Quer empreender em franquias de beleza e saúde, mas ainda não sabe em qual segmento? Nesse texto vamos mostrar 10 segmentos para que você defina o seu negócio de uma vez por todas!
Cada vez mais brasileiros investem em serviços voltados para beleza e estética. Nesse sentido, uma pesquisa realizada pelo Instituto Quorum Brasil registrou que 97% das mulheres brasileiras e 37% dos homens afirmam se preocupar com a aparência e, por isso, consomem produtos ou serviços voltados para beleza e estética.
Nesta mesma pesquisa, mais da metade das mulheres disseram que frequentam o salão de beleza uma vez por semana ou, pelo menos, a cada 15 dias.
De acordo com especialistas, o perfil do consumidor mudou. Já que serviços que antes eram considerados eventuais, hoje fazem parte do cotidiano de homens e mulheres, como depilação, cuidados com a pele, cabelos e unha.
Além disso, com a ascensão da classe C
Por essas e outras razões, o segmento das franquias de beleza e saúde têm grandes oportunidades de mercado. Acompanhe o texto para mais informações!
Setor de beleza e saúde
No setor de franquias de beleza e saúde as principais tendências são a expansão de opções de negócios voltados para cuidados e manutenção periódica, como unhas, sobrancelha e depilação.
Novas oportunidades de mercado, como barbearias, clínicas de estética e emagrecimento também se destacam, com atendimentos mais acessíveis que acabam por alcançar uma parcela maior de clientes.
Todavia, o atendimento ao cliente é o forte desse tipo de negócio e é essencial para o crescimento no setor. Os consumidores desse segmento valorizam muito a experiência de atendimento e tendem à fidelização.
Além disso, um cliente satisfeito pode significar a indicação do serviço para outros, ou seja, a chamada propaganda boca a boca, método que ainda funciona tão bem quanto as outras formas de publicidade das marcas.
Porque investir em franquias de beleza e saúde
O franchising dispõe de facilidades que o mercado comum não oferece. Sendo assim, ele está sempre em ascensão. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 35,3% entre os anos de 2015 e 2017.
Já no ano de 2019, a receita obtida em serviços de atendimento de beleza e estética alcançou 7,2%, o que corresponde a R$ 34,2 bilhões.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumidores de produtos e serviços voltados à estética, beleza e perfumes. O país fica atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão.
No geral, o mercado de franquias cresceu 6,8% em 2019, se comparado ao ao ano de 2018, faturando R$ 186 bilhões.
Sendo assim, as franquias oferecem mesmo uma opção promissora de investimento, além do segmento de beleza e saúde que, por si só, traz uma grande potencialidade comercial.
Um dos pontos principais para investir em franquias de beleza e saúde é a expertise do modelo de negócio. Por ter sido testado e aprovado, ele permite que o franqueado tenha mais segurança.
Do mesmo modo, se tratando de um segmento que necessita de treinamentos e conhecimentos específicos para a execução dos trabalhos, contar com esse suporte é essencial. Estando em uma franquia, você possui auxílio e treinamento, garantindo a qualidade dos serviços.
Essas são algumas das vantagens das franquias, que oferece suporte ao franqueado em todas as etapas do negócio. Sem dúvida, as condições de sucesso serão bem maiores do que um negócio iniciado do zero.
Como me tornar um franqueado de franquias de beleza e saúde?
Para se tornar um franqueado é preciso, antes de tudo, escolher o ramo que deseja investir e analisar as propostas que mais têm a ver com o seu perfil.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Escolhida o ramo de atuação, é hora de iniciar o processo. Veja o passo a passo a seguir.
Faça contato com a marca
Entre em contato com a franqueadora para demonstrar o interesse. É bem simples, basta acessar o site da empresa e deixar os dados no cadastro. Em seguida, será feito um contato telefônico para saber mais sobre o seu interesse e as possibilidades do investimento.
Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF)
A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento que reúne todas as informações necessárias sobre a franquia para conhecimento do candidato a franqueado.
A Lei de Franquias nº 13.966/19, exige que o documento seja apresentado ao futuro investidor pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato. Portanto, caso esse prazo seja descumprido, o acordo perde a validade.
Abaixo estão as informações que precisam constar na Circular:
- Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
- Histórico da marca;
- Balanço e demonstrações financeiras;
- Pendências judiciais;
- Relação de franqueados;
- Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
- Equipe da franqueadora;
- Informações sobre o mercado;
- Descrição do negócio;
- Cota mínima de compra;
- Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
- Perfil desejado do franqueado;
- Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
- Estimativa de ganhos financeiros;
- Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
- Regras para sucessão ou transferência de proprietário;
- Lista de fornecedores para atuação na franquia;
- Lista de apoios prestados pela franqueadora;
- Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.
Saiba tudo sobre a Circular de Oferta de Franquia assistindo o vídeo abaixo!
Assinatura do contrato
Após a realização de uma reunião e a confirmação do interesse no negócio, é a hora de assinar o contrato de franquia.
Sendo assim, esse é um documento definitivo, usado para determinar como será o funcionamento da franquia e como deve ser a relação entre franqueado e franqueadora.
O objetivo do contrato é garantir o uso da marca e o acompanhamento no processo de franqueamento com todo o suporte necessário ao franqueado.
Já o franqueado deve saber que se responsabilizará em manter o modelo de negócio por meio das taxas, comercialização de produtos ou serviços, e, da mesma forma, o oferecimento de um atendimento adequado, mantendo a linha de qualidade da rede.
Pagamento da taxa de franquia
Assinado o contrato, é necessário realizar o pagamento da taxa de franquia. Esse valor é único e corresponde ao direito de uso da marca. Então, ele faz parte do investimento inicial para a abertura do negócio.
Existe também os royalties, que são mensais, e correspondem ao suporte e transferência de know-how ao franqueado. Esse valor pode ser fixo mensal ou, dependendo da marca, pode ser um percentual em cima do faturamento mensal.
Escolha do ponto
Por fim, após assinatura do contrato, você precisa escolher o ponto onde deseja iniciar o seu negócio. A partir daí começa o suporte da franqueadora na escolha do ponto.
Dessa forma, é preciso saber, por meio de uma análise de viabilidade, se a sua sugestão corresponde ao desenvolvimento esperado do empreendimento.
10 opções e segmentos de franquias de beleza e saúde

O segmento de franquias de beleza e saúde dispõe de uma variedade de opções para todo tipo de empreendedor. Desde as específicas para apenas um tipo de serviço, até as mais completas com uma gama variada de processos.
Existe publico para todas elas. Desse modo, basta avaliar a quem mais convém, pensando na rentabilidade do negócio. Claro, se você oferecer no mesmo espaço vários serviços terá maior ticket de consumo.
Em suma, trouxemos aqui uma opção de cada segmento do setor para que você analise qual tem mais a ver com o seu perfil.
1. Emagrecimento
As clínicas de emagrecimento estão ligadas à saúde e o bem-estar. Essas opções são bem atrativas no franchising, pois oferecem tanto o acompanhamento para emagrecimento saudável, quanto tratamentos que reforçam os resultados estéticos.
Uma opção de franquia de emagrecimento é a Magrass, uma rede de franquias que atua com atendimento personalizado e acompanhamento dos clientes de forma individualizada.
Sendo assim, os clientes encontram avaliações e acompanhamentos pessoal com foco em transformação nutricional consciente, estética de resultado e acompanhamento contínuo da saúde e bem-estar. Para se tornar um franqueado da rede, o valor inicial para investimento é de R$ 450 mil.
2. Spa
Com uma rotina cada vez mais tumultuada, as pessoas têm buscado por momentos de tranquilidade em locais específicos, como os Spas. Pensando nisso, o franchising aposta em novas tendências desse mercado.
Os Spas têm atividades bem variadas e oferecem, no mesmo espaço, serviços de massagens diversas, banhos de sais, drenagem com pedras quentes, além de atividades relaxantes com músicas e exercícios físicos.
Assim, um exemplo de franquia de Spa é a Sense Spa Express, que oferece uma modalidade compacta de franquia especializada em massagens relaxantes.
Com uma estrutura mais enxuta, o empreendimento pode ser instalado em centros comerciais, diferentemente dos Spas tradicionais, com valor de investimento inicial partir de R$ 30 mil.
3. Esmalteria
Com uma diversidade de serviços voltados para as unhas, mais conhecidos como “nail art”, as Esmalterias vêm alcançando cada vez mais espaço no mercado de beleza e saúde. Com preços mais acessíveis, tem como diferencial os profissionais qualificados que atuam nos cuidados com as unhas.
Um exemplo de franquia de Esmalteria de sucesso é a Suav. Seu diferencial está no atendimento express.
Ou seja, o cliente pode ser atendido sem hora marcada e a qualquer momento. Além do mais, a franquia disponibiliza não só os serviços de esmaltação e cuidados com as unhas, mas também depilação, design de sobrancelha e escovaria.
Essa diversidade de serviços favorece o atendimento com a praticidade de encontrar tudo em um só lugar, o que aumenta o consumo dos clientes que acabam realizando mais de um procedimento na mesma oportunidade.
