O que é intraempreendedorismo? (dica valiosa para escolher sua franquia)

Por
em
Pessoas em uma reunião informal de trabalho. Imagem ilustrativa de texto o que é intraempreendedorismo.
Advertisement

Todo mundo tem uma ideia do que seja empreendedorismo. No entanto, ainda há uma certa dúvida sobre o que é intraempreendedorismo e como ele pode ser útil a empresas e franquias.

A inovação de produtos e serviços move o mercado e fortalece marcas, trazendo um destaque às empresas que conseguem apresentar novidades para os clientes.

Na hora de abrir uma franquia, vale a pena buscar por marcas desse tipo. Assim, você terá mais segurança de trabalhar em um negócio que vai estar em constante evolução, potencializando seu sucesso.

Este trabalho de inovar deve fazer parte da estrutura da empresa. Por isso, muitas delas investem no intraempreendedorismo. Mas afinal, o que significa este conceito?

Entenda o que é intraempreendedorismo

A grosso modo, conceituar o que é o intraempreendedorismo significa dizer empreendedorismo dentro de uma empresa. E é diferente do empreendedorismo, que é a busca pelo próprio negócio.

Esta prática cada vez mais faz parte da estrutura das empresas, que buscam pessoas com talento para inovar, enxergar formas diferentes de fazer as coisas.

Isso é fruto de um mercado muito competitivo, onde pequenas mudanças podem alavancar vendas e lucros.

O intraempreendedorismo é a busca por um novo produto ou serviço que seja trabalhado pelas mentes dos próprios funcionários da empresa. E para isso, elas buscam talentos, tanto do mercado, como nos seus próprios quadros.

Dessa forma, pessoas com perfil empreendedor surgem como foco de várias empresas, pois podem oferecer para a marca uma maneira alternativa de produzir.

Algumas empresas possuem um núcleo de inovação, mas costumam ser lugares com maiores estruturas e funcionários. Nelas, já há uma cultura organizacional para fomentar o intraempreendedorismo.

No entanto, as pequenas empresas também estão descobrindo o que é o intraempreendedorismo. Assim, cada uma busca incentivar seus trabalhadores a criar novas práticas dentro da empresa.

Da mesma forma, a empresa precisa internalizar o intraempreendedorismo, dando suporte para que as pessoas possam colocar suas ideias em prática.

Com esta inovação, as empresas buscam maior competitividade e maior eficiência no seu jeito de trabalhar. E isso passa pela capacidade de seus funcionários de pensarem além das práticas rotineiras.

Do mesmo modo, a competitividade é apenas uma das vantagens deste intraempreendedorismo, como veremos à frente.

Imagem de uma xícara de café e uma pessoa fazendo anotações em um bloco. Imagem ilustrativa de texto o que é intraempreendedorismo.
As ideias podem surgir em vários momentos do cotidiano da empresa.

Vantagens do intraempreendedorismo

Uma empresa que já entendeu o que é intraempreendedorismo há mais tempo consegue se destacar frente às suas concorrentes.

Se esta cultura de inovação está enraizada nos funcionários, há sempre uma busca por novas ideias.

O intraempreendedorismo pode fomentar o surgimento de ideias que podem cortar curtos de produção, por exemplo.

Um funcionário que executa determinado trabalho pode ser incentivado a buscar formas mais eficientes de realizá-lo.

Da mesma forma, a empresa pode incentivar financeiramente seus colaboradores, pois a inovação pode trazer lucros.

Ainda mais, a cultura de inovação permite que funcionários com boas ideias possam compartilhá-las sem terem medo de serem reprimidos ou censurados.

Por exemplo, se há uma cultura de inovação da empresa, os funcionários estão sempre buscando agilidade na gestão de tarefas. Ou seja, novas formas de executar que potencializem o trabalho e o tornem mais eficiente.

Propor um ambiente colaborativo para os empregados faz com que eles se mantenham motivados a se envolverem com os objetivos da instituição.

Em suma, a empresa que incentiva o intraempreendedorismo pode ganhar de duas formas. Uma: os funcionários desenvolvem algo que agregue valor aos produtos e serviços já executados pela empresa.

Então, podem surgir até produtos ou serviços fora do ramo de atuação da empresa, que podem gerar dividendos, aumentando o leque de atuação da marca.

Juntamente com os ganhos para a empresa, também há uma maior motivação e engajamento dos funcionários para a prática. Com isso, o intraempreendedorismo se torna cada vez mais parte do dia a dia da empresa.

Mulher explicando algo para um homem.
Os funcionários devem conversar entre si para gerar boas ideias.

Como aproveitar o intraempreendedorismo na sua franquia?

Como vimos, as empresas que criam um ambiente empreendedor podem se destacar frente aos seus concorrentes. E isso não é diferente no mercado de franquias.

O franchising é um setor com muita inovação, e as franquias buscam cada vez mais novas oportunidade para se destacar. Muitas delas buscam franqueados que tenham um perfil não só empreendedor, mas também inovador.

Dessa forma, as marcas querem mentes inquietas e inovadoras para seus quadros de franqueados, incentivando a busca por novas ideias.

Com isso, a marca também mostra para os empreendedores que a inovação será boa para a franquia, assim como para a sua unidade.

Conseguindo este engajamento, as franqueadoras conseguem maximizar seus esforços para evoluir seu modo de produção e seus produtos e serviços. Para facilitar, já na Circular de Oferta de Franquia (COF) deve vir explicitado este engajamento pelo intraempreendedorismo.

Da mesma forma, algumas franquias que descobriram mais tarde o que é o intraempreendedorismo, agora incentivam seus franqueados que demonstrem descontentamento com os processos atuais a oferecem soluções inovadoras.

No entanto, deve-se criar um ambiente de pensamento coletivo entre os franqueados e a franquia, para que fique claro o potencial de melhora que pode trazer novas ideais.

Esta cultura precisa vir de cima. Os líderes precisam promover autonomia dos colaboradores e, ao mesmo tempo, trabalhar os pontos mais fortes de cada indivíduo.

Para mais conteúdos sobre franquias e empreendedorismo, continue ligado no nosso blog da Encontre Sua Franquia. Você também pode ler o artigo: franquias baratas para investir em 2021.

Advertisement
Advertisement