O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquias de cursos profissionalizantes, para você investir e lucrar cuidando do futuro das pessoas

Franquias de cursos profissionalizantes, para você investir e lucrar cuidando do futuro das pessoas

Sumário

O momento atual do Brasil apresenta um cenário interessante para quem deseja investir em franquias de cursos profissionalizantes. Aqui, mostraremos o potencial deste mercado e como você pode investir nele.

Segundo levantamento, apenas 8% dos jovens brasileiros optam por fazer um curso profissionalizante. Este número tende a aumentar, e por isso, é atrativo para empreender em um curto prazo.

Assim, há um movimento do mercado em busca desses profissionais. Logo, esta procura deve crescer. Para que você possa aproveitar isso, é importante começar quanto antes. Quer saber como? Continue com a gente!

Números do mercado profissionalizante no Brasil

Os cursos profissionalizantes atraem cada vez mais milhares de interessados em busca de uma colocação rápida no mercado de trabalho. Isso por conta do seu dinamismo e flexibilidade.

Assim, este ‘upgrade’ no currículo por meio da modalidade tem sido o caminho buscado para driblar a crise econômica no país. Inclusive, atender às necessidades do mercado.

Geralmente com investimento e duração menores do que a graduação de nível superior, o que é algo que pesa para muitas pessoas.

A necessidade de adaptação de serviços em decorrência da pandemia tem colaborado para mais contratações de técnicos em diferentes campos.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), no setor de profissionais técnicos, faltarão 300 mil pessoas nos próximos dois anos.

Entre as vantagens deste tipo de ensino está o fato da taxa de empregabilidade dos egressos de cursos técnicos ser, em média, de 73%. Isso de acordo com pesquisas do IBGE/Pnad/2019.

Ou seja, em algum momento os milhares de jovens e desempregados devem se voltar para os cursos profissionalizantes. Então, nesta hora você deve estar com a sua franquia pronta para recebê-los.

Vantagens de investir em uma franquia profissionalizante

Como dito, investir em uma franquia de cursos profissionalizantes pode ser bem vantajoso. Isso porque, há um grande mercado em potencial para aproveitar.

Do mesmo modo, com uma franquia dessas, o empreendedor pode oferecer diversos tipos de cursos, em variadas áreas. Muitas redes trabalham com amplo leque de cursos, com os quais você atende perfis bem diversificados.

Outra vantagem das franquias é que já tem uma estrutura pronta. Ou seja, existe um portfólio de cursos, material didático e professores. Isso sem falar em uma marca reconhecida.

Imagina tem que iniciar uma escola profissionalizante do zero? Ter que correr atrás de uma linha metodológica, professores, estrutura de aulas, gestão, entre outros pontos.

Nesse sentido, com as franquias, pula todas as etapas, ficando responsável basicamente pela parte administrativa do negócio. Assim, o franqueado sequer precisa ser professor ou formado em alguma área técnica.

Todos os testes de mercado já foram realizados. Portanto, o plano de negócio possui exatamente a estratégia que mais funciona para seu setor, seu perfil de cliente e para gestão da sua franquia. Aquele “know-how de sucesso” é um dos motivos que justificam investir em uma franquia.

Dessa maneira, está na ponta do lápis como captar seu público, qual serviço será oferecido, as possibilidades de negócio etc. Inclusive, contar com serviços que as pessoas já conhecem e desejam.

O franqueado recebe o suporte da franqueadora para realizar o trabalho de marketing. Com isso, consegue captar novos alunos com maior eficiência.

A maioria das franqueadoras já desenvolveram materiais prontos para a promoção do seu negócio. Nesse sentido, são materiais testados e otimizados para obter os melhores resultados.

Enfim, o modelo simplifica a vida do empreendedor que deve pesquisar bem entre as franquias disponíveis no mercado. No próximo tópico separamos algumas delas. Continue a leitura!

Lista de franquias de cursos profissionalizantes para investir

A lista de franquias de cursos profissionalizantes tem opções de negócios variados. Algumas redes atuam em formato loja e outras de maneira online.

Sendo assim, confira a lista que separamos para você conhecer mais sobre como funcionam as franquias.

[raio_x]

Qual a melhor franquia de cursos profissionalizantes?

Para escolher a melhor franquia de cursos profissionalizantes, o primeiro passo é ver qual rede combina com você. Ou seja, aquele negócio que se encaixa ao seu perfil.

Nesse sentido, se você tem facilidade com tecnologia, pode investir em cursos da área. Por outro lado, se o seu ramo de atração é Moda, pode buscar franquias que ofereçam cursos nesta área. Além disso, pesquise e entenda qual rede oferece maior qualidade.

Por exemplo, aquela que tenha melhor reputação entre os ex-alunos, que a elogiam por aprenderem muito. Até porque neste mercado de Educação, é importante boas metodologias de ensino.

Depois, procure nas redes sociais e saiba o que os alunos e ex-alunos falam da marca. Estes comentários podem dar uma boa noção da qualidade oferecida.

Do mesmo modo, veja se a franqueadora tem boa relação com seus franqueados. Assim, converse com os parceiros, veja com eles se a franqueadora oferece os suportes.

Estes franqueados também podem mostrar a você como é o dia a dia da franquia e se ela tem boa rentabilidade. Isso permite que o empreendedor entenda se a marca esta de acordo com seus objetivos financeiros.

Analise se a franquia oferece cursos que façam parte das necessidades do mercado. Alguns tipos de ensino estão em alta, e por isso, chamam a atenção dos novos alunos. Por último, evita-se investir em cursos que estejam se tornando obsoletos.

Para quem uma franquia de cursos profissionalizantes é indicada?

Uma franquia de cursos profissionalizantes é indicada primeiramente para quem gosta do setor de Educação. Esta afinidade é importante para que o empreendedor tenha mais facilidade de lidar com o negócio.

Assim, deve ter um perfil comunicativo, saber lidar com os alunos e colaboradores. Mas estar antenado para as novas formas de ensino é um ponto importante.

Porém, é importante ter facilidade para gestão administrativa, pois este será o principal trabalho do franqueado. Isso sem falar em aptidão para redes sociais, ponto fundamental para um bom trabalho de marketing.

Por último, as franquias precisam de um empreendedor dedicado e que saiba lidar com os problemas do dia a dia. O modelo de negócio vem pronto, mas os imprevistos acontecem em qualquer tipo de negócio.

Agora você está pronto para iniciar sua jornada no franchising! Então, seja com as franquias de cursos profissionalizantes ou outros negócios, tenha os cuidados necessários para avaliar a marca antes de investir e boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje