias de lavagem a seco são aliadas contra a Covid-19

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas medidas de segurança e higiene precisaram ser adotadas. Com isso, as pessoas também passaram a procurar por serviços eficientes voltados para estas áreas.

Sendo assim, um momento como esse é ideal para apostar em uma franquia de lavagem a seco.

Afinal, os serviços já são úteis para manter o automóvel higienizado, livre de bactérias e outros agentes infecciosos. E com o coronavírus não é diferente.

Com os produtos e processos eficientes, é possível ter veículos limpos e protegidos, por dentro e por fora. Consequentemente, as pessoas terão mais segurança no dia a dia.

Para se ter uma ideia, com essa mudança de comportamento, o setor de serviços de limpeza é um dos segmentos que apresenta maior possibilidade de crescimento em todo mundo.

Atendimento delivery

Uma grande vantagem das franquias de lavagem a seco é que a maioria das marcas oferecem o atendimento delivery. Esse fator pode ser ainda mais atraente para os clientes.

Naturalmente, o delivery é uma forma de garantir o conforto e comodidade, mas em um cenário de pandemia, ele se torna essencial.

Com o atendimento em domicílio, as pessoas não precisam sair de casa para ter um carro limpo e bem cuidado. Desse modo é possível evitar aglomerações em pontos físicos ou filas para espera para atendimento.

Ou seja, o profissional pode continuar atuando, tomando todas as precauções, oferecendo uma alternativa mais segura e confortável para seus clientes.

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Serviços eficazes no combate ao coronavírus

Além da limpeza externa, que é muito eficiente para manter o carro limpo, franquias do segmento costumam oferecer outros serviços que são importantes no combate ao coronavírus.

Assim, temos a higienização interna, processo completo de limpeza que elimina todos os tipos de sujeiras no painel, teto, carpetes, lateral da porta e mais. Como resultado, o cliente pode contar com um veículo 100% protegido.

Outra opção é a oxi-sanitização. Esse processo é feito com uma máquina própria que produz gás ozônio. Por ser um gás, ele consegue alcançar todas as partes internas do carro, sendo muito eficiente na eliminação de microrganismos.

O serviço ainda é capaz de eliminar o mau cheiro, bem como combater vírus, bactérias e fungos. É, portanto, uma alternativa muito eficiente para quem busca por mais segurança.

Cuidados dos profissionais com a saúde do usuário

Um detalhe que não podemos deixar de mencionar é que todas as redes adotaram uma série de medidas de segurança. Isso ajuda a preservar a saúde de funcionários e clientes.

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De modo geral, as marcas já usam equipamentos de proteção para realizar os procedimentos. Com a pandemia, esse cuidado foi redobrado em todas as etapas de atendimento.

Logo, os clientes podem ter a tranquilidade de receber a equipe, que estará portanto máscaras e luvas apropriadas. E claro, contando sempre com equipamentos e objetos devidamente higienizados.

Ou seja, franquias de lavagem a seco oferecem os serviços certos para a proteção contra o coronavírus, com soluções para manter os clientes seguros.

Franquia de lavagem a seco é um bom negócio?

Se você leu este texto até, já percebeu que as franquias de lavagem a seco têm grande potencial. Até porque, seu público-alvo é imenso! Em todo o Brasil,  já são mais de 65,7 milhões de veículos, que precisam de cuidados rotineiros.

Ao mesmo tempo, um negócio desse tipo é fácil de administrar. Já que, ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe todo o treinamento e suporte para o negócio.

Logo, o franqueado comete poucos, ou nenhum erro. Isso facilita o crescimento da sua unidade e do seu faturamento. Especialmente quando a loja se torna conhecida pela excelência no atendimento.

Em média, o faturamento de uma franquia de serviços automotivos é de R$ 28 mil. No entanto, esse valor pode varia de acordo com os serviços prestados, dedicação do franqueado e atratividade do consumidor.

Mas atenção: não leve apenas os aspectos financeiros em conta. Você precisa se identificar com a rede, pois precisará reproduzir seu planejamento e valores de mercado.

Quando um empreendedor não gosta da atividade que exerce, ele logo perde o interesse em investir seu tempo e dinheiro no negócio.

Qual a melhor franquia de lavagem a seco?

A melhor franquia de lavagem será aquela que melhor combina com o seu perfil de trabalho. Normalmente, as empresas oferecem mais de um serviço ao usuário.

Nesse sentido, é importante avaliar cada serviço e o público-alvo da sua região. Sua região carece de algum serviço? Os usuários se sentiriam atraídos pelo seu trabalho por qual motivo

Pronto! Agora você já conhece algumas franquia de lavagem a seco e sabe como investir nelas. Lembre-se que as opções podem ser ótimos negócios, mas apenas se você tiver real interesse no ramo.

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