Franquia de seguros barata e lucrativa: opções para investir

Neste artigo você vai ver

Advertisement

A opção de franquia de seguros barata é ideal para investidores que desejam atuar em um mercado em alta. As opções de redes são variadas, assim como os formatos de franquias para investir. Para saber mais sobre o mercado, continue a leitura.

O ano de 2020 surpreendeu a todos pelos tantos imprevistos que afetam a vida social e econômica do país. Muitas pessoas perderam os empregos fixos e deixaram de contar com a segurança financeira proporcionada pelos vínculos empregatícios.

Ao mesmo tempo, o cenário de pandemia tornou possível que muitos trabalhadores saíssem do modelo engessado de emprego convencional, potencializando o trabalho remoto.

O “novo normal” da sociedade indica caminhos em alta para muitas redes de franquias, principalmente para aquelas que trabalham com opções home office.

Já parou para pensar nisso? Agora é o momento de quebrar paradigmas e vivenciar novas oportunidades do mercado profissional. Por isso, conheça possibilidades do mercado de seguros neste conteúdo.

Advertisement

Por que investir em franquia barata de seguros?

franquia de seguros barata: mulher pesquisando franquia barata
Pesquisar sobre o setor é uma maneira de se manter atualizado sobre as possibilidades de investimento.

É preciso dizer que o potencial do setor de seguros está mais em alta. Um dos motivos é o atual contexto em que vivemos, no qual as pessoas andam mais receosas em perder seus bens perante as incertezas econômicas.

De acordo com um levantamento feito pela instituição Vision of Humanity, o Brasil ficou em 116º lugar dos países mais seguros para se viver. Não apenas um dos mais inseguros do mundo, como também da América Latina. 

De acordo com o levantamento, o país tem sofrido com diversos problemas que envolvem conflitos armados e alto índice de assaltos. Para se ter uma ideia, apenas no primeiro semestre de 2020 foram registrados 14,5% a mais de roubos de carros no país. 

Com essa perspectiva, a tendência é que o mercado tenha um crescimento ainda maior no número de seguros contratados. Um movimento que já é sentido há anos pelas empresas do segmento.

Portanto, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Advertisement
, um dos destaques do mercado é o segmento de serviços e outros negócios, setor em que as franquias de seguros baratas estão inseridas. No ranking, o setor está na 4ª posição de melhor desempenho.

Da mesma forma, dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) informam que o setor cresceu cerca de 12% no ano de 2019.

No infográfico abaixo, você acompanha mais dados do setor.

franquia de seguros barata: mercado de seguros franquia barata

Potencialidades do setor

As potencialidades do segmento são diversas e as previsões de crescimento contínuo se confirmam. Segundo Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2020 houve um aumento no número de solicitações por seguros e planos de saúde.

Em fevereiro, a variação em relação ao mês anterior foi 0,15%, chegando a 47.046 mil novos usuários de pacotes de seguros. Mas essas foram apenas algumas tendências do setor para o ano de 2020.

Entretanto, outros dados favorecem o segmento: por exemplo, apenas 12% dos brasileiros possuem seguro de vida. Entre os brasileiros que possuem carros, 70% circulam sem proteção veicular.

As pesquisas demonstram que há espaço no mercado para expansão das franquias de seguros baratas, principalmente para as redes que investem em pacotes de seguros personalizados.

Benefícios de comprar uma franquia de seguros barata

Além dos bons resultados do setor, o mercado das corretoras de seguros tem um grande potencial de crescimento. Principalmente agora, em que o número de pessoas atrás desse tipo de cobertura tem crescido. 

No entanto, esse não é o único motivo para investir em uma franquia de seguros barata, são diversas oportunidades que o mercado de franquias apresenta para os empreendedores.

Não apenas oferecer um pacote com diversos serviços, mas também o investimento total mais baixo que o outros formatos. 

O que não falta são boas possibilidades para o empresário ter sucesso com o novo empreendimento. Por isso, separamos algumas dos principais motivos para que você comece a pensar sobre o assunto. 

Potencial de mercado

Primeiramente, trabalhar como corretor de seguros por meio de uma franquia é a possibilidade de indicar diversos serviços para seus clientes. Vimos como o mercado tende a esse movimento e trabalha a seu favor. 

Essa inflamação permite que o empreendedor tenha boas perspectivas de faturamento no futuro. Quando analisamos essa situação em uma crise, por exemplo, a tendência é que aconteça esse aumento súbito de assegurados. 

Advertisement

Afinal, com o poder de compra reduzido, adquirir um carro, móveis, tratamentos de saúde etc, fica mais complicado que o habitual.

Agora imagine no caso de furtos, ter que arcar com todas as despesas e ainda ir atrás novos bens? Por causa disso, se espera tanto que esse mercado consiga crescer e acumular bons resultados nos próximos anos.

Investimento mais atrativo

planilhas e gráficos de rendimento apresentados por um homem
O retorno sobre o investimento é uma das maiores vantagens desse modelo de negócio

As franquias voltadas para corretagem de seguros têm como principal vantagem o valor do investimento total. Isso acontece pois, na maioria dos casos, não é necessário abrir uma loja física para atender seus clientes. 

Dessa forma, a opção de home office é um dos modelos mais atrativos do negócio. Não é necessário instalar a franquia em ponto comercial. O franqueado deve ter apenas condições de acesso à internet e um computador capaz de atender as demandas do dia a dia. 

Além disso, esse empreendimento permite que seja um complemento da renda, caso seja a sua opção. Assim, você pode trabalhar em outro segmento e oferecer a corretagem de seguros como um bônus para seus clientes, como no caso dos advogados.

Segurados de renome

Ao optar por trabalhar como corretor de seguros, você terá acesso a um catálogo de empresas parceiras da sua franqueadora. Dessa forma, você terá um leque muito maior de opções do que se trabalhasse apenas para uma empresa. 

A vantagem de contar com várias seguradoras é ter opções diferenciadas para oferecer. Assim, fica fácil para construir um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Ou seja, ao gerir um levantamento com os orçamentos de diversos parceiros, é possível deixar o seu contratante analisar qual a melhor proposta para ele no mercado. 

Além disso, com diversas marcas reconhecidas, conceituadas e com bom histórico no mercado, você consegue ajudar na confiança do consumidor. Vale destacar também que quase todas as corretoras trabalham com outros serviços. 

Assim, o seu futuro assegurado pode optar por um plano de saúde, odontológico, financiamentos etc. Com tantos benefícios, a tendência é que o empreendedor desse tipo de franquia tenha um bom retorno financeiro. 

O que é necessário para ser um franqueado de seguro?

Para poder se tornar um franqueado de seguros, é preciso entender melhor como será o trabalho. Apesar de termos apresentados os benefícios de empreender no setor, sem conhecer o real trabalho, muito dificilmente terá sucesso ao longo da sua jornada. 

Primeiramente, vamos tranquilizar você e falar que as empresas não exigem que tenha algum tipo de experiência no setor, apenas vontade e um perfil empreendedor. Porém, quanto mais conhecimento você tiver sobre o mercado de seguros, melhor para o seu crescimento profissional. 

Sobre o perfil empreendedor, esse é um negócio que exige uma pessoa que lide bem com vendas. Ou seja, esteja disposto a aprender as melhores maneiras de persuadir seus clientes a adquirir um serviço com você. 

Automaticamente, isso exige um empresário que goste e saiba lidar com o público. Sem esses dois pontos, certamente haverá uma dificuldade maior para chegar aos resultados esperados. Mas não se preocupe, algumas marcas oferecem treinamentos para ajudar você a desenvolver algumas habilidades. 

Além disso, será importante que você conheça os seus concorrentes. Na verdade, essa é uma dica para qualquer tipo de empreendimento que você for abrir. Sem saber como as outras empresas ou marcas trabalham, certamente estará correndo risco de quebrar. 

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Por mais que os concorrentes pareçam seus inimigos, eles são fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa. Sem eles, é impossível saber como o público se comporta, se o seu negócio é realmente atrativo ou não, porque não tem atingido o número de vendas que planejou etc.

Com o resultado dessa pesquisa, você pode aproveitar o lucro para aplicar em melhorias na sua estrutura, por exemplo. Esse ponto nos leva a capacidade administrativa que o franqueado precisa ter. 

Cuidados na hora de se tornar um franqueado

Por mais que não seja exigido uma experiência prévia na hora de abrir uma franquia de seguros, é aconselhável que tenha bons hábitos financeiros. Porém, se optar por uma unidade física, será preciso aprender sobre como lidar com colaboradores para tirar o melhor deles sem desmotivá-los. 

Nas questões que envolvem dinheiro, você pode começar a treinar com as suas próprias contas, caso ainda não tenha esse hábito. Ou seja, traçar o caminho que seu dinheiro faz, quais são os gastos bobos e essenciais que possui, mapear suas dívidas etc. 

Aos poucos, será possível aumentar o dinheiro que sobra ao final do mês. Para conseguir fazer esse trabalho, você pode baixar planilhas na internet para ajudar a controlar as finanças. Essa é uma prática que será fundamental para o seu negócio. 

Além disso, é importante que você tenha a certeza que está entrando em um negócio que realmente lhe motiva, não apenas por causa do dinheiro, mas pela vontade de trabalhar com isso. 

Afinal, você precisará trabalhar mais que as tradicionais oito horas de uma carteira assinada. Como podemos perceber, empreender não é apenas realizar vendas e ir atrás dos resultados. 

É necessário fazer uma boa administração e gestão como um todo. Principalmente se estiver pensando em uma unidade física, que exige um quadro de funcionários, gastos com estrutura, aluguel etc. 

Esse tipo de atuação exige muito do empresário. É preciso entender que o tempo necessário para tocar o negócio será maior que as oito horas de trabalho. Desse modo, por mais que aconteça atividades e exercícios para ajudar nessa jornada, será preciso bastante cuidado para garantir que está seguindo o caminho traçado. 

Como funciona uma franquia?

Homem estudando os números do seu negócio
O modelo de franquia exige um acompanhamento diário por parte do franqueado.

O modelo de franquia é reconhecido no mundo por causa da segurança que ela oferece aos empreendedores. Isso acontece por causa do formato de negócio que exige a transferência de know how e expertise da marca para os franqueados. 

Dessa forma, ela garante que o empresário irá seguir os padrões que levaram a empresa ao sucesso. Do outro lado, o franqueado consegue entrar no mercado à frente de quem optou por começar em um negócio do zero. 

Com o compartilhamento do modelo de negócio e estratégias, não é necessário que o empreendedor se preocupe com outras etapas do processo de abertura de uma empresa. Afinal, toda essa etapa já terá sido feita pela franqueadora. 

Esse formato de negócio de mão dupla, permite que em poucos meses o franqueado consiga alcançar um faturamento atrativo. Todo esse processo é feito por meio de suportes, auxílios e treinamentos específicos. 

Advertisement

Além disso, algumas franqueadoras ajudam o franqueado a encontrar o melhor ponto físico para iniciar as suas operações. Todo esse esforço é feito para que ambas as partes possam alcançar seus objetivos distintos, mas caminhando juntos.

Para saber como esse trabalho funciona na prática, o candidato pode entrar em contato com outros franqueados e pesquisar sobre como é a relação de fato entre as partes. Com essa informação em mãos, fica mais fácil decidir por qual marca trabalhar. 

Todas as regras de como as marcas e franqueados devem seguir estão presentes na Lei de Franquias e na Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF apresenta o negócio ao empreendedor e deve ser entregue, no mínimo, 10 dias antes da assinatura do contrato.

Vantagens de apostar em franquia de seguros barata

As unidades de seguros mais baratas são conhecidas como microfranquias. Esse conceito é definido por causa do valor de investimento inicial, que é estabelecido com base no Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Ou seja, a renda média de um brasileiro. 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, para ser estabelecido como microfranquia é necessário que a quantia para tirar o projeto do papel seja até três vezes esse valor. 

Com base nos números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um valor superior a R$ 30 mil. Dessa forma, o investimento inicial para que uma franqueadora ofereça um modelo micro é de R$ 135 mil. Vale destacar que esse valor sofre alterações a cada divulgação do PIB per capita. 

Portanto, além da quantia necessária para abrir a sua franquia de seguros barata, não existem grandes diferenças em comparação com os demais modelos de franquias tradicionais. Talvez a principal esteja em como o franqueado atua nesse formato. 

As microfranquias, para conseguir um valor de investimento tão baixo, não impõem a necessidade de um espaço físico. Apesar de existir marcas que conseguem se encaixar dentro desse molde com uma loja, a grande maioria trabalha com home office ou home based.

Outra grande vantagem desse modelo de negócio é que essas franquias possuem uma alta capacidade lucrativa. Mesmo que conte com capacidade de atender clientes inferior a outros modelos, elas podem ter uma rentabilidade maior. 

É importante que não confunda rentabilidade com faturamento. Esse índice é medido de acordo com o quanto você obtém de retorno financeiro com base no seu investimento, enquanto o segundo, significa o quanto de dinheiro você fecha o mês.  

Como calcular a rentabilidade?

Para descobrir como calcular a rentabilidade do seu negócio, é preciso conhecer bem os valores que serão trabalhados para chegar ao resultado. Primeiramente, descubra a lucratividade do seu negócio. 

Para isso, é preciso pegar as suas informações financeiras de um determinado período para realizar o cálculo. Inicialmente, é necessário conhecer o lucro que sua unidade está tendo. Ou seja, a quantia total adquirida ao longo do período analisado e subtrair os gastos.

Com base nesse resultado, você saberá qual foi a sua lucratividade ao longo de um ano, por exemplo. Após esse processo, vamos partir para o cálculo da rentabilidade. Para isso, é bem simples.

Pegue o lucro da empresa ao longo do período selecionado e divida pelo investimento inicial, caso queira, também pode ser pelo valor atual do negócio. Com base no resultado, terá um percentual que representa o quanto o seu empreendimento foi positivo para você. 

Rentabilidade = lucro total em um período / Investimento inicial

Opções de franquias de seguros barata

Até aqui, percebeu quanto pode ser interessante você investir em uma franquia de seguros barata? No mercado, existem opções com valores de investimento acessíveis, o que proporciona uma maior entrada de diferentes perfis de empreendedores no universo do franchising.

Assim, muitas redes possibilitam que os franqueados atuem em formato home office, no qual não é necessário instalação da unidade em ponto comercial. O empreendedor economiza na instalação e operação da franquia, o que torna o modelo de investimento bem interessante.

Independente do formato de franquia escolhido, lembre-se de ler com bastante atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF), disponibilizada pelas franqueadoras antes da aquisição do negócio. Estudar o documento é de extrema importância na hora de optar por uma franquia.

...Carregando..

Como escolher a melhor franquia de seguros barata para abrir?

Se você está em busca de uma franquia de seguros barata, precisa analisar outros fatores além do baixo valor do investimento. Isso porque ao fazer um investimento como esse, é fundamental que você aposte em um bom negócio. 

Dessa forma, existem algumas informações sobre a franquia que você pode consultar, e que vão te ajudar a fazer um investimento seguro e mais assertivo. Acompanhe a seguir. 

Pesquisar as marcas de franquia

O primeiro passo para escolher uma franquia de seguros barata é procurar no mercado sobre as marcas que estão disponíveis. Ao longo do texto te apresentamos 13 opções e você pode começar o processo conhecendo melhor cada uma delas. 

Na hora de investir, é importante que você aposte em uma franquia que você se identifique, tanto com os modelos de negócio, quanto com os valores e propostas. 

Sendo assim, uma etapa inicial sempre envolve muita pesquisa, e a avaliação das marcas que já estão atuando no mercado. 

Pessoa de blusa jeans mexendo em um computador, em uma mesa de madeira. Temos um óculos escuros, xícara de café e caderno preto ao lado. Imagem ilustrativa para texto franquia de seguros barata.
Pesquisar sobre a empresa que você pretende investir é fundamental para fazer um bom negócio.

Avaliar a COF da marca

A Circular de Oferta de Franquia, COF, é o documento que irá reunir várias informações importantes sobre a franquia que você está conhecendo. Por lá você pode conhecer melhor todos os valores envolvidos no investimento, os modelos de negócio e muito mais. 

Ou seja, é por meio desse documento que você irá entender melhor como funcionará a relação entre franqueadora e franqueado. Com ele você poderá saber quais são os direitos e deveres do investidor nesse negócio. 

Entender a variedade de serviços

Trabalhar com franquias no ramo de seguros te possibilita atuar com vários tipos de seguros ao mesmo tempo. Isso porque as franqueadoras costumam ter parcerias com várias seguradoras diferentes. 

Por isso, ao procurar por um franquia, seja em modelo de loja física ou home office, é interessante você consultar quais são os serviços disponíveis para venda. Quanto mais diverso melhor. 

Afinal, quanto mais variado seu catálogo de seguros, maiores são as suas chances de alcançar mais pessoas e até mesmo oferecer mais de um tipo de serviço para um mesmo cliente. 

Verificar os suportes oferecidos pela franqueadora

Outro ponto importante que você deve analisar na hora de escolher uma franquia de seguro, é o suporte que a franqueadora irá oferecer ao longo do seu trabalho com a unidade. 

Além do treinamento inicial para ensinar todo o know how para a administração do negócio, as franqueadoras também costumam oferecer um sistema próprio para a otimização do trabalho. 

Dessa maneira, o investidor tem mais tranquilidade ao operar com um modelo de negócios que já funciona e é bem desenvolvido, além de ter ferramentas que facilitam o trabalho no dia a dia. 

Porém, as franquias também costumam oferecer toda ajuda para outras áreas que estão relacionadas com o trabalho, como é o caso do suporte jurídico, e no setor de marketing com a divulgação do negócio. 

Portanto, ao pesquisar sobre as franquias, consulte todos os suportes oferecidos, quanto mais opções de suporte, mais tranquilo você irá trabalhar sabendo que pode contar com uma equipe certa. 

Conversar com outros franqueados

Uma forma de você descobrir mais sobre como a relação entre franqueado e franqueadora funciona, é conversando com outros investidores que já possuem experiência naquele negócio. 

Na COF você também encontrará uma relação com nomes e contatos de outros franqueados, e essa é uma oportunidade para você conversar com quem já atua no ramo.

Além de tirar dúvidas sobre o setor e a forma de trabalho, você também pode descobrir como funciona o suporte da franqueado e se ele também é eficaz. 

Dessa maneira, você pode ter ainda mais certeza e clareza se deseja apostar em uma determinada empresa, e se aquele negócio é realmente ideal para você. 

Pesquisar a reputação da marca

Pesquisar a reputação da marca também é uma etapa que não pode faltar quando você está pensando em investir em algum determinado negócio. 

Se você quer fazer parte de uma franquia e ter um negócio bem sucedido, espera que essa marca tenha uma boa reputação entre o público, não é mesmo? 

Isso porque não adianta nada investir seu tempo e dinheiro em algo, sendo que as próprias pessoas não confiam no trabalho prestado pela marca e já tiveram várias experiências negativas. 

Por isso, não se esqueça de checar se a franqueadora realmente possui uma boa reputação e se conta com a confiança e credibilidade entre o público. 

E então, percebeu as possibilidades que o setor de seguros oferece para quem está de olho em franquias de seguradora barata para investir?

Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS