Qual o melhor tipo de negócio para abrir e lucrar em pouco tempo?

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Imagem de uma prancheta com uma folha cheia de gráficos. Imagem ilustrativa texto qual o melhor tipo de negócio para abrir.
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Para decidir qual o melhor tipo de negócio para abrir, o empreendedor deve analisar bem mercado, as opções de atuação, bem como o seu próprio perfil.

É um processo que não deve ser feito com pressa, buscado, portanto, a melhor solução para ser dono do próprio negócio e ganhar dinheiro.

Porém, se você não quer esperar mais, seja por urgência ou por vontade de empreender, é possível iniciar um novo negócio ainda em 2021, como mostraremos a seguir.

Em que empreender em 2021?

O mercado é amplo, com oportunidade de negócio para todos os tipos de empreendedores. Sejam aqueles com menos dinheiro ou com mais capital para investir.

Alguns setores tem se destacado nos últimos meses, e pode ser uma boa prestar atenção neste nichos de mercado.

Um deles é o e-commerce. Iniciar uma loja virtual é uma boa opção, tendo em vista o crescimento deste tipo de comércio.

Isso porque, em 2020, o e-commerce brasileiro teve um saldo positivo de 73,88%, com o faturamento aumentando cerca de 83,68% neste período.

Os dados acima são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Além disso, o comércio por delivery se destaca, uma vez que foi impulsionado pela pandemia do novo coronavírus e as restrições de circulação.

Nesse sentido, não apenas a entrega de produtos, mas também a realização de serviços na casa do cliente, dos mais variados tipos, contribuíram com os resultados.

Outro setor para quem quer abrir um negócio é no ramo de alimentação saudável, entre eles os de comida fitness e alimentação vegana.

De acordo com uma pesquisa do IBOPE, cerca de 55% dos brasileiros afirmam que consumiriam mais produtos veganos se os ingredientes estivessem indicados na embalagem.

Ainda, cerca de 60% escolheriam a opção vegana se tivesse o mesmo preço do produto que costumam consumir

Estes são apenas alguns dos mercado em destaque, mas existem diversos outros. Sendo assim, cabe ao empreendedor escolher aquele que melhor combina com o seu perfil e com a localidade na qual irá investir.

Vemos um carrinho de compras cheio de pacotes embrulhados como presente ao lado de um computador (imagem ilustrativa). Texto: qual o melhor tipo de negócio para abrir.
O e-commerce está em crescimento e deve ser observado pelos empreendedores.

Como escolher o melhor tipo de negócio para abrir?

Assim como falamos, quem busca qual o melhor tipo de negócio para abrir deve se atentar para alguns detalhes desta escolha.

Por exemplo, não basta que o negócio seja atrativo se ele está em um mercado que não lhe atrai. Ou então em um modelo de negócio para o qual você não possui as características necessárias.

É como escolher um prato de comida lindo na vitrine, cheirando bem e tudo mais. Contudo, você não gosta da maioria dos ingredientes e, ainda, é alérgico a alguns deles.

Nesse sentido, você deve avaliar o seu perfil, entender quais das suas qualidades serão importantes e representam um diferencial para o negócio.

Para quem está começando, é preciso ter em mente que é necessário muita dedicação. Porém, é mais difícil se dedicar a algo que não se encaixa às suas qualidades.

Assim, uma pessoa extrovertida pode investir em um negócio de vendas de produtos, com contato direto com os clientes. No entanto, este negócio não é indicado para pessoas muito tímidas.

Outro ponto a se analisar é o mercado local. O empreendedor deve analisar diversos aspectos para iniciar o empreendimento em uma região que o favoreça.

Mesmo a planta mais forte e bem cuidada pode morrer em um terreno infértil. Sem os nutrientes certos no solo, ela não conseguirá se desenvolver.

Do mesmo modo é um negócio. Se na região não houver o seu público-alvo, ou então, muita concorrência para dividir os clientes, pode tornar o seu empreendimento inviável.

Entenda o modelo de franquia para investir

Para quem busca montar um negócio, o modelo de franquia é uma boa opção, principalmente para agilizar o processo do empreendedorismo.

O modelo de franquia consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado).

Com isso, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.

Vemos uma loja de roupas com prateleiras e peças em cabides (imagem ilustrativa).
O modelo de franquia exige que cada unidade mantenha o padrão de organização.

Dessa forma, cada unidade da franquia é igual a outra, oferecendo os mesmo produtos ou serviços, com o mesmo modo de atendimento.

Todo este know-how é transmitido por meio de um contrato de franquia, que costuma ter diferentes durações. Pode ser uma parceria de cinco anos ou chegar até 10 anos.

É um formato de empreendimento muito atrativo para os investidores e vamos mostrar o porquê.

Vantagens de abrir uma franquia

Para quem busca qual o melhor tipo de negócio para abrir, deve conhecer o modelo de franchising. É um segmento forte no mundo e tem cada vez mais tomado o mercado brasileiro.

Para se ter uma ideia, somente em 2020, as franquias faturaram mais de R$ 167 bilhões, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O formato de franquia possui diversos pontos positivos que facilitam o processo para quem está começando um negócio. Vamos conhecer alguns deles?

Modelo de negócio predefinido

Quando o empreendedor investe em uma franquia, ele recebe uma empresa formatada, já com um plano de negócio definido.

Nesse sentido, ele sabe o quanto terá de investir na instalação da unidade com reformas, estoque, adaptações, questões burocráticas, capital de giro, entre outros custos.

Da mesma forma, o negócio possui uma operação e uma estrutura predefinida, baseada nos estudos da franqueadora e de suas experiências com outras unidades.

Assim, é um modelo de negócio mais enxuto, voltado para que seja mais simples sua instalação em unidades espalhadas pelo território.

É como receber um mapa indicando o caminho que você deve seguir, mostrando as partes perigosa e onde você deve tomar mais cuidado.

Inteligência de mercado

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Além de um plano de negócios, o modelo de franquia também apresenta uma expertise no mercado no qual ela atua.

Com o tempo, a franqueadora adquire experiência com a aberta de unidades e consegue identificar melhor seu lugar no mercado.

Nesse sentido, a marca possui um negócio onde estão incluídas as melhores ações para o desenvolvimento do negócio.

Vemos uma mulher em uma loja de temperos (imagem ilustrativa).
A franqueadora conhece as melhores práticas para atrair os clientes.

Além de adquirir conhecimento com suas outras unidades, a franqueadora também está atenta ao mercado e seus concorrentes.

Dessa forma, ela já analisou o que tem dado certo no segmento e o que deu errado, trazendo para ela as melhores práticas.

Do mesmo modo, ela conhece o público-alvo e possui esta inteligência de mercado que uma empresa que começa do zero demora a conseguir. Assim, já sabe qual o melhor tipo de negócio para abrir.

Suporte da franqueadora

Uma grande vantagem do modelo de franquia são os suportes que a franqueadora oferece para os novos empreendedores.

Além de ter um plano de negócio definido pela marca, o franqueado conta com o apoio da empresa para seguir este plano.

Por exemplo, o franqueado recebe treinamentos diversos para conhecer a operação da franquia, como fazer a gestão e o marketing da unidade.

Assim, ao abrir uma empresa de serviços, o franqueado recebe instrução para a execução destes serviços.

Outro apoio da franqueadora é para questões burocráticas. Quando a franquia é instalada em um ponto comercial, são necessárias licenças e alvarás. A franqueadora orienta para conseguir esta documentação.

Além disso, existem manuais da franqueadora, suportes para sanar dúvidas no dia a dia da unidade, entre outros.

Os suportes devem vir detalhados na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importante nas tratativas iniciais entre empreendedor e franqueadora.

Um apoio importante é para as ações de marketing. A franqueadora orienta a melhor forma de atrair o público, além de produzir alguns tipos de materiais para redes sociais, por exemplo.

Todos estes suportes facilitam para que o franqueado consiga desenvolver o empreendimento com eficiência.

Marca reconhecida pelo público

Quem não conhece a marca McDonald’s? Ou, então, o Burguer King, Subway, O Boticário? As franquias são conhecidas por ter uma marca forte no mercado.

Uma empresa que começa do zero demora anos para ter esse reconhecimento. Contudo, ao investir em uma franquia, o empreendedor investe em um tipo de negócio notório entre os consumidores.

As franquias possuem uma marca reconhecida pelo público, seja pela quantidade de unidades espalhadas pelo Brasil ou pelo mundo ou pelas ações de marketing.

Contudo, o mercado é cheio de marcas reconhecidas. Por isso, separamos algumas delas, sem segmentos destaque para falar um pouco mais.

Vemos uma mulher loira pagando um produto em uma loja (imagem ilustrativa). Texto: qual o melhor tipo de negócio para abrir.
A marca da franquia é um atrativo próprio que é vantajoso para os empreendedores.

Qual melhor tipo de negócio para abrir com pouco dinheiro?

Falamos que o mercado de franquias é amplo, com muitos nichos de atuação para os empreendedores.

A resposta para qual o melhor tipo de negócio para abrir com um investimento inicial baixo é empreender em um negócio com custos reduzidos de manutenção.

Porém, há um formato de negócio mais indicado para começar um negócio com pouco investimento: o home office.

Isso porque o formato home office não precisa de loja física, funcionários, entre outros gastos. Com um computador e um telefone na sala da sua casa você pode empreender.

Da mesma forma, este formato permite uma flexibilidade de horário de trabalho, além de economizar com o custo de deslocamento para o trabalho.

Por fim, você pode começar a empreender em sua casa com algumas destas marcas que separamos para você.

1. Encontre Sua Viagem

O mercado de turismo é atrativo para os empreendedores, ainda mais quando se fala em uma franquia em modelo home office.

Sendo assim, a Encontre Sua Viagem, rede de agências de turismo, é umas das marcas que atuam no segmento oferecendo ao empreendedor a oportunidade de trabalhar de casa.

A franquia oferece aos clientes uma série de produtos, como pacotes turísticos, hospedagens, passagens, aluguel de carro, entre outros.

A rede possui parceria com as maiores empresas do ramo de turismo do mundo, entre companhias aéreas e redes hoteleiras.

Nesse sentido, o franqueado conta com um amplo catálogo para atrair clientes, bem como diversos suportes da franqueadora.

Por exemplo, treinamento para conhecer mais sobre o mercado de turismo, para a gestão da unidade e captação de clientes.

A Encontre Sua Viagem possui unidades espalhadas por todo o Brasil e também na Itália. Com um modelo enxuto de trabalho, ela oferece boas oportunidades de ganhos para os empreendedores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Quisto

Vemos duas miniaturas de casa em uma mesa de escritório com pessoas trabalhando ao redor (imagem ilustrativa).
A Quisto oferece mais de 90 tipos de contrato.

Qual o melhor tipo de negócio para abrir em home office no segmento de seguros? Pois a Quisto é uma das marcas que atua neste setor e pode ser o seu próximo empreendimento!

A franquia de Corretoras de Seguros possui um modelo home office, enxuto, o que diminui os custos de manutenção da unidade.

Da mesma forma, ela oferece aos franqueados diversos produtos para se trabalhar. São mais de 90 tipos de contratos que a Quisto possui em seu portfólio.

Além da quantidade de contratos, a franquia oferece ao franqueado um software exclusivo, que realiza mais de 20 cotações para um mesmo produto.

Isso sem contar com os outros suportes, como treinamentos, apoio para o marketing e para a gestão burocrática do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

3. Zupy!

A rede atua diretamente com o comércio local, vendendo e implantando os Sistemas de Fidelização e Wi-Fi Marketing nos estabelecimentos dos clientes parceiros.

Da mesma forma, o franqueado atua em home based e é responsável pelo suporte dos clientes. O faturamento se dá com pagamentos mensais dos parceiros e com a taxa de implementação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 3 meses

4. Marketing Bag

A franquia Marketing Bag vende publicidade em saco de pão ecológico e, atualmente, possui 11 unidades em operação, todas no formato home office.

Nesse sentido, é uma franquia que trabalha em um mercado amplo, que ainda agrega valor por incentivar o uso consciente dos recursos naturais e diminuir a poluição.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 13 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 4 meses
Vemos um homem em frente a um balcão de padaria enquanto olha para os produtos ali expostos (imagem ilustrativa).
O franqueado deve realizar parcerias com as padarias.

Ideias de negócios lucrativos que estão em alta em 2021

Como falamos, a resposta para qual o melhor tipo de negócio para abrir é variável, dependendo do empreendedor, bem como de uma análise do mercado.

Em outras palavras, alguns segmentos são interessantes de se prestar atenção, seja pela força do mercado ou questões econômicas.

Dessa forma, separamos aqui algumas marcas que atuam em setores atrativos para iniciar um novo negócio.

1. Acquazero

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil, oferecendo cuidados variados para os carros, como limpeza e proteção.

Um dos diferenciais da marca é sua preocupação ecológica. A franquia utiliza baixa quantidade de água em seus serviços, além de produtos de limpeza biodegradáveis.

Em um momento em que o Brasil corre o risco de adotar o racionamento, a limpeza ecológica da Acquazero faz toda a diferença. Ela utiliza apenas 300 ml de água para limpar o carro por fora.

Além disso, a Acquazero oferece modelos de negócios em home office, mais enxutos, diminuindo os custos para o empreendedor.

Do mesmo modo, dois modelos da franquia são de loja, voltados para mercados maiores e empreendedores dispostos a investir um pouco mais.

A rede tem se destacado no mercado, crescendo em 152% o número de unidades entre 2019 e 2020. Como resultado, ela entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com a ABF.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. Cream Berry

A Cream Berry é uma franquia de venda de açaí que começou suas atividades na cidade de Varginha, no interior de Minas Gerais, com o nome de Akasa do Açaí.

A rede mudou de nome recentemente e tem ampliado sua atuação neste mercado tão atrativo que é o da comercialização do açaí.

Vemos uma tigela de creme de açaí com banana, morango, granola, manga e wiki (imagem ilustrativa). Texto: qual melhor negócio para abrir.
Este fruto vindo do Norte do Brasil arrebatou os consumidores de todo o país.

Este produto saiu das fronteiras do Norte do Brasil para ganhar o mercado consumidor de todo o país – e até fora dele.

A Cream Berry trabalha com uma receita exclusiva do açaí, bem como uma grande variedade de acompanhamentos para a fruta. Por exemplo, cremes de frutas variadas, mousse e chocolates.

Além disso, possui dois modelos de negócios enxutos, um deles que trabalha com o self-service. Ambos trabalham com a venda do açaí por delivery.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

3. Monitorias

A franquia Monitorias é especializada em educação, trabalhando com aulas de reforço escolar, acompanhamento pedagógico, entre outros serviços.

A rede conta com um modelo enxuto de trabalho, em home office, além de unidades voltadas para pequenas cidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

Melhor negócio para abrir investindo um pouco mais

Para os empreendedores com mais capital disponível, o leque se abre um pouco mais sobre qual o melhor tipo de negócio para abrir.

Isso porque algumas franquias exigem um investimento inicial maior, pois contam com uma loja física, além de funcionários.

Sendo assim, separamos algumas redes de franquias para você conhecer melhor e, quem sabe, não decide investir um pouco mais.

1. Suav

A Suav é uma franquia que trabalha no mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar oferecendo serviços de esmalteria, depilação, escovação, entre outros.

A rede possui um suporte para os franqueados com treinamentos para a prestação dos serviços, bem como auxílio na montagem e ambientação da loja.

Um dos diferenciais da Suav é o método que ela utiliza na depilação, que provoca menos dor e irritações após o procedimento.

Além disso, a Suav trabalha com dois modelos de negócios, um que oferece todos os serviços de marca e o outro que não conta com os serviços de escovaria.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 36 meses
Vemos uma loja da Suav, com uma atendente e uma cliente no balcão da recepção (imagem ilustrativa). Texto: qual melhor tipo de negócio para abrir.
A Suav é uma das opções para quem gosta e tem vontade atuar no segmento de beleza.

2. Zaplus Car

A Zaplus Car é uma rede de comércio de produtos para cuidados automotivos como limpeza, cuidados para a pintura e outros componentes.

A marca atua no setor automotivo há anos, mas só recentemente entrou para o franchising, oferecendo aos empreendedores um modelo atrativo.

A Zaplus funciona como um supermercado do automóvel pois conta com um grande número de produtos para a higienização automotiva.

Seja produtos para a limpeza a seco, higienização interna, polimento, enceramento, bem como acessórios e equipamentos.

Por fim, a franquia possui dois modelos de negócios, um menor, o Standard, e um maior, o Prime.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

3. Mardelle

No segmento de Moda, uma das redes na qual você pode investir é a Mardelle, especializa em roupas íntimas para adultos e crianças.

A franquia possui diversos produtos, como cuecas, calcinhas, pijamas, entre outros. Além disso, ela oferece um modelo enxuto de trabalho e diversos suportes da franqueadora.

Do mesmo modo, a rede possui uma linha exclusiva de produtos, o que é um atrativo a mais para o empreendedor que deseja atuar neste setor.

A Mardelle pode ser instalada em lojas de ruas ou de shopping, e a franqueadora orienta a montagem da loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

4. Acqua Aroma

Por fim, a Acqua Aroma é uma empresa fundada em 2004 e que, atualmente, conta com 22 unidades espalhadas pelo Brasil.

Sua linha de cosméticos é bem variada, voltada para perfumar ambientes, com linhas para o quarto do bebê, parte externa e outros cômodos da casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Falamos aqui de várias franquias, este modelo de negócio tão atrativo, com suportes para o empreendedor e uma estrutura mais simples de trabalho.

Contudo, para decidir qual o melhor tipo de negócio para abrir, o empreendedor deve pesquisar bem entre as redes de franquias disponíveis no mercado em que ele deseja.

Para lhe ajudar nesta etapa, separamos um conteúdo com dicas de como escolher a melhor franquia para você. Basta clicar no link!

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