Nanofranquia surge como oportunidade de baixo investimento

Por
em
nanofranquias imagem ilustrativa baixo investimento lucro exponencial
Advertisement

Uma nanofranquia pode ser uma ótima opção com baixo investimento para abrir a sua própria empresa. Acompanhe o texto e descubra como investir neste modelo de negócio.

A crise fez surgir no mercado de franchising o termo “nanofranquia”. Segundo especialistas, a expressão representa negócios com investimento de até R$ 25 mil e que geram faturamento proporcional ao valor investido.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil fechou 2020 com 156.798 unidades de franquias espalhadas por seu território. Juntas, essas empresas tiveram faturamento de R$ 167 bilhões, contribuindo para o Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Os números mostram o quanto o setor de franquias pode ser interessante para quem deseja abrir a própria empresa.

Porém, muitos candidatos a empreendedores não possuem muito capital para investimento. E, mesmo que abrir uma franquia seja mais barato do que iniciar uma empresa do zero, isso requer planejamento.

Advertisement

Esse é o principal público das nanofranquias: os empreendedores que não podem, ou não querem, investir muito em uma empresa. Afinal, a nanofranquia nada mais é do que um negócio com investimento inicial mais em conta. Seu baixo custo é o que mais destaca o negócio no mercado.

Por que investir em uma nanofranquia?

Existem outros benefícios em investir neste modelo de negócio. Para abrir uma nanofranquia, por exemplo, o empresário pode se registrar como Microempreendedor Individual (MEI). Um MEI encontra menos burocracia para abrir uma empresa.

É importante destacar que, mesmo que a franquia seja uma “cópia” de um negócio que já existe, ela constitui uma nova unidade.

Por isso, sua razão social, seu “nome oficial”, deverá ser diferente da franqueadora, sendo necessário registrar a empresa. Apenas o nome fantasia da marca, pela qual ela é conhecida, é utilizada pela franquia.

Além disso, há uma enorme flexibilidade de horários e de rotina. Isso porque grande parte das nanofranquias são do modelo home office. Ou seja, permitem que o empresário trabalhe por conta própria e em casa.

Qual a diferença entre microfranquia e nanofranquia?

Vemos a ilustração de um franqueado segurando, muito sorridente, uma unidade de franquia em suas mãos.
Opções de franquia, microfranquia ou nanofranquia têm ótimo retorno financeiro.

Se você anda pensando em abrir um negócio, ou se já está inserido no franchising, já deve ter ouvido falar das microfranquias. E agora, lendo sobre as nanofranquias, surge a dúvida: os dois modelos de negócio são iguais?

Pensando na forma de aquisição da franquia e suporte da franqueadora, microfranquia e nanofranquia são idênticas, assim como se comparadas às franquias. Na verdade, o que difere todos estes modelos de empresa é o custo de investimento necessário.

A microfranquia

Até alguns anos atrás, o mercado só contava com as franquias e as microfranquias. As microfranquias são negócios que possuem investimento preliminar de até R$ 90 mil.

Com a crise econômica dos últimos anos, porém, mesmo este investimento, considerado baixo para uma franquia, se mostrou alto às possibilidades de crédito disponíveis. Foi por isso que surgiram as nanofranquias.

A nanofranquia

Como citado, uma nanofranquia tem oportunidade de investimento inicial de até R$ 25 mil. Ela também se diferencia porque, como o investimento é menor, o prazo de retorno para os valores é menor.

Assim, o lucro “puro” é conquistado em poucos meses. Esse intervalo varia de acordo com o tipo de atividade e adesão dos consumidores. É possível abrir uma franquia no modelo físico ou home office.

Quando a opção é por uma loja, é comum que o negócio seja aberto em um quiosque, que possui custo mais baixo. Mas isso não significa que o negócio não possa ser instalado em uma loja, só é menos comum, já que os valores de investimento seriam mais altos.

Vale a pena investir na franquia home office?

Já na modalidade home office, o empreendedor atua em casa. Por isso, não é necessário alugar uma loja ou escritório, o que diminui os custos. O franqueado também obtém enorme flexibilidade, já que pode fazer os próprios horários.

Apesar dessa vantagem, o empresário precisa ter muito mais disciplina do que seria necessário em um trabalho, digamos, mais “formal”. Afinal, seu lucro está diretamente ligado ao tempo dedicado a sua franquia.

Por isso, na hora de escolher uma marca de nanofranquia, é importante ter atenção a este aspecto. Caso você possua dificuldade em manter o foco quando está em casa, investir em uma companhia home office pode ser um problema.

A menos, é claro, que você esteja disposto a adaptar a rotina e trabalhar a sua concentração. Esse processo só vai exigir um pouco mais de dedicação, mas poderá proporcionar melhor controle financeiro.

Pode garantir, ainda, uma maior qualidade de vida, já que não haverá o estresse do deslocamento para o trabalho, trânsito, acordar muito cedo, etc.

Vemos que uma mulher está em seu escritório home office. Vemos sobre a mesa seu computador, uma xícara de café, caderno, caneta e aparelho de celular (imagem ilustrativa). Texto: nanofranquia baixo investimento.
O trabalho home office pode proporcionar mais tempo e qualidade de vida ao empreendedor.

Trabalhar em casa também pode permitir uma melhor organização do tempo. Assim, haverá maior possibilidade de cuidado com a alimentação, a prática de atividades físicas, hobbies e momentos com a família.

Para ajudar você a escolher uma nanofranquia, listamos a seguir algumas opções deste modelo de negócio. Continue lendo e descubra se alguma delas se adequa ao seu desejo de empreender!

36 opções de franquias baratas para investir

Procurando por uma franquia barata para investir? Acompanhe os negócios que selecionamos a seguir, opções baratas e lucrativas para abrir.

1. Quisto Corretora de Seguros

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a receita para o setor no ano de 2020 foi de aproximadamente R$ 274 bilhões. Neste ramo, a franquia Quisto Corretora de Seguros é uma opção de investimento em nanofranquias.

Atuando no mercado desde 2012, a Quisto já possui mais de 100 franqueados. Os serviços disponíveis ao consumidor são os mais variados.

Há, por exemplo, o seguro para acidentes pessoais, para automóvel, empresarial, residencial e outras proteções. Assim como serviços de fiança locatícia, financiamento e refinanciamento de veículos e previdência privada. Acompanhe o vídeo completo sobre a Quisto a seguir.

São dois os modelos de Quisto: o loja física e o home office. A opção home office é a que se encaixa na definição de nanofranquia, já que o investimento necessário está estimado em pouco mais de R$ 20 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Acquazero

Um dos principais serviços da Acquazero é a limpeza ecológica de veículos. Para ela, a empresa utiliza apenas 300 ml de água para a higienização completa da parte externa de um carro. A lavagem comum, por outro lado, costuma ter gasto de quase 300 litros.

Além dessa opção, a empresa oferece enceramento, cristalização de vidros, polimento de faróis e muitos outros serviços para o cuidado com o carro.

A seguir, selecionamos um vídeo completo sobre a franquia Acquazero. Acompanhe!

Na hora de abrir uma unidade Acquazero, o empreendedor pode escolher entre o modelo delivery ou loja física. Apenas o primeiro é considerado uma nanofranquia, já que requer investimento de R$ 23 mil.

No delivery, o franqueado comparece à casa ou trabalho do consumidor para realizar o serviço de modo mais cômodo ao usuário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

3. Encontre Sua Viagem

Quem deseja investir no setor do turismo pode optar pela Encontre Sua Viagem. A companhia já possui 500 franqueados pelo Brasil e trabalha em parceria com mais de 1.500 empresas.

São companhias aéreas, hotéis e outras empresas do ramo, que ajudam a garantir as melhores ofertas ao consumidor. Tudo com o suporte atencioso da franqueadora. Você pode conferir tudo sobre a ESV no vídeo abaixo.

Entre os serviços ofertados pela empresa estão cruzeiros, viagens nacionais e internacionais, pacotes de viagem e mais. Um nanofranqueado pode escolher a versão home office da empresa, com investimento de R$ 12 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

4. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

5. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

6. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

7. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12.490,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 7 meses

9. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

11. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

12. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

13. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

14. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

15. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7.990,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: até 2 meses

16. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Advertisement

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

17. Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

18. Keep Charged

A Keep Charged é uma franquia que instala carregadores de celulares em restaurantes e outros locais.

Cada carregador possui um display para publicidade, e é assim que o franqueado lucra com o negócio.

Com ela, seu trabalho será prospectar anunciantes e pontos para os carregadores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

19. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

20. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

21. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

22. Orgânica – Franquia Digital

A Orgânica é uma rede especialista em produtos de beleza naturais e, agora, tem uma franquia exclusivamente digital.

Com o negócio, você vai oferecer vários cosméticos orgânicos. Por exemplo, fragrâncias, produtos para banho, cabelos, home SPA, itens skin care e mais.

O negócio online é simples. Você terá uma loja online, e vai divulgar esse site para que as pessoas comprem nele. A franqueadora vai realizar as entregas direto para o cliente, para que você não tenha que se preocupar com a logística.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

23. PanMinas

A PanMinas é uma franquia on-line que oferece um amplo catálogo de utensílios domésticos. Os consumidores podem comprar por meio do site do franqueado.

O catálogo da rede oferece produtos voltados para o dia a dia da casa, que são entregues pela franqueadora.

Para o franqueado, é uma forma de investir pouco em um negócio e ter também um baixo custo de manutenção do empreendimento. Isso já que a franquia é home office e não requer estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6.999,00
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

24. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

25. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

26. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

27. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

28. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

29. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

30. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

31. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

32. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

33. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

34. UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino superior que trabalha por meio de parcerias institucionais. Ela oferece cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e mais.

O perfil de franqueado procurado pela UniAteneu é de pessoas que já tenham experiência no segmento educacional.

A franqueadora destaca que a participação e dedicação do franqueado na condução do negócio é essencial, e aumenta significativamente os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

35. JAN-PRO

A JAN-PRO é uma franquia especializada na limpeza e conservação de espaços comerciais. O franqueado da marca pode trabalhar com um número reduzido de funcionários ou até por conta própria. A franqueadora oferece suporte completo no registro da empresa e treinamento da equipe.

Outro destaque da companhia é que, assim que adquire a franquia, o empreendedor “ganha” clientes. Esses contatos para atendimento são fornecidos pela JAN-PRO para que o empresário já inicie sua atuação com uma cartela de consumidores.

  • Investimento total: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil ao ano
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

36. Agência KMC

Por fim, fundada em 1995, mas no franchising desde 2016, a Agência KMC é uma nanofranquia de baixo investimento que trabalha com vendas e marketing, principalmente no meio digital.

A atuação do franqueado é facilitada por plataformas próprias da marca e suporte completo da matriz. Entre os serviços oferecidos ao consumidor estão: o desenvolvimento de sites e lojas, campanhas de marketing, análise de mercado e outros.

Para ser um nanofranqueado, o empreendedor precisa optar pela versão home office da agência.

  • Investimento total: R$ 19.900
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: 14 meses

Agora você já conhece as vantagens e vários modelos de nanofranquia! Na dúvida sobre qual tipo negócio investir, você pode encontrar mais dicas no blog da Encontre Sua Franquia.

Por último, lembre-se que fazer um bom planejamento da sua empresa é essencial para o seu sucesso!

*Informações publicadas em Junho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement