Você sabe quais são as suas funções e responsabilidades como franqueado? Para conduzir uma franquia, é necessário estar preparado para lidar tanto com questões operacionais, como administrativas. Saiba mais a seguir.
Os resultados do mercado de franchising tem atraído os empreendedores. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizada em 2022, mostrou que o setor de franquias faturou cerca de R$ 211, 4 bilhões. Logo, pode ser um segmento interessante para quem quer empreender e lucrar.
Uma franquia é uma forma de investimento seguro para quem deseja ter o próprio negócio, pois você aposta em um modelo que já funciona e tem um bom desempenho. Por isso que essa forma de atuação é tão atrativa.
No entanto, é necessário entender que uma rede de franquias funciona por meio da cooperação entre franqueador e franqueados. Logo, é necessário o envolvimento de ambas as partes para que a unidade, e marca, se desenvolvam plenamente. Continue a leitura!
O que é um franqueado?
O franqueado é uma pessoa que investe em uma determinada franquia para reproduzir seu modelo de negócio em uma nova unidade. Portanto, é responsabilidade dele conduzir esse novo negócio, mantendo o padrão já estabelecido pela marca.
Mas para se tornar um franqueado, a pessoa deve passar por uma série de processos. Antes de tudo, é preciso pesquisar mais sobre as marcas para tentar encontrar um negócio que se encaixe com o perfil e os objetivos desse investidor.
Além disso, a franqueadora também realiza avaliações para decidir se aquela pessoa poderá ser um bom franqueado. Se a parceria for realmente favorável para ambos os lados, o contrato de franquia irá formalizar todo o processo.
A partir disso, você deverá se dedicar para conduzir a nova unidade, contando com treinamentos, suportes e know-how. Então, lembre-se que em um sistema de franquias, o franqueado tem direitos e deveres.
Portanto, mesmo com toda ajuda oferecida pela marca, é necessário que você se dedique para o sucesso da unidade. Para isso, será essencial cuidar da administração financeira, operacional, liderar uma equipe (caso o negócio demande) e, claro, atender bem os clientes.
Saiba quais serão suas responsabilidades como franqueado
Se você está pensando em se tornar um franqueado, saiba que além dos valores de investimento, você terá que dedicar o seu tempo e esforços para que o negócio prospere.
Algumas pessoas podem pensar que por contar com um plano de negócios estruturado, uma franquia irá demandar menos trabalho. Muito pelo contrário! Assim como qualquer outro tipo de empreendimento, uma franquia exige dedicação para que tudo funcione.
Sendo assim, ao planejar integrar o mercado de franquias, você deve se organizar para todas as etapas da escolha do seu negócio, bem como os investimentos necessários para a implantação de uma unidade.
A seguir, explicaremos melhor quais são as responsabilidades que um franqueado terá ao administrar uma unidade de franquia.
Trabalhar pelo crescimento da unidade
Como já dissemos, faz parte da vida do franqueado se dedicar diariamente para que a unidade prospere e consiga alcançar o sucesso desejado. Nesse sentido, é necessária uma série de esforços para que tudo funcione de forma adequada.
A princípio, é preciso que o investidor tenha boa vontade para aprender todo o know-how repassado pela franqueadora. Afinal, serve como base para todas as estratégias usadas diariamente nas unidades.
Em seguida, o franqueado deve se manter em constante aprendizado, seguindo os manuais da marca, buscando formas de aperfeiçoar suas habilidades de empreendedor. Além disso, a atuação precisa de versatilidade para que nenhum detalhe do negócio fique negligenciado.
Isso porque, você terá que cuidar da parte financeira, organizar os lucros e realizar os pagamentos necessários. Além disso, também terá que conduzir a parte operacional e verificar se todos os detalhes para o funcionamento da unidade estão adequados.
Ainda é preciso cuidar da equipe (se existir uma), incentivando os funcionários e com as orientações corretas para um melhor desempenho do time. Enfim, você deve se atentar aos diversos processos que envolvem o desempenho da sua unidade.
Pagar taxas associadas ao investimento
Para conduzir uma unidade de franquia, é preciso realizar alguns investimentos. Parte deles você deve destinar as taxas cobradas pela franqueadora.
A primeira delas é a taxa de franquia, pagamento único e fixo que o franqueado deve fazer para ter o direito de uso da marca. Assim, é quitada no momento da contratação da franquia, e o seu valor pode variar de marca para marca.
No entanto, quando a unidade já está em operação, é comum existirem taxas mensais a serem pagas. Por exemplo, temos a taxa de royalties e a taxa de propaganda, que também variam de acordo com a franquia.
A taxa de royalties tem como função manter o direito do franqueado em usar a marca e o know-how desenvolvido por ela. As franquias podem destinar essa taxa para o aperfeiçoamento de produtos e serviços, ou cobrir despesas com atualizações de materiais e treinamentos.
Mas, além disso, temos a taxa de propaganda destinada para as ações de divulgação da marca. Logo, é usada para as estratégias de publicidade que promovem a marca, os produtos e o conceito da franquia.
Executar o negócio respeitando os padrões da franquia
O franqueado também deve ficar atento para manter os padrões determinados pela marca. Isso porque, em uma franquia, as unidades operam como uma cópia da marca principal. Nesse sentido, têm regras e métodos usados para manter um padrão de qualidade.
Dessa maneira, independente da unidade, o cliente poderá identificar a marca facilmente, já que saberá que em todos os locais serão oferecidos os mesmos serviços ou produtos.
Por esse motivo, você precisa seguir as instruções repassadas pela franqueadora. Lembrando que todo o planejamento segue um método que já foi usado e que, na prática, trouxe bons resultados.
Ou seja, mantendo o padrão da marca, você não só se certifica de reproduzir o padrão de qualidade desejado, como também se baseia em um formato de sucesso para o pleno funcionamento do negócio.
Cooperar para o crescimento da rede
Outra responsabilidade do franqueado diz respeito ao seu comprometimento com o crescimento da rede. Portanto, você precisa cooperar com alternativas que possam impulsionar a franquia.
Sendo assim, precisa participar de todos os treinamentos, aproveitar as oportunidades para aprender as melhores formas de aplicar todas as estratégias, na prática.
Além disso, como dito, você deve respeitar as regras determinadas pela franqueadora, mantendo sempre as instruções repassadas como forma de guiá-lo na atuação diária. Do mesmo modo, pode repassar feedbacks e dicas para a franqueadora. Ao se deparar com uma nova estratégia bem-sucedida, informar a marca para indicar aos demais franqueados.
Por fim, é importante lembrar que o sucesso da rede reflete diretamente no sucesso da própria unidade. Então, contribuir para o fortalecimento de toda a marca e seus franqueados é ajudar o seu próprio negócio.
Qual o papel da franqueadora de uma marca?
Primeiramente, a franqueadora precisa tomar todos os cuidados necessários para que o formato de franquia seja aplicado de forma correta. Assim, precisa estruturar seu negócio para reproduzi-lo facilmente em unidades.
Em seguida, deve elaborar todas as normas que vão organizar a rede, desenvolvendo treinamentos e manuais para capacitar seus franqueados. Mas é preciso criar ainda padrões para os pontos comerciais e desenvolver estratégias de divulgação da marca.
Por fim, como dito, uma franqueadora precisa oferecer suporte contínuo aos franqueados para poderem desenvolver suas unidades. Além disso, também supervisiona o funcionamento e busca atualizações e melhorias sempre que necessário.
Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre o que é ser franqueado e conferiu dicas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e lucre.