O mercado para investir em um negócio próprio é amplo, com diversos segmentos para empreender. São nichos de mercados que trabalham com diferentes modelos de negócios.
Contudo, o empreendedor deve organizar suas ideias de negócios antes de investir. Ou seja, conhecer bem o mercado, analisar o que está em alta e pode ser uma boa chance de ganhar dinheiro.
Assim, para você que pensa em abrir um negócio ainda em 2021, confira algumas de nossas dicas para acertar em cheio neste investimento!
Veja segmentos para empreender ainda em 2021 e lucrar
O brasileiro tem buscado empreender cada vez mais. Segundo pesquisas, são milhões de pessoas que querem começar um novo negócio em 2021.
Um levantamento realizado pelo Alelo e pelo Instituto Ipsos mostra que cerca de 50% dos brasileiros que possuem emprego fixo no país querem abrir um negócio em até cinco anos.
Conforme falamos, são muitos segmentos para empreender, e é fundamental o empreendedor ficar atento às boas oportunidades.
Dessa forma, separamos alguns setores que possuem boas opções de negócios para 2021, com alternativas variadas para o perfil do empreendedor.
Estética automotiva
O Brasil possui a sexta maior frota de veículos do mundo, com cerca de 46,3 milhões automóveis em circulação. Por isso, os serviços ligados a estes bens possuem um amplo mercado.
Nesse sentido, um dos segmentos para empreender é o de serviços de estética automotiva. Por exemplo, cuidados como limpeza interna e externa, polimentos, enceramentos, entre outros serviços que fazem parte do dia a dia dos motorista.
Além disso, o setor possui modelos de negócios variados. O empreendedor pode realizar a limpeza do carro em um pequeno espaço na sua própria casa ou levar os serviços até o cliente.
Da mesma forma, é possível agregar valor com o uso de produtos de qualidade, variedade nos serviços e cuidados especiais.

Para isso, é essencial que o empreendedor pesquise bem sobre os serviços e busque cursos sobre estética para oferecer algo de qualidade.
Atualmente, para se destacar neste segmento, o empreendedor deve oferecer um diferencial, com serviços inovadores.
Uma das marcas que atuam neste setor e é uma opção para investir é a Acquazero, a maior rede de estética automotiva do Brasil, que trabalha com um modelo de franquias.
Produtos de limpeza
A pan demia do novo coronavírus trouxe preocupações com a limpeza como uma forma de diminuir a circulação do vírus.
Dessa forma, o mercado voltou sua atenção para produtos de limpeza que pudessem ser usados no dia a dia como uma forma de proteção à saúde.
Nesse sentido, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) planeja um avanço de 3% para este ano.
O empreendedor pode investir neste setor das mais variadas formas. Com produtos para limpeza doméstica, empresarial, para automóveis, além da higiene pessoal.
Assim, são negócios variados, com diferentes formatos para as mais diversas regiões, capacidade de investimento e perfil do empreendedor.
Um modelo no qual o empreendedor pode investir é em uma loja virtual de produtos de limpeza. Isso diminui os custos com estrutura e funcionários e, ainda, atua no modelo de e-commerce tão forte atualmente.
Contudo, cabe ao empreendedor pesquisar bem os produtos com os quais irá trabalhar, aliando qualidade e preço atrativo para ganhar mercado.
Uma das marcas que atuam neste segmento é a Zaplus Car, franquia especializada na venda de produtos para limpeza automotiva e outros cuidados.
Segmento de alimentação
Com certeza um dos segmentos para empreender em 2021 é o de alimentação. O setor possui grande faturamento e uma ampla quantidad e de nichos de atuação.

O empreendedor pode ter o seu próprio negócio para venda de comida saudável, fast-food, alimentos congelados como marmitas, entre outros.
Com as restrições de circulação por causa da pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa e pedir comida pronta.
Segundo o site Statista, em março de 2020, o download de Apps de delivery (incluindo os de delivery de comida) cresceu mais de 120% se comparado ao mesmo período de 2019.
Nesse sentido, são vários os formatos de negócios possíveis. Alguns mais enxutos, instalados na casa do empreendedor, ou em estabelecimentos maiores.
Porém, o empreendedor deve estar atento aos mercados que estão mais em crescimento ou que possuem um mercado consumidor maior em sua região.
Um setor que tem ganhado projeção é o de açaí, com modelos de negócio como o da franquia Cream Berry, que possui anos de experiência neste setor.
Beleza, saúde e bem-estar
O Brasil tem se firmado com um dos maiores mercados de produtos de Beleza, Saúde e Bem-Estar. São diversas possibilidades para o empreendedor iniciar o seu novo negócio.
O faturamento do mercado de beleza no Brasil cresce ano a ano, atingindo a marca de 29,62 bilhões de dólares em 2019, conforme dados da Euromonitor.
Dessa forma, o país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Japão e China.
São nichos dos mais variados, com negócios voltados para cosméticos, serviços de beleza e cuidados pessoais, entre outros.
Ademais, você pode abrir um negócio para venda de produtos ou serviços por delivery ou em um ponto comercial.

Esse é um dos segmentos para empreender com grande mercado consumidor. Além disso, a ideia de que mulheres consomem mais estes tipos de serviços vem caindo por terra nos últimos anos.
Assim, homens, mulheres e até crianças são um público em potencial para cosméticos e serviços de beleza.
Caso você queira, pode iniciar um empreendimento no setor por meio de uma franquia como a Suav, rede de esmalteria que também oferece serviços como depilação e escovaria.
Vendas on-line
Em praticamente todos os segmentos para empreender existem opções de negócios de vendas on-line. Este tipo de comércio ganhou ainda mais mercado com a pandemia.
O e-commerce no Brasil teve alta de 53,83% em dezembro de 2020 se comparado com o mesmo período do ano anterior. Ainda, com um aumento no faturamento de 55,74%.
Estes dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.
Assim, o empreendedor pode optar por um dos nichos de atuação que este modelo de negócio possibilita.
Uma das grandes vantagens, além do bom momento, é a necessidade de uma estrutura mais enxuta, sem grandes pontos comerciais.
Contudo, para este tipo de negócio, o empreendedor deve estar atento a alguns detalhes, como formas eficientes de logística.
Da mesma forma, para ter uma loja on-line, é necessária uma estrutura de tecnologia da informação para a operação do negócio.
Uma forma mais simples de começar um negócio de vendas on-line é por meio da Franquias do Futuro, grupo com diversos empreendimentos de franquias. Assim, você terá acesso a um negócio já estruturado.
Antes de falamos um pouco mais sobre franquias, separamos um ebook para você com dicas para abrir a sua empresa.
Franquia é opção segura para abrir negócio!
Conforme falamos, são muitos modelos de negócios nos segmentos para empreender. Alguns deles pequenos, com baixo custo de manutenção, e outros maiores, que demandam maior estrutura.
Um destes modelos que nós já citamos ao longo do texto é o de franquias. Este tipo de negócio possui uma operação organizada, facilitando a vida do empreendedor.
Neste modelo, cada unidade da franquia é igual às outras, oferecendo os mesmos produtos e serviços. Assim, cada empresa é uma cópia da franquia “mãe”, o que trás algumas vantagens.
Por exemplo, o empreendedor que se torna franqueado recebe suportes da franqueadora, além de contar com a experiência da marca.
Da mesma forma, recebe uma marca reconhecida no mercado, o que atrai os consumidores de forma mais eficiente.
Para empreendedores menos experientes, estes suportes da franqueadora são essenciais. Eles são transmitidos em formato de treinamentos ou manuais para a operação da unidade.
Do mesmo modo, a franqueadora direciona o empreendedor nas melhores práticas no negócio, bem como nas ações de marketing.
Para franquias que possuem um ponto comercial, a franqueadora auxilia na escolha do melhor local para a instalação da unidade. Dessa forma, aproximando do empreendedor do seu público-alvo.
Todos os suportes que a franqueadora oferece são indicados na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importante na negociação entre empreendedor e franqueadora.
Nele, é possível analisar os custos de implementação do negócio, bem como as expectativas de ganhos baseadas nas outra unidades da rede.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Por fim, existem franquias em todos os segmentos para empreender. Cabe ao empreendedor escolher aquela que combina melhor com o seu perfil.
Por último, separamos um conteúdo sobre como escolher a melhor franquia para você. Basta clicar aqui.