Para decidir qual o melhor tipo de negócio para abrir, o empreendedor deve analisar bem mercado, as opções de atuação, bem como o seu próprio perfil.
É um processo que não deve ser feito com pressa, buscado, portanto, a melhor solução para ser dono do próprio negócio e ganhar dinheiro.
Porém, se você não quer esperar mais, seja por urgência ou por vontade de empreender, é possível iniciar um novo negócio ainda em 2021, como mostraremos a seguir.
Em que empreender em 2021?
O mercado é amplo, com oportunidade de negócio para todos os tipos de empreendedores. Sejam aqueles com menos dinheiro ou com mais capital para investir.
Alguns setores tem se destacado nos últimos meses, e pode ser uma boa prestar atenção neste nichos de mercado.
Um deles é o e-commerce. Iniciar uma loja virtual é uma boa opção, tendo em vista o crescimento deste tipo de comércio.
Isso porque, em 2020, o e-commerce brasileiro teve um saldo positivo de 73,88%, com o faturamento aumentando cerca de 83,68% neste período.
Os dados acima são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.
Além disso, o comércio por delivery se destaca, uma vez que foi impulsionado pela pandemia do novo coronavírus e as restrições de circulação.
Nesse sentido, não apenas a entrega de produtos, mas também a realização de serviços na casa do cliente, dos mais variados tipos, contribuíram com os resultados.
Outro setor para quem quer abrir um negócio é no ramo de alimentação saudável, entre eles os de comida fitness e alimentação vegana.
De acordo com uma pesquisa do IBOPE, cerca de 55% dos brasileiros afirmam que consumiriam mais produtos veganos se os ingredientes estivessem indicados na embalagem.
Ainda, cerca de 60% escolheriam a opção vegana se tivesse o mesmo preço do produto que costumam consumir
Estes são apenas alguns dos mercado em destaque, mas existem diversos outros. Sendo assim, cabe ao empreendedor escolher aquele que melhor combina com o seu perfil e com a localidade na qual irá investir.

Como escolher o melhor tipo de negócio para abrir?
Assim como falamos, quem busca qual o melhor tipo de negócio para abrir deve se atentar para alguns detalhes desta escolha.
Por exemplo, não basta que o negócio seja atrativo se ele está em um mercado que não lhe atrai. Ou então em um modelo de negócio para o qual você não possui as características necessárias.
É como escolher um prato de comida lindo na vitrine, cheirando bem e tudo mais. Contudo, você não gosta da maioria dos ingredientes e, ainda, é alérgico a alguns deles.
Nesse sentido, você deve avaliar o seu perfil, entender quais das suas qualidades serão importantes e representam um diferencial para o negócio.
Para quem está começando, é preciso ter em mente que é necessário muita dedicação. Porém, é mais difícil se dedicar a algo que não se encaixa às suas qualidades.
Assim, uma pessoa extrovertida pode investir em um negócio de vendas de produtos, com contato direto com os clientes. No entanto, este negócio não é indicado para pessoas muito tímidas.
Outro ponto a se analisar é o mercado local. O empreendedor deve analisar diversos aspectos para iniciar o empreendimento em uma região que o favoreça.
Mesmo a planta mais forte e bem cuidada pode morrer em um terreno infértil. Sem os nutrientes certos no solo, ela não conseguirá se desenvolver.
Do mesmo modo é um negócio. Se na região não houver o seu público-alvo, ou então, muita concorrência para dividir os clientes, pode tornar o seu empreendimento inviável.
Entenda o modelo de franquia para investir
Para quem busca montar um negócio, o modelo de franquia é uma boa opção, principalmente para agilizar o processo do empreendedorismo.
O modelo de franquia consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado).
Com isso, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.

Dessa forma, cada unidade da franquia é igual a outra, oferecendo os mesmo produtos ou serviços, com o mesmo modo de atendimento.
Todo este know-how é transmitido por meio de um contrato de franquia, que costuma ter diferentes durações. Pode ser uma parceria de cinco anos ou chegar até 10 anos.
É um formato de empreendimento muito atrativo para os investidores e vamos mostrar o porquê.
Vantagens de abrir uma franquia
Para quem busca qual o melhor tipo de negócio para abrir, deve conhecer o modelo de franchising. É um segmento forte no mundo e tem cada vez mais tomado o mercado brasileiro.
Para se ter uma ideia, somente em 2020, as franquias faturaram mais de R$ 167 bilhões, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O formato de franquia possui diversos pontos positivos que facilitam o processo para quem está começando um negócio. Vamos conhecer alguns deles?
Modelo de negócio predefinido
Quando o empreendedor investe em uma franquia, ele recebe uma empresa formatada, já com um plano de negócio definido.
Nesse sentido, ele sabe o quanto terá de investir na instalação da unidade com reformas, estoque, adaptações, questões burocráticas, capital de giro, entre outros custos.
Da mesma forma, o negócio possui uma operação e uma estrutura predefinida, baseada nos estudos da franqueadora e de suas experiências com outras unidades.
Assim, é um modelo de negócio mais enxuto, voltado para que seja mais simples sua instalação em unidades espalhadas pelo território.
É como receber um mapa indicando o caminho que você deve seguir, mostrando as partes perigosa e onde você deve tomar mais cuidado.
Inteligência de mercado
Além de um plano de negócios, o modelo de franquia também apresenta uma expertise no mercado no qual ela atua.
Com o tempo, a franqueadora adquire experiência com a aberta de unidades e consegue identificar melhor seu lugar no mercado.
Nesse sentido, a marca possui um negócio onde estão incluídas as melhores ações para o desenvolvimento do negócio.

Além de adquirir conhecimento com suas outras unidades, a franqueadora também está atenta ao mercado e seus concorrentes.
Dessa forma, ela já analisou o que tem dado certo no segmento e o que deu errado, trazendo para ela as melhores práticas.
Do mesmo modo, ela conhece o público-alvo e possui esta inteligência de mercado que uma empresa que começa do zero demora a conseguir. Assim, já sabe qual o melhor tipo de negócio para abrir.
Suporte da franqueadora
Uma grande vantagem do modelo de franquia são os suportes que a franqueadora oferece para os novos empreendedores.
Além de ter um plano de negócio definido pela marca, o franqueado conta com o apoio da empresa para seguir este plano.
Por exemplo, o franqueado recebe treinamentos diversos para conhecer a operação da franquia, como fazer a gestão e o marketing da unidade.
Assim, ao abrir uma empresa de serviços, o franqueado recebe instrução para a execução destes serviços.
Outro apoio da franqueadora é para questões burocráticas. Quando a franquia é instalada em um ponto comercial, são necessárias licenças e alvarás. A franqueadora orienta para conseguir esta documentação.
Além disso, existem manuais da franqueadora, suportes para sanar dúvidas no dia a dia da unidade, entre outros.
Os suportes devem vir detalhados na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importante nas tratativas iniciais entre empreendedor e franqueadora.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Um apoio importante é para as ações de marketing. A franqueadora orienta a melhor forma de atrair o público, além de produzir alguns tipos de materiais para redes sociais, por exemplo.
Todos estes suportes facilitam para que o franqueado consiga desenvolver o empreendimento com eficiência.
Marca reconhecida pelo público
Quem não conhece a marca McDonald’s? Ou, então, o Burguer King, Subway, O Boticário? As franquias são conhecidas por ter uma marca forte no mercado.
Uma empresa que começa do zero demora anos para ter esse reconhecimento. Contudo, ao investir em uma franquia, o empreendedor investe em um tipo de negócio notório entre os consumidores.
As franquias possuem uma marca reconhecida pelo público, seja pela quantidade de unidades espalhadas pelo Brasil ou pelo mundo ou pelas ações de marketing.
Contudo, o mercado é cheio de marcas reconhecidas. Por isso, separamos algumas delas, sem segmentos destaque para falar um pouco mais.

Qual melhor tipo de negócio para abrir com pouco dinheiro?
Falamos que o mercado de franquias é amplo, com muitos nichos de atuação para os empreendedores.
A resposta para qual o melhor tipo de negócio para abrir com um investimento inicial baixo é empreender em um negócio com custos reduzidos de manutenção.
Porém, há um formato de negócio mais indicado para começar um negócio com pouco investimento: o home office.
Isso porque o formato home office não precisa de loja física, funcionários, entre outros gastos. Com um computador e um telefone na sala da sua casa você pode empreender.
Da mesma forma, este formato permite uma flexibilidade de horário de trabalho, além de economizar com o custo de deslocamento para o trabalho.
Por fim, você pode começar a empreender em sua casa com algumas destas marcas que separamos para você.
Falamos aqui de várias franquias, este modelo de negócio tão atrativo, com suportes para o empreendedor e uma estrutura mais simples de trabalho.
Contudo, para decidir qual o melhor tipo de negócio para abrir, o empreendedor deve pesquisar bem entre as redes de franquias disponíveis no mercado em que ele deseja.
Para lhe ajudar nesta etapa, separamos um conteúdo com dicas de como escolher a melhor franquia para você. Basta clicar no link!