Franquias de sucesso para cidades pequenas: guia para encontrá-las

Por
em
franquias de sucesso para cidades pequenas
Advertisement

Franquias de sucesso para cidades pequenas existem e podem ser ótimas oportunidades de negócios. Com uma variedade de municípios abertos e empreendimentos diferenciados, essa pode ser a chance de começar com o pé direito no franchising!

O processo de expansão das franquias trouxe nos últimos anos uma visibilidade para outros centros urbanos ainda não eram explorados por grande parte das marcas. Geralmente, as cidades que possuem acima de 100 mil habitantes já podem receber unidades de microfranquias.

Pensando nisso, o setor vem mudando a mentalidade de centralização e buscando alcançar nichos de oportunidades que ainda não foram explorados como os pequenos municípios.

Dessa forma, o Brasil tem dado maior atenção para a interiorização do setor, em busca de novas oportunidades de mercado.

Assim, favorecem a expansão das franquias e permitem levar desenvolvimento para essas localidades. Quer saber como iniciar com franquias de sucesso para cidades pequenas? Leia neste texto como fazer!

Franquias em cidades pequenas: por que abrir ?

Aproveitar oportunidades de expansão é uma visão que vem sendo ampliada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A instituição observou que cidades que possuem a partir de 100 mil habitantes têm um grande potencial de consumo.

Com isso, uma parcela significativa de consumidores podem estar sedentos por novidades existentes nas opções de segmentos de franquias. Porém, não encontram opções comerciais oferecidas pelo franchising.

Essa é uma constatação reafirmada pela ABF, pois das 30 cidades do Brasil com maior número de franquias instaladas, 20 são capitais.

O movimento de interiorização

Visando atender essa parcela carente de variedade de bons negócios e empresas, o franchising tem expandido sua rede e levando oportunidades de sucesso por meio das franquias para cidades pequenas .

O movimento é conhecido como interiorização e tem como foco as cidades que não são capitais, mas que apresentam boas oportunidades de investimento e público-consumidor.

A ampliação dessa oportunidade foi relacionada ao grande avanço das franquias que atuam em cidades do interior de estados como Rio de janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

É importante saber que para realizar esse tipo de implantação, é preciso conhecer bem as características da cidade e as demandas do mercado local. Não adianta abrir uma concessionária de veículos onde ainda não existe uma grande demanda.

Estudo do ponto comercial

Não é possível avaliar as possibilidades de uma marca se não for realizado um estudo, certo? Para isso, existem estratégias voltadas para a execução correta de ações que permitem o resultado esperado.

Nesse caso, estamos falando de como instalar franquias de sucesso em cidades pequenas. Para identificar o local ideal dessas instalação dessas unidades, é realizado um estudo de geomarketing.

Mas o que é geomarketing?

Advertisement
estratégias de marketing representado por lampadas
As estratégias de marketing favorecem a identificação dos clientes e onde eles estão facilitando a captação

Geomarketing é uma estratégia de mercado usada para identificar as regiões que possuem o maior potencial de consumo. Ou seja, por meio de um estudo de comportamento das pessoas daquele local.

Atualmente, as estratégias de marketing, de forma geral, estão relacionadas diretamente com o uso dos smatphones. Pelo celular e o sistema de geolocalização presente nele, é possível identificar o que as pessoas buscam, consomem, preferem e pesquisam.

Por meio de um sistema de inteligência dos aparelhos, você mesmo dispõe esses dados quando marca um chek-in no Facebook, ou quando marca uma loja que está visitando para acessar o wi-fi, por exemplo.

Como é possível identificar

Essas informações ficam armazenadas em um banco de dados e dizem onde estão possíveis interessados em um determinado tipo de serviço ou produto.

Mas isso só será possível com a ajuda de uma outra ferramenta de dados chamada Big Data. Ou seja, é um conjunto de informações que ficam armazenadas em bancos de dados de empresas e que são interligadas.

Um exemplo mais simples pode ser demonstrado pelo acesso ao youtube. Os vídeos que você acessa do seu celular ou computador ficam registrados e geram um perfil dos seus interesses. Esses dados permitem a identificação de suas preferências e onde você está.

As tecnologias são ferramentas essenciais para esse tipo de estudo e estão cada vez mais atuantes nas análises de busca.

Por que as franquias se destacam em pequenas cidades?

Como já mencionamos, esse é um mercado ainda pouco explorado e que possui um potencial significativo nas pequenas cidades. Os especialistas em franquias já analisam há alguns anos o crescimento desses municípios.

Em 2014 por exemplo, segundo estudos da ABF, cerca de 43,6% das franquias presentes no Brasil estavam instaladas em cidades com menos de 500 mil habitantes. Em 2015 esse percentual cresceu para 44,4%, e gradativamente para 48,2% em 2016.

Esse crescimento vem sendo notado nos últimos anos e, de lá pra cá, as redes de franquias estão se espalhando pelos pequenos municípios país.

Dessa forma, com a interiorização de franquias, os negócios estão saindo dos grandes centros urbanos e shoppings das capitais e se instalando em aeroportos, rodoviárias e outros pontos comerciais das cidades pequenas. Em 2018, já eram 152.668 unidades em cidades de interior. 

Um outro estudo realizado há dois anos pelo Sebrae mostrou que o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma mais de R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo no País.

Razões não faltam para explorar esse nicho de mercado. Além de ser uma forma de oportunizar os residentes desses locais, que buscam iniciar um novo empreendimento, mas não sabem como começar um negócio próprio.

Que tipos de negócios posso abrir em cidades do interior

moça trabalhando em uma das franquias baratas home office franquias de sucesso para cidades pequenas
Nos segmentos de franquias é possível trabalhar em home office tendo mais flexibilidade e menos custos

Em cidades pequenas é possível visualizar as demandas que faltam de um determinado segmento. Como o franchiging  permite 11 opções de segmentos as possibilidades se ampliam ainda mais. São eles:

  • Alimentação;
  • Casa e Construção;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  • Entretenimento e Lazer;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Moda;
  • Saúde, Beleza e Bem-estar;
  • Serviços Automotivos;
  • Outros Negócios;
  • Educacionais.

Quais são as dicas para abrir uma franquia de sucesso em cidades pequenas?

O primeiro passo é realizar um estudo técnico para se certificar que o empreendimento é realmente necessário para o seu município. Não é possível abrir mão do estudo de geomarketing que mencionamos anteriormente.

Outra questão, analise com o que você se identifica para que possa ter afinidade com o tipo de negócio que vai investir. Não adianta abrir uma empresa em uma área que você não goste, apenas por causa da oportunidade de rentabilidade.

A vantagem das cidades pequenas está na proximidade com o público, o que favorece o seu negócio. Investimentos com custos menores e atendimentos porta a porta ou de forma on-line têm tudo para dar certo.

São várias opções com menores custos e possibilidades que farão o seu empreendimento crescer e se tornar referência na sua cidade!

Saiba como abrir franquias de sucesso em cidades pequenas

Se interessou e deseja abrir uma franquia no interior, além de conhecer as possibilidades que elas podem oferecer? Quer saber como se tornar um franqueado? Vamos mostrar em passos práticos como fazer.

Contato com a franqueadora

Primeiramente, é necessário que seja feito um contato com a empresa que tem a detenção da marca que você escolheu. Esse primeiro contato é feito por meio de um cadastro disponível no site.

Na plataforma é possível deixar seus dados como nome endereço, e-mail, telefone e aguarde um contato da franqueadora assim que possível.

Entrevista com candidato

Posteriormente, será feito um contato de um consultor que vai querer saber mais sobre o seu interesse pelo negócio. Serão feitas algumas perguntas, sobre suas pretensões e capacidade financeira para investimento.

É de praxe que seja feita uma espécie de entrevista para saber se você realmente quer investir no negócio. Por essa razão, demonstre sempre o seu real interesse seu objetivo em se tornar um franqueado.

Envio da COF

leitura de contrato franquias de sucesso para cidades pequenas
A leitura atenciosa da COF garante ao franqueado estar ciente e atendo a todos os acordos mencionados pela franquia

COF é a sigla para Circular de Oferta de Franquia. É um documento essencial para você conhecer todas as informações do investimento, além de ser uma prévia do contrato definitivo.

Toda as informações sobre como será o funcionamento da franquia, o suporte oferecido pela marca, as taxas que devem ser pagas para iniciar o empreendimento.

Tudo isso deve ser lido e relido para que não fique nenhuma dúvida tanto sobre os direitos, quanto sobre os deveres do franqueado.

Se tiver dúvidas, peça auxílio de um advogado para ajudar a esclarecê-las. Não se preocupe com o tempo, afinal a COF só pode ser assinada após 10 dias do seu recebimento. Tudo para garantir a segurança do franqueado nesse processo.

Escolha da unidade

Se tudo estiver de acordo na COF e você decidir por se tornar o franqueado da marca, chegou a hora de escolher a sua unidade de franquia.

Independente do modelo do segmento que escolher, os modelos de franquias mais comuns são o home office e loja física. Entretanto, existem outros formatos como o de franquias móveis, como os food trucks, por exemplo.

Home office

Na opção de home office, o franqueado pode trabalhar em casa ou de qualquer local, desde que seja com um computador e uma boa internet.

Dependendo do tipo de serviço, você fará a venda e a pesquisa on-line, operando a unidade de forma virtual. Algumas redes exigem que a captação e contato com cliente sejam feitos de forma on-line, mas o atendimento presencial.

Nesse modelo os custos são menores por não haver a necessidade de ponto físico nem com despesas desse ponto, como aluguel, e demais taxas que uma loja exige.

Loja física

As lojas físicas exigem um espaço para venda de produtos ou serviços e têm custos maiores. Uma franquia de ponto comercial requer o aluguel do espaço, custos de adequação, contratação de equipe, gestão de estoque, contas de água, luz, internet, telefone, entre outros investimentos.

A diferença é que são modelos que oferecem mais serviços e tendem a lucrar mais. Então, dependendo do negócio, pode ser um custo-benefício interessante.

Pagamento da Taxa de Franquia

Escolhendo o modelo de negócio que estiver mais adequado ao seu objetivo, é preciso efetuar o pagamento da taxa de franquia.

Essa taxa corresponde a transferência do know how e expertise da marca. Além de custear ações de suporte como implantação da loja e inauguração do ponto entre outras coisas.

Assinatura do Contrato

Após o pagamento da taxa de franquia, é realizada a assinatura do contrato para que logo você possa passar por um treinamento e colocar sua franquia em funcionamento.

Todas essas etapas são devidamente orientadas pela franqueadora que passa a acompanhar o franqueado durante toda a sua jornada na franquia.

Esse é, portanto, um diferencial das franquias, uma vez que você não estará sozinho. Terá acompanhamento em todas as suas necessidades e processos da unidade.

14 opções de franquias de sucesso para instalar em cidades pequenas

Viu como é possível investir em franquias de sucesso em cidades pequenas e ainda se destacar como empresário? Agora que você já sabe quais as etapas de franqueamento vamos mostrar algumas opções de negócios que podem ser instalados em cidades de pequeno porte. Acompanhe!

1. Acquazero

As franquias Aqcuazero são especialistas em estética automotiva e limpeza ecológica. Com um trabalho voltado para o menor gasto de recursos hídricos, a marca utiliza apenas 300 ml de água para realizar a limpeza externa de um veículo.

A franquia oferece em sua cartela de serviços várias opções de cuidados com o carro: limpeza de ar-condicionado, polimento de faróis, vitrificação de pintura, entre outros.

Nas opções de franquias, é possível se tornar um franqueado home office com três opções de formatos que variam de acordo com os serviços prestados pelo franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a Acquazero, separamos o vídeo a seguir explicando todos os detalhes que envolvem o negócio. Confira.

2. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto é uma corretora de seguros, como o próprio nome sugere, com mais respeito no mercado. Muito do seu reconhecimento acontece devido ao seu catálogo de serviços oferecidos aos clientes. Para se ter uma ideia, o franqueado conta com mais de 90 possibilidades. 

Com tanta variedade, cabe ao consumidor escolher o negócio que melhor atende as necessidades dele, sem a obrigação de fechar com um local apenas. Além disso, o cliente pode contratar diversos planos em seguradoras diferentes, sem dor de cabeça ou burocracia. Isso é possível devido ao software utilizado pelos franqueados. 

Disponibilizado pela Quisto, o sistema permite que o operador gere aproximadamente 20 orçamentos diferentes. É importante destacar também que a empresa conta com um dos melhores sistemas de comissionamento e não fica presa a apenas seguros, também pode ser oferecido serviços financeiros. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses 

3. Suav

recepção de uma unidade da Mardelle franquias de sucesso para cidades pequenas
Com um conceito inovador, a Suav tem se destacado no mercado

Chegando no mercado trazendo um novo conceito para atendimento estético, a Suav é uma marca que está implementando no Brasil um método que faz sucesso em países europeus e nos Estados Unidos.

O grande diferencial da empresa é conseguir oferecer seus serviços a qualquer pessoa, sem precisar de hora marcada. 

Uma das grandes vantagens desse modelo de negócio é a possibilidade de entregar um serviço especializado, mais rápido e com qualidade maior se comparado com os tradicionais salões. Vale destacar que todos os profissionais da Suav passam por treinamentos para aprimorar seus conhecimentos, mantendo o time sempre atualizado. 

Vivemos em uma era onde as pessoas estão cada vez mais sem tempo e, por isso, ter um negócio que visa o atendimento express pode tornar o seu empreendimento uma referência. Dentre os serviços oferecidos estão manicure, depilação, escova e sobrancelhas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

4. Encontre Sua Viagem

As pessoas que desejam trabalhar com turismo, uma boa opção é a Encontre Sua Viagem. A empresa que está no mercado há alguns anos, oferecendo diversas oportunidades de negócios para seus franqueados, desde pacotes fechados para áreas específicas, a intercâmbios ou viagens avulsas. 

Esse trabalho só é possível graças as mais de 400 mil possibilidades de hotelaria que o empreendedor por oferecer a seus clientes. Sem contar nas mais de 130 companhias áreas que também fazem parte da lista de parceiros da Encontre Sua Viagem. Tudo isso unido a um política de comissionamento bem atrativa. 

A quem se interessar a entrar nesse negócio, podem ser escolhidas duas opções de unidades. Primeiramente, a home office onde o trabalho é feito todo dentro de casa, sem a necessidade de uma estrutura, ou loja física para atender um número maior de clientes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses 

5. Mardelle

Conhecida com uma das principais marcas de moda íntima do Brasil, a Mardelle é uma empresa que está desde a década de 1990 trabalhando para oferecer o que há de melhor para seus consumidores. Principalmente quando se trata de qualidade, tecido e tecnologia no processo de confecção.

Outra vantagem da empresa é contar com linhas distintas de peças, sendo elas para o público feminino, crianças, grávidas, plus size e masculina. Tudo pensado para que o franqueado possa ter um leque de opções variadas e assim, conquistar cada vez mais o seu público. 

Quem deseja se tornar um franqueado da Mardelle pode optar por dois tipos de lojas. A priemira é ideal para bairros e a segunda voltada para shoppings.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

6. Fórmula Pizzaria

No mercado desde 2014, a Fórmula Pizzaria decidiu levar para o Brasil a qualidade e sabor de suas pizzas.

Com um empreendimento que inclui mais de 40 opções diferentes, além de doces, calzones e possibilidades veganas, a empresa conta com um método de produção capaz de levar o que há de melhor para seus clientes. 

Uma das franquias de sucesso para cidades pequenas, a Fórmula busca alcançar novas unidades pelo Brasil. A busca por esse caminho passa pelos treinamentos e cursos gratuitos oferecidos pela franqueadora. Sem contar no software de gestão financeira oferecido para ajudar os empreendedoras a manter a unidade bem preparada. 

Para se tornar um franqueado da empresa, o empresário pode escolher o melhor modelo de negócio para a sua necessidade. Ao todo são três possibilidades, sendo todas tendo a opção de Delivery e variando apenas na estrutura e capacidade de produção. Caso queira ter um restaurante, também é possível. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

7. PremiaPão

O marketing das empresas tem se tornado cada vez mais importante. Por isso, elas buscam formas de publicidade eficientes e atrativas.

Neste mercado, a PremiaPão de destaca, com um produto interessante para empresas e clientes. A rede trabalha com publicidade em saco de pão.

A franquia vende para as empresas um espaço de publicidade. Então, estes sacos são distribuídos de graça para as padarias, o que aumenta a adesão de novos parceiros para a divulgação.

Além disso, os sacos possuem grande qualidade, além de serem feitos de material biodegradável e tintas atóxicas.

Neste negócio, o franqueado é o responsável pela captação de clientes para exporem suas marcas, e outros suportes necessários para os parceiros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 3 meses

8. Monitorias

Com um método inovador e próprio, a Monitorias é uma das redes de franquias baratas e de boa lucratividade no setor de Educação.

A rede oferece aulas particulares e de reforço escolar, ambas online, baseadas em um método mais eficiente. Isso já que o aluno aprende de forma intuitiva, facilitando a absorção do conteúdo.

Neste modelo de negócio, o franqueado é o responsável pela captação de clientes em sua região de atuação, bem como alguns suportes.

Para isso, ele conta com treinamentos e auxílios para o desenvolvimento do negócio. O empreendimento é home based, o que diminui os custos de manutenção.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.990,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

9. Yes Cosmetics

A franquia Yes Cosmetics é uma empresa com atuação desde 2000 no mercado de perfumaria e cosméticos.

Atualmente, a rede conta com cerca de 90 unidades espalhadas pelo Brasil, em 18 estados. Ainda, em seu portfólio são mais de 250 itens entre perfumaria, cuidados especiais, cosméticos e acessórios.

Além do amplo catálogo e linha exclusiva, a franquia investe também em produtos sustentáveis. Mais de 50% dos seus produtos são veganos, além da marca não realizar testes em animais.

Para os empreendedores, a franquia oferece dois modelos de negócio: quiosque e loja. Ainda, o franqueado pode fazer a venda direta e conta também com um e-commerce da marca.

Por fim, o franqueado também conta com vários suportes, como escolha do local de instalação da unidade, treinamentos e consultorias ao longo do empreendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

10. Sucão

A franquia Sucão trabalha com o conceito de “Fast and Healthy Food”, oferecendo lanches rápidos e saudáveis para os clientes.

Em seu amplo cardápio, a Sucão conta com sanduíches, saladas, pratos a la carte, além dos seus tradicionais sucos naturais, que fazem a fama da marca há mais de 45 anos.

Nascida em Campinas, em São Paulo, a empresa entrou para o franchising em 2014 e atualmente possui mais de 30 unidades pelo Brasil situadas em quatro estados.

São quatro modelos de negócios para os empreendedores, com lojas voltadas para shopping, rua, ou com estrutura de quiosque ou instaladas em container.

  • Investimento inicial: de R$ 180 mil a R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 14 a 34 meses

11. Clever Idiomas

Investir em franquias de Educação é um bom negócio, principalmente com modelos de negócios enxutos e voltados para cidades menores.

Neste mercado atua a Clever Idiomas, franquia de ensino de inglês para adultos que possui um método exclusivo de aprendizado rápido, que pode durar até 15 meses até o aluno dominar o idioma.

Além disso, a rede possui modelos de negócios estruturados para serem implementados em cidades pequenas do interior do Brasil. Como exigem ponto físico com salas de aulas, nestas regiões os custos costumam ser menores.

Do mesmo modo, o franqueado ainda conta com diversos suportes da franqueadora para captação de alunos e desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 26 mil a R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 13 a 16 meses

12. Croasonho

Um lanche famoso em todo mundo é o croissant, e no Brasil não é diferente. Este pão folheado de origem europeia já tomou o gosto de vários brasileiros e também de  empreendedores.

A franquia Croasonho é especializada nesta iguaria, e possui no seu cardápio mais de 40 produtos, entre eles croissants doces e salgados, além de sanduíches feitos com a massa deste pão.

A rede trabalha com unidades atrativas, que tenham capacidade de receber um bom público, e ainda, com a possibilidade do delivery.

Dessa forma, para os empreendedores, é um modelo atrativo, podendo ser implementado em lojas de rua ou de shopping, dependendo da capacidade financeira e do perfil do franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

13. Twice

No mercado com o ensino bilíngue, desde 2007, a Twice é uma franquia para quem se interessa pelo ramo de educação. Toda a proposta da marca é baseada em uma metodologia própria e com materiais didáticos exclusivos. 

Desse modo, os franqueados devem atuar com a prospecção de clientes, buscando escolas particulares interessadas no sistema. 

Mas claro, para ajudar em todo o processo, a franqueadora oferece uma série de suportes, como na parte financeira, administrativa, gestão de pessoas, operacional e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5,5 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

14. Spa Express

A Spa Express é uma rede de franquias de procedimentos estéticos que permite o atendimento ao cliente no conforto de casa. Com profissionais qualificados e treinados para conseguir oferecer o melhor serviço, a tendência é que o franqueado consiga alcançar bons resultados. 

No mercado desde 2011, a Spa Express se firmou no mercado graças a esse novo conceito. Explorando o conforto de levar o atendimento em qualquer lugar que a consumidora desejar, como manicure, pedicure e outros procedimentos estéticos, a empresa se destaca no setor.

Atualmente, são mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil e a franqueadora ainda busca novas oportunidades para aumentar ainda mais a sua rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 12 meses

Gostou do nosso material? Que saber mais sobre esse universo de possibilidades que é o franchising e se preparar para se tornar um investidor de franquias de sucesso em cidades pequenas?

Continue explorando o nosso blog por meio do artigo “Franquias de sucesso no Brasil: 13 tendências” e veja as diversas oportunidades para você colocar em prática no seu empreendimento.

*Informações publicadas em Setembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement