O modelo de franquia light é uma forma de empreender sem gastar muito dinheiro. Este formato amplia as possibilidades dos investidores e a capacidade das marcas de atrair novos franqueados.
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 557 redes brasileiras operam com modelos de franquias de baixo custo. Do qual as unidades home office e as franquias light fazem parte. E a cada dia, mais marcas e empreendedores aderem a estes modelos mais enxutos.
Os tipos de negócios são voltados para os mais diferentes nichos de mercado, cabendo ao empreendedor escolher aquele que mais se adapta ao seu perfil. Saiba mais sobre este modelo de negócio.
O que é uma franquia light?
Uma franquia light é um formato mais enxuto de negócio, normalmente voltado para lojas menores ou então modelos home office.
Trata-se de uma versão simplificada da operação padrão da rede. Pode ser também um quiosque, uma loja que ofereça uma seleção mais concentrada de produtos ou até uma loja multicanal que trabalhe ao mesmo tempo o ponto de venda.
Do mesmo modo, este formato de franquia conta com menores custos de manutenção, seja com funcionários, estoque ou aluguel em alguns casos.
Com a alta nos juros e nos custos de implantação de lojas em shopping centers, os interessados em investir no próprio negócio decidiram apostar em opções com investimento, priorizando pontos alternativos para ingressar no mercado de franchising.
Em tempos onde o desemprego passa dos 14 milhões no Brasil e uma Economia em recessão, o empreendedor pode optar por um modelo mais enxuto e barato. Assim, consegue investir sem descapitalizar.
Por fim, com este cenário mais complexo e caro para investir por conta da Economia, buscar soluções mais baratas é o caminho de vários empreendedores e franqueadoras.
Vantagens de abrir uma franquia light
Muitos empreendedores têm o desejo de abrir uma franquia, mas ficam na dúvida se esse é realmente o melhor modelo de negócio para se investir.
Iniciar o próprio negócio com a credibilidade de uma marca já conhecida no mercado certamente traz mais segurança, principalmente no caso de um empreendedor iniciante.
Um ponto de atenção é o potencial de lucro que a unidade poderá gerar. Nos modelos enxutos o lucro tende a ser menor. Portanto, o futuro franqueado deve avaliar se esse valor é condizente com suas necessidades e expectativas de ganho.
Assim, o franqueado não pode tomar como ponto de partida uma boa apresentação ou um bom preço. Ele precisa entender o que está por trás do que está contratando. Caso contrário, pode ter dificuldades financeiras.
Contudo, este modelo mais barato como é o caso da franquia light, conta com algumas vantagens a se destacar, além de diminuir os riscos de investir mais do que possui em caixa.
Investimento barato
O mercado de franquias possui diferentes modelos de negócios, que podem variar de investimentos de R$ 1 mil a mais de R$ 1 milhão.
Da categoria das franquias mais baratas existem as microfranquias, que são as marcas com investimento inicial até R$ 135 mil.
Já as chamadas nanofranquias são aquelas que possuem investimento até R$ 25 mil. É onde a franquia light se encontra.
Este valor total de capital necessário para abrir um negócio conta a taxa de franquia, custos de estoque e materiais iniciais, capital de giro e outros detalhes do negócio.
O empreendimento fica mais barato, se a marca tiver um ponto comercial, sendo o mais enxuto possível e de menor tamanho.
Dessa forma, este tipo de franquia é vantajosa pois não exige muito investimento. É um ponto positivo para que deseja ter um negócio próprio mas não tem muito dinheiro para isso.
Modelo de negócio enxuto
Uma vantagem deste negócio é, como falamos, um modelo de empresa mais simples, sem uma estrutura complexa.
Isso acontece para diminuir os custos de implantação bem como a manutenção do negócio ao longo dos meses.
Nos últimos anos, muitas redes de franquias têm optado por redesenhar ou oferecer novos modelos de negócios de forma a atrair uma gama maior de franqueados.
Nesse sentido, as razões são diversas, por exemplo, menor custo operacional proporcionando aderência em regiões e cidades onde o modelo padrão não comportaria
Da mesma forma, permite proximidade junto ao público-alvo, adesão de novas estratégias de expansão dentro do negócio para continuar crescendo mesmo diante de um cenário de recessão, entre outras.
Em outras palavras, a simplicidade do negócio é um diferencial para sua difusão, permitindo que um leque maior de empreendedores se tornem franqueados.
Facilidade de operação
Para ter um negócio mais barato as franqueadoras modelaram este tipo de franquia para uma operação o mais simples possível.
Assim, o maquinário é o mínimo possível quando necessário, estrutura enxuta e fácil de lidar. Com isso, o franqueado não precisa de funcionários para o trabalho do dia a dia.
Além disso, algumas destas franquias lights são em home office ou home based. Com isso não precisam de ponto comercial.
Do mesmo modo, estes formatos exigem muitas das vezes apenas um computador ligado à internet e um telefone. Por este motivo é uma operação bem simples, muitas vezes totalmente online.
São tipos de trabalhos variados nas franquias light, pode ser um serviço feito na casa do cliente, uma venda pela internet ou atendimento por telefone. Assim, são formas simples e de fácil operação para todos os empreendedores.
Como abrir uma franquia barata?
A franquia light é bem vantajosa por ser mais simples e barata, mas mesmo assim o empreendedor deve estar atento antes de investir.
Assim como qualquer tipo de negócio, o empreendedor deve avaliar o seu próprio perfil, estudar que tipo de negócio se encaixa às suas qualidades.
Além disso, o empreendedor deve estudar bem o seu mercado local, avaliar que tipo de negócio pode ter sucesso na sua região.
Outro ponto que merece atenção antes de investir é pesquisar bem sobre as franqueadoras.
Neste primeiro momento, é necessário estudar bem a Circular de Oferta de Franquia (COF) de cada franquia. Neste documento estão os detalhes do negócio, investimentos, custos, suportes, entre outras informações.
Pesquisar sobre a reputação da franquia no mercado, juntos aos franqueados e ex-franqueados e também os clientes.
No mercado existem diversas opções de franquia light, com diferentes modelos de negócios. Duas destas marcas, com reconhecimento no mercado são a Acquazero e a Quisto Corretora de Seguros.
A Acquazero é uma rede que oferece serviços de limpeza e outros cuidados automotivos. Ela conta com três modelos em home based. Dessa forma, o franqueado leva até os serviços até o cliente.
Já a Quisto trabalha no mercado de seguros, com um modelo home office, que exige apenas um computador ligado a internet e um telefone. A marca trabalha com mais de 100 opções de contratos.
Dessa forma, o empreendedor investe pouco para ter o próprio negócio com este formado de franquias. E ainda pode aproveitar o reconhecimento destas e outras marcas no mercado.