Franquias de sucesso para cidades pequenas: guia para encontrá-las

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franquias de sucesso para cidades pequenas
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Franquias de sucesso para cidades pequenas existem e podem ser ótimas oportunidades de negócios. Com uma variedade de municípios abertos e empreendimentos diferenciados, essa pode ser a chance de começar com o pé direito no franchising!

O processo de expansão das franquias trouxe nos últimos anos uma visibilidade para outros centros urbanos ainda não eram explorados por grande parte das marcas. Geralmente, as cidades que possuem acima de 100 mil habitantes já podem receber unidades de microfranquias.

Pensando nisso, o setor vem mudando a mentalidade de centralização e buscando alcançar nichos de oportunidades que ainda não foram explorados como os pequenos municípios.

Dessa forma, o Brasil tem dado maior atenção para a interiorização do setor, em busca de novas oportunidades de mercado.

Assim, favorecem a expansão das franquias e permitem levar desenvolvimento para essas localidades. Quer saber como iniciar com franquias de sucesso para cidades pequenas? Leia neste texto como fazer!

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Franquias em cidades pequenas: por que abrir ?

Aproveitar oportunidades de expansão é uma visão que vem sendo ampliada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A instituição observou que cidades que possuem a partir de 100 mil habitantes têm um grande potencial de consumo.

Com isso, uma parcela significativa de consumidores podem estar sedentos por novidades existentes nas opções de segmentos de franquias. Porém, não encontram opções comerciais oferecidas pelo franchising.

Essa é uma constatação reafirmada pela ABF, pois das 30 cidades do Brasil com maior número de franquias instaladas, 20 são capitais.

O movimento de interiorização

Visando atender essa parcela carente de variedade de bons negócios e empresas, o franchising tem expandido sua rede e levando oportunidades de sucesso por meio das franquias para cidades pequenas .

O movimento é conhecido como interiorização e tem como foco as cidades que não são capitais, mas que apresentam boas oportunidades de investimento e público-consumidor.

A ampliação dessa oportunidade foi relacionada ao grande avanço das franquias que atuam em cidades do interior de estados como Rio de janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

É importante saber que para realizar esse tipo de implantação, é preciso conhecer bem as características da cidade e as demandas do mercado local. Não adianta abrir uma concessionária de veículos onde ainda não existe uma grande demanda.

Estudo do ponto comercial

Não é possível avaliar as possibilidades de uma marca se não for realizado um estudo, certo? Para isso, existem estratégias voltadas para a execução correta de ações que permitem o resultado esperado.

Nesse caso, estamos falando de como instalar franquias de sucesso em cidades pequenas. Para identificar o local ideal dessas instalação dessas unidades, é realizado um estudo de geomarketing.

Mas o que é geomarketing?

estratégias de marketing representado por lampadas
As estratégias de marketing favorecem a identificação dos clientes e onde eles estão facilitando a captação

Geomarketing é uma estratégia de mercado usada para identificar as regiões que possuem o maior potencial de consumo. Ou seja, por meio de um estudo de comportamento das pessoas daquele local.

Atualmente, as estratégias de marketing, de forma geral, estão relacionadas diretamente com o uso dos smatphones. Pelo celular e o sistema de geolocalização presente nele, é possível identificar o que as pessoas buscam, consomem, preferem e pesquisam.

Por meio de um sistema de inteligência dos aparelhos, você mesmo dispõe esses dados quando marca um chek-in no Facebook, ou quando marca uma loja que está visitando para acessar o wi-fi, por exemplo.

Como é possível identificar

Essas informações ficam armazenadas em um banco de dados e dizem onde estão possíveis interessados em um determinado tipo de serviço ou produto.

Mas isso só será possível com a ajuda de uma outra ferramenta de dados chamada Big Data. Ou seja, é um conjunto de informações que ficam armazenadas em bancos de dados de empresas e que são interligadas.

Um exemplo mais simples pode ser demonstrado pelo acesso ao youtube. Os vídeos que você acessa do seu celular ou computador ficam registrados e geram um perfil dos seus interesses. Esses dados permitem a identificação de suas preferências e onde você está.

As tecnologias são ferramentas essenciais para esse tipo de estudo e estão cada vez mais atuantes nas análises de busca.

Por que as franquias se destacam em pequenas cidades?

Como já mencionamos, esse é um mercado ainda pouco explorado e que possui um potencial significativo nas pequenas cidades. Os especialistas em franquias já analisam há alguns anos o crescimento desses municípios.

Em 2014 por exemplo, segundo estudos da ABF, cerca de 43,6% das franquias presentes no Brasil estavam instaladas em cidades com menos de 500 mil habitantes. Em 2015 esse percentual cresceu para 44,4%, e gradativamente para 48,2% em 2016.

Esse crescimento vem sendo notado nos últimos anos e, de lá pra cá, as redes de franquias estão se espalhando pelos pequenos municípios país.

Dessa forma, com a interiorização de franquias, os negócios estão saindo dos grandes centros urbanos e shoppings das capitais e se instalando em aeroportos, rodoviárias e outros pontos comerciais das cidades pequenas. Em 2018, já eram 152.668 unidades em cidades de interior. 

Um outro estudo realizado há dois anos pelo Sebrae mostrou que o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma mais de R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo no País.

Razões não faltam para explorar esse nicho de mercado. Além de ser uma forma de oportunizar os residentes desses locais, que buscam iniciar um novo empreendimento, mas não sabem como começar um negócio próprio.

Que tipos de negócios posso abrir em cidades do interior

moça trabalhando em uma das franquias baratas home office franquias de sucesso para cidades pequenas
Nos segmentos de franquias é possível trabalhar em home office tendo mais flexibilidade e menos custos

Em cidades pequenas é possível visualizar as demandas que faltam de um determinado segmento. Como o franchiging  permite 11 opções de segmentos as possibilidades se ampliam ainda mais. São eles:

  • Alimentação;
  • Casa e Construção;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  • Entretenimento e Lazer;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Moda;
  • Saúde, Beleza e Bem-estar;
  • Serviços Automotivos;
  • Outros Negócios;
  • Educacionais.

Quais são as dicas para abrir uma franquia de sucesso em cidades pequenas?

O primeiro passo é realizar um estudo técnico para se certificar que o empreendimento é realmente necessário para o seu município. Não é possível abrir mão do estudo de geomarketing que mencionamos anteriormente.

Outra questão, analise com o que você se identifica para que possa ter afinidade com o tipo de negócio que vai investir. Não adianta abrir uma empresa em uma área que você não goste, apenas por causa da oportunidade de rentabilidade.

A vantagem das cidades pequenas está na proximidade com o público, o que favorece o seu negócio. Investimentos com custos menores e atendimentos porta a porta ou de forma on-line têm tudo para dar certo.

São várias opções com menores custos e possibilidades que farão o seu empreendimento crescer e se tornar referência na sua cidade!

Saiba como abrir franquias de sucesso em cidades pequenas

Se interessou e deseja abrir uma franquia no interior, além de conhecer as possibilidades que elas podem oferecer? Quer saber como se tornar um franqueado? Vamos mostrar em passos práticos como fazer.

Contato com a franqueadora

Primeiramente, é necessário que seja feito um contato com a empresa que tem a detenção da marca que você escolheu. Esse primeiro contato é feito por meio de um cadastro disponível no site.

Na plataforma é possível deixar seus dados como nome endereço, e-mail, telefone e aguarde um contato da franqueadora assim que possível.

Entrevista com candidato

Posteriormente, será feito um contato de um consultor que vai querer saber mais sobre o seu interesse pelo negócio. Serão feitas algumas perguntas, sobre suas pretensões e capacidade financeira para investimento.

É de praxe que seja feita uma espécie de entrevista para saber se você realmente quer investir no negócio. Por essa razão, demonstre sempre o seu real interesse seu objetivo em se tornar um franqueado.

Envio da COF

leitura de contrato franquias de sucesso para cidades pequenas
A leitura atenciosa da COF garante ao franqueado estar ciente e atendo a todos os acordos mencionados pela franquia
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COF é a sigla para Circular de Oferta de Franquia. É um documento essencial para você conhecer todas as informações do investimento, além de ser uma prévia do contrato definitivo.

Toda as informações sobre como será o funcionamento da franquia, o suporte oferecido pela marca, as taxas que devem ser pagas para iniciar o empreendimento.

Tudo isso deve ser lido e relido para que não fique nenhuma dúvida tanto sobre os direitos, quanto sobre os deveres do franqueado.

Se tiver dúvidas, peça auxílio de um advogado para ajudar a esclarecê-las. Não se preocupe com o tempo, afinal a COF só pode ser assinada após 10 dias do seu recebimento. Tudo para garantir a segurança do franqueado nesse processo.

Escolha da unidade

Se tudo estiver de acordo na COF e você decidir por se tornar o franqueado da marca, chegou a hora de escolher a sua unidade de franquia.

Independente do modelo do segmento que escolher, os modelos de franquias mais comuns são o home office e loja física. Entretanto, existem outros formatos como o de franquias móveis, como os food trucks, por exemplo.

Home office

Na opção de home office, o franqueado pode trabalhar em casa ou de qualquer local, desde que seja com um computador e uma boa internet.

Dependendo do tipo de serviço, você fará a venda e a pesquisa on-line, operando a unidade de forma virtual. Algumas redes exigem que a captação e contato com cliente sejam feitos de forma on-line, mas o atendimento presencial.

Nesse modelo os custos são menores por não haver a necessidade de ponto físico nem com despesas desse ponto, como aluguel, e demais taxas que uma loja exige.

Loja física

As lojas físicas exigem um espaço para venda de produtos ou serviços e têm custos maiores. Uma franquia de ponto comercial requer o aluguel do espaço, custos de adequação, contratação de equipe, gestão de estoque, contas de água, luz, internet, telefone, entre outros investimentos.

A diferença é que são modelos que oferecem mais serviços e tendem a lucrar mais. Então, dependendo do negócio, pode ser um custo-benefício interessante.

Pagamento da Taxa de Franquia

Escolhendo o modelo de negócio que estiver mais adequado ao seu objetivo, é preciso efetuar o pagamento da taxa de franquia.

Essa taxa corresponde a transferência do know how e expertise da marca. Além de custear ações de suporte como implantação da loja e inauguração do ponto entre outras coisas.

Assinatura do Contrato

Após o pagamento da taxa de franquia, é realizada a assinatura do contrato para que logo você possa passar por um treinamento e colocar sua franquia em funcionamento.

Todas essas etapas são devidamente orientadas pela franqueadora que passa a acompanhar o franqueado durante toda a sua jornada na franquia.

Esse é, portanto, um diferencial das franquias, uma vez que você não estará sozinho. Terá acompanhamento em todas as suas necessidades e processos da unidade.

79 opções de franquias de sucesso para instalar em cidades pequenas

Viu como é possível investir em franquias de sucesso em cidades pequenas e ainda se destacar como empresário? Agora que você já sabe quais as etapas de franqueamento vamos mostrar algumas opções de negócios que podem ser instalados em cidades de pequeno porte. Acompanhe!

1. Acquazero

As franquias Aqcuazero são especialistas em estética automotiva e limpeza ecológica. Com um trabalho voltado para o menor gasto de recursos hídricos, a marca utiliza apenas 300 ml de água para realizar a limpeza externa de um veículo.

A franquia oferece em sua cartela de serviços várias opções de cuidados com o carro: limpeza de ar-condicionado, polimento de faróis, vitrificação de pintura, entre outros.

Nas opções de franquias, é possível se tornar um franqueado home office com três opções de formatos que variam de acordo com os serviços prestados pelo franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a Acquazero, separamos o vídeo a seguir explicando todos os detalhes que envolvem o negócio. Confira.

2. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto é uma corretora de seguros, como o próprio nome sugere, com mais respeito no mercado. Muito do seu reconhecimento acontece devido ao seu catálogo de serviços oferecidos aos clientes. Para se ter uma ideia, o franqueado conta com mais de 90 possibilidades. 

Com tanta variedade, cabe ao consumidor escolher o negócio que melhor atende as necessidades dele, sem a obrigação de fechar com um local apenas. Além disso, o cliente pode contratar diversos planos em seguradoras diferentes, sem dor de cabeça ou burocracia. Isso é possível devido ao software utilizado pelos franqueados. 

Disponibilizado pela Quisto, o sistema permite que o operador gere aproximadamente 20 orçamentos diferentes. É importante destacar também que a empresa conta com um dos melhores sistemas de comissionamento e não fica presa a apenas seguros, também pode ser oferecido serviços financeiros. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses 

3. Suav

recepção de uma unidade da Mardelle franquias de sucesso para cidades pequenas
Com um conceito inovador, a Suav tem se destacado no mercado

Chegando no mercado trazendo um novo conceito para atendimento estético, a Suav é uma marca que está implementando no Brasil um método que faz sucesso em países europeus e nos Estados Unidos.

O grande diferencial da empresa é conseguir oferecer seus serviços a qualquer pessoa, sem precisar de hora marcada. 

Uma das grandes vantagens desse modelo de negócio é a possibilidade de entregar um serviço especializado, mais rápido e com qualidade maior se comparado com os tradicionais salões. Vale destacar que todos os profissionais da Suav passam por treinamentos para aprimorar seus conhecimentos, mantendo o time sempre atualizado. 

Vivemos em uma era onde as pessoas estão cada vez mais sem tempo e, por isso, ter um negócio que visa o atendimento express pode tornar o seu empreendimento uma referência. Dentre os serviços oferecidos estão manicure, depilação, escova e sobrancelhas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

4. Encontre Sua Viagem

As pessoas que desejam trabalhar com turismo, uma boa opção é a Encontre Sua Viagem. A empresa que está no mercado há alguns anos, oferecendo diversas oportunidades de negócios para seus franqueados, desde pacotes fechados para áreas específicas, a intercâmbios ou viagens avulsas. 

Esse trabalho só é possível graças as mais de 400 mil possibilidades de hotelaria que o empreendedor por oferecer a seus clientes. Sem contar nas mais de 130 companhias áreas que também fazem parte da lista de parceiros da Encontre Sua Viagem. Tudo isso unido a um política de comissionamento bem atrativa. 

A quem se interessar a entrar nesse negócio, podem ser escolhidas duas opções de unidades. Primeiramente, a home office onde o trabalho é feito todo dentro de casa, sem a necessidade de uma estrutura, ou loja física para atender um número maior de clientes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses 

5. Mardelle

Conhecida com uma das principais marcas de moda íntima do Brasil, a Mardelle é uma empresa que está desde a década de 1990 trabalhando para oferecer o que há de melhor para seus consumidores. Principalmente quando se trata de qualidade, tecido e tecnologia no processo de confecção.

Outra vantagem da empresa é contar com linhas distintas de peças, sendo elas para o público feminino, crianças, grávidas, plus size e masculina. Tudo pensado para que o franqueado possa ter um leque de opções variadas e assim, conquistar cada vez mais o seu público. 

Quem deseja se tornar um franqueado da Mardelle pode optar por dois tipos de lojas. A priemira é ideal para bairros e a segunda voltada para shoppings.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

6. Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

7. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

8. #1 Lavanderia

De modo geral, a #1 Lavanderia oferece o serviço de lavagem profissional e passadoria por assinatura. A marca existe desde 2016 e conta com 26 unidades em todo o país.

Inclusive, a #1 Lavanderia é a única do Brasil que pratica a identificação das roupas por código de barras. Dessa forma, os serviços são oferecidos de forma simplificada, com baixo custo e poucos funcionários.

Neste sentido, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio presenciais, mas pode administrar a franquia à distância. Para abrir sua unidade, você vai contar com suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial mais adequado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

9. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

10. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

11. Amo Vacinas

A Amo Vacinas é uma rede de clínicas especializada na aplicação de vacinas de uma forma diferente. Seu objetivo é transformar esse momento em uma experiência agradável, especialmente para aquelas pessoas que têm medo de agulha.

Assim, a rede entrega uma vacinação humanizada para todas as idades. Outro diferencial da Amo Vacinas é o atendimento domiciliar.

Assim, os franqueados da Amo Vacinas precisam ter a vontade de empreender na área da saúde e possuir conhecimentos em gestão de negócios, pessoas e finanças.

A franqueadora oferece todo o apoio para o negócio, desde a implantação da unidade até a gestão diária da franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

12. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

13. Aromi Design

A Aromi Design é uma rede de franquias autoridade em marketing olfativo. Assim, com seus produtos a marca ajuda a complementar os designs de ambientes.

O que a franquia faz é criar fragrâncias para os espaços. É possível atuar em praticamente todos os tipos de ambientes.

Como franqueado, você vai receber o suporte da franqueadora em diversos aspectos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 59 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

14. Beep

A franquia Beep é uma rede de lojas especializada em produtos de conectividade e conveniência. Assim, a marca abrange diversos itens, como smartphones, informáticas, aparelhos celulares etc.

Ou seja, na sua franquia, você vai vender produtos deste tipo. O catálogo da loja é bem variado, para conseguir atrair um número maior de clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

15. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

16. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

17. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

18. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12.490,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 5 a 7 meses

19. Chicken In House

A Chicken In House é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas.

Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros.

Dessa forma, o franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

20. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

21. eLav Lavanderia

A eLav é uma lavanderia no modelo de franchising, que já conta com mais de 60 unidades em 19 estados do país. De modo geral, o foco da rede é oferecer praticidade para quem quer roupas limpas, mas não tem tempo.

Assim, os clientes deixam as roupas na unidade e recebem as peças higienizadas, passadas e embaladas. Além do mais, os preços são acessíveis, a fim de atingir um público cada vez maior.

Para o franqueado, a rede também tem muitos benefícios. Por exemplo, a plataforma educacional de capacitação, treinamento e acesso a um aplicativo exclusivo.

Por fim, a sustentabilidade chama a atenção, já que a rede possibilita economia de água e energia em suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

22. Emagrecentro

A rede de franquias Emagrecentro tem o objetivo de ser a maior e melhor rede de emagrecimento, saúde e estética do Brasil.

Assim, a marca tem uma metodologia exclusiva e patenteada de emagrecimento pelo INPI, com quatro fases.

Para se tornar franqueado da Emagrecento é necessário ter iniciativa e carisma. Assim como afinidade com o empreendedorismo e interesse pelo segmento de estética e beleza.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 13 meses

23. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

24. Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

25. Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

26. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

27. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7.990,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: até 2 meses

28. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

29. GoNext Franquia

Os franqueado da GoNext podem oferecer ao mercado projetos de Governança Corporativa e Sucessão.

Para atuar com a rede, é importante que você seja um profissional liberal, advogado ou tenha vasta experiência comercial.

Adquirindo sua franquia, você terá o direito do uso da marca e know-how da metodologia exclusiva da rede. Além de treinamentos iniciais, presenciais e online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 13,5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

30. Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

31. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

32. Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

33. Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

34. Keep Charged

A Keep Charged é uma franquia que instala carregadores de celulares em restaurantes e outros locais.

Cada carregador possui um display para publicidade, e é assim que o franqueado lucra com o negócio.

Com ela, seu trabalho será prospectar anunciantes e pontos para os carregadores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

35. KR Saúde

A KR Saúde é uma franquia de clínica de saúde. Na sua unidade, você vai poder oferecer os mais variados atendimentos em saúde, de médicos e dentistas para os clientes.

O franqueado ideal para a rede KR Saúde é uma pessoa com o perfil empreendedor e comercial. Você também precisa estar disposto a preservar e fortalecer a marca, além de ter conhecimento prático para a prospecção e atendimento ao cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

36. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

37. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

38. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

39. Maria Açaí

A Maria Açaí é uma açaiteria que tem um produto com concentração de açaí quatro vezes maior que os seus concorrentes, segundo a empresa.

Por isso, hoje são 100 unidades em diversos estados do Brasil. Como franqueado, você pode escolher entre quatro modelos de negócio, incluindo o delivery. Todos eles têm em comum o fato de contarem com uma operação simples, que demanda pouco espaço e colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 83 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

40. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

41. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

42. Omie

A Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresas de todos os portes. Assim, ela integra em um só lugar vários elementos úteis para a gestão empresarial.

Como um Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. Dessa forma, cabe ao franqueado realizar a prospecção de clientes e oferecer as soluções disponibilizadas pela marca.

Para isso, a franquia permite que o franqueado atue em um escritório, sem a necessidade de projeto arquitetônico. Além do mais, você vai receber consultoria de campo especializada e capacitação contínua à distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

43. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

44. Orgânica – Franquia Digital

A Orgânica é uma rede especialista em produtos de beleza naturais e, agora, tem uma franquia exclusivamente digital.

Com o negócio, você vai oferecer vários cosméticos orgânicos. Por exemplo, fragrâncias, produtos para banho, cabelos, home SPA, itens skin care e mais.

O negócio online é simples. Você terá uma loja online, e vai divulgar esse site para que as pessoas comprem nele. A franqueadora vai realizar as entregas direto para o cliente, para que você não tenha que se preocupar com a logística.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

45. PanMinas

A PanMinas é uma franquia on-line que oferece um amplo catálogo de utensílios domésticos. Os consumidores podem comprar por meio do site do franqueado.

O catálogo da rede oferece produtos voltados para o dia a dia da casa, que são entregues pela franqueadora.

Para o franqueado, é uma forma de investir pouco em um negócio e ter também um baixo custo de manutenção do empreendimento. Isso já que a franquia é home office e não requer estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6.999,00
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

46. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

47. Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

48. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

49. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

50. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

51. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

52. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

53. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

54. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

55. iGUi Tratabem

A iGUi Tratabem é a primeira franquia do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica, limpeza, manutenção e venda de produtos e acessórios para todos os tipos de piscinas.

Assim, o franqueado pode atender presencialmente em uma loja padronizada ou optar pelo modelo home office. Além disso, você vai contar com suportes, consultoria de campo, treinamentos e material para divulgação da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

56. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

57. SMARTblocks Robótica

A SMARTblocks Robótica tem como missão usar a Robótica Pedagógica como ferramenta de ensino e aprendizagem. Por isso, o que você vai oferecer são aulas para crianças e adolescentes, pensando na formação pessoal e profissional dos seus alunos.

O perfil de franqueado procurado pela franqueadora é de pessoas para fazerem a prospecção das escolas na região.

Tudo será feito por meio da metodologia e material exclusivos da marca SMARTblocks. Como franqueado, você vai contar com suporte e treinamento completos para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

58. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

59. Sorridents

A Sorridents é uma franquia odontológica, sendo uma das maiores e mais respeitadas do Brasil neste ramo.

O modelo de negócio da Sorridents engloba diversos diferenciais, como usar a tecnologia a seu favor, call center, sistemas próprios, agendamento online e inteligência de mercado.

Para ser um franqueado, é importante para a marca que você seja um profissional do segmento e tenha vontade de empreender na área de saúde.

  • Investimento inicial: a partir de  R$ 45 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 28 a 36 meses

60. Spa Nature

A Spa Nature é uma franquia de estética corporal com um amplo catálogo de serviços para o cliente.

Na sua unidade, você vai oferecer os serviços de bronzeamento natural e a jato.

Além desses, você vai poder agregar outros serviços de estética e beleza, com marcas de produtos próprios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

61. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

62. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

63. Tiro Rápido

A Tiro Rápido é uma rede de franquias com um modelo de negócio de Clube de Tiro e Loja de Armas.

A rede foi criada com os mais altos padrões. Assim, oferece aos seus clientes serviços de alta qualidade e com preços acessíveis.

Sua operação é simples, informatizada e eficiente. O franqueado também será acompanhado e assessorado pela franqueadora, para ter os melhores resultados possíveis com a unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

64. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

65. Twice

A Twice é uma franquia de Ensino Bilíngue. Ela atua se integrando às escolas privadas de maneira rápida e eficaz, e então dando aulas de diversas disciplinas em inglês. Os alunos passam, por exemplo, a aprender Geografia em português e em inglês.

O modelo de negócio é no formato home based. Assim, o franqueado tem a autonomia para comercializar e integrar o sistema da Twice nas escolas da região de atuação.

Você será o responsável por administrar o relacionamento entre o Twice e a escola parceira. Tudo com o auxílio do know-how e experiência da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35,5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

66. UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino superior que trabalha por meio de parcerias institucionais. Ela oferece cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e mais.

O perfil de franqueado procurado pela UniAteneu é de pessoas que já tenham experiência no segmento educacional.

A franqueadora destaca que a participação e dedicação do franqueado na condução do negócio é essencial, e aumenta significativamente os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

67. Upvet Franchising

A Upvet é uma rede de farmácias de manipulação voltada para o público pet. Dessa forma, a franquia é especialista na manipulação veterinária nos setores alopático e homeopático, e atende gatos, cães, aves, cavalos e zoo.

Ela possibilita a abertura de um negócio próprio sem a necessidade de ter experiência no segmento.

Para ser franqueado, a rede procura alguém com formação acadêmica superior em qualquer área, com espírito empreendedor, persistente e determinado. Como franqueado, você receberá todo o suporte para operar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

68. Visão Total Vistoria

A Visão Total Vistoria é uma rede de franquias que oferece o serviço de verificação de veículos. Assim, você vai identificar detalhes que precisam de ajustes e se o funcionamento geral do veículo está em boas condições.

Para ser um franqueado da Visão Total Vistoria é necessário investir em um espaço físico. Porém, alguns atendimentos podem funcionar por delivery, oferecendo praticidade e conforto para os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

69. Wizard By Pearson

A Wizard By Pearson é uma rede de franquias considerada uma das maiores no mercado de ensino de idiomas no mundo. Ela tem unidades no Brasil, Costa Rica, Estados Unidos, Japão e Paraguai.

São oito idiomas no portfólio: português para estrangeiros, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e chinês.

A franqueadora vai oferecer todo o suporte necessário para que os melhores resultados possam ser alcançados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

70. X Costela e Cia

A X Costela & Cia está no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches.

Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood. Além disso, as unidades são de fácil operação e administração.

O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

71. YouPlay

A YouPlay é a rede de franquias líder no mercado do segmento de recreação infantil. O que ela oferece são serviços de recreação e desenvolvimento infantil, em um espaço especialmente montado para isso.

Tudo é feito por meio de diversas atividades, para que as crianças possam, além de brincar, também aprender. A franqueadora da YouPlay procura para serem franqueados pessoas que tenham disciplina, espírito empreendedor, empatia e facilidade de relacionamento com crianças.

Hoje, o papel do franqueado YouPlay é acompanhar de perto e gerenciar sua unidade franqueada.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 30 meses

72. PremiaPão

O marketing das empresas tem se tornado cada vez mais importante. Por isso, elas buscam formas de publicidade eficientes e atrativas.

Neste mercado, a PremiaPão de destaca, com um produto interessante para empresas e clientes. A rede trabalha com publicidade em saco de pão.

A franquia vende para as empresas um espaço de publicidade. Então, estes sacos são distribuídos de graça para as padarias, o que aumenta a adesão de novos parceiros para a divulgação.

Além disso, os sacos possuem grande qualidade, além de serem feitos de material biodegradável e tintas atóxicas.

Neste negócio, o franqueado é o responsável pela captação de clientes para exporem suas marcas, e outros suportes necessários para os parceiros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 3 meses

73. Monitorias

Com um método inovador e próprio, a Monitorias é uma das redes de franquias baratas e de boa lucratividade no setor de Educação.

A rede oferece aulas particulares e de reforço escolar, ambas online, baseadas em um método mais eficiente. Isso já que o aluno aprende de forma intuitiva, facilitando a absorção do conteúdo.

Neste modelo de negócio, o franqueado é o responsável pela captação de clientes em sua região de atuação, bem como alguns suportes.

Para isso, ele conta com treinamentos e auxílios para o desenvolvimento do negócio. O empreendimento é home based, o que diminui os custos de manutenção.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.990,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

74. Yes Cosmetics

A franquia Yes Cosmetics é uma empresa com atuação desde 2000 no mercado de perfumaria e cosméticos.

Atualmente, a rede conta com cerca de 90 unidades espalhadas pelo Brasil, em 18 estados. Ainda, em seu portfólio são mais de 250 itens entre perfumaria, cuidados especiais, cosméticos e acessórios.

Além do amplo catálogo e linha exclusiva, a franquia investe também em produtos sustentáveis. Mais de 50% dos seus produtos são veganos, além da marca não realizar testes em animais.

Para os empreendedores, a franquia oferece dois modelos de negócio: quiosque e loja. Ainda, o franqueado pode fazer a venda direta e conta também com um e-commerce da marca.

Por fim, o franqueado também conta com vários suportes, como escolha do local de instalação da unidade, treinamentos e consultorias ao longo do empreendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

75. Sucão

A franquia Sucão trabalha com o conceito de “Fast and Healthy Food”, oferecendo lanches rápidos e saudáveis para os clientes.

Em seu amplo cardápio, a Sucão conta com sanduíches, saladas, pratos a la carte, além dos seus tradicionais sucos naturais, que fazem a fama da marca há mais de 45 anos.

Nascida em Campinas, em São Paulo, a empresa entrou para o franchising em 2014 e atualmente possui mais de 30 unidades pelo Brasil situadas em quatro estados.

São quatro modelos de negócios para os empreendedores, com lojas voltadas para shopping, rua, ou com estrutura de quiosque ou instaladas em container.

  • Investimento inicial: de R$ 180 mil a R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 14 a 34 meses

76. Clever Idiomas

Investir em franquias de Educação é um bom negócio, principalmente com modelos de negócios enxutos e voltados para cidades menores.

Neste mercado atua a Clever Idiomas, franquia de ensino de inglês para adultos que possui um método exclusivo de aprendizado rápido, que pode durar até 15 meses até o aluno dominar o idioma.

Além disso, a rede possui modelos de negócios estruturados para serem implementados em cidades pequenas do interior do Brasil. Como exigem ponto físico com salas de aulas, nestas regiões os custos costumam ser menores.

Do mesmo modo, o franqueado ainda conta com diversos suportes da franqueadora para captação de alunos e desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 26 mil a R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 13 a 16 meses

77. Croasonho

Um lanche famoso em todo mundo é o croissant, e no Brasil não é diferente. Este pão folheado de origem europeia já tomou o gosto de vários brasileiros e também de  empreendedores.

A franquia Croasonho é especializada nesta iguaria, e possui no seu cardápio mais de 40 produtos, entre eles croissants doces e salgados, além de sanduíches feitos com a massa deste pão.

A rede trabalha com unidades atrativas, que tenham capacidade de receber um bom público, e ainda, com a possibilidade do delivery.

Dessa forma, para os empreendedores, é um modelo atrativo, podendo ser implementado em lojas de rua ou de shopping, dependendo da capacidade financeira e do perfil do franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

78. Twice

No mercado com o ensino bilíngue, desde 2007, a Twice é uma franquia para quem se interessa pelo ramo de educação. Toda a proposta da marca é baseada em uma metodologia própria e com materiais didáticos exclusivos. 

Desse modo, os franqueados devem atuar com a prospecção de clientes, buscando escolas particulares interessadas no sistema. 

Mas claro, para ajudar em todo o processo, a franqueadora oferece uma série de suportes, como na parte financeira, administrativa, gestão de pessoas, operacional e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5,5 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

79. Spa Express

A Spa Express é uma rede de franquias de procedimentos estéticos que permite o atendimento ao cliente no conforto de casa. Com profissionais qualificados e treinados para conseguir oferecer o melhor serviço, a tendência é que o franqueado consiga alcançar bons resultados. 

No mercado desde 2011, a Spa Express se firmou no mercado graças a esse novo conceito. Explorando o conforto de levar o atendimento em qualquer lugar que a consumidora desejar, como manicure, pedicure e outros procedimentos estéticos, a empresa se destaca no setor.

Atualmente, são mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil e a franqueadora ainda busca novas oportunidades para aumentar ainda mais a sua rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 12 meses

Gostou do nosso material? Que saber mais sobre esse universo de possibilidades que é o franchising e se preparar para se tornar um investidor de franquias de sucesso em cidades pequenas?

Continue explorando o nosso blog por meio do artigo “Franquias de sucesso no Brasil: 13 tendências” e veja as diversas oportunidades para você colocar em prática no seu empreendimento.

*Informações publicadas em Setembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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