Por que o suporte da franqueadora é tão importante para os franqueados?

Por
em
Imagem de várias pessoas em um telemarketing. Imagem ilustrativa texto suporte da franqueadora.
Advertisement

Um dos pontos mais importantes e que facilitam a vida do empreendedor é o suporte da franqueadora para a implantação e desenvolvimento do negócio.

Estes suportes são necessários e fazem toda a diferença. Para se ter uma ideia, a mortalidade de uma franquia nos dois primeiros anos é de apenas 5% segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), por conta da ajuda da franqueadora aos franqueados.

Existem vários tipos de suportes que auxiliam o franqueado. Essa importante ferramenta também ajuda na orientação de empreendedores dos mais diferentes perfis, como mostraremos a seguir.

Suporte da franqueadora é maior vantagem da franquia

O modelo de franquia é um formato bem atrativo para os empreendedores, seja por conta da marca reconhecida no mercado ou pela estrutura por trás da franquia.

Uma parte desta estrutura que torna este modelo bem chamativo e vantajoso para os empreendedores é o suporte da franqueadora.

Este suporte consiste em diversos tipos de auxílios que a empresa oferece para os empreendedores. Esta ajuda está relacionada a diversos aspectos do negócio.

Por exemplo, são oferecidos treinamentos para que o empreendedor conheça a operação da franquia. Ainda, o franqueado vai aprender sobre atendimento aos clientes e outros conhecimentos que impactam no dia a dia do negócio.

Dessa forma, os suportes da franqueadora ajudam o empreendedor a atuar de forma mais eficiente. Assim, ele não vai cometer erros na gestão da unidade franqueada.

Além disso, caso o empreendedor tenha dúvidas ao longo do trabalho ou se depare com algum tipo de problema, ele terá a quem recorrer.

Com a experiência da franqueadora com as outras unidades, ela consegue auxiliar o franqueado para que ele siga o caminho mais sólido para o desenvolvimento da unidade.

Tipos de suporte em uma franquia

Imagem de uma mulher em atendimento de telemarketing. Imagem ilustrativa texto suporte da franqueadora.
A franqueadora costuma disponibilizar colaboradores para atender às demandas dos franqueados.

O mercado de franchising é amplo, com muitos tipos de negócios para investir. Por isso, a franqueadora disponibiliza vários suportes para auxiliar o franqueado no que for preciso.

Nesse sentido, estes suportes dependem da franqueadora, do tipo de trabalho que se exerce e de como é feita a transferência de know-how.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF) o empreendedor fica sabendo quais os tipos de suportes são oferecidos pela franqueadora ao longo da parceria.

Com isso, o empreendedor consegue avaliar se terá ajuda suficiente para desenvolver o negócio, e saberá também o que poderá cobrar da franqueadora.

Aqui apresentaremos alguns destes suportes de franqueadora que são mais comuns a todos os tipos de negócios do franchising.

Apoio jurídico

Um suporte eficiente para o empreendedor que está iniciando no setor de franquias é o apoio jurídico que a franqueadora oferece.

Para iniciar uma unidade da rede franqueada, o empreendedor precisa abrir uma empresa, ter um CNPJ e estruturar seu negócio de forma burocrática.

Neste momento, a franqueadora vai orientar para a escolha do tipo de empresa que o empresário precisa abrir. Assim, se será um Micro Empresa, uma Empresa de Pequeno Porte ou outra forma jurídica.

Baseada nos faturamentos das outras unidades e das necessidades burocráticas delas, a franqueadora consegue passar a forma empresarial mais indicada para você abrir ao se tornar um franqueado.

Além disso, este suporte é ainda mais vantajosos para quem não tem conhecimento sobre contabilidade e administração, mas mesmo assim, deseja ter o próprio negócio.

Em outras palavras, o empreendedor não se sentirá perdido em meio a tantos documentos necessários, nomenclaturas estranhas e detalhes de burocracia. A franqueadora consegue orientar o caminho a seguir.

Ponto comercial

Advertisement
Imagem de uma mulher atendendo uma cliente em uma cafeteria. Imagem ilustrativa texto suporte da franqueadora.
A franqueadora auxilia na escolha do melhor ponto comercial para o seu negócio.

Este é um tipo de suporte que faz muita diferença na vida do empreendedor. Franquias que possuem um formato de ponto comercial contam com a ajuda da franqueadora para a escolha do local.

Por meio de uma consultoria de campo, chamada de geomarketing, a franqueadora orienta a escolha do ponto ideal para a nova unidade.

Assim, o franqueado estará em uma região propícia para o seu negócio, com visibilidade adequada e próxima do seu público-alvo.

Quando a franqueadora ajuda na escolha, ela contribui também para o fortalecimento e o bom desenvolvimento do negócio.

Além disso, muitas franqueadoras oferecem um projeto arquitetônico para o ponto comercial. Para que ele possa ficar com a cara da marca da franquia e também com uma disposição eficiente para o trabalho do dia a dia.

Assistência técnica

Além do auxílio para a parte burocrática do negócio e para o ponto comercial, a franqueadora oferece vários tipos de suporte operacional.

Algumas marcas que utilizam programas internos para o trabalho, possuem um suporte para eventuais problemas nestes softwares.

Além disso, problemas com maquinário ou produtos da marca também podem ser tratados junto á franqueadora.

Isso facilita a vida do franqueado, pois ele vai saber a quem recorrer quando surgirem problemas ao longo da parceria. E ainda, conta com uma empresa experiente para resolver as situações de forma mais rápida.

Suporte para operação

Outro suporte da franqueadora é a ajuda com a operação da unidade. Seja por meio de uma logística interna de entrega de produtos, bem como de produção de insumos.

Nesse sentido, a franqueadora também costuma contar com fornecedores homologados para que cada unidade tenha acesso aos mesmos insumos para a produção da marca

Este suporte também é direcionado para a compra de materiais necessários para o dia a dia, maquinários, uniformes, entre outros detalhes que garantem o funcionamento da unidade.

Imagem de um homem ao telefone sentado em uma mesa de escritório. Imagem ilustrativa texto suporte da franqueadora.
Muitos dos suportes da franqueadora são prestados à distância.

Assim, o empreendedor não precisa procurar fornecedores para negociar os melhores preços, pois a franqueadora já fez isso por ele.

Isso permite que a marca tenha uma melhor lucratividade, pois diminui os custos de produção, além de tornar mais simples o trabalho do franqueado.

Apoio comercial

A franqueadora auxilia os franqueados na parte comercial da sua unidade. São diversos pontos que fazem parte desta etapa do negócio.

Por exemplo, a franqueadora ajuda com a forma de atendimento. Baseado em suas pesquisas junto ao público-alvo da marca, ela repassa as melhores táticas para captar estes clientes.

Da mesma forma, para a manutenção de um estoque, o franqueado conta com a ajuda da franqueadora para que ele não mantenha produtos parados em excesso.

Assim, baseado no trabalho das outras unidades e na expertise da empresa, ela orienta a forma mais eficiente de gerir o seu estoque.

Este apoio comercial também vem para as questões administrativas do negócio como pagamento de contas, valores a receber, capital de giro etc. Esses suportes e orientações fazem a diferença na vida de empreendedores sem experiência.

Suporte de marketing

Outro ponto chave para o modelo de franquia é o suporte de marketing da franqueadora. Este trabalho de divulgação é importante, principalmente para os dias atuais onde há grande concorrência.

Fazer um trabalho de propaganda exige uma técnica adequada. É preciso direcionar seus esforços de forma eficiente para chegar até o seu público-alvo.

Muitas franqueadoras contam com setores inteiros destinados para o marketing da franquia e das unidades franqueadas.

Este trabalho se remunera por meio da cobrança de uma taxa, normalmente mensal, nomeada de fundo de propaganda.

Este valor, pago por todas as unidades, permite as ações de divulgação da rede, produção de materiais, trabalho de marketing, redes sociais, publicações pagas, entre outros.

Com isso, o trabalho é feito por profissionais da área, o que garante um retorno de qualidade. Ainda, orienta cada franqueado para a realização do seu marketing próprio, oferecendo materiais dos mais diversos.

Imagem de três pessoas comemorando algo em uma sala de escritório. Imagem ilustrativa texto suporte da franqueadora.
Um trabalho profissional de marketing é uma grande vantagem para o franqueado.

Seleção de colaboradores

Por fim, mas não menos importante, um suporte da franqueadora para seus parceiros é na seleção de colaboradores.

Dependendo do tipo de negócio da franquia, esta seleção precisa ser eficiente e bem feita para manter o padrão da franquia.

Além disso, muitas franqueadoras oferecem treinamentos para os colaboradores, para que eles possam desempenhar o que é esperado pela franquia.

Do mesmo modo, algumas franqueadoras mantêm um portfólio de currículos e potenciais colaboradores para as novas unidades.

Assim, facilita para o franqueado, que terá maior segurança para contratar. E ainda, a franquia vai conseguir manter o seu padrão de atendimento.

Depois de tudo que falamos, você pode notar que os suportes da franqueadora são variados, pois existem diversos tipos de negócios no franchising.

Mas independente disso, o empreendedor pode contar com os suportes da franqueadora, sejam eles quais forem.

Ao optar por uma marca entre várias existentes no mercado, o empreendedor deve entrar em contato direto com a franqueadora.

Porém, se você ainda está em dúvida em relação a qual franquia investir, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar na escolha da franquia ideal para o seu perfil. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement