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Veja a tendência do mercado de negócio que só tem a crescer cada vez mais

Sumário

O empreendedor deve estar atento à tendência do mercado. Atualmente, o modelo de franquia é o tipo de negócio que está mais em alta.

Com uma perspectiva de crescimento de quase 5% no PIB brasileiro em 2021, segundo o Relatório do Mercado Focus, este é o momento do empreendedor fazer o seu investimento de forma certeira.

Porém, o empreendedor deve avaliar bem onde investir, buscar um negócio sólido, que facilite o dia a dia de trabalho. Por isso, o modelo de franquia é o mais indicado, como mostraremos a seguir.

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Franquia é tendência do mercado lucrativo

O formato de franquia é um modelo de negócio reconhecido em todo o mundo e cada vez mais popular. Entre as tendências de mercado, investir neste negócio é uma delas.

Este modelo consiste na comercialização do direito de uso de uma marca e toda a estrutura de uma empresa preestabelecida, a franqueadora.

Assim, ela repassa ao empreendedor todo o know-how, ou seja, o “modo de fazer” da franquia, para que seja replicado em uma unidade da marca.

Além disso, o franqueado recebe autorização para trabalhar com os produtos e serviços da marca e recebe as informações necessárias para a comercialização destes itens.

Dessa forma, neste modelo o empreendedor tem uma empresa praticamente pronta, com uma estrutura desenvolvida para este tipo de trabalho.

Por ser uma forma mais simples de iniciar o próprio negócio, o modelo de franquia tem se consolidado por todo o mundo, e no Brasil não é diferente.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil conta com mais de 156 mil unidades de franquias em operação.

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Além disso, este setor tem um alto faturamento e consegue se manter sólido mesmo diante das crises econômicas. Por exemplo, o mercado de franquias faturou mais de R$ 167 bilhões em 2020 de acordo com a ABF.

Do mesmo modo, a recuperação deste mercado tem sido rápida. No segundo trimestre de 2021 o setor faturou mais de R$ 41 bilhões. O número chegou próximo do faturamento de 2019, na pré-pandemia, que foi de mais de R$ 43 bilhões para o mesmo período.

Além de um mercado forte, as franquias possuem outras vantagens, como mostraremos a seguir. Antes, veja um vídeo explicando ainda mais sobre este modelo de negócio.

https://www.youtube.com/watch?v=KN6JUH-RqQA

Vantagens de abrir uma franquia

O formato de franquia é uma tendência de mercado, pois oferece inúmeras vantagens para os empreendedores, principalmente aos menos experientes.

Conforme falamos, o segmento é sólido, com grande faturamento e com uma boa resistência às crises.  Por isso, tem crescido no Brasil nos últimos anos.

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Conheça aqui um pouco mais sobre este formato de negócio e veja as vantagens de investir neste segmento.

Taxa de mortalidade menor

Iniciar um negócio do zero é uma tarefa complexa, pois exige muito cuidado do empreendedor, que precisa pensar em diversos detalhes.

Nesse sentido, o modelo de franquia chega pronto para o investidor, com todo o know-how da marca e a expertise da franqueadora, o que fortalece o negócio.

Geralmente uma marca entra para o mercado como uma empresa comum e com o tempo, pode se transformar em uma franquia. Assim, ela consegue aplicar sua experiência de mercado neste modelo de negócio.

Além disso, a franqueadora auxilia o empreendedor em diversas questões, e por isso, este modelo é mais seguro.

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Isso se mostra nos números relacionados à taxa de mortalidade de uma empresa comum em comparação com as franquias.

Segundo a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada pelo Sebrae, a taxa de mortalidade dos Empreendedores Individuais (MEI) é de 29% em até cinco anos. Já as microempresas têm uma taxa de mortalidade de 21,6%.

Por outro lado, de acordo com a ABF, a taxa de mortalidade de uma franquia é de apenas 5% em até dois anos após a abertura.

Esta discrepância entre os números é um fator que tem levado os empreendedores a buscarem as franquias para investir.

Vários modelos de negócio

Além de apresentar uma taxa menor no índice de fechamento, o mercado de franquias ainda oferece várias opções de negócios atrativos para o empresário.

De acordo com a classificação dos negócios segundo a ABF, são 11 segmentos de mercado para atuar. Entre eles o de Alimentação, Serviços Automotivos, Moda, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, entre outros.

Além disso, em cada segmento existem variados nichos de mercado, e cada um deles apresenta suas peculiaridades.

Dessa forma, cabe ao empreendedor analisar os tipos de negócios e o mercado que mais se encaixam ao seu perfil, seus objetivos e sua capacidade de investimento.

Nesse sentido, é possível que o empreendedor invista em um trabalho home office, para se manter perto da família ou até para investir menos dinheiro no novo empreendimento.

Do mesmo modo, a transformação digital pela qual passou o mercado possibilita diversos tipos de negócios que envolvam redes sociais e tecnologias.

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Por outro lado, para empreendedores com mais capital, existem franquias maiores, voltadas para pontos comerciais. Este modelo é bastante atrativo, pois oferece maior visibilidade ao negócio

Da mesma forma, o empresário também deve avaliar quais são as tendências no seu mercado local, estudar que tipo de negócio poderá ter maiores chances de sucesso na região.

Enfim, é possível aproveitar esta grande variedade para investir na tendência de mercado que melhor se encaixe ao seu perfil e seus objetivos.

Suportes para o franqueado

Outra grande vantagem do modelo de franquia são os suportes da franqueadora para os franqueados. Conforme falamos, este tipo de ajuda é muito importante para os empreendedores menos experientes.

No mundo dos negócios, contar com um auxílio para o marketing e para a gestão é fundamental para o bom desenvolvimento do empreendimento no dia a dia.

Nesse sentido, a franqueadora oferece alguns tipos de suportes bem interessantes para o empreendedor. Por exemplo, treinamentos para conhecer o mercado onde a marca atua e sua operação.

Ainda, orienta para as melhores práticas de atendimento para melhorar a experiência com o usuário.

Assim, antes de iniciar o negócio, o empreendedor já sabe quais os tipos de suportes ele terá ao longo da parceria. Na Circular de Oferta de Franquia (COF) estes detalhes são informados.

Neste documento ainda constam os direitos e deveres das partes bem como os custos de implantação do negócio. Dessa forma, o empreendedor consegue se programar para os investimentos necessários.

Munido das informações da COF, fica mais fácil do empreendedor saber quais os pontos fortes do negócio e os auxílios que terá para garantir o sucesso da franquia.

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Para franquias com ponto comercial, a franqueadora também auxilia na escolha do melhor local para a instalação, por meio de um estudo de geomarketing.

Com este estudo, a franqueadora indica o local mais próximo do seu público-alvo, onde você terá maior visibilidade.

Marca reconhecida no mercado

Um ponto forte do formato de franquia é contar com uma marca reconhecida no mercado para facilitar o início dos trabalhos.

Nesse sentido, quando se começa um negócio do zero, demora um tempo para que a empresa seja conhecida pelo público. É preciso um amplo trabalho de divulgação para chegar até o reconhecimento pleno.

Por outro lado, uma franquia já vem com uma marca consolidada, devido ao trabalho de marketing feito pela franqueadora e o tempo da empresa no mercado.

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Dessa forma, o empreendedor que investe em uma franquia pula esta difícil e demorada etapa de fortalecimento da marca.

Com isso, assim que começa o seu trabalho na unidade, ele consegue captar clientes utilizando a força da marca. Este fator faz uma grande diferença na inauguração do negócio.

Quais as tendências do mercado de franquia?

O ano de 2021 tem sido de recuperação da Economia e por isso, esta é uma boa oportunidade para os empreendedores investirem.

Contudo, é preciso estar atento em relação à tendência de mercado para começar em um negócio que esteja em crescimento ou com boas perspectivas a longo prazo.

Nesse sentido, os segmentos ligados principalmente a tecnologias, comércio eletrônico e delivery estão em alta.

Por exemplo, os serviços de marketing digital estão em evidência. Muitas empresas menores estão buscando fortalecer a divulgação de sua marca e terceirizam este tipo de trabalho.

Da mesma forma, o e-commerce teve grande aumento com a pandemia, por conta das restrições de comércio, e virou uma tendência de mercado. Os hábitos dos consumidores agora passam por este tipo de atendimento.

Outro mercado promissor é o de Saúde e Higiene, por conta da maior preocupação causada pela pandemia do novo coronavírus.

Um setor sempre sólido é o de Alimentação. Apesar de um 2020 difícil por causa das restrições de circulação, o segmento se recupera rápido em 2021 e deve manter este viés.

Dentro dele é possível atuar em nichos interessantes, como os de comida saudável, vegetariana e até vegana. É um mercado ainda em construção, e por isso, bom para investir e surfar no seu crescimento.

Enfim, são diversos setores que são uma tendência de mercado, e por isso, cabe ao empreendedor avaliar bem onde investir e conhecer vários tipos de negócio.

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