Franquia de lavagem a seco: vale a pena investir?

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carro sendo lavado a seco
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Abrir uma franquia de lavagem a seco tem sido a opção de muitos novos empreendedores. Para se ter uma ideia, o segmento de serviços automotivos teve faturamento de R$ 5,9 bilhões em 2020!

Claro que a lavagem a seco não é o único atendimento realizado pelas franquias de serviços automotivos. Ainda assim, ele funciona como um “chamariz” de clientes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Afinal de contas, a preocupação com o meio ambiente tem se intensificado nos últimos anos. Como a lavagem a seco não utiliza pouquíssima água, a economia e sustentabilidade do negócio chama a atenção dos usuários.

O custo médio de uma lavagem a seco para o consumidor vai de R$ 35,00 a R$ 75,00 entre as várias unidades de franquias no país.

Ou seja, o ticket médio de uma empresa que trabalha com o serviço é bastante atrativo. Especialmente porque é difícil que os usuários realizem apenas estes serviço.

Na verdade, a maioria deles completa o atendimento com a higienização interna, limpeza do ar-condicionado ou outros. O resultado é um faturamento ainda mais alto.

Mas para investir nesse tipo de negócio, é preciso conhecer mais do que a sua rentabilidade. Na verdade, é necessário ter a certeza de que ele vale mesmo a pena para o seu perfil de empresário.

Para auxiliar você nessa decisão, produzimos este conteúdo. Continue lendo e descubra também algumas opções de franquias para investir!

Entenda a lavagem a seco do carro

A lavagem a seco é um procedimento simples, mas requer cuidado. Pois se realizado de forma incorreta, ele pode arranhar e até manchar a lataria do carro.

A lavagem a seco de um auto usa pouquíssima água. São aproximadamente 5 litros de água utilizados apenas para a diluição de um produto específico. Em comparação, uma lavagem comum realizada por algumas empresas chega a gastar cerca de 300 litros.

O produto utilizado para esse tipo de serviço é químico, específico para o trabalho. O processo é composto, basicamente, pelas seguintes etapas:

  • Diluir o produto para limpeza em água;
  • Com um borrifador, aplicar a mistura na lataria do carro;
  • Utilizar uma flanela macia para a limpeza, realizando leves movimentos circulares;
  • Polir o veículo com um pano macio, seco e limpo.

Vale dizer que, dependendo da marca de franquia, o modo de trabalho para lavagem a seco pode mudar. Sendo assim, será essencial realizar os treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe treinamentos on-line e/ou presenciais para atuar com a empresa.

Ou seja, uma capacitação para realizar os atendimentos da melhor forma, conforme a padronização da franquia.

Todas e regras e detalhes da empresa constam em sua Circular de Oferta de Franquia (COF). Saiba mais sobre ela no vídeo abaixo!

A padronização das atividades é parte central do franchising, uma vez que a franquia é uma nova unidade de um negócio que já existe.

Ela precisa realizar as atividades da mesma forma que a “matriz”. Portanto, o usuário terá a segurança de encontrar exatamente o que procura.

Franquias de lavagem a seco delivery 

O setor de franquias de lavagem a seco é amplo e cheio de marcas para investimento no Brasil. As microfranquias, por exemplo, somam 28 redes para se investir. As microfranquias são as franquias que demandam investimento inicial de no máximo R$ 90 mil.

Mas além dessas, muitas outras marcas de serviços automotivos podem ser um ótimo negócio. Basta pesquisar e escolher aquela que melhor combina com os seus objetivos e perfil de trabalho.

Muitas redes oferecem modelos loja física ou delivery (home office). Funciona assim: com uma unidade física, o empreendedor atua em um ponto comercial. Ele espera que os clientes venham até a loja para atendimento.

Enquanto isso, franquias de lavagem a seco delivery trabalham onde o consumidor estiver. Ou seja, o empreendedor vai até o usuário para realizar o atendimento.

Esse tipo de franquia home office pode garantir uma série de vantagens. Como o baixo custo da operação, já que não é preciso arcar com valores de um espaço comercial.

Muitas vezes, pelo menos no início, é comum que o franqueado trabalhe sozinho. Logo, também não há gasto com os salários de colaboradores.

Além disso, o atendimento delivery aumenta a comodidade do consumidor. Só é preciso que o usuário solicite a limpeza, seja por telefone ou por aplicativo.

Cada marca de franquia trabalha com uma opção. Portanto, é preciso estar atento a esse modo de se comunicar com o consumidor na hora de adquirir sua franquia. Se preparar para o atendimento é essencial para alcançar os ganhos planejados.

Uma versão home office de franquia costuma ser a ideal para quem quer investir, mas não tem muito dinheiro. Mas para o sucesso da unidade, o empreendedor deverá se organizar. Trabalhar com esta modalidade requer mais disciplina para manter as tarefas em dia.

Quanto custa abrir um lava rápido a seco?

Abrir uma franquia envolve uma série de valores que precisam ser bem avaliados e planejados. Cada rede trabalha com diferentes taxas, logo, os custos variam bastante.

E eles não variam apenas por causa da marca de franquia, mas de acordo com:

  • O modelo da franquia (as versões home office costumam ser mais baratas);
  • A localidade no Brasil;
  • O tamanho do espaço da loja física, quando é este o caso;
  • As taxas extras cobradas pela franqueadora etc.

Por isso, é muito importante avaliar bem a sua capacidade de investimento. Coloque na ponta do lápis o quanto você tem hoje, e depois, verifique se será necessário um empréstimo.

Em média, uma franquia de lavagem a seco custa a partir de R$ 10 mil. Se não tiver todo este dinheiro, o empreendedor precisará obtê-lo via empréstimo, financiamento ou por meios que achar conveniente.

Com suas possibilidades definidas, é hora de pesquisar pelas marcas de franquia que combinam com o seu perfil. Pesquise bastante, avalie cada regra e retorno que a franqueadora prevê. Será importante sentir que o investimento é seguro e rentável.

Para saber mais sobre o passo a passo para abrir uma franquia, você pode fazer o download do nosso ebook sobre o assunto. Basta clicar no banner abaixo!

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Com a pesquisa realizada, você vai descobrir quais as taxas cobradas pela franqueadora escolhida. Elas normalmente incluem:

  • Taxa de franquia;
  • Montagem da opção;
  • Capital de giro;
  • Royalties;
  • Taxa de propaganda.

Entenda todos os custos de uma franquia clicando aqui.

Franquias de lavagem a seco são aliadas contra a Covid-19

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas medidas de segurança e higiene precisaram ser adotadas. Com isso, as pessoas também passaram a procurar por serviços eficientes voltados para estas áreas.

Sendo assim, um momento como esse é ideal para apostar em uma franquia de lavagem a seco.

Afinal, os serviços já são úteis para manter o automóvel higienizado, livre de bactérias e outros agentes infecciosos. E com o coronavírus não é diferente.

Com os produtos e processos eficientes, é possível ter veículos limpos e protegidos, por dentro e por fora. Consequentemente, as pessoas terão mais segurança no dia a dia.

Para se ter uma ideia, com essa mudança de comportamento, o setor de serviços de limpeza é um dos segmentos que apresenta maior possibilidade de crescimento em todo mundo.

Atendimento delivery

Uma grande vantagem das franquias de lavagem a seco é que a maioria das marcas oferecem o atendimento delivery. Esse fator pode ser ainda mais atraente para os clientes.

Naturalmente, o delivery é uma forma de garantir o conforto e comodidade, mas em um cenário de pandemia, ele se torna essencial.

Com o atendimento em domicílio, as pessoas não precisam sair de casa para ter um carro limpo e bem cuidado. Desse modo é possível evitar aglomerações em pontos físicos ou filas para espera para atendimento.

Ou seja, o profissional pode continuar atuando, tomando todas as precauções, oferecendo uma alternativa mais segura e confortável para seus clientes.

Serviços eficazes no combate ao coronavírus

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Vemos uma pessoa com luvas pretas usando pincel e uma toalha para fazer a limpeza interna do carro (imagem ilustrativa). Texto: franquia lavagem a seco.
É possível ter um carro ainda mais protegido com a limpeza interna.

Além da limpeza externa, que é muito eficiente para manter o carro limpo, franquias do segmento costumam oferecer outros serviços que são importantes no combate ao coronavírus.

Assim, temos a higienização interna, processo completo de limpeza que elimina todos os tipos de sujeiras no painel, teto, carpetes, lateral da porta e mais. Como resultado, o cliente pode contar com um veículo 100% protegido.

Outra opção é a oxi-sanitização. Esse processo é feito com uma máquina própria que produz gás ozônio. Por ser um gás, ele consegue alcançar todas as partes internas do carro, sendo muito eficiente na eliminação de microrganismos.

O serviço ainda é capaz de eliminar o mau cheiro, bem como combater vírus, bactérias e fungos. É, portanto, uma alternativa muito eficiente para quem busca por mais segurança.

Cuidados dos profissionais com a saúde do usuário

Um detalhe que não podemos deixar de mencionar é que todas as redes adotaram uma série de medidas de segurança. Isso ajuda a preservar a saúde de funcionários e clientes.

De modo geral, as marcas já usam equipamentos de proteção para realizar os procedimentos. Com a pandemia, esse cuidado foi redobrado em todas as etapas de atendimento.

Logo, os clientes podem ter a tranquilidade de receber a equipe, que estará portanto máscaras e luvas apropriadas. E claro, contando sempre com equipamentos e objetos devidamente higienizados.

Ou seja, franquias de lavagem a seco oferecem os serviços certos para a proteção contra o coronavírus, com soluções para manter os clientes seguros.

Franquia de lavagem a seco é um bom negócio?

Se você leu este texto até, já percebeu que as franquias de lavagem a seco têm grande potencial. Até porque, seu público-alvo é imenso! Em todo o Brasil,  já são mais de 65,7 milhões de veículos, que precisam de cuidados rotineiros.

Ao mesmo tempo, um negócio desse tipo é fácil de administrar. Já que, ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe todo o treinamento e suporte para o negócio.

Logo, o franqueado comete poucos, ou nenhum erro. Isso facilita o crescimento da sua unidade e do seu faturamento. Especialmente quando a loja se torna conhecida pela excelência no atendimento.

Em média, o faturamento de uma franquia de serviços automotivos é de R$ 28 mil. No entanto, esse valor pode varia de acordo com os serviços prestados, dedicação do franqueado e atratividade do consumidor.

Mas atenção: não leve apenas os aspectos financeiros em conta. Você precisa se identificar com a rede, pois precisará reproduzir seu planejamento e valores de mercado.

Quando um empreendedor não gosta da atividade que exerce, ele logo perde o interesse em investir seu tempo e dinheiro no negócio.

Qual a melhor franquia de lavagem a seco?

A melhor franquia de lavagem será aquela que melhor combina com o seu perfil de trabalho. Normalmente, as empresas oferecem mais de um serviço ao usuário.

Nesse sentido, é importante avaliar cada serviço e o público-alvo da sua região. Sua região carece de algum serviço? Os usuários se sentiriam atraídos pelo seu trabalho por qual motivo?

Abaixo, listamos algumas franquias que lavagem a seco que podem ser ótimos investimentos. Veja abaixo!

Acquazero

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do país. Seu principal serviço é a lavagem a seco, mas ela é apresentada com outro nome: limpeza ecológica.

Esse método desenvolvido pela Acquazero é ainda mais econômico e sustentável que a lavagem “tradicional”. São utilizados apenas 300 ml de água para limpar um carro — bem menos que os 5 litros “aceitáveis” para a lavagem a seco.

Além da limpeza ecológica, a Acquazero trabalha com serviços como enceramento, cristalização de vidros e limpeza técnica do motor. Assim como a remoção de chuva ácida, limpeza do ar-condicionado, impermeabilização de estofados, polimento e mais.

Um dos diferenciais da marca é atuar com três modelos de home office. Além disso, o investidor também pode optar por outras três possibilidades de loja física, com investimentos e serviços diferenciados.

Outro atrativo é que a marca possui um aplicativo próprio, que funciona como um “Uber de limpeza automotiva”. Dessa forma, o usuário só precisa acessar o app e solicitar os serviços.

Então o franqueado receberá o agendamento e fará a visita ao consumidor para realizar o atendimento. O uso do aplicativo pelo franqueado é opcional, mas pode gerar demanda contínua.

  • Investimento: a partir de R$ 22.820 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 3 a 24 meses

Para saber mais sobre a Acquazero, assista ao vídeo abaixo!

Freewet

Além da lavagem a seco, a Freewet oferece aos consumidores serviços como a higienização interna, remoção de riscos e limpeza técnica de motor. São três modelos de franquia, com investimentos e atendimentos variados.

Um dos modelos da rede é do tipo delivery. Então, o franqueado vai onde o consumidor está para realizar o atendimento.

  • Investimento: a partir de R$ 3.290
  • Prazo de retorno do investimento: até 12 meses

Llotus Embelezamento Automotivo

Por fim, criada em 2008, a Llotus é outra empresa que trabalha com a lavagem a seco. Seus serviços são os mais variados para o embelezamento automotivo.

O consumidor pode realizar, por exemplo, o enceramento e cristalização da lataria do carro, assim como a impermeabilização de tecidos, hidratação de couro, higienização de ar-condicionado e outros.

  • Investimento: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 6 a 8 meses

Pronto! Agora você já conhece algumas franquia de lavagem a seco e sabe como investir nelas. Lembre-se que as opções podem ser ótimos negócios, mas apenas se você tiver real interesse no ramo.

Quer saber mais sobre o assunto desse texto e abrir seu negócio com maior segurança? Continue sua leitura no conteúdo: Franquia de Lava Rápido: o Guia Definitivo A a Z para você montar a sua.

*Informações publicadas em Março/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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