Aqui estão 20 cuidados essenciais para abrir uma empresa

Por
em
placa de open na fachada loja imagem ilustrativa abrir empresa
Advertisement

Se você está pensando em empreender, esse conteúdo pode ser um divisor de águas. Aqui, você poderá descobrir as vantagens de abrir uma empresa e como colocá-la em prática da melhor forma.

Abrir uma empresa é algo que gera receios e dúvidas. “Devo mesmo empreender? Qual o melhor setor? Os consumidores terão interesse no meu negócio?”.

Nós sabemos de todas essas preocupações. Afinal, a Encontre Sua Franquia é uma holding, que demandou muita dedicação para se tornar o que é hoje. E tudo começou com o planejamento e uma série de cuidados na hora de abrir o negócio.

O ponto principal é o planejamento, que deverá passar por uma série de etapas. Você está pronto para um mundo de conhecimento? Então vamos lá!

Quais as vantagens de abrir uma empresa formal?

Segundo pesquisa, 66% dos brasileiros querem abrir o próprio negócio, pois sabem que isso pode trazer autonomia e liberdade. 

Mas, além destes dois pontos, existem vários benefícios em começar um negócio formal. Conhecê-los é fundamental, para ter a certeza de que você está investindo com as metas certas. Nosso objetivo, nesse tópico, é apresentar algumas vantagens do empreendedorismo.

Advertisement

Trabalhar por conta própria

Quando você investe seu tempo e dinheiro em algo próprio, pode fazer os seus horários e planos. Pode, também, encontrar maior satisfação no trabalho, pois os resultados serão usufruídos por você.

Segurança na atuação

Advertisement

Quem não possui um CNPJ, corre o risco de ser denunciado por crime de sonegação. Registrar a sua empresa evita problemas com o fisco.

Proteção de patrimônio pessoal

Dívidas da empresa, são dívidas da empresa. Mas, se uma companhia informal adquire dívida, os débitos podem ser cobrados do patrimônio pessoal do empreendedor. O resultado pode ser desastroso, afetando todas as contas de casa. 

Porém, abrir uma empresa protege o patrimônio do empresário, desde que a companhia seja do tipo EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou LTDA (Sociedade Limitada). 

Segurança ao cliente

Clientes confiam mais em empresas do que em profissionais informais. Afinal, com uma nota fiscal e contrato registrado, as chances de que o acordo seja cumprido são bem maiores. Sem dúvida, ter um CNPJ é uma vantagem perante empresas informais.

Profissionais mais especializados

Profissionais capacitados e especializados têm mais interesse em trabalhar em uma empresa, e crescerem com ela, do que se manterem na informalidade. Até porque, uma empresa pode oferecer benefícios como INSS, férias remuneradas e outros direitos trabalhistas.

pessoa fazendo anotações em post-it
É importante listar as competências necessárias para cada profissional, pois isso vai facilitar sua procura.

Mais crédito disponível

Bancos e financeiras possuem linhas de crédito específicas para empresas. Assim, é mais fácil obter valores para capital de giro e outras aplicações no negócio. Juros e prazos também costumam ser mais atraentes do que os de empréstimos e financiamentos para pessoas físicas.

Negociação com fornecedores

Adquirir insumos em nome de uma empresa também pode ser mais barato e simples. Isso porque, o fornecedor entende que poderá criar um relacionamento duradouro com o empreendedor.

Expandir os negócios

Expandir os produtos para o exterior e participar de licitações são opções só disponíveis para empresas registradas. A regra é a mesma para a inscrição em rodadas de negócios ou feiras do setor.

Economia de impostos

Um empreendedor registrado pode optar pelo modelo de tributação do Simples Nacional, disponível para quem fatura até R$ 4,8 milhões por ano. Mais do que permitir a economia de impostos, o Simples facilita o seu pagamento. Afinal, 8 tributos, estaduais, municipais e federais, são unificados em uma única guia de pagamento.

Previdência Social

Como já citado, abrir uma empresa de modo formal atrai bons profissionais. Mas mais do que isso: um CNPJ facilita o pagamento de direitos trabalhistas, como o INSS e o FGTS. Além de atrair trabalhadores, esse tipo de cuidado evita o ajuizamento de demandas trabalhistas contra o negócio.

A seguir, você vai ver o que precisa fazer para abrir uma empresa. Continue lendo!

Cuidados para abrir seu próprio negócio

Na hora de abrir uma empresa, todo empreendedor deve ter atenção a alguns cuidados. Sem eles, a formalização e o planejamento do negócio ficam comprometidos, assim como o sucesso da empreitada.

1. Perfil empreendedor

Ter perfil empreendedor significa possuir conhecimentos e habilidades para desenvolver um negócio, em todas as suas frentes. Mesmo quem já possui esse perfil deve desenvolvê-lo, estudando sobre a administração de negócios, o setor de atuação desejado e como gerenciar pessoas. 

Investir em cursos, leituras, ou mesmo em uma formação universitária vai tornar o processo de criação da empresa muito mais simples. Afinal, você terá os conhecimentos necessários para tal.

2. Capacitação profissional

Se você já sabe como gerenciar uma empresa, é hora de se tornar o melhor no seu setor. Para isso, você precisa dominar plenamente a área de atuação do seu negócio. Procure por livros e vídeos sobre o setor e produto, realize cursos, compareça a eventos. Os clientes tendem a confiar mais nos experts na atividade.

Para tornar seu negócio mais atrativo, busque referências também no exterior. O que as empresas do seu ramo oferecem fora do Brasil? Há novidades no mercado?  Na hora de se destacar perante a concorrência, uma empresa precisa de diferenciais.

3. Escolha dos sócios

A sociedade em uma empresa é, muitas vezes, algo comparado a um casamento. É necessário que as duas ou mais pessoas estejam completamente engajadas, e que elas possuam sintonia. Sintonia não é concordar em tudo, mas ter um objetivo comum e formas semelhantes de buscá-lo. 

Por isso, na hora de escolher um sócio, fuja das opções mais simples, como familiares ou o seu melhor amigo. É claro que essas pessoas podem ser ótimos sócios, mas você deve levar em conta aspectos além da afinidade. Um parceiro de negócios deve agregar sua visão e conhecimento à empresa, para que ela cresça de modo saudável e exponencial.

Outro ponto importante na escolha de um sócio é a divisão do investimento e lucro. Todos os aspectos da sociedade devem aparecer em contrato, para que atritos na relação não afetem a empresa futuramente.

4. Contrato social

O contrato social de uma empresa funciona como a certidão de nascimento do negócio. É nele que aparecem o nome da companhia, seu endereço, atividade, capital social, sócios, divisão de lucros e mais. O documento deve ser o mais detalhado possível, e contar com o auxílio de um contador para a sua formatação.

O contrato social é utilizado para o registro do negócio nos órgãos competentes. Isso inclui, por exemplo, o registro na Junta Comercial, o que abre formalmente a empresa.

5. Análise de mercado

Olhando de fora, vários setores do mercado podem parecer bons investimentos. Para ter certeza desse bom investimento, porém, é necessário conhecer o mercado a fundo. Como andam os ganhos do setor? As empresas do ramo têm obtido bom lucro? Quem são os fornecedores e consumidores? 

Informações completas são importantes para o planejamento de uma empresa. Sabendo onde o seu dinheiro será investido, o empresário consegue projetar os seus ganhos e dificuldades. 

computador com gráficos representando análise de mercado
A análise detalhada de mercado dá mais segurança de que um negócio terá sucesso no ramo.

Um modelo de negócio que facilita esse investimento mais seguro é o de franquia. Afinal de contas, a empresa responsável faz todo um estudo para entender se cabe uma unidade do negócio na localidade do investidor. Você pode entender o que é uma franquia clicando aqui.

6. Estudo dos concorrentes

No Brasil, existem 4,5 milhões de empresas, atuando nos mais variados setores. Para se destacar entre tantos, os negócios precisam ter diferenciais. Quais serão os seus? 

Na hora de responder a essa pergunta, saiba o que os seus concorrentes diretos estão fazendo. É importante conhecê-los o máximo possível: sua estratégia de vendas e de marketing, quem são seus clientes, o posicionamento no mercado, modo de operação e mais. Sempre avalie os pontos fortes e fracos das empresas, e o que a sua companhia pode fazer para ser melhor. 

Com todas essas informações, será mais fácil definir o melhor modo de agregar valor ao seu empreendimento. Há vezes em que não é necessário mudar o produto ou serviço: apenas o seu modo de fazer, ou seu tipo de atendimento, são bons diferenciais perante outros negócios. Mas, se for possível suprir uma demanda ainda não atendida dos consumidores, ainda melhor.

7. Contabilidade

Manter o aspecto tributário da empresa em dia é algo mais do que essencial. Tanto no momento de abertura do negócio, quanto depois, durante o seu funcionamento. Até porque, problemas com o fisco podem gerar multas e outros incômodos para a manutenção da companhia. 

Por isso, vale a pena ter o auxílio de um contador, interno ou externo. Aliás, contar com esse tipo de assessoria é obrigatório para todo tipo de empresa, excluídos os Microempreendedores Individuais (MEI) .

Um contador também é essencial para o controle do caixa de um negócio. É ele que vai acompanhar gastos e lucro, fazer projeções e indicar mudanças para a melhor saúde financeira do empreendimento.

8. Registros e licenças

São muitos os registros e licenças necessárias para que uma empresa funcione de modo formal e dentro da legalidade. Solicitar cada uma delas trará maior facilidade em obter crédito no mercado, além de evitar problemas com a fiscalização.

Você pode contar com o auxílio de um contador para dar entrada nos pedidos de documentação. Geralmente, os registros e licenças incluem:

  • Contrato social, atas de reuniões etc., registrados na Junta Comercial;
  • CNPJ, registrado na Receita Federal;
  • Previdência Social;
  • Alvará de funcionamento, concedida pela Prefeitura Municipal;
  • Licença ambiental, concedida por  órgãos estaduais e municipais de meio ambiente;
  • Licença sanitária, concedida por órgãos municipais, estaduais ou federais de vigilância sanitária;
  • Vistoria de segurança, realizada pelo Corpo de Bombeiros;
  • Inscrição estadual, realizada na Secretaria de Estado da Fazenda.

9. Definição de metas

Onde a sua empresa quer chegar? Um cuidado essencial na hora de abrir um negócio é estabelecer metas. Principalmente, metas possíveis. 

Trace um planejamento: quantos clientes você pretende atender? Qual o faturamento necessário? Que métricas você precisa alcançar para superar seu principal concorrente no mercado? Esclarecer objetivos e os passos para realizá-los torna muito mais simples colocar os planos em prática.

10. Custos iniciais

É preciso pagar pelos registros e licenças necessárias na hora de abrir uma empresa. Mas os custos iniciais de um negócio vão bem além, e devem ser listados com cuidado. Apenas assim o empresário obtém a certeza dos valores, para começar seu empreendimento a todo o vapor.

No planejamento de custos iniciais, devem aparecer o aluguel ou a compra do espaço para o negócio; seus equipamentos e máquinas; decoração; contas de telefone, internet, energia elétrica e água; compra de insumos; gastos com funcionários; consultoria ou contratação de um contador etc. 

Detalhe as informações ao máximo, inclusive conversando com especialistas e conhecidos que já abriram uma empresa. Acertar no valor do financiamento do banco será muito mais simples, por exemplo.

11. Reserva de capital

Imagine iniciar um negócio e adquirir todo o necessário, mas logo depois perceber que alguns insumos faltaram, ou simplesmente acabaram antes do previsto. 

Imprevistos são mais do que comuns em um negócio, e ter dinheiro para supri-los é um dos cuidados essenciais para o empreendimento. Assim, sempre insira no planejamento alguns valores extras para a reserva de capital. Dessa forma, não será necessário obter empréstimos de última hora, vender algum bem ou interromper a produção ou atendimento. 

Lembre-se, porém, de usar esse capital com sabedoria. Uma reserva é indicada para emergências, e não para “caprichos” ou gastos pouco úteis para o crescimento do negócio.

12. Regime de tributação

Ao abrir uma empresa, o empreendedor pode escolher entre três tipos de tributação. São eles: o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada uma das opções é indicada para um volume máximo de faturamento anual. A escolha pelo melhor modo de tributação pode permitir economia e maior facilidade em se manter em dia com o fisco.

13. Conhecer o cliente

Conhecer o seu cliente garante que você saiba como deve vender seu produto ou serviço. Não adianta oferecer um bom trabalho: é preciso conversar com seu público-alvo e atender exatamente aos seus anseios. O que o consumidor deseja? 

14. Planejamento de vendas

Descubra qual o melhor modo de realizar as suas vendas. O seu produto se daria bem no e-commerce? Sua loja será física ou apenas home based? Quais serão os canais de distribuição do serviço? Principalmente: como o seu cliente deseja ser atendido? Definidos esses aspectos, você poderá traçar metas e estabelecer o melhor método para alcançá-las.

15. Ponto comercial

Escolher o ponto comercial do seu negócio é algo que precisa levar em conta um série de fatores. Por exemplo: onde o atendimento ao cliente será realizado. O espaço da sua loja vai receber clientes? Se sim, é importante que ele seja organizado de acordo com as necessidades do consumidor.

Produtos em uma loja requerem prateleiras que os tornem atrativos. O espaço disponível deve permitir a instalação dessas prateleiras e o trânsito confortável dos usuários. 

Ao mesmo tempo, avalie a localização da loja na cidade. Ela tem fácil acesso ao seu público-alvo?

Agora, se o atendimento do cliente não for presencial, a configuração do ambiente poderá mudar. Normalmente, nesses casos, é preciso pensar na facilidade de acesso dos fornecedores, e no acesso dos seus colaboradores.

Uma pequena empresa pode até funcionar na sua casa, dependendo do ambiente e da atividade. A atuação home based é cada vez mais comum no mercado.

Também vale a pena avaliar se o endereço escolhido está em uma área comercial ou residencial. Regiões residenciais são mais pacatas, e é difícil atrair consumidores apenas por uma fachada.

Espaços comerciais, por outro lado, possuem tráfego mais intenso, e podem garantir maior número de consumidores. Uma região comercial ainda facilita as atividades da empresa, por ter acesso mais simples dos fornecedores.

moça fazendo compras no supermercado imagem ilustrativa abrir empresa
Os consumidores prezam pela facilidade de acesso às lojas e também pela disposição de seus produtos.

Ao mesmo tempo, precisam ser avaliadas as questões burocráticas de um negócio. Existem atividades que não podem ser exercidas em determinados pontos da cidade. Essas restrições devem ser avaliadas junto a Prefeitura Municipal, como um dos primeiros passos no planejamento do negócio.

16. Estrutura física

Logo após definir o local do empreendimento, é preciso adaptá-lo. Quais as estruturas e móveis necessários? 

Em muitos casos, é necessário realizar reformas no espaço. Os custos dessas reformas também precisam ser inseridos no seu orçamento de custo inicial. É importante que o local seja planejado por um arquiteto ou engenheiro, para que a estrutura se mantenha funcional e segura.

17. Networking

Abrir uma empresa requer sempre parcerias profissionais, com empreendedores da sua área e com aqueles que poderão se tornar clientes no futuro. 

Para garantir um bom networking, converse com o maior número de pessoas do setor. Fale sobre seu empreendimento sempre que possível, compareça a eventos da sua área de atuação. Todos esses recursos vão fazer com que as pessoas se lembrem mais facilmente do seu negócio, seja para contratá-lo, seja para indicá-lo a conhecidos.

18. Estratégias de marketing

O marketing é essencial para a divulgação do seu negócio. Seus métodos são diversos, e precisam ser planejados de acordo com a sua área de atuação, marca e público. As ações de marketing da sua empresa podem incluir, por exemplo, panfletos, cartões de visita, outdoors, redes sociais, envio de e-mails, conteúdo na web e muito mais. 

Estude sobre o seu nicho de mercado e sobre como o seu público recebe o marketing de seus concorrentes. Assim, suas escolhas serão mais acertadas, inclusive se for necessário adaptar as ações praticadas por outras companhias.

19. Funcionários

Para garantir o sucesso da sua empresa, é necessário contar com colaboradores empenhados no crescimento do negócio. Ao mesmo tempo, eles precisam ser experts em sua área de atuação, para que os melhores resultados sejam obtidos. 

Na hora de contratar talentos, avalie também se eles possuem a mesma visão e valores da empresa. Isso vai facilitar a sintonia entre a equipe e o alcance das metas.

20. Plano de negócios

Todos os cuidados e informações citadas até aqui devem aparecer no seu plano de negócios. Um plano de negócios nada mais é do que o documento que define todos os objetivos de uma empresa, e como essas metas serão alcançadas. Por isso, ele deve incluir:

  • Um detalhado estudo de mercado;
  • O planejamento financeiro e de reserva de caixa da companhia;
  • Colaboradores necessários;
  • Previsão de vendas, máquinas, equipamentos e espaço;
  • Principais clientes;
  • Previsão de faturamento mensal;
  • Missão, Visão e Valores da empresa;
  • Tipo do negócio, enquadramento jurídico e tributário;
  • Descrição dos principais produtos e serviços;
  • Capital social;
  • Fonte de recursos;
  • Estudo dos fornecedores etc.

Sem um plano de negócios bem estruturado, seu empreendimento dificilmente sairá do papel. Ou pior: seu negócio pode enfrentar vários percalços evitáveis. Dedique-se ao planejamento da sua empresa!

Agora que você já sabe os cuidados essenciais para abrir uma empresa, é hora de colocá-los em prática. Com visão de negócio e dedicação, a sua companhia tem tudo para ser um sucesso.

Franquia: uma opção mais simples para abrir empresa

Na hora de começar um negócio, vários cuidados são importantes, como você pôde ver ao longo do texto. Mas todas essas etapas são necessárias realmente se o objetivo for iniciar um negócio do zero.

Afinal de contas, se você optar por uma franquia, todas as etapas já estarão estruturadas. Será preciso apenas colocá-las em prática.

Uma franquia é um modelo de negócio em que você vai abrir uma nova unidade de uma empresa que já existe. As lojas McDonald’s, por exemplo, são franquias da marca.

Isso significa que, para empreender, você vai receber todo o plano já definido da empresa. O plano de negócio, auxílio para encontrar um ponto comercial, suporte de marketing e os demais aspectos necessários.

Dessa forma, fica mais simples começar a empresa e colocá-la “para rodar”, obtendo o lucro esperado. Você pode entender melhor sobre as vantagens e desvantagens de uma franquia, e como ela funciona, clicando aqui.

Leia também nosso conteúdo sobre franquias baratas (basta clicar no botão abaixo)! Assim, você poderá conferir opções de negócio que combinam com o seu perfil.

Se preferir, você ainda pode contar com consultoria para entender qual o melhor modelo de negócio para você. Basta acessar: henriquemol.com.br

Advertisement
Advertisement