4. Barbearia
Com cada vez mais homens buscando por cuidados estéticos e personalizados, as Barbearias têm ganhando espaço e representatividade. Assim, com um conceito mais retrô, como os modelos das barbearias dos nossos avôs, as franquias investem em espaços que unem conforto e estilo.
No mercado desde 1998, a Barbearia Vip é considerada a maior rede de estética masculina da América Latina devido ao seu crescimento exponencial em pouco mais de cinco anos.
Desse modo, o conceito da rede é de transformar o ato de cortar o cabelo e fazer a barba em um momento de lazer e confraternização. Para se tornar um franqueado da Barbearia Vip é necessário um investimento inicial de, aproximadamente, R$135 mil.
5. Salão de Beleza
Os tradicionais salões de beleza fazem parte do dia a dia da maioria das mulheres e estão por toda parte. Nas franquias não seria diferente. Em modelos mais completos e personalizados, eles tem grande saída no mercado.
Como opção de negócio trouxemos a franquia do Salão Marly. A marca tem grande potencial.
Assim, desde 2009 a rede de franquias oferece um salão diferenciado com perfil de alto nível para empreendedores que desejam investir em uma marca de sucesso. O valor para quem deseja investir na rede é de R$ 300 mil.
6. Sobrancelhas
Cuidar das sobrancelhas faz parte dos cuidados básicos das mulheres e até dos homens. Além disso, as novas técnicas de cuidados para manutenção de seu design favorecem a beleza do olhar e tem conquistado cada vez mais pessoas.
Atualmente, as franquias oferecem desde os cuidados básicos, como a retirada tradicional dos fios e a aplicação de henna, até a micropigmentação, que é uma técnica definitiva.
Com tantas oportunidades, o mercado de franquias de beleza e saúde oferece muitas opções de negócios para esse serviço. Dessa forma, temos o caso da Sobrancelha Design.
Sua cartela de serviços traz, desde os cuidados básicos, até técnicas exclusivas de tratamento e produtos específicos e maquiagem.
Uma opção de franquia da Sobrancelha Design custa a partir de R$ 160 mil e pode chegar até R$ 250 mil.
7. Cosméticos
O setor de beleza e estética está diretamente ligado à necessidade de produtos para os cuidados com a pele, cabelos e outros. Nesse sentido, existe uma demanda bem grande.
Além do mais, o mercado tem inovado bastante com soluções especializadas para cada necessidade. Dessa forma, o consumidor cria uma identificação maior, gerando mais lucratividade para o negócio.
Pensando nessa relação, a franquia Beautyline oferece grande variedade de produtos multimarcas voltados para beleza, estética e saúde.
Com mais de 30 anos no mercado de beleza, sua experiência no ramo facilita a prática do negócio. Para se tornar um franqueado da rede, o valor inicial é a partir de R$ 160 mil.
8. Depilação
As franquias de depilação oferecem vários métodos para diferentes consumidores. Com as técnicas básicas ou definitivas, é possível optar pelo melhor procedimento de acordo com o interesse do cliente.
Nesse mercado existem várias modalidades de franquias com custos operacionais, menores ou maiores, a depender da estrutura que o franqueado deseja.
A rede de depilação Pello Menos atua há mais de 20 anos no segmento de depilação à cera sem hora marcada.
Junto ao empreendimento, existe um centro de treinamento especifico para treinar os profissionais do ramo de atuação. O valor de investimento da franquia Pello Menos custa a partir de R$ 260 mil.
9. Estética

Com grande potencial de mercado, as clínicas de estética estão presentes com serviços para estética facial e corporal, além de procedimentos mais específicos, com uso de equipamentos próprios, para os cuidados com o corpo.
A franquia Estética Hollywood é uma rede de clínicas que oferece mais de 50 tipos de tratamentos faciais, corporais e de emagrecimento.
Além disso, a marca tem parceria com o cirurgião plástico Dr. Rey, que contribuiu com sua expertise para o desenvolvimento de protocolos exclusivos. O valor inicial, para se tornar um franqueado da rede, é a partir de R$ 116 mil.
10. Bronzeamento
O bronzeamento está em alta em todas as regiões do Brasil, com público bem presente para esse tipo de serviço.
A Studio de Bronze é uma franquia que oferece técnicas de bronzeamento com produtos orgânicos autorizados pela Anvisa. O produto não demanda exposição solar e tem efeito por até sete dias.
Com a opção de realizar atendimento in loco, na casa do cliente, os custos da franquia se tornam bem reduzidos. Para ter ideia, é possível se tornar um franqueado da marca com valores a partir de R$ 12 mil.
Conheça as melhores franquia de beleza e saúde 2021
Conhecendo um pouco mais sobre as possibilidades no mercado de franquias de beleza e saúde, separamos algumas marcas que podem trazer bons resultados para os franqueados.
Cada uma delas oferece uma vertente com diversos benefícios. Desse modo, cabe ao empresário avaliar e identificar qual a melhor para seu perfil.
Qual investimento para abrir uma franquia de salão de beleza?
Para que um franqueado possa abrir uma franquia de salão de beleza, ele precisa ficar atento a duas questões muito importantes.
Primeiramente, com relação à estruturação do empreendimento. Logo, será preciso avaliar um bom ponto comercial e verificar a necessidade de uma reforma inicial.
Vale lembrar sobre a adesão à identidade visual. Assim, é preciso pensar também no que será gasto para deixar tudo nos conformes.
Na Circular de Oferta de Franquia consta essa estimativa, porém, ela não é exata. Ela serve como guia.
Outra questão que precisa ser estudada, antes de fazer o investimento, é o valor necessário do capital de giro. Essa quantia é fundamental para conseguir manter o seu empreendimento funcionando nos primeiros meses.
Para chegar ao valor necessário, a franqueadora tem uma previsão do que será gasto com produtos, pagamento de contas, salários etc. Caso queira ter uma maior segurança, o ideal é ter um capital de giro equivalente a seis meses.
Franquias de beleza e saúde valem a pena?
Como foi possível perceber ao longo do texto, o setor de franquias de beleza e saúde contam com ótimos números e oportunidades para quem deseja investir e conduzir o próprio negócio.
Primeiramente, temos nas franquias um modelo de negócio consolidado, testado e que passa por atualizações constantes, o que é uma ótima forma de desenvolver unidades de forma mais segura.
Com a ajuda da franqueadora, o investidor recebe um treinamento adequado para lidar com o negócio. E claro, ter suporte em várias áreas diferentes, como no marketing e até no jurídico.
E como já apontamos, em 2019, o setor teve um bom faturamento, chegando a R$ 34 bilhões. Mas um grande destaque, que não podemos deixar de considerar, é que mesmo durante um período de crise e mudanças sociais, como em 2020 com a pandemia, o setor ainda manteve bom desempenho.
Isso porque no terceiro trimestre de 2020, o setor de beleza e saúde faturou R$ 8,9 bilhões. Enquanto isso, em 2019 que tínhamos uma situação mais estabilizada, o setor faturou R$ 8,1 bilhões.
Com isso, podemos perceber que mesmo em cenário conturbado, o setor conseguiu manter um bom aproveitamento, até mesmo superior no trimestre, crescendo 9,9%. O que nos mostra como o mercado é favorável e as chances de crescimento também são altas para o futuro.
Com a preocupação cada vez mais crescente de homens e mulheres, tanto com a saúde, quanto com a beleza e qualidade de vida, clientes em potencial só tendem a aumentar. Além disso, como mostramos, existem diferentes segmentos para se apostar, ou seja, o investidor tem um leque amplo de oportunidades.
Perfil do franqueado de sucesso com franquias de beleza e saúde
Um ponto principal para quem deseja trabalhar com franquias de beleza e saúde é estar preparado para lidar com a administração do negócio. Já que esse será um ponto fundamental e frequente para que sua unidade se desenvolva.
Mesmo com todos os treinamentos e instruções repassados pela franqueadora, é ideal que o investidor também busque conhecimento por conta própria. Além disso, é necessário continuar estudando, analisando o mercado e tentando se aperfeiçoar nas atividades propostas.
No entanto, um franqueado que saiba lidar com pessoas e consiga manter bons relacionamentos é algo importante. Isso porque além de lidar com clientes e saber observar as necessidades de cada um, ele também precisará coordenar a equipe.
Desse modo, é importante ter um visão completa de como funciona o sistema da unidade e como ele poderá motivar cada profissional, além de organizar toda a equipe para que todas as partes trabalhem em harmonia.
E claro, o franqueado também precisa se identificar com o segmento e com a marca que ele deseja trabalhar. Afinal, ele precisará lidar com vários processos que envolvem a preparação para o bom funcionamento da unidade e que estão diretamente ligados com a beleza, saúde e bem-estar das pessoas.
Trabalhar com algo que se identifica é ainda mais fácil para ter uma atuação engajada, possuindo prazer em trabalhar e com o que está proposto no negócio.
Saiba mais sobre se tornar um franqueado
Existem muitas opções para o setor de beleza. Uma dica importante para quem gosta do ramo é que você deve representar o seu negócio também por meio da sua imagem.
Optar por negócios que estão ligados ao segmento de franquias de beleza e saúde pode ser um bom cainho. Sabendo disso, é chegado o momento de se tornar um franqueado!