O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Lista: opções de microfranquia para investir em 2023 e ter bom lucro

Lista: opções de microfranquia para investir em 2023 e ter bom lucro

Sumário

Se você está procurando uma microfranquia para investir em 2023 veio ao lugar certo. Com as dicas que trouxemos, estará preparado para começar esta caminhada no empreendedorismo.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 557 marcas atuam com o modelo de microfranquia no país. Cerca de 63% delas operam somente neste formato, e o restante conta com outros modelos.

A pandemia trouxe um crescimento de redes neste formato, afinal são opções mais baratas e enxutas. Ou seja, são negócios menores e mais fáceis de gerenciar, ideais para quem está começando.

Porém, além de analisar a questão financeira, é fundamental estudar outros pontos antes de investir. Quer saber quais? Então continue com a gente!

Qual franquia abrir em 2023?

A franquia que você deve abrir em 2023 é aquela que combina com o seu perfil, que atue com algo que você goste. Sua empresa precisa se encaixar às qualidades e expertises.

Por exemplo, se você gosta de cozinhar, ou tem uma aproximação com o setor de alimentação, esse é o segmento ideal para você. Entenda algumas de suas preferências pessoais e veja como elas podem trazer lucro.

Além disso, busque pontos fortes da sua personalidade, como uma facilidade para se comunicar. Com essa qualidade você pode se dar bem em uma microfranquia de vendas.

Isso mesmo, suas qualidades e características devem combinar com o modelo de negócio no qual irá investir seu tempo e dinheiro.

Assim, pense que você terá que se dedicar bastante ao empreendimento, e isso será mais prazeroso se combinar com os seus gostos pessoais.

Nesse sentido, a melhor oportunidade de negócio é aquela que se encaixa ao seu perfil. Assim, escolha o empreendimento no qual você se sentirá mais confortável e feliz em trabalhar.

Setores que estão em alta no mercado de franquias

O mercado de franquias como um todo está em um ótimo momento. Só em 2022 o faturamento deve passar dos R$ 200 bilhões.

A maioria dos setores está em crescimento, seja no faturamento, como também no número de unidades. Contudo, alguns setores e nichos de mercado chamam mais atenção.

Por exemplo, uma microfranquia para investir em 2023 para atuar com vendas online é uma opção. O e-commerce tem se destacado nos últimos anos, impulsionado pela pandemia.

Os consumidores estão cada vez mais atentos para o mercado online, por conta de todas as suas facilidades. É também interessante para os empreendedores, por conta dos investimentos menores.

Do mesmo modo, não podemos falar em setores do franchising sem falar nas franquias de Alimentação. A diversidade de negócios nesse segmento permite que você ache algo que combine com o seu perfil.

O setor de maior faturamento do franchising é o de Saúde, Beleza e Bem-estar. Para quem pensa em empreender é bom analisar as oportunidades do segmento.

Pode ser um negócio de venda de cosméticos e maquiagem online, prestação de serviços na casa dos clientes etc. São franquias que exigem um investimento inicial baixo.

Além disso, esse mercado é bem amplo, já que tem como clientes homens e mulheres.

Podemos destacar também franquias na área de Educação, pois muitas delas atuam no formato micro. São escolas de idiomas, cursos profissionalizantes ou de ensino superior.

Por fim, é importante destacar a boa recuperação do segmento de Hotelaria e Turismo. Ele teve grandes perdas durante a pandemia, mas as empresas estão se recuperando nos últimos meses.

São vários nichos dentro desses e outros mercados que cabe uma atenção especial. Confira no próximo tópico alguns exemplos de microfranquias.

Melhores marcas de microfranquia para investir em 2023

As melhores microfranquia para investir em 2023 estão espalhadas por todos os segmentos do mercado. Cabe ao empreendedor analisar a potencialidade do seu mercado local.

Do mesmo modo, é importante pesquisar, por isso, separamos uma lista de negócios para você conhecer.

[raio_x]

Vale a pena investir em uma franquia como negócio?

Vale a pena investir em uma franquia, pois esse formato tem muitas vantagens para o empreendedor, e você tem a oportunidade de pular etapas para começar um negócio.

Iniciar o próprio negócio tendo por trás a credibilidade de uma marca já conhecida no mercado certamente traz mais segurança. Isso principalmente no caso de um empreendedor iniciante.

Afinal, a franqueadora já tem uma marca consolidada e provavelmente conta com um cadastro extenso e estruturado de fornecedores. Assim, possibilita que os franqueados consigam ter condições especiais em seus pedidos.

Ter suporte pode fazer toda a diferença no início de um negócio. Além de contar com a força de uma grande marca, o empreendedor conta com o apoio da franqueadora.

O investidor recebe, por exemplo, auxílio por meio de treinamentos, manuais, orientação para o marketing e escolha do ponto comercial. Para as microfranquias, é importante esse direcionamento para a divulgação.

A franqueadora também apresenta um plano de negócio. Dessa forma, o empreendedor consegue se planejar financeiramente. Ele sabe quanto terá de gastar para começar a empresa, antes de mais nada.

Cuidados que você deve ter para abrir franquia

Um dos cuidados que você deve ter para abrir uma franquia é em relação à parte financeira, da qual falamos. Você precisa se organizar, e o modelo de franquia permite isso.

Dessa forma, o empreendedor pode escolher a franquia que cabe no seu bolso e evita dar um passo maior do que a perna.

Além disso, uma vantagem das franquias é a marca reconhecida. Por isso, um dos cuidados é investir em uma empresa que tenha boa reputação.

Esse reconhecimento deve ser perante os consumidores, por conta de sua qualidade. Porém, deve também ser uma empresa boa para seus franqueados, que ofereça os suportes aos parceiros de forma eficiente.

Mas se você está inseguro e quer ter certeza na hora de escolher uma franquia para evitar cair em ciladas do mundo dos negócios, é simples. Basta conhecer esses e outros pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas, do Henrique Mol, CEO da Encontre Sua Franquia.

Enfim, tenha o cuidado de analisar o seu mercado local para selecionar um produto ou serviço que tenha potencial. Assim, poderá atender os consumidores com aquilo que eles precisam.

Afinal, o que é uma microfranquia?

Uma microfranquia é um negócio que tem um investimento inicial de até R$ 135 mil. Esse valor toma como base a renda per capita do Brasil.

Outro detalhe sobre as microfranquias é que esses negócios são majoritariamente em formatos Home Office ou Home Based, mas também existem em modelos Loja. Ou seja, são estruturas mais simples e que, por isso, são mais baratas.

Agora você já conhece mais sobre o franchising e seu modelo de negócio. Então, é a hora de escolher a microfranquia para investir em 2023 e começar a lucrar.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje