Franquias de serviços de limpeza: diferentes formas de lucrar

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As franquias de serviços de limpeza têm se tornado uma boa opção para os empreendedores que desejam mudar de vida. Especialmente porque esse tipo de atendimento é cada vez mais solicitado.

Começando pelo fato de que as pessoas geralmente têm pouco tempo para cuidar de casa. Assim, acabam procurando por prestadores de serviço que façam essa limpeza.

Mas contratar uma empregada doméstica pode ser caro, e até inclui algumas burocracias. São procedimentos necessários para evitar irregularidades no mercado.

O mercado de serviços no Brasil é um dos mais amplos e propícios para irregularidades. Mesmo com PEC das Domésticas, legislação que determinou os direitos e deveres de empregados e patrões do setor, o país tem enfrentado o número decrescente de trabalhadores de carteira assinada. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com mais de seis milhões de empregados domésticos. Porém, apenas 1,8 milhão trabalha de acordo com o que a lei prevê. 

Vale frisar que esse levantamento não leva em conta apenas os mensalistas mas, também, diaristas, cuidadores de pessoas, jardineiros e motoristas.

É aí que entra uma franquia de serviços. Ela é exatamente um dos fatores que vem favorecendo a regularidade da atuação profissional.

Afinal de contas, por meio de uma franquia, a contratação de um profissional pelo usuário é mais simples. E isso atrai o consumidor, garantindo bom fluxo de caixa ao franqueado.

Por que investir em franquias de serviços de limpeza?

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor vem faturando em uma curva crescente.

Em 2019, o mercado fechou o ano com um faturamento superior de 4,5%, se comparado com 2018. Além disso, as franquias de serviços registraram um crescimento de quase 4% no número de unidades. 

Enquanto a busca por serviços de limpeza cresce por causa da necessidade e burocracia, esses negócios têm se espalhado por outros motivos.

As franquias de prestação de serviços de limpeza chamam a atenção dos empreendedores por serem fáceis de atuar.

Ou seja, muito desse movimento vem do desejo de empreendedores que querem uma situação mais confortável e garantia de trabalho.

Ao abrir seu próprio negócio, o indivíduo encontra esse tipo de segurança. Especialmente se seu negócio for iniciado por meio de uma franquia.

Uma franquia nada mais é do que a “cópia” de uma empresa que já atua no mercado. Uma nova unidade de uma marca, que vai oferecer exatamente os mesmos produtos e serviços da loja “matriz” do negócio.

A reprodução de um modelo de negócio tem várias vantagens. Falaremos sobre elas logo mais.

Ao longo do texto, também contamos mais sobre as franquias de limpeza, e sobre como encontrar o melhor negócio para você. Continue a leitura com a gente.

Vantagens de abrir uma franquia serviços de limpeza residencial

Como citamos antes, os negócios que oferecem serviços de limpeza, residencial ou comercial, têm se espalhado pelo Brasil.

Isso cria a sensação de que o setor está saturado, não é mesmo? Se tantas empresas já trabalham com isso, porque você deveria investir em um negócio do tipo?

A resposta é simples: porque a saturação é apenas aparente. Na verdade, o público de serviços de limpeza é enorme, e precisa ser alcançado.

mulher fazendo a limpeza de uma mesa de madeira. franquia material de limpeza ilustrativo texto franquias de serviços de limpeza
Atividades domésticas demandam tempo, e contratar uma franquia que realize as tarefas é atraente ao consumidor.

Considere que um brasileiro adulto, com emprego fixo fora de casa, passa cerca de 10 horas no trabalho. Em média, ele também gasta 1h20 para se deslocar (ida e volta) para o trabalho.

Nisso, já se foram 11h20 do dia. Somadas às oito horas recomendadas de sono diário, são 19h20, com menos de cinco horas livres a cada indivíduo. Quem gostaria de passar esse tempo limpando a casa? Provavelmente, bem pouca gente.

É por isso que o setor de limpeza é um dos que mais crescem e empregam no Brasil. É mais fácil contratar quem faça, do que tomar a responsabilidade deste tipo de cuidado.

Mas claro, a amplitude de público e possibilidade de faturamento não são os únicos atrativos de uma franquia de serviços de limpeza.

Abaixo, apresentamos mais vantagens de abrir franquias de serviços de limpeza doméstica ou residencial. Acompanhe.

Plano de negócio de sucesso

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe o plano de negócio da marca. Então, precisa apenas reproduzi-lo para que a empresa tenha sucesso.

Isso porque, esse plano de negócio já terá sido testado em outras unidades da franquia. Inclusive, terá passado por correções quando necessário, para trazer resultados ainda melhores.

Ou seja, o franqueado sabe exatamente como atuar para atender seus clientes. Algo bem mais simples do que alcançar o sucesso por meio do processo de erros e acertos, concorda?

Quando opta por iniciar um negócio do zero, em vez de abrir uma franquia, é exatamente por isso que o empreendedor passa. Ele precisa fazer seu próprio planejamento, realizando mudanças e ajustes até que a gestão dê 100% certo.

Essa característica acaba dando às empresas iniciadas do zero um maior risco de mortalidade. Segundo pesquisa, 23% das empresas fecham as portas em até dois anos de operação. Mas quando são franquias, essa porcentagem cai para apenas 5% no mesmo período.

Modelo de negócio simples

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Muitas das opções de franquias de serviços de limpeza têm modelos do tipo home office. Com essas opções, o empreendedor não precisa montar uma loja física para atuar.

Em vez disso, ele gerencia seu negócio de casa. Então, quando é solicitado, vai até a casa do cliente para realizar o atendimento.

Essa facilidade de montar o negócio torna-o mais barato. Não apenas na compra da franquia, mas também para manter a operação.

Afinal, não costuma ser preciso muito para manter a franquia funcionando. Basta gerenciar uma equipe e contar com acesso a um telefone, computador e conexão com a internet.

Atração dos consumidores

Uma franquia trabalha com uma marca já conhecida pelos consumidores. Exatamente porque outras unidades da empresa já atuam no mercado.

Isso dá ao consumidor maior segurança de que o seu negócio é interessante. O usuário sabe que poderá contar com o mesmo serviço e atendimento de outras unidades. Sabendo o que esperar, ele tem mais confiança na franquia, mesmo que ela tenha sido inaugurada agora.

A possibilidade de pesquisar sobre a marca e já encontrar a opinião de outros consumidores é outra que contribui para essa segurança.

Inclusive porque, hoje, 97% dos entrevistados sempre pesquisam na internet antes de comprar.

Encontrando o que outros clientes acham sobre o negócio, eles conseguem perceber quais benefícios aquela franquia de serviços de limpeza vai trazer. Seja para a casa, seja para o espaço comercial.

Pensando nisso, aliás, é essencial investir em uma franquia que tenha boa reputação no mercado. Do contrário, quando pesquisar pelo negócio, seu usuário vai encontrar opiniões ruins. Então, ele será desencorajado a contratar seus serviços.

Para garantir a segurança do seu investimento, também vale a pena analisar a opinião de franqueados da marca.

Eles já passaram exatamente pelos mesmos processos que você vai passar se investir no negócio. Eles tiveram o apoio prometido pela franqueadora? Contam com bom público? Têm suportes para a operação? Alcançaram os resultados esperados?

Essas são algumas das perguntas que vale a pena fazer a quem já atua junto à rede. Assim, você terá uma maior compreensão sobre o cotidiano dos empreendedores.

Como anda o mercado de franquias de limpeza no País?

homem mostrando a outro dados mercado de franquias em um computador.
O setor de franquias vêm se destacando em números expressivos que tendem a favorecer os que desejam atuar a frente de uma franquia.

O franchising possui 11 segmentos de franquias disponíveis para atuação. Todos eles possuem um desempenho positivo conforme a própria Associação Brasileira de Franchising (ABF) define.

Porém, entre eles, o segmento Limpeza e Conservação apresenta um desempenho positivo. Assim, com potencial de crescimento cada vez maior, a mudança de comportamento dos consumidores trouxe melhora no segmento.

As empresas atualmente preferem contratações de mão de obra terceirizada de outras empresas, do que a contratação de profissionais específicos para esse tipo de função.

Outro ponto que favoreceu o aumento da procura pelos serviços das franquias de limpeza no mercado foi a mudança que veio com a PEC das domésticas.

Com isso, no ano de 2019, as redes que atuam com limpeza e conservação obtiveram uma arrecadação em serviços e vendas de produtos de R$ 1,4 bilhão. O montante equivale a um avanço de 4,7% com relação ao faturado no ano anterior.

Inclusive, o número de unidades de franquias adquiridas cresceu em 3,9% durante o mesmo período de avaliação.

A diversidade de serviços existentes no setor favorece a ampliação de possibilidades de vendas. Muitas redes, além da limpeza dos ambientes, também trabalham com limpeza de sofá, colchões e carpetes. Um maior portfólio de serviços amplia o ticket médio das unidades.

A busca pelos serviços de limpeza

Antes de mais nada, é preciso dizer que uma limpeza convencional do dia a dia não consegue eliminar as impurezas que se acumulam nos tapetes, carpetes e estofados.

Por isso, diante de uma necessidade cada vez maior de uma limpeza eficiente para manter os ambientes limpos e livres de agentes nocivos a nossa saúde, as franquias de limpeza vêm se destacando. Quem investe em uma das empresas de limpeza profissional atua em um nicho ainda pouco explorado.

Ainda que se faça uma limpeza cotidiana em casa, ela não é suficiente para nos proteger de possíveis doenças causadas pelo acúmulo de sujeiras ao longo do tempo. Além disso, em meio a correria do dia a dia, muitos brasileiros não encontram tempo para realizar uma limpeza mais profunda.

Ambientes com grande circulação de pessoas, como os corporativos, exigem uma atenção ainda maior na limpeza. Isso porque, sofás, poltronas, cortinas, tapetes e carpetes acumulam uma grande quantidade de sujeiras e microrganismos.

Falando dos sofás e tapetes, no ambiente doméstico, eles ainda sofrem com a exposição aos animais de estimação. Cães e gatos soltam pelos, além do risco dos pets fazerem, por acidente, as necessidades em cima do sofá ou no tapete. Esses fatores reforçam a importância de uma limpeza profissional.

Assim, existe uma demanda bem grande de serviços especializados em limpeza de móveis e ambientes, sejam eles domésticos ou empresariais.

Quais são os dados do franchising brasileiro?

O crescimento do franchising vem sendo demonstrado na sua capacidade de se destacar mesmo em situações de crise econômica. Um exemplo do desempenho positivo são os resultados registrados no ano de 2019.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento das franquias brasileiras registrou um faturamento 6,9% superior ao identificado em 2018.

O crescimento se desenvolveu em cadeia e trouxe também o aumento no número de franquias: em 2019, foi registrado um aumento total de 5,1% no número de unidades abertas.

Ainda segundo as pesquisas, o franchising trouxe um crescimento muito positivo para o mercado de trabalho. Sendo, portanto, um ambiente muito promissor para a geração de empregos diretos e indiretos.

Para se ter uma ideia, somente no ano de 2019, o total de empregos diretos proporcionados pelo franchising foi 4,8%, se comparado com o total em 2018. Foram cerca de 1,34 milhão de novos postos de trabalho.

Diferenças entre as franquias e uma empresa convencional

imagem de um cadeado de segredo aberto em cima de um teclado de notbook- segurança das franquias franquias de serviços de limpeza
As franquias tem um diferencial em comparação com empresas comuns: o maior deles é a segurança de atuação.

Muitas pessoas se perguntam quais são as diferenças das franquias para as empresas convencionais. Existem muitas, sendo a segurança de atuação a principal delas.

Os franqueados recebem transferência completa do know how da rede, suportes diversos, treinamentos. As redes também apresentam o plano de negócios, documento que reforça a segurança da trajetória do franqueado.

Uma ótima opção para novos empreendedores, sobretudo, os de primeira viagem, que nunca se enveredaram pelo universo do empreendedorismo.  

Isso porque, conforme mencionamos, a segurança também é proporcionada porque o franqueado administra uma “cópia” de uma marca que já foi testada e aprovada no mercado.

Entretanto, todas essas facilidades não são sinônimo de que o franqueado ficará de braços cruzados. É importante seguir tudo que foi aprendido nos treinamentos, adotar as padronizações de processos, ter comprometimento e sempre estar de olho nas tendências de mercado.

Atenção à gestão

Um dos pontos essenciais que os franqueados precisam ter atenção é com a gestão da franquia, como adiantamos anteriormente.

Por mais que as franquias desejam negócios muito mais favoráveis, são modelos de investimento que correm risco como qualquer outro. Por isso, é essencial ter uma gestão bem acertada.

Ou seja, tanto o sucesso, quanto o fracasso do empreendimento, dependem de como a franquia será conduzida. Por isso, os franqueados precisam encarar o investimento como um empreendimento qualquer, no qual é essencial ter postura séria e dedicada.

Além disso, é importante investir em capacitações e atualizações constantes de conhecimento. Para conhecer bem o modelo de negócio que você irá administrar, uma das formas é avaliando a Circular de Oferta de Franquia (COF).

A COF apresenta informações completas sobre a franquia que você irá administrar. Você entenderá sobre as características do negócio, direitos e deveres enquanto franqueado, além dos direitos e das obrigações da franqueadora.

O documento também apresenta todos os valores de investimento e operação da franquia, taxas, previsão de faturamento, prazo de retorno, entre outros dados.

Por isso, estude o documento com calma e só assine o contrato de franquias se você estiver de acordo com tudo que consta em ambas documentações. Esse é um dos passos essenciais para você ter certeza que esta investindo em uma franquia alinhada ao seu perfil e perspectivas.

De acordo com a Lei de Franquias, os candidatos a franqueados têm 10 dias para estudar a COF e, só então, assinar o contrato firmando o investimento. Por isso, tenha calma e estude-os com atenção.

Lei de Franquias

Por falar em Lei de Franquias, essa é a legislação que rege todo o investimento e a relação entre franqueados e franqueadora.

Em dezembro de 2019, a Lei passou por algumas alterações para garantir ainda mais segurança e direitos aos franqueados. Além do mais, ela trouxe uma atualização necessária para esse ambiente que tem crescido de forma exponencial em seus diversos segmentos.

O objetivo da legislação é garantir maior segurança jurídica para ambas as partes envolvidas no investimento. Por essa razão, tanto a COF, quanto o contrato da franquia, devem ser escritos de forma clara, para maior compreensão dos franqueados, e cumprir as exigências da legislação.

7 franquias de serviços de limpeza

A seguir, separamos algumas dicas de franquias de serviços de limpeza. Considerando o valor de investimento e o sucesso das redes no mercado nacional, escolhemos as que oferecem condições interessantes para os franqueados e seus colaboradores. 

1. Acquazero

A Acquazero é uma das franquias de serviços de limpeza que tem como principal foco o setor automotivo. Dessa forma, é reconhecida como a maior rede de estética automotiva do Brasil, segundo a ABF. 

Conhecida por lavar um carro com apenas 300 ml de água, a marca oferece diversos serviços que podem ser aplicados em domicílio ou em ambientes comerciais, como os procedimentos de limpeza de sofás, carpetes, tapetes e estofados. 

Uma das vantagens de trabalhar com a Acquazero é a possibilidade de atuar home office. Ou seja, o empreendedor é treinado para realizar todos os serviços onde seu cliente desejar. Assim, há uma boa possibilidade de rentabilidade, uma vez que o leque de opções amplia sua área de atuação. 

Por fim, uma das grandes vantagens da marca em relação a seus concorrentes, além do valor inicial e rentabilidade, é o aplicativo que permite que os usuários solicitem um serviço onde e quando quiser.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses 

Saiba como funciona o aplicativo da Acquazero no ebook que preparamos para você. Basta fazer o download clicando no banner abaixo.

ebook app acquazero

2. Maria Brasileira

Considerada líder entre as franquias de serviços de limpeza, a Maria Brasileira conta com mais de 180 unidades em quase todos os estados do Brasil. A marca é especializada em cuidados domésticos e limpeza comercial.

Dessa forma, ao contratar os serviços da empresa, o consumidor terá acesso a zeladoria, cozinha, jardinagem, cuidadores de pessoas (idoso, criança e animais) etc. Assim, o franqueado da Maria Brasileira tem a possibilidade de ter uma boa rentabilidade, considerando o baixo investimento inicial.

A empresa de limpeza está no mercado de franchising desde 2013 e, em menos de um ano, já era considerada uma franquia de destaque pelos especialistas em negócios. Desde então, são quase dois milhões de pessoas atendidas pela franqueadora. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 31 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

3. Mary Help

Conhecida por ser uma franquia de serviços para residências e empresas, a Mary Help é uma rede que trabalha com recrutamento, seleção e treinamento de profissionais que desejam ter mais oportunidades no setor de limpeza. 

Assim, ao fazer parte da lista de profissionais, a pessoa é direcionada a diferentes residências ou prédios comerciais para fazer o trabalho que lhe foi designado. Dessa forma, são unidos a necessidade de empregadores com a busca de serviços especializados. 

Além disso, o franqueado é preparado para fazer a melhor seleção e treinamento para os candidatos, tornando o trabalho diferenciado com relação aos profissionais que existem no mercado. Ou seja, todo o processo e controle operacional fica por conta do empreendedor. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 14 meses 

4. Limpeza com Zelo

Voltada para a faxina de residências, a empresa atua no mercado há mais de 10 anos. Um dos grandes diferenciais da Limpeza com Zelo é se basear no modelo de negócio de uma das marcas referências do segmento no mundo: a JAN-PRO. 

pessoa fazendo a higienização de uma maçaneta de porta. limpeza e higienização franquias de serviços de limpeza
Serviços de limpeza e higienização podem ser prestados a residências e espaços comerciais.

Criada pelos mesmos fundadores da empresa internacional, a Limpeza com Zelo utiliza todo o know how e expertise adquirida pelos empresários. Dessa forma, a fim de entregar um empreendimento rentável e de baixo custo aos franqueados, a marca oferece diferentes modelos de negócio. 

A Limpeza com Zelo passou a se expandir pelo Brasil e, hoje, conta com 22 unidades, sendo seis internacionais. Além disso, a empresa oferece treinamentos comportamentais, sociais, emocionais e operacionais para todos os envolvidos, ou seja, empreendedor e empregados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses  

5. Jan-Pro

Como vimos anteriormente, a Jan-Pro é uma das principais franquias de serviços de limpeza do mundo. Muito do sucesso se dá pelas oportunidades que a marca oferece aos franqueados, como opções de fácil operação, suporte financeiro e treinamentos para oferecer as melhores práticas. 

Dessa forma, a empresa conseguiu atingir boa qualidade nos serviços, sendo reconhecida em todo o mundo. Assim, o empresário que optar por se tornar um franqueado inicia o empreendimento com uma reputação única. 

A Jan-Pro nasceu nos Estados Unidos na década de 1990 e está presente em 15 países, sendo mais de nove mil franqueados. No Brasil, a marca está desde 2011 e conta com mais de 300 franqueados em diferentes estados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 1 milhão
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses 

6. Jani-King

A Jani-King é considerada uma das maiores marcas do segmento de limpeza do mundo. Presente no mercado há mais de 50 anos, a rede busca ofertar os melhores serviços para pessoas físicas e jurídicas, capacitando os profissionais com treinamentos e suportes diferenciados. 

Assim, a empresa conseguiu atingir a marca de nove mil franqueados em mais de 10 países. Além disso, um dos diferenciais da Jani-King é oferecer contratos iniciais antes de inaugurar a unidade, possibilitando ao franqueado registrar faturamento logo no primeiro dia de operação. 

No Brasil, a marca atua desde 1991 em diferentes estados, com oportunidades no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Espírito Santo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68,7 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. Limpidus

franquias de serviço de limpeza: mulher em pé ao lado de utensílios de limpeza
A Limpidus é uma das franquias mais conhecidas do segmento.

Com mais de 35 anos de existência, a Limpidus é uma das principais franquias de serviços de limpeza do Brasil. Ao investir na rede, os franqueados encontram um modelo de gestão e soluções inovadoras em tecnologia.

A empresa conta com operação em várias cidades brasileiras e comanda uma das redes mais eficazes e reconhecidas. Dessa forma, cabe ao franqueado conseguir recrutar os profissionais, treiná-los e prepará-los para os serviços que podem ser realizados em prédios comerciais, aeroportos, escolas, fábricas, shoppings e condomínios. 

Por fim, vale ressaltar que a Limpidus é considerada a pioneira no país quando se trata de limpeza. Além disso, a marca se baseia em um modelo de negócio com valores enxutos, possibilitando um custo-benefício maior que os concorrentes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses 

Como abrir uma franquia?

O primeiro passo para se tornar um franqueado é pesquisar sobre o setor que está prestes a entrar. Ou seja, observar se é um bom momento para investir, se os produtos e serviços fazem parte da demanda dos consumidores, e se há chance do seu empreendimento decolar. 

Após essa identificação, é hora de escolher a franquia que melhor se encaixa com o seu perfil. Para isso, cadastre-se no site da franqueadora e aguarde o contato da rede.

Nesse momento, você passará por uma entrevista para que a marca possa te conhecer e definir se o seu perfil realmente se encaixa com o que a franqueadora busca. 

Portanto, se o resultado for positivo, a marca vai encaminhar a Circular de Oferta de Franquia (COF) com todas as informações necessárias sobre as obrigações de ambas as partes.

Em alguns casos, a franqueadora encaminha a COF desde o início do processo. Mas não importa o momento em que você receber o documento: leia-o com atenção!

Como dissemos anteriormente, a COF traz tudo sobre a franquia e vai apresentar a visão da marca e sua lista de franqueados.

Além disso, você conhecerá todos os valores necessários para tirar o projeto do papel, o histórico da marca, suas regras etc. 

Após concordar com as informações da COF, será a hora de fechar o contrato para começar a implantação da unidade.

Lembre-se de conferir cada detalhe do documento e se tudo o que foi combinado está constando no processo de inauguração. Após esse processo, você já pode ser considerado um franqueado. 

Dica para escolher uma franquia para investir

O mercado de serviços tem crescido graças a busca dos profissionais por um trabalho mais rentável e de sucesso. Por isso, ao tornar-se um empreendedor, você tem a possibilidade de trabalhar por conta própria e mudar de vida.

Na hora de investir em franquias de serviço de limpeza, ou qualquer outra, lembre-se que o negócio deve combinar com seu perfil.

Gostar da atividade na qual você vai atuar ajudará a manter o entusiasmo de investir tempo e dinheiro no negócio. Assim, você terá mais chance de sucesso com a franquia. Saiba mais no texto: Como ser um franqueado de sucesso: 7 dicas infalíveis.

Qual o trabalho do franqueado de serviços de limpeza?

O franqueado de serviços de limpeza possui diversas possibilidades de atuação. Para alguns modelos de franquias, eles será o responsável pelo gerenciamento da unidade, contratação de funcionários, rotinas administrativas, entre outras tarefas.

Nestes modelos, o franqueado fica responsável pela captação de clientes,  e uma das melhores formas é por meio de parcerias. Assim, se oferece serviços de limpeza de prédios, pode buscar imobiliárias ou condomínios.

Do mesmo modo, é bom fazer parcerias com estacionamentos ou concessionárias, se você oferece serviços de limpeza automotiva.

Por outro lado, algumas franquias de serviço de limpeza possuem modelos no qual o franqueado é quem atuará fazendo os serviços diretamente na casa do cliente ou em outro local.

Assim, ele será o dono da unidade, responsável por toda a gerência, mas também será o realizador das atividades. Dessa forma, será ele quem vai “botar a mão na massa” até que o negócio consiga clientes o suficiente que demande a contratação de outro funcionário.

É claro que dependendo do perfil, o franqueado pode escolher, mesmo nas franquias menores, contratar um funcionário para executar as tarefas por ele. E assim sobrar mais tempo para que vá em busca da captação de clientes.

Quanto custa uma franquia de serviços de limpeza?

O investimento inicial em uma franquia de serviços de limpeza é em média de R$20 mil reais para os modelos mais enxutos.

Vale dizer que nem sempre o modelo mais barato de negócio é home office, sendo que em alguns pode ser necessário um ponto físico, por menor que ele seja.

Além disso, o impacto do investimento inicial leva em conta também os custos de instalação, que podem ser menores em cidades pequenas, ou maiores nas capitais.

Perfil empreendedor ideal para abrir franquias de serviços de limpeza

O perfil do empreendedor em franquias de serviços de limpeza deve ter algumas características que são necessárias a todos aqueles que desejam ter o seu próprio negócio.

Ele precisa ser organizado, pois ele será o seu próprio chefe, não terá ninguém para cobrar, e por isso ele precisa estar atento às rotinas de trabalho, para que sejam organizadas e eficientes.

Da mesma forma, o empreendedor precisa ser pró-ativo, ou seja, buscar clientes e locais que possam ser bons para o seu negócio. Ele não pode ser passivo e esperar que os clientes venham até a sua porta.

Para os franqueados de franquias de serviço de limpeza é necessário também uma certa habilidade para a execução das tarefas de higienização.

Isso porque alguns modelos menores são voltados para que o próprio franqueado execute as tarefas, principalmente nos primeiros meses de franquia.

Dessa forma, para que ele consiga ter um lucro interessante, deve ele mesmo ser o funcionário, tendo em vista que contratar alguém pode sair caro por conta do salário e encargos trabalhistas.

Assim, para as franquias de serviços de limpeza o empreendedor deve ser inquieto, não esperar as coisas acontecerem, mas sim ir em busca do sucesso do seu negócio e da expansão da unidade.

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*Informações publicadas em Fevereiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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