Nanofranquia surge como oportunidade de baixo investimento

Por
em
nanofranquias imagem ilustrativa baixo investimento lucro exponencial
Advertisement

Uma nanofranquia pode ser uma ótima opção com baixo investimento para abrir a sua própria empresa. Acompanhe o texto e descubra como investir neste modelo de negócio.

A crise fez surgir no mercado de franchising o termo “nanofranquia”. Segundo especialistas, a expressão representa negócios com investimento de até R$ 25 mil e que geram faturamento proporcional ao valor investido.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil fechou 2020 com 156.798 unidades de franquias espalhadas por seu território. Juntas, essas empresas tiveram faturamento de R$ 167 bilhões, contribuindo para o Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Os números mostram o quanto o setor de franquias pode ser interessante para quem deseja abrir a própria empresa.

Porém, muitos candidatos a empreendedores não possuem muito capital para investimento. E, mesmo que abrir uma franquia seja mais barato do que iniciar uma empresa do zero, isso requer planejamento.

Esse é o principal público das nanofranquias: os empreendedores que não podem, ou não querem, investir muito em uma empresa. Afinal, a nanofranquia nada mais é do que um negócio com investimento inicial mais em conta. Seu baixo custo é o que mais destaca o negócio no mercado.

Advertisement

Por que investir em uma nanofranquia?

Existem outros benefícios em investir neste modelo de negócio. Para abrir uma nanofranquia, por exemplo, o empresário pode se registrar como Microempreendedor Individual (MEI). Um MEI encontra menos burocracia para abrir uma empresa.

É importante destacar que, mesmo que a franquia seja uma “cópia” de um negócio que já existe, ela constitui uma nova unidade.

Por isso, sua razão social, seu “nome oficial”, deverá ser diferente da franqueadora, sendo necessário registrar a empresa. Apenas o nome fantasia da marca, pela qual ela é conhecida, é utilizada pela franquia.

Além disso, há uma enorme flexibilidade de horários e de rotina. Isso porque grande parte das nanofranquias são do modelo home office. Ou seja, permitem que o empresário trabalhe por conta própria e em casa.

Qual a diferença entre microfranquia e nanofranquia?

Vemos a ilustração de um franqueado segurando, muito sorridente, uma unidade de franquia em suas mãos.
Opções de franquia, microfranquia ou nanofranquia têm ótimo retorno financeiro.

Se você anda pensando em abrir um negócio, ou se já está inserido no franchising, já deve ter ouvido falar das microfranquias. E agora, lendo sobre as nanofranquias, surge a dúvida: os dois modelos de negócio são iguais?

Pensando na forma de aquisição da franquia e suporte da franqueadora, microfranquia e nanofranquia são idênticas, assim como se comparadas às franquias. Na verdade, o que difere todos estes modelos de empresa é o custo de investimento necessário.

A microfranquia

Até alguns anos atrás, o mercado só contava com as franquias e as microfranquias. As microfranquias são negócios que possuem investimento preliminar de até R$ 90 mil.

Com a crise econômica dos últimos anos, porém, mesmo este investimento, considerado baixo para uma franquia, se mostrou alto às possibilidades de crédito disponíveis. Foi por isso que surgiram as nanofranquias.

A nanofranquia

Advertisement

Como citado, uma nanofranquia tem oportunidade de investimento inicial de até R$ 25 mil. Ela também se diferencia porque, como o investimento é menor, o prazo de retorno para os valores é menor.

Assim, o lucro “puro” é conquistado em poucos meses. Esse intervalo varia de acordo com o tipo de atividade e adesão dos consumidores. É possível abrir uma franquia no modelo físico ou home office.

Quando a opção é por uma loja, é comum que o negócio seja aberto em um quiosque, que possui custo mais baixo. Mas isso não significa que o negócio não possa ser instalado em uma loja, só é menos comum, já que os valores de investimento seriam mais altos.

Vale a pena investir na franquia home office?

Já na modalidade home office, o empreendedor atua em casa. Por isso, não é necessário alugar uma loja ou escritório, o que diminui os custos. O franqueado também obtém enorme flexibilidade, já que pode fazer os próprios horários.

Apesar dessa vantagem, o empresário precisa ter muito mais disciplina do que seria necessário em um trabalho, digamos, mais “formal”. Afinal, seu lucro está diretamente ligado ao tempo dedicado a sua franquia.

Por isso, na hora de escolher uma marca de nanofranquia, é importante ter atenção a este aspecto. Caso você possua dificuldade em manter o foco quando está em casa, investir em uma companhia home office pode ser um problema.

A menos, é claro, que você esteja disposto a adaptar a rotina e trabalhar a sua concentração. Esse processo só vai exigir um pouco mais de dedicação, mas poderá proporcionar melhor controle financeiro.

Pode garantir, ainda, uma maior qualidade de vida, já que não haverá o estresse do deslocamento para o trabalho, trânsito, acordar muito cedo, etc.

Vemos que uma mulher está em seu escritório home office. Vemos sobre a mesa seu computador, uma xícara de café, caderno, caneta e aparelho de celular (imagem ilustrativa). Texto: nanofranquia baixo investimento.
O trabalho home office pode proporcionar mais tempo e qualidade de vida ao empreendedor.

Trabalhar em casa também pode permitir uma melhor organização do tempo. Assim, haverá maior possibilidade de cuidado com a alimentação, a prática de atividades físicas, hobbies e momentos com a família.

Para ajudar você a escolher uma nanofranquia, listamos a seguir algumas opções deste modelo de negócio. Continue lendo e descubra se alguma delas se adequa ao seu desejo de empreender!

5 opções de franquias baratas para investir

Procurando por uma franquia barata para investir? Acompanhe os negócios que selecionamos a seguir, opções baratas e lucrativas para abrir.

1. Quisto Corretora de Seguros

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a receita para o setor no ano de 2020 foi de aproximadamente R$ 274 bilhões. Neste ramo, a franquia Quisto Corretora de Seguros é uma opção de investimento em nanofranquias.

Atuando no mercado desde 2012, a Quisto já possui mais de 100 franqueados. Os serviços disponíveis ao consumidor são os mais variados.

Há, por exemplo, o seguro para acidentes pessoais, para automóvel, empresarial, residencial e outras proteções. Assim como serviços de fiança locatícia, financiamento e refinanciamento de veículos e previdência privada. Acompanhe o vídeo completo sobre a Quisto a seguir.

São dois os modelos de Quisto: o loja física e o home office. A opção home office é a que se encaixa na definição de nanofranquia, já que o investimento necessário está estimado em pouco mais de R$ 20 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Acquazero

Um dos principais serviços da Acquazero é a limpeza ecológica de veículos. Para ela, a empresa utiliza apenas 300 ml de água para a higienização completa da parte externa de um carro. A lavagem comum, por outro lado, costuma ter gasto de quase 300 litros.

Além dessa opção, a empresa oferece enceramento, cristalização de vidros, polimento de faróis e muitos outros serviços para o cuidado com o carro.

A seguir, selecionamos um vídeo completo sobre a franquia Acquazero. Acompanhe!

Na hora de abrir uma unidade Acquazero, o empreendedor pode escolher entre o modelo delivery ou loja física. Apenas o primeiro é considerado uma nanofranquia, já que requer investimento de R$ 18 mil.

No delivery, o franqueado comparece à casa ou trabalho do consumidor para realizar o serviço de modo mais cômodo ao usuário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

3. Encontre Sua Viagem

Quem deseja investir no setor do turismo pode optar pela Encontre Sua Viagem. A companhia já possui 500 franqueados pelo Brasil e trabalha em parceria com mais de 1.500 empresas.

São companhias aéreas, hotéis e outras empresas do ramo, que ajudam a garantir as melhores ofertas ao consumidor. Tudo com o suporte atencioso da franqueadora. Você pode conferir tudo sobre a ESV no vídeo abaixo.

Entre os serviços ofertados pela empresa estão cruzeiros, viagens nacionais e internacionais, pacotes de viagem e mais. Um nanofranqueado pode escolher a versão home office da empresa, com investimento de R$ 12 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

4. JAN-PRO

A JAN-PRO é uma franquia especializada na limpeza e conservação de espaços comerciais. O franqueado da marca pode trabalhar com um número reduzido de funcionários ou até por conta própria. A franqueadora oferece suporte completo no registro da empresa e treinamento da equipe.

Outro destaque da companhia é que, assim que adquire a franquia, o empreendedor “ganha” clientes. Esses contatos para atendimento são fornecidos pela JAN-PRO para que o empresário já inicie sua atuação com uma cartela de consumidores.

  • Investimento total: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil ao ano
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

5. Agência KMC

Por fim, fundada em 1995, mas no franchising desde 2016, a Agência KMC é uma nanofranquia de baixo investimento que trabalha com vendas e marketing, principalmente no meio digital.

A atuação do franqueado é facilitada por plataformas próprias da marca e suporte completo da matriz. Entre os serviços oferecidos ao consumidor estão: o desenvolvimento de sites e lojas, campanhas de marketing, análise de mercado e outros.

Para ser um nanofranqueado, o empreendedor precisa optar pela versão home office da agência.

  • Investimento total: R$ 19.900
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: 14 meses

Agora você já conhece as vantagens e vários modelos de nanofranquia! Na dúvida sobre qual tipo negócio investir, você pode encontrar mais dicas no blog da Encontre Sua Franquia.

Por último, lembre-se que fazer um bom planejamento da sua empresa é essencial para o seu sucesso!

*Informações publicadas em Junho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement