O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquia de motopeças: conheça esse negócio para ganhar dinheiro em 2024

Franquia de motopeças: conheça esse negócio para ganhar dinheiro em 2024

Sumário

Há no Brasil um grande número de motos em circulação. Por isso, pode ser bem interessante investir em uma franquia de motopeças. Aqui explicaremos mais como empreender neste setor.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, são quase 25 milhões de motocicletas no país. Estes veículos estão em circulação por todo o território, uma oportunidade para empreendedores diversos.

Atualmente, as franquias de acessórios para motos são uma chance de ganhar dinheiro. Seja nas grandes cidades ou no interior do Brasil. Quer saber como? Confira nossas dicas ao longo deste conteúdo!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Como uma franquia funciona?

Uma franquia é um modelo empresarial baseado na venda de licença de uso de um negócio. Ela vem com marca, know-how, estruturas, rotinas e produtos/serviços desenvolvidos por um franqueador.

Esse modelo se caracteriza pela existência de um contrato. Uma empresa, detentora de uma marca ou patente, utiliza o sistema de franquias para expandir.

Assim, ela concede a outros (franqueados) o direito de uso de sua marca ou patente. Com isso, realiza a exploração comercial do que tiver sido desenvolvido ou testado por ela.

O franqueado deverá receber orientação para a instalação e operação da unidade franqueada. Com isso, mantendo o padrão exigido e remunerando a franqueadora pela concessão dos direitos e conhecimentos.

Enfim, com tudo isso, poderá reproduzir corretamente o modelo. E, assim, se beneficiar de um negócio experimentado e bem-sucedido.

Vale a pena investir no mercado automotivo?

Como falamos, existem muitas motocicletas em circulação no Brasil. Mas não é apenas por isso que vale a pena investir no mercado automotivo. Os carros também oferecem grande potencial para ganhar dinheiro.

De acordo com a mesma pesquisa que citamos, são quase 60 milhões de carros registrados no país. Porém, o número de veículos em circulação pode chegar a 100 milhões.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Por isso, o empreendedor encontra diversas maneiras para atuar neste mercado. Pode ser com uma franquia de motos, limpeza de automóveis, e por aí vai.

Assim, este grande número de veículos precisa de peças de reposição, consertos e até maneiras de revenda. Ou seja, são diferentes opções para empreender.

Afinal, o franchising é um setor bem sólido. Inclusive, só no segundo semestre de 2022 faturou mais de R$ 3,5 bilhões. Um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período de 2021.

Outro atrativo do mercado automotivo é que ele é sólido em qualquer região que você vá empreender. Seja na capital do estado ou no interior, uma franquia de motopeças dá dinheiro.

Logo, são diversas opções de negócios e trouxemos algumas para você conhecer. Veja a seguir.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Melhores opções de franquia de motopeças e serviços automotivos para abrir

Conforme explicamos, uma franquia de motopeças ou serviços na área encontra um mercado de grande potencial.

Aqui separamos opções de franquias para investir neste atrativo setor.

[raio_x]

Qual a melhor franquia para abrir?

A escolha da franquia é um passo muito importante para o empreendedor que irá entrar para o franchising. Por isso, é fundamental selecionar a opção que mais combina com seu perfil.

Primeiramente, entenda com o que você deseja trabalhar. Veja quais são suas paixões ou habilidades. Muitas vezes temos facilidade para atividades bem específicas e isso pode render um bom dinheiro.

Nesse sentido, pode ver como abrir uma revenda de motos caso goste deste segmento, por exemplo. Ou então investir em um restaurante, se gosta de cozinhar.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Depois de delimitar o nicho de mercado, pesquise as franquias que atuam nele. Entenda mais sobre elas, os pontos fortes e fracos de cada uma.

Outro ponto a analisar é a qualidade dos produtos ou serviços, ou então o diferencial da rede. Visite algumas unidades da franquia caso seja possível.

Além disso, avalie junto aos franqueados da rede como é o dia a dia do negócio. Saiba deles se a projeção de lucros feita pela franqueadora se torna realidade.

Estes empreendedores também podem informar se a franqueadora oferece os suportes e orientações necessários. É um ponto importante para empreendedores iniciantes.

Analise também o seu mercado local e sua capacidade de investimento. Alguns negócios podem não se encaixar na sua região ou no seu bolso.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Enfim, analise bem cada uma das opções que mais chamaram sua atenção. Assim, evita surpresas futuras.

Vantagens e desvantagens de uma franquia automotiva

Uma franquia automotiva tem vantagens e desvantagens para o empreendedor. Os pontos positivos vão além do amplo mercado para atuar.

Por exemplo, uma franquia dessa tem uma marca conhecida, o que chama a atenção dos clientes. Com isso, suas vendas podem ser boas desde o início do negócio.

Além disso, o franqueado conta com ajuda da franqueadora para a escolha do ponto. Bem como tem orientação para a montagem do espaço.

Inclusive, vale destacar outra vantagem, a franquia já tem os seus fornecedores, seus canais de marketing e sistemas internos. Tudo isso facilita a vida do franqueado.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Como ponto negativo, podemos citar a falta de liberdade. O franqueado deve atuar de uma forma padronizada, dada pela franqueadora.

Porém, você pode nem notar a falta de liberdade dependendo do seu perfil de empreendedor.

O franqueado é dependente da franqueadora para muitos pontos do negócio. Em certos momentos, isso pode ser ruim caso a empresa não ofereça um bom retorno.

Outro ponto negativo é o custo do negócio. O franqueado precisa pagar royalties pelo uso da marca e do know-how. Tem que pagar também pelo uso do sistema e pelo fundo de propaganda.

Logo, são valores que o empreendedor já conhece antes mesmo de assinar o contrato. Por isso, devem entrar na sua conta na hora de analisar seu faturamento.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Passo a passo para investir no setor automotivo

O passo a passo de como montar uma loja de motopeças ou uma franquia automotiva pode ser bem simples. Primeiro, o empreendedor deve escolher o nicho no qual deseja atuar.

Além disso, deve buscar entender o mercado local e suas potencialidades. O setor automotivo é amplo, e você pode se adaptar às necessidades de uma determinada região.

Depois da escolha do negócio começa sua montagem. Se for uma franquia, você terá que assinar contrato e passar por treinamentos.

Sendo franquia ou não, pode ser preciso procurar um ponto comercial. Ele deve passar por reformas para poder receber a estrutura necessária de sua loja.

O empreendedor ou franqueado realiza a montagem do estoque e do espaço. Nesta hora é importante investir mais no marketing antes da inauguração.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Com tudo pronto, é só começar o trabalho, não deixando de lado os cuidados com o atendimento e divulgação. Seja uma franquia de motopeças ou outro negócio, o cliente é seu principal ativo.

Enfim, tenha cuidado, avalie bem as oportunidades, se organize financeiramente e se dedique. A junção de tudo isso dá a você grandes chances de ser bem-sucedido em sua jornada.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje