Modelagem de franquias: saiba como transformar seu negócio em franquia

Por
em
Advertisement

O termo modelagem de franquias ou formatação de franquias tem aparecido cada vez mais nas mentes dos empreendedores e donos de empresas.

Este processo é a forma mais comum de uma empresa que não atua no mercado de franchising apresentar um modelo de negócio para comercialização.

Essa é uma transformação muitas vezes difícil e que demanda organização. Mas para orientar as empresas, é possível contratar uma consultoria especializada na modelagem de franquias.

Consultoria para formatação de franquia: conheça essa facilidade

O processo de formatação de franquia precisa ser feito com cuidado para resultar em um modelo de franquia atrativo.

Uma consultoria especializada na modelagem de franquias pode ajudar com a transformação da empresa, auxiliar na organização das etapas, orientando cada uma delas.

Ainda, uma consultoria tem a vantagem de já possuir alguma expertise no sistema de franquias. Esta experiência pode ser determinante para que sua empresa fique bem estruturada internamente.

Da mesma forma, a empresa orienta nos estudos sobre o mercado, em como adaptar as operações da marca para este novo modelo e, com isso, ela organiza todo o processo.

Como resultado, uma consultoria faz com que a empresa tenha um modelo de gestão mais voltado para o franqueamento. Uma dessas empresas é a NX Franquias.

A empresa é uma extensão do grupo Encontre Sua Franquia, holding que atualmente conta com sete marcas em seu portfólio e mais de mil franqueados ativos.

Com isso, a NX consegue oferecer sua expertise adquirida com os anos de atuação do grupo Encontre Sua Franquia, um dos maiores do Brasil nessa área.

Sendo assim, além da modelagem, a NX Franquias possui projetos voltados para o processo de expansão de marcas. Ela vai formatar a sua empresa para o franchising, bem como auxiliar com a venda de novas unidades.

A NX Franquias conta ainda com projetos como a Feira de Franquias Virtual, realizada algumas vezes ao longo do ano, e a B2B, feira presencial com encontros pré-agendados entre franqueadoras e empreendedores.

Separamos um vídeo com mais informações sobre o processo de transformação de uma empresa em franquia. Confira!

Passos da modelagem de franquias

O franchising é atrativo e sempre está aberto a novos negócios nos mais diversos segmentos.

Contudo, para que uma empresa possa ter um modelo de negócio atrativo, ela deve se organizar e cumprir algumas etapas da modelagem de franquias.

Este processo não é tão simples. Mas separamos aqui algumas etapas fundamentais para você ter uma boa noção de como transformar a sua empresa em uma franquia.

Análise de viabilidade financeira

O primeiro passo para se tornar uma franquia é a empresa pode oferecer um tipo de negócio rentável para o empreendedor e, ao mesmo tempo, para a franqueadora.

Esta análise financeira leva em conta quais serão os custos para este modelo de negócio e se será possível obter lucros com o modelo de franquia.

Alguns negócios, por terem um tipo de produto ou serviços muito específicos, e demandarem processos complexos, podem não ser viáveis para replicação em franquia.

Do mesmo modo, se a margem de lucro da empresa for pequena, isso pode não compensar para os futuros franqueados. Em outras palavras, isso resultaria em um tipo de negócio pouco atrativo para os empreendedores.

Enfim, esta primeira análise pode ser mais fácil se a empresa contar com a ajuda de uma consultoria especializada, como a NX Franquias. Pois ela vai identificar mais rapidamente o potencial financeiro do novo modelo.

Imagem de uma calculadora em cima de um montes de moedas e notas (imagem ilustrativa). Texto: modelagem de franquias.
A viabilidade financeira do negócio passa por uma boa análise dos custos da empresa.

Ajustes no modelo de negócio

Advertisement

Juntamente da análise financeira, a empresa também pode fazer alguns ajustes em seu modelo de negócio.

Se ela identificar alguns gargalos nas operações, sejam etapas muitos complexas ou caras, neste momento, pode-se adaptar algumas delas.

Com esta adaptação, os processos podem ficar mais simples e baratos. Como resultado, o seu know-how pode ser mais facilmente replicado em unidades de franquias.

Da mesma forma, a empresa pode precisar de alguns ajustes em sua estrutura interna para criação de setores, bem como na busca por novos funcionários. Portanto, ela pode necessitar de mais pessoas com expertise em franchising.

Além disso, os produtos e/ou serviços podem sofrer alguma alteração para uma melhor adaptação ao modelo de franquia. Isso influencia na capacidade de concorrer com as marcas presentes no seu segmento.

Por falar nisso, nesta etapa, cabe a empresa analisar seus concorrentes e identificar o que eles podem lhe ensinar para esta formatação em franquia e em seus processos internos.

Documentos legais para franquia

Quando a empresa está em processo de formatação em franquia, ela deve também estar atenta aos aspectos legais deste modelo.

O sistema de franchising é regido pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19), que diz que uma empresa deve ter alguns documentos para exercer seu papel de franqueadora.

Um deles é a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento serve como um pré-contrato entre empresa e empreendedor.

Na COF, a franqueadora deve informar sobre a saúde financeira da empresa, os direitos e deveres das partes, bem como o suporte dado aos franqueados.

Com este documento, o interessando pela marca pode analisar vários aspectos legais do negócio antes de assinar o contrato de franquia.

A rede de franquias também deve documentar e proteger seu know-how e sua marca para que não sejam usados por pessoas de fora da relação.

Sendo assim, temos um ebook com alguns cuidados essenciais para abrir uma empresa que podem lhe ajudar neste processo. É só clicar na imagem abaixo!

banner ebook cuidados abrir empresa

Padronização e formalização de processos

O modelo de franquia consiste em replicar um modelo de negócios já consolidado em unidades espalhadas.

Para que isso ocorra, a marca deve realizar a formatação de suas operações internas e de seus processos para que possam ser copiados.

Esta etapa de padronização é feita com a produção de manuais da franquia, que explicam cada etapa dos processos internos e como executá-los no dia a dia.

Os manuais devem ser de fácil entendimento para que franqueados sem muita experiência possam realizar o mesmo trabalho que os demais.

Da mesma forma, a rede pode ofertar aos seus franqueados treinamentos para orientar sobre o modo de produção da marca.

Esta padronização é importante e é a base do sistema de franquias. Unidades que atuarem de maneira diferente podem causar danos à imagem da marca.

Marketing para expansão territorial

Depois de passar pela modelagem de franquias, cabe à empresa buscar parceiros empreendedores para as novas unidades.

O marketing para a expansão da marca pode ser feito por diversos meios, como sites especializados, redes sociais e outras mídias.

Desse modo, a empresa deve fazer dois tipos de marketing. Um para seus clientes, mostrando que a marca mantém sua qualidade e que agora será ainda mais fácil de achá-la.

Pois é importante fazer um fortalecimento da marca da empresa, buscando fidelizar clientes novos. A estratégia também é válida para atrair novos empreendedores que buscam o próprio negócio.

Ou seja, oferecer para eles um modelo de franquia barata e atrativa, com bons lucros e solidez. Ou seja, o que chama atenção para este tipo de empreendimento.

Deseja transformar sua empresa em franquia? Então entre em contato com a NX Franquias pelo link abaixo!

Advertisement
Advertisement