Franquias automotivas: 5 motivos para investir já neste negócio

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Quem deseja investir em franchising tem diversas opções de segmentos para escolher. Entre elas, está um setor que tem se mostrado extremamente atrativo: o das franquias automotivas.

O interesse por carros pode facilitar bastante a entrada neste setor, assim como o sucesso nele. Esse tipo de franquia normalmente é especializada em serviços ligados à limpeza, manutenção e estética dos automóveis.

Enquanto algumas delas focam apenas em um segmento, outras redes cuidam tanto da estética quanto da parte estrutural dos carros.

Os principais serviços oferecidos pelas franquias automotivas costumam ser lavagem, higienização interna, enceramento, hidratação de bancos de couro, pintura e reparos.

Há também aquelas que além de oferecer os serviços, comercializam produtos como óleo, extintores, tapetes, pneus etc. Isso sem mencionar as empresas de locação de veículos que oferecem serviços de antirroubo e também fazem parte do setor.

Enfim, há muitas opções de franquias automotivas para conhecer e, quem sabe, investir. Sendo assim, confira a seguir alguns motivos para você também apostar em uma franquia automotiva ainda neste ano!

Quais os 5 motivos para investir em franquias automotivas?

Para Investir nesse ramo é preciso gostar e entender um pouco sobre carros. O mais importante, além de conhecer sobre administração de negócios, é saber identificar o que mais o empresário gosta.

Trabalhar com carros, motos, caminhão ou ônibus exige conhecimentos e experiências diferentes. Por isso que saber onde está entrando é tão importante. Mas além disso, também é preciso observar outros fatores. Tais como:

1. O mercado de automóveis é promissor

De acordo com o Observatório das Metrópoles, o Brasil possui aproximadamente um carro para cada três habitantes. Esse número aumenta a cada ano e é puxado pela descentralização do mercado.

Graças aos avanços econômicos e desenvolvimentista das regiões Norte e Nordeste, que no começo dos anos 2000 possuíam infra estruturas inferiores e poucas áreas urbanizadas. Porém, com o passar dos anos, e com ações governamentais, ambas as regiões passaram a crescer.

A análise detalhada sobre os dados econômicos no país feita em 2018, pelo banco Itaú, mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) do período confirma esse crescimento do número de carros. Causado principalmente por causa da parte Norte do país.

Enquanto o Nordeste obteve o terceiro maior avanço, ficando atrás apenas da região Sul e a frente da Sudeste. Dados comprovam o crescimento populacional dessas partes do Brasil e aumento da atividade econômica.

Porém, mesmo com o número de carros aumentando, o período em que uma pessoa fica com um carro subiu de 1,7 ano em 2014, para 4,11 anos em 2018. Isso ocorreu por causa da crise financeira que atingiu a economia nacional e reduziu o poder de compra do brasileiro.

Como consequência, a população passou a gastar mais com peças, serviços, seguros, impostos e acessórios para reduzir a desvalorização do veículo na revenda ou troca. Assim como mostramos na pesquisa no começo do texto.

Mesmo com o número de carros crescendo em algumas regiões, parte da população que possui carro passou a gastar mais com ele.

2. Credibilidade desde a abertura

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Um carro é um bem durável, possui custo elevado e é um dos maiores sonhos de consumo do brasileiro. Sendo assim, dificilmente um proprietário vai permitir que uma empresa que ele não conhece e confia faça algum tipo de serviço no veículo.

Quando você atua com um nome que já tem credibilidade no mercado pela excelência dos seus serviços, a captação de clientes se torna muito mais fácil. Com isso, a tendência é que o seu faturamento aumente.

Como já trabalham com marcas reconhecidas no mercado, com várias unidades espalhadas por todo o país, os franqueados possuem uma vantagem considerável. Principalmente em relação a quem começa um negócio do zero.

3. Atue com um segmento sustentável

O setor de franquias automotivas está cada vez mais ligado com o tema da sustentabilidade e da ecologia. Até um tempo, fazer a limpeza de um carro era sinônimo de desperdício de água. Mas isso já é coisa do passado.

Existem muitas redes de franquias automotivas que já atuam com limpeza ecológica, um serviço que garante a higienização do auto sem gastar muito desse recurso natural.

Além disso, esse serviço costuma usar produtos biodegradáveis, causando menos agressão à natureza.

Ter um comportamento ecologicamente correto tem se mostrado como uma tendência que deve fazer parte da forma como a população pensa e consome. Portanto, as empresas que já tem essa preocupação podem sair na frente da concorrência e prosperar ainda mais.

4. Opere com um modelo já testado

Um dos pontos mais atrativos das franquias é o fato de o franqueado receber um modelo de negócio praticamente pronto e cuja viabilidade já foi testada.

Ou seja, as franqueadoras já têm experiência com o mercado, concorrentes, serviços, consumidores, e transmitem todo esse know-how para os seus franqueados.

Aliás, esse é um dos motivos pelo qual você deve investir em uma franquia como seu primeiro negócio.

De modo geral, as franquias automotivas auxiliam o franqueado em todo o processo de abertura da unidade e treinamento dos funcionários. Elas também costumam oferecer jurídico, comercial e até financeiro. Isso aumenta as chances de sucesso de uma unidade.

5. Diversas opções para todos os investidores 

Outro ponto bastante atrativo em adquirir uma franquia automotiva é que este segmento é bastante diversificado no que diz respeito aos valores de investimento e aos formatos de negócios disponíveis.

Quem tem um orçamento mais limitado, por exemplo, pode optar por uma franquia delivery. Pois nesse modelo, o franqueado atua em casa e sai apenas para prestar os serviços quando consumidor solicita.

Além do investimento inicial, os custos operacionais do dia a dia do negócio também são menores. Isso porque não há necessidade de pagar o aluguel de um ponto comercial ou investir na compra de equipamentos e contratação de funcionários.

Já quem pode investir um valor maior na franquia automotiva, pode escolher os modelos de loja física. Elas podem ser alocadas tanto em espaços comerciais, como estacionamentos de shoppings, concessionárias ou lojas de rua.

Dessa forma, fica mais fácil ser encontrado pelo consumidor, principalmente quando a unidade está localizada em um ponto com fluxo intenso de veículos.

O que esperar ao assumir uma franquia automotiva?

Tradicionalmente, o carro é um bem pelo qual o brasileiro tem muito apreço. Em muitos casos, eles carregam histórias marcantes para seus donos. Logo, o investidor precisa estar ciente que terá que ter maior cuidado com o seu serviço que qualquer outro segmento.

Também é preciso se preparar para encontrar clientes que sabem muito, um pouco ou quase nada sobre automóveis. Portanto, esteja sempre preparado e capacitado para lidar com questionamentos de todos os níveis.

Além disso, o perfil deste público também está mudando. Quando falávamos de carro, era muito comum pensarmos somente nos homens. Um grande erro. Pois as mulheres vem se mostrando mais interessadas e presentes no setor.

Dessa forma, todo o cuidado é pouco na hora de atendê-las, a fim de evitar qualquer mal-estar. Seis em cada 10 interessados em carro são do sexo feminino. Esses dados foram divulgados pela pesquisa da Navegg.

Outro dado que mostra essa mudança no comportamento dos consumidores foi trazido pela General Motors (GM). Eles identificaram que 46% dos atendimentos em oficinas já são para mulheres. Vale ressaltar que isso também serve para o quadro de funcionários.

Todos esses detalhes são importantes para se destacar frente a concorrência. Segundo um estudo do Empresômetro de 2019, no Brasil, são mais de 185 mil estabelecimentos atuando no mercado automotivo.

Sempre haverá adversários comerciais, independentemente do tipo de negócio. A competitividade é algo bom, principalmente nesse setor. A maioria dos consumidores não buscam pelo preço mais em conta, mas sim por um serviço e atendimento de qualidade.

Quais as franquias automotivas ideias para investir?

O mercado de franquias automotivas acompanha o avanço do setor que mostramos no tópico anterior. O aumento de carros influencia, principalmente, nas empresas que prestam algum tipo de serviço.

Seja troca de óleo, aluguel de carro ou serviço de limpeza, as marcas têm aproveitado muito bem os números. Não à toa, o franchising brasileiro faturou cerca de R$ 5,9 bilhões em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além disso, o setor possui duas marcas entre as 10 maiores redes de franquias do Brasil. Ambas com mais de 1,4 mil unidades espalhadas pelo país e muito bem consolidadas.

Por causa disso, preparamos uma lista com quatro das principais marcas que atuam no setor.

Acquazero

A princípio, temos a Acquazero, uma das principais franquias automotivas no mercado de limpeza ecológica e estética automotiva. Essa é uma excelente opção para quem quer investir no segmento.

Criada em 2009, com mais de 400 unidades em todo o Brasil, a rede tem reconhecimento de público, credibilidade garantida e altas possibilidades de rendimento para seus franqueados.

Um dos grandes diferenciais da marca é a limpeza ecológica, método que utiliza apenas 300 ml de água para limpar um carro por fora. Além disso, a empresa oferece serviços de enceramento, hidratação de bancos, cristalização de vidros, impermeabilização de estofados e muito mais.

A franquia atua com modelos de negócio em loja física, bem como opções em home office.

Descubra mais sobre a Acquazero e seus modelos de negócio no vídeo a seguir.

Zaplus Car

Especializada em produtos de limpeza automotiva, a Zaplus Car entrou recentemente para o franchising, oferecendo um modelo de negócio atrativo para os empreendedores.

A rede possui um amplo mix de produtos, voltados não só para a limpeza de carros, mas também outros cuidados, como enceramento e polimento, entre outros.

Para o franqueado, além de um amplo catálogo de produtos, ele também possui a vantagem de ser o fornecedor homologado para a franquia Acquazero.

A Acquazero é uma rede de franquias voltada para serviços de higienização e outros cuidados para os carros. Ela conta com mais de 400 unidades espalhadas pelo Brasil, nos Estados Unidos e República Dominicana. Isso faz com que a Zaplus tenha com estes franqueados um amplo público consumidor.

Ao mesmo tempo, o franqueado da Zaplus também conta com um mercado consumidor diverso, podendo fornecer produtos para lava jatos e concessionárias.

Da mesma forma, pode realizar parcerias com empresas que possuem grandes frotas, além de limpadores de carros autônomos.

A Zaplus possui dois modelos de franquias, o Standard e o Prime. Neste último, é necessário um local maior, com espaço para oferecer cursos e workshops na área.

A franqueadora oferece diversos apoios para os franqueados, como auxílio na gestão da unidade, treinamentos e suporte para o trabalho de marketing da unidade.

Com todo este suporte, mesmo o empreendedor sem muita experiência poderá gerir com facilidade uma unidade da franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Confira abaixo o vídeo que separamos para você conhecer um pouco mais sobre a franquia Zaplus Car.

Localiza

A Localiza, dentro da área de locação de veículos, é a mais conhecida do mercado, com presença em quase todos os estados brasileiros. Com tantas unidades, a marca é considerada uma das maiores redes de franquias do segmento automotivo.

Criada em 1973, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a empresa começou a sua expansão na década de 1980 com seus primeiros franqueados. Em 1992, passou a focar no processo de internacionalização da marca, abrindo sua primeira loja em Buenos Aires, Argentina.

Como resultado, a marca passou a crescer e se tornou uma das referência não só no Brasil, como no mercado sul americano com mais de 70 unidades.

Jet Oil

A Jet Oil é uma empresa criada em 1994 para atuar exclusivamente com a troca de óleo para veículos em postos da rede Ipiranga. Com o passar dos anos, ela passou a oferecer outros serviços como check-up gratuito, seguro motor etc. Tudo com o conceito 24 horas.

Atualmente, são quase 1,5 mil unidades no Brasil. E ela é conhecida principalmente pelo seu trabalho simples, com bom preço, confiabilidade e agilidade. Não à toa a empresa é considerada uma das maiores prestadoras de serviços automotivos.

Todos os benefícios da marca também podem ser acessados pelos donos de motocicletas. Nesse sentido, estima-se que são feitas mais de 1 milhão de trocas de óleos pela marca todo ano.

Olho Vivo Vistorias

Por fim, a franquia Olho Vivo Vistorias é uma marca que está presente em mais de 80 cidades brasileiras e tem como negócio atuar no auxílio para regularização dos veículos de seus clientes.

Com mais de 12 anos de história, a empresa já realizou mais de 1,8 milhões de laudos referentes a transferência, cautelar, prévia e móvel. Além disso, ela trabalha em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para começar a trabalhar com veículos, é preciso antes de mais nada, ter aptidão e vontade de conhecer mais sobre a área que vai atuar. O empresário pode investir em diversas opções no mercado, contudo, é preciso observar alguns pontos.

Ou seja, estudar sobre o mercado que deseja entrar, buscar marcas com credibilidade no mercado e operar com um modelo já testado e aprovado pelos clientes. Caso queira se destacar ainda mais, atuar com negócios sustentáveis é um bom começo.

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*Informações publicadas em Junho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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